Jipe Apreendido

Discussão sobre a polémica das inspecções, o novo código de trânsito, operações stop, autuações e multas por modificações nos veículos
mikeRANGErover
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2009 22:46
Land Rover: Range Rover
Sócio LCP: 2046

Re: Jipe Apreendido

Mensagem por mikeRANGErover »

Boas.
Alguém me sabe explicar o porquê desses 55cm de altura que a LTA exige? :??
Hoje fui medir o meu, a parte de cima do para-choques de trás está a 73cm!! :ohnao:
Nem de origem está a 55cm! Alguém tem um Range Rover de origem que possa medir a altura do para-choques? :?2
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 mar 2011 18:00
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Mensagem por Rhymes »

mikeRANGErover Escreveu:Boas.
Alguém me sabe explicar o porquê desses 55cm de altura que a LTA exige? :??
Hoje fui medir o meu, a parte de cima do para-choques de trás está a 73cm!! :ohnao:
Nem de origem está a 55cm! Alguém tem um Range Rover de origem que possa medir a altura do para-choques? :?2

Boas,

é legislação portuguesa. :bolas:

Sei que a tenho "guardada" aqui no PC mas agora no meio de "tanta pasta" e documentos está dificil encontrá-la :crazy:
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Mensagem por pelicano »

Boas.
Um de de origem tem 645mm
Imagem
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Mensagem por Marco »

Não é da parte de cima do párachoques... É desde o solo até à base do párachoques.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207

Mensagem por RR V8 »

Nazaré Escreveu:
Gonçalves Escreveu:Só axo que tal acto era desnecessário!!
O guarda poderia ter autuado, sem realizar a apreensão do veículo. Está previsto no código da estrada a coima para alteração da medida dos pneumáticos, mas o agente infrator preferiu ir pela alteração ás caracteristicas do veículo...
que implica o auto, apreensão dos documentos e posterior inspecção...
Quem sabe, se calhar a dôr de cotovelo do agente era muita.....
Palavras sábias

E continuo a dizer, o truque não é esse que falam dos documentos e passo a explicar. Dizem que não tem os documentos, certo, levam uma guia de apresentação de documentos para apresentarem no posto que indicarem e vão efectivamente lá apresentar. O Agente/Guarda que receber a vossa apresentação por norma agarra e vai verificar se as características batem certo com as do livrete ou não. Não foges, apenas adias. É verdade que isto não é linear e nem todos verificam mas pode acontecer.

Quanto ao trabalho da Guarda, é lamentável. Havia N formas de autuar sem apreender o veículo...é triste.

Abraços
Mas alguém já leu o C.E.??? Ok...vou ficar à espera.....quanto ao truque...falta ai coisas.....senão o mais certo é mesmo falhar!!!! E mais não digo...a chave ou o dinheiro????? :D
carlossilvalr Escreveu:A questão é que quando o carro vai ao posto no dia seguinte já vai com pneus mais pequenos ;)

E aí como há provas de que tinhas outros??? Afinal com que pneus tens de ir à inspecção B???? Essa ainda não percebi...

Abraço

Carlos...a palavra do agente prevalece!!!

Vejam aqui:

É proibido o trânsito de veículos sem os sistemas, componentes ou acessórios com que foi aprovado, que utilize sistemas, componentes ou acessórios não aprovados, que tenha sido objecto de transformação não aprovada. As autoridades de fiscalização do trânsito, ou seus agentes, podem proceder à apreensão do veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária, sendo o proprietário sancionado com coimade 250 a 1.250 euros. (Art.ºs 114.º, 115.º e 162.º )

Ele fica como fiel depositário....faz a inspecção B.....e só depois é que pode ir levantar o C.M.!!! Se os tivesse averbado gastaria quase 200Eur...assim vai dispor de mais de 370Eur...são opçoes!!!
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Nazaré
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 fev 2012 23:50
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 ST 2002

Mensagem por Nazaré »

RR V8 Escreveu:
Nazaré Escreveu:
Gonçalves Escreveu:Só axo que tal acto era desnecessário!!
O guarda poderia ter autuado, sem realizar a apreensão do veículo. :ler: Está previsto no código da estrada a coima para alteração da medida dos pneumáticos, mas o agente infrator preferiu ir pela alteração ás caracteristicas do veículo...
que implica o auto, apreensão dos documentos e posterior inspecção...
Quem sabe, se calhar a dôr de cotovelo do agente era muita.....
Palavras sábias

E continuo a dizer, o truque não é esse que falam dos documentos e passo a explicar. Dizem que não tem os documentos, certo, levam uma guia de apresentação de documentos para apresentarem no posto que indicarem e vão efectivamente lá apresentar. O Agente/Guarda que receber a vossa apresentação por norma agarra e vai verificar se as características batem certo com as do livrete ou não. Não foges, apenas adias. É verdade que isto não é linear e nem todos verificam mas pode acontecer.

Quanto ao trabalho da Guarda, é lamentável. Havia N formas de autuar sem apreender o veículo...é triste.

Abraços
Mas alguém já leu o C.E.??? Ok...vou ficar à espera.....quanto ao truque...falta ai coisas.....senão o mais certo é mesmo falhar!!!! E mais não digo...a chave ou o dinheiro?????
Já o li duma ponta à outra e mesmo assim tenho que lá voltar cada vez que preciso dele :ler: :D É certo que alteração das medidas homologadas no DUA dá direito à apreensão do veículo, tudo bem...mas será que custa muito jogar com o C.E. e adoptar uma postura correctiva em relação a alterações não homologadas em vez de ir logo para a punição? E há um leque variado de factores que podem levar o Agente/Guarda a jogar com o CE ou a segui-lo à risca, mas será que terá sido mesmo necessário??

Na minha opinião os tempos que correm e na abordagem a certos temas a postura deve ser mais correctiva/educativa do que propriamente punitiva...Isto sou meramente eu a falar, claro :cool:
mikeRANGErover
júnior TT
júnior TT

pelicano Escreveu:Boas.
:?2 na parte de cima? e o meu estará assim tão mais alto!?
645 para 730 :??
Mas nem de origem tem os tais 550mm!
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

mikeRANGErover Escreveu:
pelicano Escreveu:Boas.
:?2 na parte de cima? e o meu estará assim tão mais alto!?
645 para 730 :??
Mas nem de origem tem os tais 550mm!
No meu nunca consegui medir, mas pessoas com RR de origem já me disseram que provavelmente teria os tais 55cm...
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Eu no fim de semana se não me esquecer meço o do meu Pai que levou molas ORIGINAIS em Novembro e desde aí deve ter feito 1000 Km se tanto lol

Mais original não é fácil. Mas acredito que tenha os 55cm...

Abraço
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

E qual a medida dos pneus? 205/80?

Imagem
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Exacto tirando as letras mal coladas pelo antigo proprietário está TODO original. 205/80 numas belas jantes de 5 raios ;)
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Podes ver nas fotos da minha apresentação Marco
mikeRANGErover
júnior TT
júnior TT

Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Mas tens pneus diferentes... Pelo menos...
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

Claro. O carro tem de estar como original :)

Imagem
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Acabei de saber que este fim de semana não vou conseguir medir... O carro foi para o mecânico. Andava com um "encravar" esquisito no pedal da embraiagem...

Abraço
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Mensagem por pelicano »

A minha medida não foi dita ao acaso,medi um de origem
Imagem
Zédafigueira
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 dez 2011 00:35
Land Rover: Série III, de 1980

Mensagem por Zédafigueira »

FLG Escreveu:Boas a todos

não se esqueçam que os Agentes da Autoridade são pessoas como nós ou seja muitos deles tambem tem TT e sabem todos os truques... por vezes facilitam outras vezes não... são tambem pressionados pelos superiores a "mostrarem serviço"... o mais facil e seguro será sempre tentar regularizar a maquina...

Outro ponto muito importante é que em caso de acidente se a Companhia de Seguros verificar que o veiculo não está nos conformes pode muito bem esquivar-se das responsabilidades... :o

Dura lex, sed lex....
Palavras sábias.
Lamentavelmente sofreu a pior das sanções relacionada com alteração de caracteristicas, neste caso, os pneus(um de alguns pilares importantes na segurança de um carro:as rodas).
Doi-me a alma quando vejo aqui no fórum, viaturas totalmente "armadilhadas" especialmente ao nível dos pneus. Não imaginam o que acontece às transmissões, caixas, motor, esforço acrescido do sistema de travagem e até a própria estrutura do veículo. Mas cada um é soberano na atitude e livre de agir como entende, ainda que, como o caso, sofra na carteira essa liberdade de agir e pensar. Já agora, quando forem confrontados com algum agente de autoridade, nada custa usar de determinados "truques" como seja a humildade, educação e prontificar-se a sanar a infracção, pode ser que resulte.
Abraço
mikeRANGErover
júnior TT
júnior TT

De facto, o correcto descrito pela LTA é "a altura da retaguarda do veículo ao solo não deve exceder os 550mm".
Vou medir novamente...
E qual a medida de origem da altura da retaguarda do veículo ao solo?
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Zédafigueira Escreveu:...Já agora, quando forem confrontados com algum agente de autoridade, nada custa usar de determinados "truques" como seja a humildade, educação e prontificar-se a sanar a infracção, pode ser que resulte...
Subscrevo :ok:
E se não "resultar" pelo menos o pessoal do TT fica com uma imagem limpa... Humildade e Educação fica bem em qualquer lado e a qualquer um ... :)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem