Dando a minha humilde opinião.
Eu tenho um jipe com tejadilho semelhante ao Discovery apesar de ser de outra Marca.
Contudo montei a minnha tenda na parte de trás, pois à frente continuo a poder usufruir do tecto de abrir e como tenho farois em cima no tejadilho optei por por atrás....
Contudo a minha escolha de colocar atrás foi por vários factores, estando atrás disponho de "sombra" para aceder á bagajeira, caso monte o "avançado " estou abrigado e o acesso á bagajeira está abrigada tambem, se meter para o lado caso monte o avançado penso que não poderei dar o devido usufruto do avançado, acrescentando o facto para alem do avançado ter o toldo, se meter para o lado para poder usufruir do toldo e do avançado terei que usufrui-los em lados opostos do jipe, no meu ponto de vista não faz muito sentido, estando para trás posso usufruir de tudo ao mesmo tempo como está nas fotografias atrás neste tópico.
Quanto a centro de gravidade tem alguns aspecto de ter em conta....
Nomeadamente supensões ou alterações de origem.... no entanto apesar de ter um jipe com un centro de gravidade que julgo equilibrado, caso ponha a tenda no tejadilho e o jipe for sem carga, sente-se perfeitamente o efeito da tenda principalmente em curvas, caso o jipe vá carregado "com algum peso" este efeito desvanece consideralvelmente não se deixa de sentir a tenda , mas que a diferença é enorme caso vá carregado ou não.
Quanto a consumos claro que não iremos andar a 20 a 40km/h pois nestas velocidades nunca se nota mas se formos a 80 km/h nota-se no meu caso 1L a´mais do normal, se formos acima dos 100km/h não sei responder porque nunca exprimentei .... pois o meu a 110 120km/h de 13.5L não me livro por isso nem sequer quero saber o que gasta a essa velocidade com uma tenda em cima do tejadilho

....
Ps: quando fui a Marrocos em 2009 com um pneu 33x12,5 R15 em cima do tejadilho e comletamente carregado em Auto-estrada entre os 110/120Km/h a primeira média que fiz .....18L

depois deixei de fazer médias.....
Espero ter sido esclarecedor
Com os melhores Cumprimentos
Fernando Almeida