tenho algum problema???
vou ter de ligar o carro a maquina para saber o que é?
ou é normal esse livro lá estar?...

Convem acrescentar que o RR tem um manual de instruções muito completo e que esclarece muitas das duvidas que têm vindo aqui para o forum... Já o meu me dizia, é mais facil perguntar que que perder algum tempo e pesquisar as coisas (para assim realmente aprender, caso contrario, da proxima vez volta-se a perguntar...).paulo jorge Escreveu:paulo se cada vez que tens uns problema abrires um topico vai entupir o forum.
existe uma ferramenta no forum para fazer pesquisa e tens todas as respostas as tuas perguntas.
o livrinho quer dizer que algo esta mal com o climatização .
ou tens um sensor marado
um motor das varias direcções maradoo ac sem carga etc.
o forum tem toda a informação disponivel basta procurar

Se descarregares o RAVE tens o manual de graça...PauloDSE Escreveu:obrigado a todos..
eu sempre que compro um carro a 1ª coisa que faço é ler o manual 2 ou 3 vez, infelizmente existem donos de carros que gostam de recordações dos antigos carros o que leva a que os novos proprietários fiquem sem os mesmos assim como chaves kit primeiros socorro etc.... só daqui por 2 semanas é que chega o meu manual
o que leva a que anda as arranhas até lá

joao carvalho Escreveu:Importante nao é a cor.. é a composição. Tem de ser ORGÂNICO diluído a 50%. Normalmente é rosa avermelhado mas pode haver outros. Nada de liquidos de hipers daqueles baratos, que normalmente sao só agua com corante..

joao carvalho Escreveu:Boas. Eu usei também um organico de concorrencia, que comprei numa casa de peças cá em coimbra. Marca IADA, nao foi nada caro e as especificações batem certo com o indicado. Cuidado que não pode conter metanol (alguns teêm). Para ver se tudo batia certo fiz o teste ao balcao. Pedi o liquido de radiador para o range dse com motor bmw.. pesquisa rápida lá nos ficheiros e veio o origanico de 50%..
Noto o comportamento do ponteiro muito mais estavel e ao meio, onde deve estar, isto depois da substituiçao do liquido que lá estava á alguns anos e respectivo flush do circuito.
Segundo a escala de manutenção, o refrigerante deve ser trocado a cada 4 anos (pelo menos, tento respeitar isso)
Se nao estou em erro, o facto de ter de ser organico prende-se com a compatibilidade com elementos de ligas e aluminio no circuito.
Já agora, e como o range é o novo habitante por aí, antes de mudar o liquido eu fazia um teste de pressao para ver o estado dos O-rings da "chauffage". Ao minimo sinal de alguma humidade ou "lagrima" nesses tubos, mudar logo os o-rings.
É um processo simples mas muito demorado quando se quer fazer o trabalho limpo. Ao contrario de muitas páginas que por ai andam, nao é preciso cortar nada nem andar a inventar.
Pesquisa rangerovers.net com heater o´rings replacement

muito obrigado pela explicação, quanto a mudança dos o`rings eu por a caso já tinha visto estes vídeos no youtube só não gostei da parte de cortar o rr preferia demorar um ou 2 dias e desmontar o tablie.joao carvalho Escreveu:Boas. Eu usei também um organico de concorrencia, que comprei numa casa de peças cá em coimbra. Marca IADA, nao foi nada caro e as especificações batem certo com o indicado. Cuidado que não pode conter metanol (alguns teêm). Para ver se tudo batia certo fiz o teste ao balcao. Pedi o liquido de radiador para o range dse com motor bmw.. pesquisa rápida lá nos ficheiros e veio o origanico de 50%..
Noto o comportamento do ponteiro muito mais estavel e ao meio, onde deve estar.
Segundo a escala de manutenção, o refrigerante deve ser trocado a cada 4 anos (pelo menos, tento respeitar isso)
Se nao estou em erro, o facto de ter de ser organico prende-se com a compatibilidade com elementos de ligas e aluminio no circuito.
Já agora, e como o range é o novo habitante por aí, antes de mudar o liquido eu fazia um teste de pressao para ver o estado dos O-rings da "chauffage". Ao minimo sinal de alguma humidade ou "lagrima" nesses tubos, mudar logo os o-rings.
É um processo simples mas muito demorado quando se quer fazer o trabalho limpo. Ao contrario de muitas páginas que por ai andam, nao é preciso cortar nada nem andar a inventar.
Pesquisa rangerovers.net com heater o´rings replacement