Calibração das cartas militares M888

Discussão sobre equipamentos GPS, navegação, mapas, softwares e demais acessórios
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Vou substituir as imagens. Espero encontrá-las ;)

Tenho uma versão mais antiga em PDF aqui:

http://www.veraoverde.org/ozi_conf.pdf
nmcabecadas
master TT
master TT
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999

As imagens já lá estão.
Visitante

Mensagem por Visitante »

:cool:

Obrigadão pelo *.pdf e igualmente por ter subido novas imagens.

cumps
:)
A.Mateus

Calibração Ozi - M888

Mensagem por A.Mateus »

Boa tarde!

O programa de navegação que normalmente utilizo no TT é o Oziexplorer.
Tenho os mapas militares de Portugal (série M888) calibrados para o Ozi (segui o link aqui indicado) e estão calibrados usando a projeção UTM exceptuando do 1 ao 80 e tal que estão calibrados usando a projecção TM ????.
Claro que tudo o que se refere a estes mapas (tracks, waypoints, etc...) não bate certo.
Será que alguem me consegue arranjar as calibrações correctas (ficheiros *.map) destes mapas?

Um abraço
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Tenho usado estes:

http://www.veraoverde.org/Igeoemaps_EU1950PTES.exe

Partindo do princípio que os mapas digitalizados são iguais.
A.Mateus

Calibração Ozi - M888

Mensagem por A.Mateus »

Bom dia!

Obrigado pela sua resposta Nuno Cabeçadas.

Mas o problema mantem-se. Se editar estes ficheiros pode reparar que até ao 81 a projecção do mapa é TM- transverse mercator passando a UTM -universal transverse mercator desde o 82.

Se existisse ao menos uma forma de se efectuar a conversão...

Um abraço
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Caro amigo

Desculpe por só agora responder.

Efectivamente os mapas estão feitos de acordo com projecções diferentes, segundo se pode intuit olhando para o interior dos ficheiros de calibragem, mas estes também contemplam essa diferença.

Abrindo o 001.map, referente ao 001.gif, encontra-se a menção para a projecção Transverse Mercator, o que supostamente estará correcto se coincidir com a projecção segundo a qual a carta topográfica foi elaborada.

No 269.map a projecção já aparece como UTM, e mais uma vez supõe-se estar de acordo com a carta, mas caso não esteja, esta projecção poderá ser mudada facilmente dentro do próprio ficheiro de extensão map que pode ser aberto com o Notepad.

Infelizmente não posso testar as calibragens individualmente, mas se testar alguma e não estiver certa, existem formas de compensação a nível de "software".

Um abraço
luisalves
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 ago 2005 17:50
Land Rover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998
Sócio LCP: 552

Mensagem por luisalves »

Olá a todos

Tambem comecei nisto agora e instalei o ozi no pda para o monte e o TOM TOM para a estrada e tudo esta 5 estrelas, apenas algumas teimosias no TOM TOM, mas já rola.

Encontrei um documento que se chama "CURSO DE NAVEGACION 4X4 CON GPS Y OZIEXPLORER" em pdf com 600 K e que vai ao encontro daquilo que se tem aqui falado.

Mandem-me um mail com o assunto OZI, que eu envio o documento a quem quizer.

luis.costa.alves@gmail.com

Obrigado, especialmente ao Nuno Cabeçadas, que muito me tem ilucidado no seu site com os seus textos.

L.A.
paulo2

mapas digitalizados

Mensagem por paulo2 »

olá
Será que salguma boa alma me pode informar onde encontrar os mapas digitalizados, para usar com os ficheiros .map já referidos.
Em formato .jpg ou gif?
A preço muito muito reduzido claro
obrigado
Visitante

Re: mapas digitalizados

Mensagem por Visitante »

paulo2 Escreveu:olá
Será que alguma boa alma me pode informar onde encontrar os mapas digitalizados, para usar com os ficheiros .map já referidos.
Em formato .jpg ou gif?
A preço muito muito reduzido claro
obrigado
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1

Mensagem por ruimarinho »

Boas!

Se até há bem pouco tempo, e graças aqui ao Nuno, tinha as cartas todas muito bem calibradas, estes dois ultimos fins de semana, em que estive a fazer reconhecimentos na zona de Esposende (carta 54 e adjacentes) também me surgiu o problemas dessas cartas estarem "descalibradas".

Ao que me é dado a perceber, estão um pouco a Este da posição real.

Como é que podemos resolver isto ?

Um abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 12:59
Land Rover: LAND ROVER Defender Td5
Sócio LCP: 782

Mensagem por ParolaGoncalves »

Poderá ser do datum, que pode ser alterado.Nas cartas militares anteriores a 1998 ou 2000 o datum é Portugal e Espanha 1950 e não o WGS 84.
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
Visitante

Mensagem por Visitante »

Obrigado Parola!

Mudei o Datum, mas continuam "descalibradas".

Mais ideias ? :god:

Abraço,

Rui
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT

Boas.
Tens de mudar o datum no Check Calibracion of Map.
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

É quase de certeza a questão dos datuns que o Parola indicou e foi mudada nas cartas mais recentes.

Lembro-me que também havia um pequeno grupo de mapas cuja projecção não era UTM e devia ser mudada.

Esses mapas são versões em GIF ou JPG?
ruimarinho
Site Admin
Site Admin

.JPG

Isto altera alguma coisa ? :p

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT

Boas. :dance:
Face a algumas questões ou dúvidas colocadas neste "post", dei-me ao trabalho de fazer uma verificação das cartas militares calibradas que quase toda a gente tem e que vulgarmente andam por aí na net. :ohnao:
Pelo que vi as cartas nºs 1 a 17 têm como Map Datum base o Europen 1950 (Spain and Portugal) e como Map Projection o TM "Transverse Mercator", e as restantes o o mesmo Datum e o sistema UTM "Universal Transverse Mercator".
Assim sendo , vemos que nas cartas militares nºs 1 a 17, não há coincidência de grelhas ou quadriculas entre a grelha base da carta e a grelha da calibração, pelo que ao colocar o cursor numa das intersecções das quadricula base da carta os valores das cpprdenadas não não os reais, havendo um afastamento superior a 2 ou 3 cms. :sing:
Depois de várias trocas de impressões com o Nuno Mendes Cabeçadas e depois de consultar o site www.elgps.com , nomeadamente esta página que aconselho, http://www.elgps.com/ozi/usergrid/usergrid.html consegui corrigir sas cartas nºs 1 a 17 procedendo do seguinte modo. :bolas:
No Oziexplorer abri a carta nº 1 ou outra qualquer fiz o Check Calibration of Map e observo que o Map Datum é o European 1950 Spain and Portugal que está correcto e que o Map Projectiom e o TM enão o UTM.
Clico então no Projection Setup e aparece um quadro com tem de entre oitras coisas um factor de escala e um False Easting e um False Northing.Estes dois falsos valores é que têm ser corrigidos tendo em conta o rigor da calibração inicial e o País. :yikes:
Os valores que estão e devem ser corrigidos são 200000,00 e 300000,00 , já que nãom permitem a sobreposição da quadrícula, pelo que o Oziexplorer dotou o programa desta função de correcção. :god:
O valor que devemos colocar pode ser calculado somando ou subtraindo aos valores iniciais consoante sejs Norte ou Sul ou Este ou Oeste, medindo com o cursor a diferença estimada entre a diferença das quadriculas da carta e da calibração que para o nosso caso eu estimei com um rigor relativo como valores de False Easting de 199965 e de false Northing de 299680 o que equivale a um desfasamento de 35mts e de 320 mts. :finger:
Feito isso salvam-se os valores e opbtemos um nova carta calibrada "emap", com as quadriculas coincidentes e os valores correctos. :dance:
Os valores de correcção podem ter o rigor que se quer, dependendo da natureza do rigoe e da paciência para o determinar, mas não esquecer que estamos a trabalhar com o cursor.
:cool: Espero ter ajudado.
Era necessário ver, :p quem tivesse tempo e bons olhos se há mais cartas com "TM", e desse conhecimento.
Resumindo já tenho por agora todas as cartas calibradas e correctas que poderei disponibilizar . :driving:
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
ruimarinho
Site Admin
Site Admin

Muito obrigado!

Vou experimentar isto e ver o que consigo fazer.

Era mais fácil, de facto, copiar os teus ficheiros .map, mas aí ficava sem saber mais que o que sei hoje, pelo que vou arriscar tentar essa correcção.

De qualquer forma penso que há muito mais mapas com essse mesmo problema, pois detecteio em cartas da zona de Esposende (> 50).

Depois informo do progresso.

Abraço,

Rui
Saudações LR,
Rui Marinho
ParolaGoncalves
pleno TT
pleno TT

Se me derem os nºs das cartas com "TM "eu posso corrigir, mas por agora não tenho olhos para tanto já que fui operado a um descolamento de retina a 6 semanas. :ohnao:
Parola Gonçalves
LOUSÃ
www.landlousa.com
ruimarinho
Site Admin
Site Admin

Obrigado!

As melhoras e dá descanso aos olhos, pois são demasiado importantes para se poder "brincar" com eles.

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho