Conversor 12v-220v
- Artur Pinto
- pleno TT

- Mensagens: 610
- Registado: 15 ago 2005 22:45
- Land Rover: Discovery II Td5 1999
- Sócio LCP: 1687
- Localização: Águas Santas - Maia
Conversor 12v-220v
Boas,
Esta semana vou comprar um conversor de corrente 12v para 220v, de modo a poder ligar por exemplo o portátil. Como não tenciono ligar grandes equipamentos que consumam muito acho que uma versão de 150w deve dar não? A electrónica não é o meu forte por isso queria saber a vossa opinião! Já agora tou a pensar realizar a instalação definitiva do dito cujo através da tomada de 12v que tem na bagageira, mas queria protege-lo de picos de correntes. O fusivel da tomada é já suficiente, até porque a ligação vem dai, ou devo colocar outro só para conversor? Obrigado!!
Um Abraço
Esta semana vou comprar um conversor de corrente 12v para 220v, de modo a poder ligar por exemplo o portátil. Como não tenciono ligar grandes equipamentos que consumam muito acho que uma versão de 150w deve dar não? A electrónica não é o meu forte por isso queria saber a vossa opinião! Já agora tou a pensar realizar a instalação definitiva do dito cujo através da tomada de 12v que tem na bagageira, mas queria protege-lo de picos de correntes. O fusivel da tomada é já suficiente, até porque a ligação vem dai, ou devo colocar outro só para conversor? Obrigado!!
Um Abraço
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
- manuland
- júnior TT

- Mensagens: 72
- Registado: 02 jan 2007 17:36
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
Artur,
a potencia que o fabricante atribui ao conversor normalmente não corresponde á realidade. Neste caso, num de 150w, se ligarmos uma carga que consuma os ditos 150, o conversor vai sobreaquecer e até queimar se não tiver protecções ou se não houver cuidado.
Se realmente necessita de alimentar um aparelho de 150w, então adquira um conversor de 300w. Se apenas necessita de 70 ou 80w, então um de 150 resolve.
Manuel
a potencia que o fabricante atribui ao conversor normalmente não corresponde á realidade. Neste caso, num de 150w, se ligarmos uma carga que consuma os ditos 150, o conversor vai sobreaquecer e até queimar se não tiver protecções ou se não houver cuidado.
Se realmente necessita de alimentar um aparelho de 150w, então adquira um conversor de 300w. Se apenas necessita de 70 ou 80w, então um de 150 resolve.
Manuel
-
iceman
- caloiro TT

- Mensagens: 9
- Registado: 29 abr 2007 16:22
CONVESOR 12V 220V
BOAS ARTUR QUANDO COMPRARES O CONVERSOR TENS DE TER EM ATENÇAO A AMPERAGEM PORQUE EU DUVIDO QUE UM DE 150W TENHA AMPERAGEM SUFICIEMTE PARA UM PORTATIL POR EX; EU SE FOSSE A TI OPTAVA POR UM TRASFORMADOR PARA O ISQUEIRO OU ENTAO UM COM LIGAÇAO DEFINITIVA PORQUE UM PORTATIL NORMALMENTE NÃO CONSOME MAIS DE 12V MAS A AMPERAGEM É MUITO SUPERIOR Á QUE UM COMVERSOR MAIS EM CONTA TE POSSA DAR.
- manuland
- júnior TT

- Mensagens: 72
- Registado: 02 jan 2007 17:36
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
Re: CONVESOR 12V 220V
Só para lembrar que o Artur está para comprar uma fonte que lhe forneça 220v e não um alimentador. O alimentador é que normalmente se referencia por voltagem e amperagem. O consumo a partir dos 220 referencia-se normalmente em Wattsiceman Escreveu:BOAS ARTUR QUANDO COMPRARES O CONVERSOR TENS DE TER EM ATENÇAO A AMPERAGEM PORQUE EU DUVIDO QUE UM DE 150W TENHA AMPERAGEM SUFICIEMTE PARA UM PORTATIL POR.
Manuel
-
Fernando Pires
- caloiro TT

- Mensagens: 4
- Registado: 16 abr 2006 21:08
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
- Localização: Macieira da Maia - Vila do Conde
Boas Artur.
Para determinares a potência do inversor é simples: a potência do inversor (em Watt) é calculada pela potência instantânea (dados fornecidos pelo fabricante) dos aparelhos que vai alimentar. Basta somar as potências dos equipamentos.
Exemplo:
Queres ligar ao mesmo tempo o portátil, 65W (este valor depende do modelo/marca), e duas lâmpadas fluorescentes de 18W.
65+(18x2)= 101W (como de 100 não dá compras o de 150W...)
Um abraço,
FP
Para determinares a potência do inversor é simples: a potência do inversor (em Watt) é calculada pela potência instantânea (dados fornecidos pelo fabricante) dos aparelhos que vai alimentar. Basta somar as potências dos equipamentos.
Exemplo:
Queres ligar ao mesmo tempo o portátil, 65W (este valor depende do modelo/marca), e duas lâmpadas fluorescentes de 18W.
65+(18x2)= 101W (como de 100 não dá compras o de 150W...)
Um abraço,
FP
Um abraço,
FASP
FASP
- Artur Pinto
- pleno TT

- Mensagens: 610
- Registado: 15 ago 2005 22:45
- Land Rover: Discovery II Td5 1999
- Sócio LCP: 1687
- Localização: Águas Santas - Maia
Viva a todos
Antes de mais obrigado por todas as dicas
No outro dia vi um da thomson, será bom? Que marcas compraram? O local para o colocar tinha pensado em criar uma adaptação e esconde-lo numa das arrumações que tenho na bagageira, será boa ideia? E por fim, se ai o colocar, como faço a ligação directa à bateria?
Um Abraço e mais uma vez obrigado...
Antes de mais obrigado por todas as dicas
Um Abraço e mais uma vez obrigado...
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
Viva Artur, deverá escolher um local arejado, este tipo de equipamento costuma aquecer bastante.
Em relação ao cabo deverá passar um desde a bateria e passa-lo pelo interior até ao local desejado... não se esqueça de colocar um fusivel.
A marca acima referida tem por habito fabricar material de qualidade...
Em relação ao cabo deverá passar um desde a bateria e passa-lo pelo interior até ao local desejado... não se esqueça de colocar um fusivel.
A marca acima referida tem por habito fabricar material de qualidade...
- Corvo
- master TT

- Mensagens: 1172
- Registado: 25 abr 2006 02:12
- Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
- Sócio LCP: 1737
- RTI: 0
- Localização: Leça do Balio-Ermesinde
- Artur Pinto
- pleno TT

- Mensagens: 610
- Registado: 15 ago 2005 22:45
- Land Rover: Discovery II Td5 1999
- Sócio LCP: 1687
- Localização: Águas Santas - Maia
Viva,
Filipe o cabo que devo usar deve ser semelhante ao usado na ligação da tomada de isqueiro ou tem de ser "especial" uma vez que vai directo à bateria?
este é o cabo da tomada da bagageira.
Corvo, e em termos de garantias? Esse conversor vem com ficha de 12v na mesma ou só com a ligação à bateria? O de 600w parece me interessante, tendo em conta a potência extra vs preço!!!
A duvida continua... Onde o irei instalar? Também já pensei por debaixo do banco do condutor
Ou fixa-lo nas costas do banco de trás? Vou
o melhor local...
Um Abraço
Filipe o cabo que devo usar deve ser semelhante ao usado na ligação da tomada de isqueiro ou tem de ser "especial" uma vez que vai directo à bateria?
este é o cabo da tomada da bagageira.Corvo, e em termos de garantias? Esse conversor vem com ficha de 12v na mesma ou só com a ligação à bateria? O de 600w parece me interessante, tendo em conta a potência extra vs preço!!!
A duvida continua... Onde o irei instalar? Também já pensei por debaixo do banco do condutor
Um Abraço
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
O cabo utilizado para alimentar o isqueiro parece ser suficiente...
Poderá colocar o conversor debaixo dos assentos dos passageiros... se necessario poderá remover a base de cartão/contraplacado da parte de baixo do assento para ganhar em altura.
Atenção que os conversores mais potentes são muito "gulosos", requerem uma bateria muito boa... com o de 600w poderá entrar em "alarme" mal o ligue... podendo só utiliza-lo com o veiculo a trabalhar...
Poderá colocar o conversor debaixo dos assentos dos passageiros... se necessario poderá remover a base de cartão/contraplacado da parte de baixo do assento para ganhar em altura.
Atenção que os conversores mais potentes são muito "gulosos", requerem uma bateria muito boa... com o de 600w poderá entrar em "alarme" mal o ligue... podendo só utiliza-lo com o veiculo a trabalhar...
- Corvo
- master TT

- Mensagens: 1172
- Registado: 25 abr 2006 02:12
- Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
- Sócio LCP: 1737
- RTI: 0
- Localização: Leça do Balio-Ermesinde
Amigo Artur,
Na foto do conversor é possível ver a ficha de 12V assim como o interruptor On/Off.
De referir que este conversor já trás incorporado um dissipador de calor semelhante aos utilizados nos Pc´s.
Um amigo que já o tem instalado,optou por colocar nas costas do banco traseiro,já que é um local mais arejado e com melhor circulação de ar.
Quanto à garantia,o fornecedor dá-me a garantia normal de dois anos.Para ver a foto do conversor vá a www.landlovers.nireblog.com
Um abraço
Na foto do conversor é possível ver a ficha de 12V assim como o interruptor On/Off.
De referir que este conversor já trás incorporado um dissipador de calor semelhante aos utilizados nos Pc´s.
Um amigo que já o tem instalado,optou por colocar nas costas do banco traseiro,já que é um local mais arejado e com melhor circulação de ar.
Quanto à garantia,o fornecedor dá-me a garantia normal de dois anos.Para ver a foto do conversor vá a www.landlovers.nireblog.com
Um abraço
- Artur Pinto
- pleno TT

- Mensagens: 610
- Registado: 15 ago 2005 22:45
- Land Rover: Discovery II Td5 1999
- Sócio LCP: 1687
- Localização: Águas Santas - Maia
Viva,
Acho que já me decidi pelo modelo e será o de 300w. Fico assim pelo meio termo, até porque pelas contas que fiz não vejo necessidade de ter mais capacidade de energia. Se calhar até o de 150w dava, mas não vá um dia precisar, opto logo pelo 300w. Tou é ainda indeciso do local para instalar...
Vamos la ver se pelo menos esta semana adquiro o conversor..
Um Abraço
Acho que já me decidi pelo modelo e será o de 300w. Fico assim pelo meio termo, até porque pelas contas que fiz não vejo necessidade de ter mais capacidade de energia. Se calhar até o de 150w dava, mas não vá um dia precisar, opto logo pelo 300w. Tou é ainda indeciso do local para instalar...
Um Abraço
- Corvo
- master TT

- Mensagens: 1172
- Registado: 25 abr 2006 02:12
- Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
- Sócio LCP: 1737
- RTI: 0
- Localização: Leça do Balio-Ermesinde
- Artur Pinto
- pleno TT

- Mensagens: 610
- Registado: 15 ago 2005 22:45
- Land Rover: Discovery II Td5 1999
- Sócio LCP: 1687
- Localização: Águas Santas - Maia
- terracotta
- maníaco TT

- Mensagens: 3372
- Registado: 02 mai 2006 00:25
- Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
-------------------------- - Sócio LCP: 910
- RTI: 0
- Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
- Artur Pinto
- pleno TT

- Mensagens: 610
- Registado: 15 ago 2005 22:45
- Land Rover: Discovery II Td5 1999
- Sócio LCP: 1687
- Localização: Águas Santas - Maia
Boas,
Depois da aquisição veio a montagem.. Ficou melhor do que aquilo que esperava, nem os fios se vem.. aqui ficam umas fotos da montagem...


a passagem dos cabos não foi facil, já lá tinha a do CB e o espaço não abunda...

aqui foi por onde foram os cabos para o outro lado para finalizar as ligações.

aqui liga à massa e

aqui liga à tomada de isqueiro e a protecção com fusível é a mesma deste.

e aqui o resultado final...

sem fios à mostra...
Como sempre e não posso deixar de o dizer, o trabalho foi feito também pelo meu pai, que me tem transmitido todo o seu saber
nas bricolages cá de casa..
A nível de performance para já estou satisfeito, ja liguei o portatil, um gambiarra e pus o meu tel a carregar, isto tudo junto, e depois liguei uma tv, que também funcionou bem.. Por isso, e para a utilidade que lhe pretendo dar, está aprovado.
Um Abraço
Depois da aquisição veio a montagem.. Ficou melhor do que aquilo que esperava, nem os fios se vem.. aqui ficam umas fotos da montagem...


a passagem dos cabos não foi facil, já lá tinha a do CB e o espaço não abunda...

aqui foi por onde foram os cabos para o outro lado para finalizar as ligações.

aqui liga à massa e

aqui liga à tomada de isqueiro e a protecção com fusível é a mesma deste.

e aqui o resultado final...

sem fios à mostra...
Como sempre e não posso deixar de o dizer, o trabalho foi feito também pelo meu pai, que me tem transmitido todo o seu saber
A nível de performance para já estou satisfeito, ja liguei o portatil, um gambiarra e pus o meu tel a carregar, isto tudo junto, e depois liguei uma tv, que também funcionou bem.. Por isso, e para a utilidade que lhe pretendo dar, está aprovado.
Um Abraço








