Após muita reflexão e ponderação entre comprar viscoso novo ou recondicionar, lá optei pelo recondicionamento e estou de momento muito satisfeito, o que em minha opinião pessoal tem diversas vantagens, sujeitas a vossa melhor análise:
1- o viscoso original tem a clara desvantagem de dividir a tracção tipo 50/50 ou perto disso, tornando o carro demasiado preso e notando-se um grande esforço sobre toda a transmissão, nomeadamente IRD, além daquela sensação de arrastar a roda em algumas manobras
Apos o recondicionamento, nota-se de forma clara que deixou de existir a tracçao 50/50, e deverá estar nos 70/30, tornando o carro muito masi solto, deixando de notar-se aquela sensação de esforço sobre todos os componentes mecânicos e particularmente, parece-me óbvio que alivia e muito a IRD em esforço. Sinto na mesma a tracção 4x4, não tão rígida com na versão original, mas eficiente na mesma em 4x4 nos testes que efectuei em trilhos e subidas no mato, no alcatrão coladinho a estrada como gosto dele, e nesse capítulo acho que ficou ideal, pois nota-se aquele aliviar daquela sensação de prender o carro e esforçar tudo desde IRD, transmissão, motor. Em aceleração no alcatrão, uso habitual 5 estrelas, melhor que o original em comportamento para mim, a puxar a caravana de 1300 kg fantástico, com as vantagens da aderência e segurança das 4x4 ligadas.
Espero que de facto se confirme com o tempo esta minha ideia, mas considero neste momento que o recondicionamento dos viscosos ao aliviar a tracção original tipo 50/50, melhora em muito o comportamento do freelander, alivia em muito o desgaste elevado na IRD e transmissão das características da tracção original, melhorando e optimizando o seu comportamento.
Com esta opção de recondicionamento, pelo que descrevi, não faz para mim sentido desligar a tracção 4x4 e retirando as valências em segurança adicional e polivalência que fazem do freelander um fantástico SUV.
Saudações
É esta a minha opinião e espero ter contribuído para ajudar.
Recondicionamento Viscoso - Opinião
- stress
- iniciante TT

- Mensagens: 22
- Registado: 28 fev 2013 09:14
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Freelander - 2.0 diesel - 07/2000 - RTI: 0
- Freepedro
- master TT

- Mensagens: 1461
- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
- RTI: 0
- Localização: VNG / Espinho
Re: Recondicionamento Viscoso - Opinião
Boas!
O viscoso serve precisamente para o alívio dos componentes da transmissão e especialmente a IRD!
Não é o viscoso que divide 50/50, mas sim a IRD. O viscoso deixa é transmissão de trás mais ou menos "solta" por isso não o sentes preso quando em manobras e curvas!
Deduzo que estejas a fazer a comparação entre o viscoso original que tinhas no Free com o que tens actualmente certo? Não podes compar um e outro, pois o que chamas de original perdeu as propriedades e estava sempre "atracado", estando a IRD e transmissões sempre em esforço!
Um viscoso recondicionado, diga-se bem recondicionado, não é melhor mas sim TÃO bom como um novo, a um custo muito mais reduzido! Tens é sim a vantagem de poderes escolher, chamemos-lhe assim, a percentagem de tracção (quando o recondicionador percebe da coisa!),, que na realidade o que realmente fazes é escolher em que condições queres que as rodas de trás se" activem"... Isto porque sendo um com as propriedades do original basta uma pequena variação na rotação das rodas e ele atraca rapidamente (por aquecimento dos componentes no seu interior), que dá muito jeito para quem faz TT, pois precisa que as 4 rodas fiquem com a referida tracção de forma célere! Não fazendo TT assim com tanta regularidade, pode-se "aliviar" o viscoso e assim atraca mais tarde quando em TT.
Em estrada com piso molhado esta diferença entre as percentagens no viscoso não é tão notorio pois rola-se a uma velocidade superior e o aquecimento que referi anteriormente é quase instantâneo quando há variação de rotação entre as rodas da frente e de trás!
Eu também tenho recondicionado e recomendo, pois por uma fracção do preço fica como uma peça original!
Abraço!
O viscoso serve precisamente para o alívio dos componentes da transmissão e especialmente a IRD!
Não é o viscoso que divide 50/50, mas sim a IRD. O viscoso deixa é transmissão de trás mais ou menos "solta" por isso não o sentes preso quando em manobras e curvas!
Deduzo que estejas a fazer a comparação entre o viscoso original que tinhas no Free com o que tens actualmente certo? Não podes compar um e outro, pois o que chamas de original perdeu as propriedades e estava sempre "atracado", estando a IRD e transmissões sempre em esforço!
Um viscoso recondicionado, diga-se bem recondicionado, não é melhor mas sim TÃO bom como um novo, a um custo muito mais reduzido! Tens é sim a vantagem de poderes escolher, chamemos-lhe assim, a percentagem de tracção (quando o recondicionador percebe da coisa!),, que na realidade o que realmente fazes é escolher em que condições queres que as rodas de trás se" activem"... Isto porque sendo um com as propriedades do original basta uma pequena variação na rotação das rodas e ele atraca rapidamente (por aquecimento dos componentes no seu interior), que dá muito jeito para quem faz TT, pois precisa que as 4 rodas fiquem com a referida tracção de forma célere! Não fazendo TT assim com tanta regularidade, pode-se "aliviar" o viscoso e assim atraca mais tarde quando em TT.
Em estrada com piso molhado esta diferença entre as percentagens no viscoso não é tão notorio pois rola-se a uma velocidade superior e o aquecimento que referi anteriormente é quase instantâneo quando há variação de rotação entre as rodas da frente e de trás!
Eu também tenho recondicionado e recomendo, pois por uma fracção do preço fica como uma peça original!
Abraço!
Última edição por Freepedro em 22 mar 2014 19:37, editado 3 vezes no total.
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
- stress
- iniciante TT

- Mensagens: 22
- Registado: 28 fev 2013 09:14
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Freelander - 2.0 diesel - 07/2000 - RTI: 0
Recondicionamento Viscoso - Opinião
Fico grato pela explicação técnica.
Atentamente
Stress
Atentamente
Stress
-
Carlos Louro
- júnior TT

- Mensagens: 61
- Registado: 24 mar 2014 14:52
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
Re: Recondicionamento Viscoso - Opinião
OS DIFERENCIAIS FREELANDER TRABALHAM EM PARCERIA AJUDANDO SE UM AO OUTRO,NUNCA TÊM PERMANENTEMENTE A MESMA POTÊNCIA. CALOS LOURO ABRAÇO

