Vidros fumados
- panther667
- master TT

- Registado: 22 set 2010 22:09
- Land Rover: Range Rover 200Tdi 1992
- Sócio LCP: 2395
- RTI: 0
Re: Vidros fumados
Então mas os veículos mistos já não existem desde quando?? Eu comprei o meu RR há 3 meses pra aí e no documento único vem 'veículo misto'...

-
Francisco Rebelo
- júnior TT

- Registado: 10 abr 2010 18:35
Os veículos mistos continuam a existir, mas só que já haviam, a categoria de misto é que começo a deixar de ser usada a partir de talvez 1994/96, e passou a ser só ou mercadorias ou passageiros, por causa de regras de segurança.
OS RR eram mistos para abater em despesas de empresas e poder ter um mercado mais abrangente.
Mas os que eram mistos continuam a ser.
OS RR eram mistos para abater em despesas de empresas e poder ter um mercado mais abrangente.
Mas os que eram mistos continuam a ser.
- RR V8
- maníaco TT

- Registado: 05 set 2009 21:27
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976 - Sócio LCP: 2207
Francisco Rebelo Escreveu:E isso, o meu é igual
O que é o C R A??
Conservatória do Registo Automóvel... desculpa mas no work usamos sempre as siglas...
Mas o teu é de que ano????É novo???Tem 3 meses??? Não... é anterior a 2005....onde deixou de existir os L.M:panther667 Escreveu:Então mas os veículos mistos já não existem desde quando?? Eu comprei o meu RR há 3 meses pra aí e no documento único vem 'veículo misto'...
P.S.:
A classificação e homologação de veículos consta do Anexo II do Decreto-Lei N.º 72/2000, de 06 de Maio.( Pode ser visto no Dec.-Lei N.º198/2007, de 16 de Maio) D.R.I Série de 16 de Maio de 2007.
Quanto aos veículos Ligeiros mistos, posso informar que esta classificação apareceu já lá vão bastantes anos e tudo se devia ao pagamento de Imposto de Circulação.
Funcionava da seguinte forma: como o valor do imposto sobre veículos era bastante elevado para os veículos ligeiros de passageiros com o peso bruto superior a 2.500Kg, então criaram a categoria de Ligeiros Mistos que por regra constava no livrete um peso bruto de 2.510 Kg, mais posso informar que havia marcas que para fazer aprovar estes veículos como mistos, colocavam uma barra de chumbo para que a Ex DGV aprovasse este tipo de veículo.
Com o evoluir dos tempos, e com o ajustar dos impostos e por força da União Europeia esta classe deixou de constar nos documentos de identificação dos veículos.
Resumindo, a derivação de Mistos devia-se a uma questão de impostos.
Assim fica aqui:
Ligeiros de passageiros: veículos com peso bruto igual ou inferior a 3500 kg que se destinam ao transporte de pessoas.
Ligeiro de mercadorias: os veículos com peso bruto igual ou inferior a 3500 kg que se destinam ao transporte de carga.
Ligeiros mistos: os veículos com peso bruto igual ou inferior a 3500 kg que se destinam ao transporte, alternado ou simultâneo, de pessoas e carga.
Sendo certo que o livrete do veículo (ou Certificado de Matricula) faz referência a que categoria e classe pertence cada veículo.
Para o regime fiscal dos veículos automóveis é feita seguinte distinção:
Veículos automóveis ligeiros de uso misto, os automóveis com lotação até nove lugares, incluindo o do condutor, e que reúnam as seguintes características:
O interior pode utilizar-se, sem modificação da estrutura, tanto para o transporte de pessoas como de mercadorias;
Possuam bancos escamoteáveis ou amovíveis e vidros laterais, porta traseira e acabamentos interiores idênticos ou semelhantes aos dos veículos automóveis para transporte de pessoas.
Veículos automóveis ligeiros de mercadorias, os que sejam de cabina simples ou dupla de lotação até sete lugares, incluindo o do condutor, de caixa aberta ou de chassis-cabina, e os furgões ligeiros de caixa fechada de lotação máxima até três lugares, incluindo o do condutor, com uma altura interior igual ou superior a 120 centímetros e um peso bruto superior a 2.500 quilos, desde que não sejam considerados automóveis ligeiros de passageiros ou de uso misto.
Veículos automóveis ligeiros de mercadorias derivados de ligeiros de passageiros, os que tenham uma antepara inamovível, que separe totalmente o espaço destinado ao condutor e passageiros do destinado às mercadorias, devendo a caixa de carga ter um estrado contínuo.
-
Francisco Rebelo
- júnior TT

Grande Lição de Automóveis e suas categorias... já te fizemos suar um pouco..
Mas a prática pode-se ou não usar pelicula nos mistos?
Uma vez que quando andam com bancos rebatidos pode, mas e quando andam com pessoas??
Mas a prática pode-se ou não usar pelicula nos mistos?
Uma vez que quando andam com bancos rebatidos pode, mas e quando andam com pessoas??
- TMPinho
- pleno TT

- Registado: 04 fev 2008 17:59
- Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover - Sócio LCP: 1936
Já agora, aproveitando essa da antepara, o meu ibiza tem um acrílico, mas já tenho visto colocarem uma rede, isso é legal?RR V8 Escreveu:
Veículos automóveis ligeiros de mercadorias derivados de ligeiros de passageiros, os que tenham uma antepara inamovível, que separe totalmente o espaço destinado ao condutor e passageiros do destinado às mercadorias, devendo a caixa de carga ter um estrado contínuo.
É aquela situação de que não pode deixar passar um cubo com mais de 5cm de lado?
Abraço
- RR V8
- maníaco TT

TMPinho Escreveu:Já agora, aproveitando essa da antepara, o meu ibiza tem um acrílico, mas já tenho visto colocarem uma rede, isso é legal?RR V8 Escreveu:
É aquela situação de que não pode deixar passar um cubo com mais de 5cm de lado?
Abraço
Certo...acho que diz qualquer coisa de a antepara não pode ter abertura de mais de 5cm2!!!
- nmcabecadas
- master TT

- Registado: 04 ago 2005 19:43
- Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999 - Sócio LCP: 604
Não são 5cm2, são 5 cm de lado, que correspondem a 25 cm2RR V8 Escreveu:Certo...acho que diz qualquer coisa de a antepara não pode ter abertura de mais de 5cm2!!!
Nuno M. Cabeçadas
nmcabecadas@veraoverde.org
http://www.veraoverde.org
http://veraoverdeorg.blogspot.com
GSM: 966445896

nmcabecadas@veraoverde.org
http://www.veraoverde.org
http://veraoverdeorg.blogspot.com
GSM: 966445896

- panther667
- master TT

RR V8 Escreveu: Mas o teu é de que ano????É novo???Tem 3 meses??? Não... é anterior a 2005....onde deixou de existir os L.M:pelo DL 44/2005!!!
O meu RR não é novo! Mas comprei-o há pouco tempo e como disseram aqui que já não existia a designação de veículos mistos, pensei que ao mudar de registo também mudassem o tipo de veículo!

- LuisPaiva
- júnior TT

- Registado: 13 nov 2010 19:14
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Defender td5 2003 - Sócio LCP: 4103
- HugoAfonso
- iniciante TT

- Registado: 19 nov 2010 18:30
- Land Rover: Discovery II TD5 - +/- 180 cv
- Sócio LCP: 0
Boa tarde
sou novo por aqui e adquiri um disco td5 desde Agosto, mas também tenho um G Punto van com todos os vidros fumados menos o para brisas.
Desde 2008 que assim ando e até agora ainda não tive problemas, a não ser na 1ª inspecção que tive de tirar mas voltei a colocar. (as peliculas que tenho são legais, só nunca foram legalizadas)
Com a policia, tenho passado ao lado deles e nunca me mandaram parar.
Abraços
Hugo
sou novo por aqui e adquiri um disco td5 desde Agosto, mas também tenho um G Punto van com todos os vidros fumados menos o para brisas.
Desde 2008 que assim ando e até agora ainda não tive problemas, a não ser na 1ª inspecção que tive de tirar mas voltei a colocar. (as peliculas que tenho são legais, só nunca foram legalizadas)
Com a policia, tenho passado ao lado deles e nunca me mandaram parar.
Abraços
Hugo
Discovery TD5
fi@t Grande Punto
R#n@ult 4GTL (restauro)
Alfa Romeo 33 (preparação Track day)
fi@t Grande Punto
R#n@ult 4GTL (restauro)
- LuisPaiva
- júnior TT

- HugoAfonso
- iniciante TT

Boas
Os comerciais não é necessário legalizar do pilar B para trás.
Os comerciais não é necessário legalizar do pilar B para trás.
Discovery TD5
fi@t Grande Punto
R#n@ult 4GTL (restauro)
fi@t Grande Punto
R#n@ult 4GTL (restauro)
-
Francisco Rebelo
- júnior TT

Alguém pode dar mais info sobre isto??
Eu sempre consegui convencer as autoridades, e eu também estava convencido que um misto se rege pelas regras dos comerciais no que toca á película, mas agora já tenho algumas duvidas
Se houvesse por ai alguém que pudesse partilhar connosco alguma info sobre este assunto agradecia
Abraço
Francisco Rebelo
Eu sempre consegui convencer as autoridades, e eu também estava convencido que um misto se rege pelas regras dos comerciais no que toca á película, mas agora já tenho algumas duvidas
Se houvesse por ai alguém que pudesse partilhar connosco alguma info sobre este assunto agradecia
Abraço
Francisco Rebelo
- panther667
- master TT

Concluindo...agora, pelas leis do site do IMTT, até os comerciais precisam de homologaçãol, correcto?

- RR V8
- maníaco TT

panther667 Escreveu:Concluindo...agora, pelas leis do site do IMTT, até os comerciais precisam de homologaçãol, correcto?
Tenham lá calma!!! Não inundem o tópico de perguntas sem antes lerem tudo....
Nos comerciais só requere homologação se for do pilar B para o pára-brisas!!!!
- HugoAfonso
- iniciante TT

RR V8 Escreveu:panther667 Escreveu:Concluindo...agora, pelas leis do site do IMTT, até os comerciais precisam de homologaçãol, correcto?
Tenham lá calma!!! Não inundem o tópico de perguntas sem antes lerem tudo....
Nos comerciais só requere homologação se for do pilar B para o pára-brisas!!!!
E pode ser homologado a pelicula do pilar B para a frente? pelicula escura? É que quando coloquei no meu no sítio onde coloquei disseram-me que não
Discovery TD5
fi@t Grande Punto
R#n@ult 4GTL (restauro)
fi@t Grande Punto
R#n@ult 4GTL (restauro)
- SquareWheels
- master TT

- Registado: 03 set 2008 10:51
- Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
- Sócio LCP: 1953
Gente com pressa... não fazia mal nenhum lerem o tópico todo, como diz e bem o RR V8
É que ao longo deste post essas perguntas já foram respondidas mais do que uma vez... 
Mas aos nossos jipes as autoridades fecham mais os olhos que aos "tunings" normais. É que se quisessem pegar era: pneus, pára-choques, suspensões, baquets, alterações motor, película, etc, etc.
http://www.dudupeliculas.net/lei.php

Mas aos nossos jipes as autoridades fecham mais os olhos que aos "tunings" normais. É que se quisessem pegar era: pneus, pára-choques, suspensões, baquets, alterações motor, película, etc, etc.
http://www.dudupeliculas.net/lei.php
- LuisPaiva
- júnior TT

e um td5 2003 comercial 3 lugares
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Viva LuisPaiva
se nada alterou até a data pode colocar pelicula totalmente escura nos vidros de tras não havendo necessidade de homologar.
se nada alterou até a data pode colocar pelicula totalmente escura nos vidros de tras não havendo necessidade de homologar.
-
mikeRANGErover
- júnior TT

- Registado: 22 fev 2009 22:46
- Land Rover: Range Rover
- Sócio LCP: 2046
Boas,
Na altura que coloquei pelicula no meu Range também tive a duvida se como "misto" necessitava de legalizar a pelicula.
Coloquei a questão ao IMTT, e a resposta foi de que necessita.
E portanto coloquei pelicula homologada, num instalador certificado que emitiu uma declaração.
Levei a declaração e fiz uma inspecção B.
Posteriormente averbei a pelicula do documento único.
Portanto está legal e por aí não tenho problemas... agora os pneus...
Desde que coloquei a pelicula até ao momento nunca fui mandado parar e ninguém verificou se está ou não legal.
Na altura que coloquei pelicula no meu Range também tive a duvida se como "misto" necessitava de legalizar a pelicula.
Coloquei a questão ao IMTT, e a resposta foi de que necessita.
E portanto coloquei pelicula homologada, num instalador certificado que emitiu uma declaração.
Levei a declaração e fiz uma inspecção B.
Posteriormente averbei a pelicula do documento único.
Portanto está legal e por aí não tenho problemas... agora os pneus...
Desde que coloquei a pelicula até ao momento nunca fui mandado parar e ninguém verificou se está ou não legal.
Miguel arqmiguel@hotmail.com