Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Boas!
Estou a pensar aquirir um Garmin GPSMAP 60 CSX mas antes gostava de saber um pouco mais sobre este GPS sem ser propriamente pelas descrições da marca ou de revendedores...
Precisao, boa/má? ja alguem fez a brincadeira de colocar sobre um marco geodesico e verificar o erro em planimetria e altimetria?
A altimetria é so dada pelo altimetro barometrico ou tembem por GPS?
O City Navigator? funciona bem/mal?
é facil descarregar cartas militares mesmo que de outras fontes que nao a Garmin?
Bem! acho que pra já é só
tenho um Garmin 60CSX mas efectivamente ainda nao o experimentei muito fora de estrada...
No meu , além do City Navigator, tenho os mapas topográficos de Portugal.
Para navegar em estrada aconselharam-me a desactivar os mapas de Topo mas de qualquer maneira a navegação funciona muito bem em ambas as situções.Apenas não temos a vozinha a dizer-nos o que fazer.
Quanto ao teste que falas penso que nã oserá necessário... segundo sei todos os GPS no mercado possuem o chamado Diferencial GPS que corrige automaticamente os erros tendo como referencia pontos conhecidos nos mapas como por exemplo os marcos geodésicos, faróis etc...
Em relação à pressao barométrica não tenho a certeza... pelo sensor funciona de certeza pois sendo um GPS "offRoad" podemos querer entrar dentro de uma gruta e aí não temos GPS... no entanto acho que também funcina pelo receptor GPS quando temos Sinal...
Não sei responder à sua dúvida dos mapas... como disse tenho os mapas de TOPO de Portugal.. não sei se possivel colocar imagens de cartas militares ou não...
Boas joaocarreira!
pois! isso do DGPS (deferential GPS) tem um pouco mais que se lhe diga. A correcção diferencial que estes GPS recreativos fazem é só com satelites geo-estacionarios como o EGNOS e WAAS , isto se eu nao andar desactualizado... Correcção diferencial em pontos fixos terrestes (estações de referencia) há bastantes cidades que ja têm permanentes, mas em marcos geodesicos sao privados e temporarios(so enquanto o topografo executa o trabalho...). E pelo que eu sei esse tipo de correcção diferencial ainda só é possivel em GPS Topográficos (precisao milimetrica). Por isso é que eu perguntei se alguem ja tinha feito alguns testes de precisao mais a serio ...
Eu de qualquer dos modos acho que dentro de uns tempos irei avançar com a compra...
Depois deixo aqui um relatorio sobre a precisao do bicho
tanto quanto sei diferencial gps e satélites geoestacionários como o EGNOS e o WAAS são coisas diferentes.
Segundo me foi vendido em formação recente para nós tanto o EGNOS como o WAAS são mitos pq é melhor não existirem tal é a distância que estamos deles, uns supostamente sobre a Europa Central e os outros sobre os EUA, respectivamente. Por isso, o não estarmos referenciados por eles é melhor para nós no nosso cantoinho pq se activarmos nos nossos GPS estamos a referenciar por algo que está a milhares de kms de distância... isso é bom é para os tipos do EUA que têm o sistema por cima deles... quanto aos satelits do EGNOS rezam as bocas que ainda não funcionam... e não se saberá se funciona tão cedo.
Quanto ao diferencial GPS penso que todos os GPS do mercado têm a funcionalidade incluída e funciona com base nas coordenadas de pontos conhecidos...
Ao estarmos num ponto conhecido no nosso mapa (marco geodesico, farol, etc...) o sw do gps actualiza automaticamente a nossa posição e enquanto estivermos suficientemente perto desse ponto ele é usado como referencia fixa para que o erro da nossa posição actual seja o menor possivel. não sei se me fiz explicar...