Vibração na direcção

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
TNRodri
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 jul 2011 22:45
Land Rover: Discovery 300Tdi 1994
Sócio LCP: 2561
RTI: 0

Vibração na direcção

Mensagem por TNRodri »

Bom dia
Já algum tempo ando a tentar resolver uma vibração que surge depois de passar por uma tampa de saneamento mais baixa que o alcatrão,buraco ou mesmo uma raiz de árvore que forma aquelas pequenas lombas,o volante começa a ganhar vida tremendo de forma violenta sendo obrigado a parar... penso ter feito tudo mas sem sucesso já por aqui li problemas idênticos com o meu com resolução este parece que ainda não quer lá chegar... A última verificação feita foi ontem, trocar os pneus de trás para a frente mas antes disto já levou algumas coisas como, amortecedor de direcção, cx direcção, barras direcção,casquilhos, rolamentos... Não sei o que mais possa fazer além de o tornar uma capoeira para galinhas :x

Desde já agradeço a vossa ajuda.
Cumprimentos
TiagoRodrigues

Apresentação
júnior TT
Registado: 15 jul 2013 10:02
Land Rover: Discovery 1997

Re: Vibração na direcção

Mensagem por tempplario »

Boa tarde

Já foi visto a folga nos cubos
Os rolamentos dos cubos
A folga das homocineticas
As barras direcção/panhard e a do amortecedor, respectivas ponteiras e aperto dos parafusos
Pendural
Caixa da direcção
Barra que junta a caixa á coluna

Pergunto eu...

Não esquecer, que se sente ao travar alguma vibração, pode ser dos discos

Boa sorte
TNRodri
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 jul 2011 22:45
Land Rover: Discovery 300Tdi 1994
Sócio LCP: 2561

Mensagem por TNRodri »

Boas tempplario

Por acaso na altura que andava a trocar material fiz também a conversão para discos ventilados e desde aí fiquei sempre com uma pequena vibração ao travar, na altura falei com o vendedor por um suposto empeno num disco ao qual quase fui chamado de "louco"... Será mesmo um disco empenado a causa ?!
Cumprimentos
TiagoRodrigues

Apresentação
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 06 dez 2010 03:47
Land Rover: Discovery 200 tdi 1991
Sócio LCP: 169

Mensagem por marioland »

boas noites.
no meu dis.200 a cima dos 80 fazia o mesmo e só foi resolvido tirando algumas das anilhas que ajusta os rolamentos cónicos nos cubos das rodas.não sei o nome dos rolamentos.para tirar as anilhas tem que tirar a roda,tirar a pinça dos travões e desapertar dois parafusos na parte de cima do cubo que fixa os tubos dos travões depois levante a peça que tem uma guia e tire uma ou duas anilhas de alumínio e volte a montar tudo na ordem inversa.importante depois de tirar a roda coloque uma aparadeira por baixo do cubo porque via cair o lubrificante.
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870

Mensagem por nuno.1 »

Mas faz isso a velocidades baixas ou só apartir de uma determinada velocidade?

Se não tivesses ja feito isso tudo ia sugerir a calibração das rodas, mas isso já deves ter feito.
Imagem
titomendes
pleno TT
pleno TT
Registado: 24 mai 2012 11:49
Land Rover: Discovery 300
Sócio LCP: 2581

Mensagem por titomendes »

O meu passou pelo mesmo.
Receita de verificação:

0)Pneus calibrado;
1)Verificar o correcto aperto nos rolamentos;
2)Verificar se há folgas desde o volante até à caixa de direção (isto vê-se parado com o carro desligado)
3) Verificar se o pendural está em penado (virar o volante de um lado para o outro com o carro ligado e com alguém debaixo ao pé do pendural a ver se não abana)
4) Verificar o aperto dos parafusos das barras panhard e de direção;
5) Verificar a correta afinação dos swivels (a tal historia de tirar anilhas que convém ser bem feito com uma balança)

Se nada disto funcionar é acender uma velinha a nossa senhora que resulta sempre