disco td5

Discussão sobre Discovery I, II e 3
hugoantunes
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 jul 2008 12:58
Land Rover: ainda nenhum. Mas por pouco tempo
Sócio LCP: 2134

disco td5

Mensagem por hugoantunes »

Boas noites pessoal.
Por curiosidade estive apesquisar na net discos para venda, e, qual é o meu espanto que a esmagadora maioria são td5. :o
Pergunto se seram inferiores aos modelos 300 e 200?
Um abraço
Hugo Antunes
Camarate
ruidisco
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 15:53
Land Rover: Discovery II 2001
Sócio LCP: 211

Mensagem por ruidisco »

O Disco II não é inferior nem superior ao Disco I (200 ou 300), eu diria que é totalmente diferente.
Diferenças mais relevantes:
-motor diferente (com mais potência);
-Suspensão pneumática (molas) no eixo traseiro (com sistema de auto-nivelamento da carroçaria);
-Sistema de "nivelamento" da carroçaria em curva (não adorna como a versão anterior do Discovery);
-Maior conforto (AC automático; melhores interiores, etc...)
-Maior segurança na condução (ABS, Controlo de tracção, HDC, ACE, etc...);
-Electrónica em quase tudo, motor, suspensão, CT, ABS..., por isso mais complicado na manutenção;
-Angulo de ataque, inferior ao Disco I (parachoques original muito mal dimensionado...)
-Mais comprido que o Disco I (não entre eixos);

Em suma, e para quem já teve um Disco I, é um carro mais versátil que a primeira versão, pois em estrada tem um comportamento superior, em TT (desde que com alguma moderação) faz o mesmo que o anterior. As "ajudas" electronicas fazem a diferença em situações mais complicadas (controlo de tracção :cool: ).
O Disco I é muito mais simples na manutenção, menos vulnerável em certos ambientes (Água+electronica=sarilhos!!!)
São portanto duas máquinas diferentes, mas duas GRANDES máquinas :driving:
CumprimenTTos,
Rui Carvalho
LCP nº211
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

ruidisco Escreveu:...
-motor diferente (com mais potência);
-Suspensão pneumática (molas) no eixo traseiro (com sistema de auto-nivelamento da carroçaria);
-Sistema de "nivelamento" da carroçaria em curva (não adorna como a versão anterior do Discovery);
-Maior conforto (AC automático; melhores interiores, etc...)
-Maior segurança na condução (ABS, Controlo de tracção, HDC, ACE, etc...);
-Electrónica em quase tudo, motor, suspensão, CT, ABS..., por isso mais complicado na manutenção;
-Angulo de ataque, inferior ao Disco I (parachoques original muito mal dimensionado...)
...
Viva "ruidisco"

tive o prazer de testar um Disco de 2004 e o meu veredicto aproveitando o seus tópicos...

- Motor com desempenho semelhante aos p38a... com falta de uns pozinhos de binario... "embaladinho" tudo ok...

- Suspensão muito confortavel... para o meu 300 ficar com tal conforto ficaria com um comportamento de bailarina..

- Em curva... praticamente um karting... os 255 tambem ajudam a coisa...

- Os interiores semelhantes ao 300... os assentos (nesse caso em pele) são 6*... confortaveis+envolventes...

- ABS... das melhores invenções a nivel de segurança em travagem principalmente em piso molhado... nota 10 para o poder de travagem do Disco...

- Relativamente a electronica... as mesmas vantagens/desvantagens habituais...

- Angulo de ataque... nada que não se consiga facilment€ solucionar...

Quando o meu colega testou o meu ficou surpreendido pelas prestações do meu Disco... Quando acabarem as vacances vamos-lhe colocar uns pozinhos... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
joao trapol
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 abr 2008 21:26
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por joao trapol »

boas

alguem me explica este sistema pf, tou corioso.... :cool:

o ABS é mt perigoso, na bouça, ou dá para desligar???

em relaçao ao motor td5 a falta de binario é resolvida de forma segura e eficas.. certo?

abraço.... :charro:
kanto pior ,melhor......
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Viva "joao trapol"

tanto o ABS como a suspensão de tras funciona como as que estamos acostumados a ver nos p38... ;)

Relativamente ao upgrade a nivel de potencia consegue-se muito bons upgrades... :cool:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
hugoantunes
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 jul 2008 12:58
Land Rover: ainda nenhum. Mas por pouco tempo
Sócio LCP: 2134

Mensagem por hugoantunes »

Boas.
Então existe uma evolução do veiculo mas mais vocacionado para estrada e, com alguns cuidados faz o mesmo que o discoI. Onde será mais "frágil" deverá ser a parte electrónica (para quem faz TT).
E se a gante o "artilhar" alguns desses problemas ficam resolvidos, como por exemplo alterar a altura ao solo, proteger melhor partes electronicas?
Uma abraço e agradeço as respostas.
Hugo Antunes
Camarate
ruidisco
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruidisco »

FLGFLG Escreveu:
FLGFLG Escreveu: Viva "ruidisco"

tive o prazer de testar um Disco de 2004 e o meu veredicto aproveitando o seus tópicos...

- Motor com desempenho semelhante aos p38a... com falta de uns pozinhos de binario... "embaladinho" tudo ok...

- Suspensão muito confortavel... para o meu 300 ficar com tal conforto ficaria com um comportamento de bailarina..

- Em curva... praticamente um karting... os 255 tambem ajudam a coisa...

- Os interiores semelhantes ao 300... os assentos (nesse caso em pele) são 6*... confortaveis+envolventes...

- ABS... das melhores invenções a nivel de segurança em travagem principalmente em piso molhado... nota 10 para o poder de travagem do Disco...

- Relativamente a electronica... as mesmas vantagens/desvantagens habituais...

- Angulo de ataque... nada que não se consiga facilment€ solucionar...

Quando o meu colega testou o meu ficou surpreendido pelas prestações do meu Disco... Quando acabarem as vacances vamos-lhe colocar uns pozinhos... ;)
Boas FLGFLG!´
É verdade que o Disco II é um pouco "pesado" em baixo regime, e nota-se que mais uns cavalitos não eram demais, mas estamos a falar de 2360kg de tara/peso em vazio que pode chegar aos 2880 kg de peso bruto! Mas se compararmos com o 300 tdi (os dois sem upgrades) embora o peso do DII seja superior nota-se mesmo assim melhor desempenho do motor, isso sei de experiência própria, conduzi um 300 de 1999 a 2006 (Saudades :( )
O angulo de ataque é mesmo uma lástima :bolas: mas como dizes resolve-s€, eu já melhorei o do meu: http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?t=6251
Continuo a dizer que apesar das semelhanças exteriores são carros completamente diferentes... Se pudesse tinha ficado com os dois mas como diz alguém que eu conheço:"... não estamos em tempo disso..." :sing:
CumprimenTTos,
Rui Carvalho
LCP nº211
ruidisco
júnior TT
júnior TT

Mensagem por ruidisco »

hugoantunes Escreveu:Boas.
Então existe uma evolução do veiculo mas mais vocacionado para estrada e, com alguns cuidados faz o mesmo que o discoI. Onde será mais "frágil" deverá ser a parte electrónica (para quem faz TT).
E se a gante o "artilhar" alguns desses problemas ficam resolvidos, como por exemplo alterar a altura ao solo, proteger melhor partes electronicas?
Uma abraço e agradeço as respostas.
Boas hugoantunes,
O posicionamento da centralina está, na minha opinião melhor que a do Defender TD5, encontra-se dentro do compartimento que aloja a bateria, bastante elevado. Mas existem vários sensores que estão bem mais expostos, o caso dos da suspensão e do ABS... Assim como o compressor da suspensão pneumática, que está no chassis mesmo por baixo da porta do condutor. Embora dentro de um compartimento, que julgo ser estanque (ou não :bolas: ). O meu ainda não foi a grandes banhos, por isso nunca tive problemas graves de electrónica, mas é sem duvida um receio que tenho com esta máquina que me passava ao lado no 300Tdi...
É possivel levantar o DII fácilmente, apenas colocando um Kit composto por uns "calços" e uma peça para recolocar os sensores da suspensão, existem posts sobre este assunto neste fórum.
CumprimenTTos,
Rui Carvalho
LCP nº211
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

ruidisco Escreveu:...Mas se compararmos com o 300 tdi (os dois sem upgrades) embora o peso do DII seja superior nota-se mesmo assim melhor desempenho do motor, isso sei de experiência própria, conduzi um 300 de 1999 a 2006 (Saudades :( ) ...
Isso não há margem para duvidas... por isso dei como exemplo de comparação para o Disco II o desempenho do p38a (original como é obvio)... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
bunino
master TT
master TT
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Mensagem por bunino »

boa hugo antunes, assim é que eu gosto de te ver entusiasmado por um disco..... vai em frente mas nao te esqueças que depois do iberico. bai em frente