PC/GPS no Carro é uma aventura, não é um sonho
- Raul Costa
- júnior TT

- Registado: 08 set 2006 13:39
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
PC/GPS no Carro é uma aventura, não é um sonho
Para quem pensa montar um computador no carro e acha que é impossível ou algo de muito complicado irei aqui descrever passo a passo de um projecto ainda em fase de projecto mas dentro de pouco tempo será colocado em prática no Range Rover de um utilizador deste fórum.
Não é o primeiro que monto nem será o último, pois é algo que dá um prazer tremendo, concluir um projecto destes e ver que tudo funciona como na teoria.
Para os interessados descreverei aqui passo a passo, desde o momento da compra dos materiais necessário, programação e testes.
O primeiro passo já está decidido, inicialmente pensou-se no aproveitamento de um portátil usado e fazer algumas alterações ao mesmo, mas ficou para já decidido a utilização de uma máquina nova baseada em motherboards mini-itx.
A ideia será montar o PC na mala que não ocupara mais de 25cmx20cmx10cm, toda a informação será passada para o tablier do carro, (luz ligado, luz disco, luz corte UPS), será montado também um monitor Toushscreen, botão on/off e botão de corte de corrente entre a bateria do carro e a bateria UPS de forma a não termos descargas nem picos de corrente quando se liga o carro.
Iremos utilizar 2 Relay’s para controlas os cortes de corrente do PC e da Bateria uma vez que grande parte dos computadores deixam as portas USB ligadas mesmo quando o computador está desligado, provocando uma descarga da bateria principal.
Este computador além de se dedicar à navegação fora de estrada, fica ainda com programas para navegação na estrada, musica MP3 que passará para o rádio ou por modulador de FM ou pela entrada auxiliar do rádio caso o mesmo a tenha.
Qualquer desenvolvimento será aqui colocado devidamente ilustrado.
Cumprimentos e bons passeios.
Raul Costa
Não é o primeiro que monto nem será o último, pois é algo que dá um prazer tremendo, concluir um projecto destes e ver que tudo funciona como na teoria.
Para os interessados descreverei aqui passo a passo, desde o momento da compra dos materiais necessário, programação e testes.
O primeiro passo já está decidido, inicialmente pensou-se no aproveitamento de um portátil usado e fazer algumas alterações ao mesmo, mas ficou para já decidido a utilização de uma máquina nova baseada em motherboards mini-itx.
A ideia será montar o PC na mala que não ocupara mais de 25cmx20cmx10cm, toda a informação será passada para o tablier do carro, (luz ligado, luz disco, luz corte UPS), será montado também um monitor Toushscreen, botão on/off e botão de corte de corrente entre a bateria do carro e a bateria UPS de forma a não termos descargas nem picos de corrente quando se liga o carro.
Iremos utilizar 2 Relay’s para controlas os cortes de corrente do PC e da Bateria uma vez que grande parte dos computadores deixam as portas USB ligadas mesmo quando o computador está desligado, provocando uma descarga da bateria principal.
Este computador além de se dedicar à navegação fora de estrada, fica ainda com programas para navegação na estrada, musica MP3 que passará para o rádio ou por modulador de FM ou pela entrada auxiliar do rádio caso o mesmo a tenha.
Qualquer desenvolvimento será aqui colocado devidamente ilustrado.
Cumprimentos e bons passeios.
Raul Costa
- nelson
- pleno TT

- Registado: 20 mar 2006 21:00
RR 300TDI 1996 - Sócio LCP: 1334
- Raul Costa
- júnior TT

- ruimarinho
- Site Admin

- Registado: 03 ago 2005 15:09
- Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006) - Sócio LCP: 1
- Raul Costa
- júnior TT

Também já tenho outros projectos em funcionamento, engraçado é o facto de nunca ter conseguido fazer um igual ao outro, há sempre melhorias e ideias novas, o que dá algum animo a um projecto do género.
A primeira é sempre a que custa mais.
Por enquanto ainda não aproveitei um computador velho, tenho sempre feito e montado os computadores para se encaixarem onde eu quero, o que dá alguma luta, mas é muito giro.
Tal como estou a fazer noutro fórum, acho este projecto interessante e queria deixá-lo registado de forma a segui de base para alguém que tenha a mesma ideia… ou melhor.

A primeira é sempre a que custa mais.
Por enquanto ainda não aproveitei um computador velho, tenho sempre feito e montado os computadores para se encaixarem onde eu quero, o que dá alguma luta, mas é muito giro.
Tal como estou a fazer noutro fórum, acho este projecto interessante e queria deixá-lo registado de forma a segui de base para alguém que tenha a mesma ideia… ou melhor.

- terracotta
- maníaco TT

- Registado: 02 mai 2006 00:25
- Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
-------------------------- - Sócio LCP: 910
- Raul Costa
- júnior TT

Os preços variam consoante as máquinas que forem montadas, tenho a situação da maquina que está exposta nas fotos (ai ainda estava às peças), foi feita especificamente para um VX e salvo erro saiu a aproximadamente 1.200,00€.
Mas tem sempre a opção de utilizar um computador banal ou mesmo um portátil.
Eu utilizei aquelas peças por alguns motivos tais como ausência de temperaturas elevadas dentro de uma caixa mesmo sem ventilação (ou pouca ventilação), o que significa menos problemas, adaptação de um disco de 2.5” em vez do normal 3.5” uma vez que o carro era para andar fora de estrada o de 2.5” aguenta melhor os impactos, é significativamente mais pequeno, leitor de CD/DVD Slim, para conseguir andar fora de estrada com menos probabilidades de saltar ou encravar, já preparado para trabalhar directamente com corrente eléctrica do carro (12V) sem ter a necessidade de transformadores de 12V para 220V, o espaço que ocupa dentro do carro entre outras situações.
Mas diria que vai da imaginação de cada um…
Tenho um amigo que anda com um PC de casa dentro do carro, com um monitor de 15” e é pouco prático, neste montei um monitor Toushscreen de 8” o que dispensa a utilização de rato e teclado (faço navegação com ele e não tenho qualquer problema em colocar as coordenadas), é muito giro.
Mas tem sempre a opção de utilizar um computador banal ou mesmo um portátil.
Eu utilizei aquelas peças por alguns motivos tais como ausência de temperaturas elevadas dentro de uma caixa mesmo sem ventilação (ou pouca ventilação), o que significa menos problemas, adaptação de um disco de 2.5” em vez do normal 3.5” uma vez que o carro era para andar fora de estrada o de 2.5” aguenta melhor os impactos, é significativamente mais pequeno, leitor de CD/DVD Slim, para conseguir andar fora de estrada com menos probabilidades de saltar ou encravar, já preparado para trabalhar directamente com corrente eléctrica do carro (12V) sem ter a necessidade de transformadores de 12V para 220V, o espaço que ocupa dentro do carro entre outras situações.
Mas diria que vai da imaginação de cada um…
Tenho um amigo que anda com um PC de casa dentro do carro, com um monitor de 15” e é pouco prático, neste montei um monitor Toushscreen de 8” o que dispensa a utilização de rato e teclado (faço navegação com ele e não tenho qualquer problema em colocar as coordenadas), é muito giro.
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Ja fui adepto do carpc, na altura era mais para a utilização de gps.
Chegamos a instalar meia duzia de viaturas.
Para os interessados:
http://micro-xcar.com/
http://www.pc-car.net/

Chegamos a instalar meia duzia de viaturas.
Para os interessados:
http://micro-xcar.com/
http://www.pc-car.net/
- bruno cameirão
- master TT

- Registado: 21 mai 2006 11:52
- Raul Costa
- júnior TT

Bruno, conforme já respondi a alguns utilizadores que colocaram a mesma questão, não me vai ser possível estar em Góis, o que lamento.
Quanto ao estar safo caso a moda pegue, é um engano, eu não comercializo isto, desenvolvi um projecto num t#y#t@ VX que serviu de teste ao que pode ser feito, e para surpresa minha, ficou um instrumento muito fiável e de grande utilidade (quase perfeito).
Agora, vou desenvolver um projecto idêntico para um Range Rover, com alguns aperfeiçoamentos em relação ao VX.
No entanto, em algum caso estes têm carácter comercial, não ganho nada com isso além do prazer que dá desenvolver estas máquinas bem como programa-las.
Também seria pouco inteligente da minha parte abrir um tópico destes descrevendo passo a passo para fazer uma montagem do género, pois acredita que qualquer um o faz.
Apenas quero partilhar aquilo que sei, receber opiniões e dicas, pois a opinião que pareça mais descabida pode ser o início de uma grande ideia.
Acredita que se quisesse comercializar este sistema, montagem etc, clientes não iam faltar, ainda não comecei o Range Rover e já tenho um p@tr#l GR e um m#rc#des Class C à espera.
Agora uma outra questão que tinham perguntado, o software utilizado, pode ser qualquer um, no meu caso instalei o Windows XP com um aplicativo que dispensa a utilização de rato e teclado, sendo este o Frodoplayer.
De GPS instalei o CompeGPS para fora de estrada que no meu ponto de vista é o melhor programa que existe para este género e de seguida ao AutoRooter (acho que é assim), programa de MP3, programa para DVD, entre tantos outros.
Aqui fica uma imagem do painel de instrumentos do Frodoplayer:

Alguns exemplos:

http://www.mp3car.com/vbulletin/attachm ... 1152303621

Quanto ao estar safo caso a moda pegue, é um engano, eu não comercializo isto, desenvolvi um projecto num t#y#t@ VX que serviu de teste ao que pode ser feito, e para surpresa minha, ficou um instrumento muito fiável e de grande utilidade (quase perfeito).
Agora, vou desenvolver um projecto idêntico para um Range Rover, com alguns aperfeiçoamentos em relação ao VX.
No entanto, em algum caso estes têm carácter comercial, não ganho nada com isso além do prazer que dá desenvolver estas máquinas bem como programa-las.
Também seria pouco inteligente da minha parte abrir um tópico destes descrevendo passo a passo para fazer uma montagem do género, pois acredita que qualquer um o faz.
Apenas quero partilhar aquilo que sei, receber opiniões e dicas, pois a opinião que pareça mais descabida pode ser o início de uma grande ideia.
Acredita que se quisesse comercializar este sistema, montagem etc, clientes não iam faltar, ainda não comecei o Range Rover e já tenho um p@tr#l GR e um m#rc#des Class C à espera.
Agora uma outra questão que tinham perguntado, o software utilizado, pode ser qualquer um, no meu caso instalei o Windows XP com um aplicativo que dispensa a utilização de rato e teclado, sendo este o Frodoplayer.
De GPS instalei o CompeGPS para fora de estrada que no meu ponto de vista é o melhor programa que existe para este género e de seguida ao AutoRooter (acho que é assim), programa de MP3, programa para DVD, entre tantos outros.
Aqui fica uma imagem do painel de instrumentos do Frodoplayer:

Alguns exemplos:

http://www.mp3car.com/vbulletin/attachm ... 1152303621

- bruno cameirão
- master TT

- nelson
- pleno TT

Depois de algum tempo o pc ta a funcionar no RR
O desafio do Raul foi ganho na montagem do pc no RR e esta a funcionar 5 estrelas.
Aqui fica um pequeno documentario fotografico da insatalção :
O suporte do monitor:

A fixação do pc na mala do RR:

As ligações dos cabos.

O leitor de DVD colocado no porta luvas:

Acabamento final com uma porta de visita de acesso ao pc:

O produto final a funcionar:

Aqui fica um pequeno documentario fotografico da insatalção :
O suporte do monitor:

A fixação do pc na mala do RR:

As ligações dos cabos.

O leitor de DVD colocado no porta luvas:

Acabamento final com uma porta de visita de acesso ao pc:

O produto final a funcionar:

Abraço: Nelson Afonso
- bruno cameirão
- master TT

- ruimarinho
- Site Admin

- Registado: 03 ago 2005 15:09
- Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006) - Sócio LCP: 1
- nelson
- pleno TT

rms Escreveu:Raul Costa,
Excelente projecto, parabéns.
Já pensaste em utilizar uma pen usb para substituir o disco?
Gostava também de te perguntar onde é que se pode comprar o monitor e a caixa (a azul).
www.cartft.com foi onde adquirimos todo o material

Abraço: Nelson Afonso