Bom dia,
Sou o feliz contemplado de um LAND ROVER Discovery de 1997, que foi na passada segunda feira (15-12-2014) à inspecção e chumbou.
E chumbou porquê?.... Porque o iluminado que inspeccionou o carro se lembrou que eu deveria ter barra estabilizadoura atraz.
Já comprei o carro desta maneira, sempre fiz inspecção ao carro desta forma, sempre passou e na segunda lembraram-se que tinha de ter barra.
O cromo ainda me disse, "A barra não é obrigatória, mas se o LAND ROVER que fez inspecção antes do seu tinha, o seu também tem de ter......", quer dizer se o carro da frente tem ar condicionado, o meu também tem de ter?????
Peço a vossa ajuda para saber se tenho de montar uma barra estabilizadora atraz, ou se é só implicância dos meninos ????
Atenciosamente
Luis Faria
Barra estabilizadora atraz
- farial
- iniciante TT

- Registado: 02 jan 2011 12:27
- Land Rover: Freelander Di (este já foi)
Discovery Tdi Auto - Sócio LCP: 0
- RTI: 0
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

- Registado: 17 jan 2007 00:27
- Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001 - Sócio LCP: 2689
Re: Barra estabilizadora atraz
Se o teu discovery é de 1997 suponho que seja um 300 e sim ja trazia barra atrás e deve ter sido removida para maior cruzamento do eixo ( se fosse um 200 acho que não tras atrás de origem, apenas a frente ).
Ele tem razão que o discovery a devia trazer, é uma alteração caracteristicas do veiculo.
Agora é uma inspecção visual por isso se tiveres um inspector mais simpático fácilmente consegues passar sem ter de montar a barra.
Ele tem razão que o discovery a devia trazer, é uma alteração caracteristicas do veiculo.
Agora é uma inspecção visual por isso se tiveres um inspector mais simpático fácilmente consegues passar sem ter de montar a barra.
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
- farial
- iniciante TT

Desde já um obrigado pela resposta rápida, para já montei uma barra estabilizadora provisória para fazer a reinspecção, e no entretanto enviei um mail para a LAND ROVER Portugal a solicitar informações, vamos ver o que vai dar.
Atenciosamente
Luis Faria
Atenciosamente
Luis Faria
- softop
- maníaco TT

- Registado: 28 set 2007 09:07
- Land Rover: Defender 90" Td5
- Sócio LCP: 1716
a isso chama-se estupidez... os Defender por exemplo,uns saiam com barras outros sem barras...
- cconst
- júnior TT

- Registado: 19 ago 2011 10:32
- Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
- Sócio LCP: 2510
Viva,
Neste tema não sei que possas fazer...
atenta o seguinte: http://www.controlauto.pt/assets/pdf/de ... 4-2012.pdf
Nesse link tem um quadro muito interessante no que leva ou não à reprovação, de onde destaco para este caso concreto (e que também me aconteceu em Maio e no qual o meu Disco 300 Tdi de 94 reprovou):

( a ultima coluna tem o nome de "Razões da não aprovação")
Dado que existe a alinea d) "Reparação ou alteração inadequada"... estamos lixados, já que é uma alteração às características originais da viatura (mesmo que o 200, cujo o chassis é "igual" não tenha....)
Abraços e boa sorte!
Neste tema não sei que possas fazer...
atenta o seguinte: http://www.controlauto.pt/assets/pdf/de ... 4-2012.pdf
Nesse link tem um quadro muito interessante no que leva ou não à reprovação, de onde destaco para este caso concreto (e que também me aconteceu em Maio e no qual o meu Disco 300 Tdi de 94 reprovou):

( a ultima coluna tem o nome de "Razões da não aprovação")
Dado que existe a alinea d) "Reparação ou alteração inadequada"... estamos lixados, já que é uma alteração às características originais da viatura (mesmo que o 200, cujo o chassis é "igual" não tenha....)
Abraços e boa sorte!
- softop
- maníaco TT

- Registado: 28 set 2007 09:07
- Land Rover: Defender 90" Td5
- Sócio LCP: 1716
mas ela não ta reparada nem alterada... simplesmente não esta la...
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

exacto, falta....dai o problema. isto tinha pernas para andar se fosse um 200 que de origem não a trazia.
assim podia reclamar que tinha sido mal atribuida a deficiência pois de origem não trazia.
mas num 300 tem de lá estar...para mim falar com a marca nao resolve nada pois só devem dizer que o Disco foi homologado com barra estabilizadora traseira pelo que a falta dela é uma alteração às caracteristicas do veiculo.
assim podia reclamar que tinha sido mal atribuida a deficiência pois de origem não trazia.
mas num 300 tem de lá estar...para mim falar com a marca nao resolve nada pois só devem dizer que o Disco foi homologado com barra estabilizadora traseira pelo que a falta dela é uma alteração às caracteristicas do veiculo.
- farial
- iniciante TT

Amigo Mr_Trecolareco, posso incorrer nesse risco, mas como a barra estabilizadoura no eixo traseiro não é obrigatória ..... penso que tavez possa a vir a ter alguma sorte, os carros são fabricados de uma forma standart, o meu tem o local e a pré instalação para o ar condicionado, no entanto nunca teve, tem a pre instalação para os motores das opticas, e nunca os teve, também vinha com as fixações para lavar estribos, e agora já os tem ...... etc, etc, etc.....
Vamos ver no que dá. O que mais me lixa, é que tenho o jipe há 10 anos e agora é que se lembraram que não tinha barra estabilizadoura, ou seja até agora nunca fez falta, este ano lembraram-se que eu tinha de contribuir para o jantar de Natal ??????
Não levem a mal, é apenas um desabafo, sei que todos estão a tentar ajudar como podem, e agradeço.
Vamos ver no que dá. O que mais me lixa, é que tenho o jipe há 10 anos e agora é que se lembraram que não tinha barra estabilizadoura, ou seja até agora nunca fez falta, este ano lembraram-se que eu tinha de contribuir para o jantar de Natal ??????
Não levem a mal, é apenas um desabafo, sei que todos estão a tentar ajudar como podem, e agradeço.
- nuno.1
- maníaco TT

- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
As tantas metes a barra estabilizadora para ir à inspeção e acabas por gostar de a ter lá devido à diferença na condução e já não a tiras.

-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

faria, se a estabilizadora traseira fosse um extra...essa conversa tinha sentido. mas tentar nao faz mal nenhum, boa sorte
apenas comentei pois acho que no fundo sabes que tiveste sorte em 10 anos nunca terem implicado com isso.
O meu pai qd o carro dele tinha já uns 10 ou 12 anos é que repararam que o peso bruto e tara no livrete estava errado por 10 quilos e lá teve de ir á marca e ao IMTT actualizar as coisas.
apenas comentei pois acho que no fundo sabes que tiveste sorte em 10 anos nunca terem implicado com isso.
O meu pai qd o carro dele tinha já uns 10 ou 12 anos é que repararam que o peso bruto e tara no livrete estava errado por 10 quilos e lá teve de ir á marca e ao IMTT actualizar as coisas.
- farial
- iniciante TT

Ora boa noite todos, aqui vai mais um capitolo da telenovela barra estabilizadora atraz........ já recebi a resposta da LAND ROVER .... que aqui passo a transcrever:
".......De: pdelara@jaguarlandrover.com [mailto:pdelara@jaguarlandrover.com] Em nome de LRCAC, J
Enviada: terça-feira, 3 de Fevereiro de 2015 14:51
Para: Luis Faria
Assunto: Jaguar - LAND ROVER S.L.U. - Exp. 1521/14
Estimado Sr. Faria,
Acusamos recibo do seu email relativo ao veículo LAND ROVER Discovery com nº de quadro SALLJGB74VA????14.
Conforme a sua solicitude, em anexo enviamos documento relativo à barra estabilizadora. Se precisar do documento físico, por favor confirme o seu endereço e procederemos ao enviamento.
Sem outro assunto de momento.
Com os nossos melhores cumprimentos
Paula de Lara
Customer Service Executive
Jaguar & LAND ROVER S.L.U. ...."
e o anexo diz o seguinte:
" .... Declaração
JAGUAR LAND ROVER PORTUGAL LDA
Declara para os devidos efeitos que o vaículo abaixo identificado:
Marca: LAND ROVER
Modelo: LJGB74 (DISCOVERY TDI AUT.)
Matricula: ??-??-IO
Nº de Quadro: SALLJGB74VA????14
O veiculo foi fabricado sem barra estabilizadoura traseira de origem, sendo este um elemento opcional de fábrica que pode estar presente em outras unidades.
Lisboa, terça-feira, 27 de Janeiro de 2015 ....."
Espero que isto sirva para mais alguem que esteja em apuros como eu estive para seguir o mesmo caminho junto do fabricante, derrepente pode ter a mesma sorte que eu, nem tudo o que dizem nas inspecções é um dado garantido.
Assim que tiver o desfecho publico aqui.
".......De: pdelara@jaguarlandrover.com [mailto:pdelara@jaguarlandrover.com] Em nome de LRCAC, J
Enviada: terça-feira, 3 de Fevereiro de 2015 14:51
Para: Luis Faria
Assunto: Jaguar - LAND ROVER S.L.U. - Exp. 1521/14
Estimado Sr. Faria,
Acusamos recibo do seu email relativo ao veículo LAND ROVER Discovery com nº de quadro SALLJGB74VA????14.
Conforme a sua solicitude, em anexo enviamos documento relativo à barra estabilizadora. Se precisar do documento físico, por favor confirme o seu endereço e procederemos ao enviamento.
Sem outro assunto de momento.
Com os nossos melhores cumprimentos
Paula de Lara
Customer Service Executive
Jaguar & LAND ROVER S.L.U. ...."
e o anexo diz o seguinte:
" .... Declaração
JAGUAR LAND ROVER PORTUGAL LDA
Declara para os devidos efeitos que o vaículo abaixo identificado:
Marca: LAND ROVER
Modelo: LJGB74 (DISCOVERY TDI AUT.)
Matricula: ??-??-IO
Nº de Quadro: SALLJGB74VA????14
O veiculo foi fabricado sem barra estabilizadoura traseira de origem, sendo este um elemento opcional de fábrica que pode estar presente em outras unidades.
Lisboa, terça-feira, 27 de Janeiro de 2015 ....."
Espero que isto sirva para mais alguem que esteja em apuros como eu estive para seguir o mesmo caminho junto do fabricante, derrepente pode ter a mesma sorte que eu, nem tudo o que dizem nas inspecções é um dado garantido.
Assim que tiver o desfecho publico aqui.