Muito se fala por aqui do viscoso (Viscous Coupling Unit), relativamente ao viscoso acho que já foi tudo dito e repetido, deixo só a dica aos "novos" que pensem comprar um freelander.
Simplesmente quando compram um freelander usado TROQUEM o viscoso, ponto!
Isto porque:
1º o viscoso poderá não estar completamente colado mas já ter uma resistência demasiadamente elevada
(O gel vai perdendo qualidades ao longo dos tempos e vai "colando", não é um processo on/off)
2º Caso esteja a fazer mais pressão do que devia não vai dar cabo só da IRD, vai dar cabo de tudo a que a transmissão esteja ligada, IRD, diferencial traseiro, suportes do diferencial, apoios do motor, chassis, até as homocineticas vão sofrer carga adicional e vai acabar por partir o que estiver mais fraco
3º Um viscoso actualmente custa entre os 200 e 300€, estarem a perder tempo a testar uma peça que não vão saber quantificar o que é bom ou mau é no minimo inutil... Eu já montei um original, já montei um reconstruido nos meus frees e ainda hoje, se tiver que testar um não faço ideia se a carga é pouca ou muita, posso ter uma ideia mas é mesmo só isso.. uma ideia, por isso, não arrisquem
4º O viscoso é uma peça de desgaste, não é ilimitada visto que o gel começa a perder propriedades desde que é metido lá dentro e sujeito a forças e temperaturas sempre que saiem com o carro, desenganem-se da conversa que oiço imensos vendedores e não só terem, ah e tal estes ultimos já têm os problemas resolvidos, É MENTIRA!!! Os viscosos são iguais, as transmissões são iguais (só o V6 tem uma relação diferente na IRD) e o gel é gel, e detriora-se exactamente da mesma forma seja em que modelo estiver (tal como tambem acontece com os Range Rovers)
Espero ter ajudado.
Abraços