Fotos GE calibradas

Discussão sobre equipamentos GPS, navegação, mapas, softwares e demais acessórios
pimenta
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 21 mai 2006 17:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Fotos GE calibradas

Mensagem por pimenta »

Olá a todos.

Aqui , como em muitos outros forums, fala-se quase sempre no Ozi para navegação TT , fazendo uso das cartas militares / topograficas.

Uma das coisas de que me apercebi é que a leitura de uma carta militar de uma forma correcta é uma coisa que requer alguma habituação, principalmente num (pequeno) ecran dum PDA.

Quando dou umas voltas com os meus amigos no monte, pensei que era útil navegar só por fotos, principalmente em alturas em que vamos a "descobrir" caminho ("será que este trilho vai dar à estrada?").

Depois de me ter apercebido que o Google Earth consegue ter uma resolução engraçada (ver as opções do Google Earth) e que possivelmente se conseguiriam calibrar fotografias sem sair de casa (utilizando as coordenadas fornecidas pelo próprio programa), está-me a dar vontade de experimentar fazer navegação com base nestas fotos (exports do GE) , usando o Ozi ou o GPS Tuner.

Alguem já experimentou isto?

As fotos parecem-me bastante navegaveis, pois os trilhos abertos aparecem como linhas bejes em contraste com o verde escuro do pinheiral aqui do norte do país. O único contra é que são precisas muitas fotos para explorar uma pequena área.

A malta podia testar isto e eventualmente partilhar ficheiros de imagem mais calibração.

Dá-me ideia que seria a resposta ideal à velha pergunta "será que este trilho tem saída" ?

Peço desculpa por colocar links para outro forum, mas servem de acrescimo à discussão :

http://www.patrolaventura.com/forum/vie ... php?t=2022

Agradeço comentários (Nuno Cabeçadas, por favor manda umas bocas)

Desculpem o tamanho das imagens , mas o objectivo é mesmo mostrar a resolução do GE.

Imagem
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Olá Pimenta

Qualquer imagem é calibravel pois o software apenas se interessa por pixels, coordenadas atribuidas a alguns pontos específicos e em extrapolar os restantes.

Por acaso experimentei calibrar uma fotografia aérea retocada que depois foi utilizada no CompeGPS para gerar uma vista tridimensional de algo que ainda estava em fase de projecto.

Neste caso, fizemos coincidir pontos de referência conhecidos com os do mapa militar original, mas com o GoogleEarth é mais fácil porque dá as coordenadas.

Para quem tenha o GoogleEarth com suporte de GPS (versões pagas) pode tentar instalar uma placa de rede 3G ou 3.5G e usá-lo "on-line", como se estivesse em casa.

PS: Não adicionem trilhos às fotos de satélite ;)