Sensor MAF p38, alguém tem um que possa emprestar?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Registado: 18 fev 2014 03:49
Land Rover: Range Rover, 1992, motor VM
Range Rover 1999, DSE.
RTI: 0

Sensor MAF p38, alguém tem um que possa emprestar?

Mensagem por gverdeg »

Ando desconfiado do sensor de massa de ar do meu P38, alguma alma caridosa, que viva na margem sul do tejo, tem um só para testar e ver se faz alguma diferença?

Obrigado!
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Re: Sensor MAF p38, alguém tem um que possa emprestar?

Mensagem por moreirinha »

Desligue, vai notar diferença se ainda estiver a funcionar. Se já não estiver não nota.
Demora alguns km a fazer "efeito", pelo menos no meu foi assim...
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Range Rover 1999, DSE.

Mensagem por gverdeg »

Olá Moreirinha, já desliguei e não notei nada, daí a minha desconfiança. Estou a pensar fazer um circuito para enganar a Centralina para fazer o teste. É que não encontro uma MAF barata à venda para o P38 :(.
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Vais ao ebay e por 80 90 € fazes a festa.
Se ficar bom, e como já tens a "certeza" do como devia trabalhar, compras um a "sério ", seja novo ou usado.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Range Rover 1999, DSE.

Mensagem por gverdeg »

tomcat Escreveu:Vais ao ebay e por 80 90 € fazes a festa.
Se ficar bom, e como já tens a "certeza" do como devia trabalhar, compras um a "sério ", seja novo ou usado.
Chiça :yikes: , para isso prefiro o meu método, afinal de contas a MAF só lá está para limitar o fumo e a controlar abertura da EGR. A EGR já está desligada, ainda não foi anulada mas ha-de ser, e coisa do fumo controlo com o acelerador :sing:
jotasetubal
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 abr 2011 01:23
Land Rover: Range Rover DSE '99
Sócio LCP: 2517

Mensagem por jotasetubal »

e aquilo é só chegar lá e desligar?

Essa peça serve para quê?
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Range Rover 1999, DSE.

Mensagem por gverdeg »

No motor do P38, com sensor MAF, e em muitos outros diesel o comportamento da gestação da injecção de combustível pode resumir-se, de forma grosseira, da seguinte forma:
1) Em função da posição do acelerador e da rotação é calculada a quantidade de combustível a injetar. De grosso modo isto corresponderia directamente à "Vontade do condutor"
2) Sabendo a quantidade de combustível que se pretende injectar, é consultado um segundo mapa onde constam os limites máximos de binário/Combustível em função da rotação. Este mapa tem por objectivo proteger a mecânica contra binários excessivos, um limite pode por exemplo ser imposto pela caixa ou outro componente da transmissão. Se o pedido for superior ao valor contido da tabela o resultado é limitado ao valor que consta na tabela.
3) Finalmente o resultado depois de limitado pela tabela do ponto 2) é comparado com outra tabela onde são guardados os valores máximos de combustível que se pode injectar em função da massa de ar admitida. Esta tabela depende fundamentalmente da quantidade de ar que entra no motor, valor que se obtêm da MAF e da rotação. Esta tabela tem por objectivo a redução do fumo preto por causa de injecção excessiva para a quantidade de ar admitido.

Nos carros que não usam EGR, a massa de ar admitida pode ser estimada com base na pressão no colector de admissão e na temperatura do ar, mas com a EGR isso já não funciona e por isso é necessário o sensor MAF.

Agora é só imaginar as possíveis falhas do sensor e as suas consequências. Uma muito obvia é a possibilidade da potência estar limitada porque o sinal da MAF, erradamente indica uma massa de ar admitida inferior à real o que faz com que a quantidade de combustível injetado seja limitado pela tabela do ponto 3).
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Range Rover 1999, DSE.

Mensagem por gverdeg »

Já testei hoje, enganei a centralina informando-a de que havia ar com "fartura" e o resultado foi muito semelhante, talvez tenho melhorado ligeiramente o tempo de resposta ao acelerador mas nada que aponte para uma MAF nas "couves". Além disso aproveitei para medir o sinal da MAF e pareceu-me correcto.
Pelo que começo a pensar que não é defeito mas antes feitio.