Homologação disco

Discussão sobre a polémica das inspecções, o novo código de trânsito, operações stop, autuações e multas por modificações nos veículos
pedro martins
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 14 nov 2012 10:14
Land Rover: discovery 300 tdi 1997
RTI: 0

Homologação disco

Mensagem por pedro martins »

boa tarde a todos gostava de saber como é a lei da homologaçao .tenho disco 1997 de 5 portas 7 lugares .ate a data de hoje nunca tive problemas na ipo nem com a policia .mas dizeram que apartir deste ano todos os jipes com snorkel,para choques em ferro etc que é o meu caso tem que estar homologado no documento unico .sera que é verdade ? alguem me pode ajudar a este nivel?? :god: .quanto é que uma brinqueira destas fica o que tenho fazer ?ou deixo estar como esta?obrigado a todos
BPC
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 jan 2013 20:01
Land Rover: Discovery 300 Tdi 5 Portas
Sócio LCP: 2849

Re: Homologação disco

Mensagem por BPC »

Boas.
Passeia a semana passada num centro da IPO com algumas questões e as respostas foram:
- Desconhecem qualquer alteraçao á lei ou diferenças comparativamente a outros anos, tudo se mantem na mesma.
- Parachoques alterados passam desde que não tenham arestas e não sejam completamente disformes á viatura.
- Subidas na suspensão são logo "topadas", qualquer subida chumba, mas usam o bom senso.
- Substiruir num TD5 balões por molas não tem como chumbar, dizem que há carros que de origem vinham com molas e não sabem ver se é alterção.
- Snorkel passa desde que não saia das medidas do carro, não têm indicação nenhuma para que tenham que chumbar, é uma alteração mas que não tem impacto.
- Penues é a os 5% de tolerancia nas medidas.
- Farois auxiliares a historia de estarem tapados passa, não passa, têm que estar ao nivel dos outros e acender com os máximos.
- Bancos baquets fixos, isto é, que não mexem e dos que são xpto, chumbam. Bancos adaptados desde que andem para a frente e para tras e que nos carros de 3 portas baixem, passam.
E o que é um importante para mim, tudo o que passa na IPO, não quer dizer que passe com a Policia, como não tive ainda oportunidade de falar com a PSP não sei o que pode alterar.
Exemplos são o ter bola de reboque e no livrete não te peso rebocável.
pedro martins
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 14 nov 2012 10:14
Land Rover: discovery 300 tdi 1997

Re: Homologação disco

Mensagem por pedro martins »

obrigado pela a informaçao .isto acontece porque tenho o meu disco a venda e pessoa que o vi disse que lei tinha mudado dai a minha pergunta.muito obrigado pela ajuda