Valvula EGR...esclarecimento

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
Nuno Furtado
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 mar 2007 11:27
Land Rover: Ex-Proprietário de LandRover Discovey 300TDi 1998
Sócio LCP: 0

Valvula EGR...esclarecimento

Mensagem por Nuno Furtado »

Boas...correndo o risco de repetir o assunto lanço a questão:

função da valvula EGR?
quais os maleficios e beneficios do anulamento da válvula EGR?

Agradeço as dicas... :D
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado
raul silva
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mai 2006 08:23

Mensagem por raul silva »

Normalmente os benefícios são melhor resposta de acelerador e
o acabar de emissão de fumos pretos quando se encontra
descincronizado com melhora de potência neste último caso.
O malefício principal é o aumento de emissão de óxidos de
azoto devido ao aumento da temperatura de combustão.
Cumpts.
raul
TiagoFerreira
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 set 2006 01:58
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por TiagoFerreira »

Fechar válvula EGR!!! ;) Motor mais limpo e potente ;) ... mas meio ambiente... :(
RR 3.9 V8 / LR Série III
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Nuno Furtado
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 mar 2007 11:27
Land Rover: Ex-Proprietário de LandRover Discovey 300TDi 1998

Mensagem por Nuno Furtado »

Colocada: Ter Mar 20, 2007 10:25 am Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Mais informações em:

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?t=860
Sempre atento...eu sabia que me iria repetir
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Isso não é de modo algum repetir... :sing: Mas sim relembrar... :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
diogoruivo
master TT
master TT
Registado: 11 fev 2007 20:35
Land Rover: Range Rover 3.9Efi V8
Sócio LCP: 1645

Mensagem por diogoruivo »

Boa tarde!

Por esperiencia própria num carro ligeiro o consumo irá aumentar entre 0.5l a 1l a mais por cada 100km. E o carro irá notar-se mais solto e não se nota praticamente a nivel de mais potencia.
Não se poderá desligar concretamente o EGR, mas sim tapo-lo com duas tampas, uma oca e outra maciça e isolar com fita isoladora. Mas não custa experimentar e o processo é reversível.

Cumprimentos!
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

A anulação da EGR em nada intervem em relação ao aumento de consumo do veiculo em causa.

Falando por experiência propria e por outros que tambem o fizeram, os consumos do meu Disco 300 não alteraram em nada com esta alteração... :??
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
diogoruivo
master TT
master TT
Registado: 11 fev 2007 20:35
Land Rover: Range Rover 3.9Efi V8
Sócio LCP: 1645

Mensagem por diogoruivo »

Como disse em cima "...experiencia propria em carro ligeiro...", no meu caso aumentou e notou-se significativamente o aumento, visto gastar mais 5€ a 10€ por cada 1000km. Não sei se em jipes acontece ou não isso, mas em carros ligeiros acontece.
Mas a quando coloquei o "EGR Off", ja sabia que os consumos iam subir um pouco a minha dúvida era se compensava ou não... na minha opinião não compensa e ainda por isso se polui mais um pouco.

Friso "...experiencia propria em carro ligeiro...".

Cumprimentos
wOen
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 fev 2007 19:19
Land Rover: Discovery 300 2.5tdi 96
Sócio LCP: 1620

Mensagem por wOen »

BOas!

Depois de tb ja ter andado a ver muito sobre este assunto, aqui ficam alguns texto que acho esclarecedores:

"A recirculação dos gases de escape (do inglês exhaust gas recirculation, EGR) serve para reduzir as emissões de óxidos de nitrogénio (NOx).
Esta redução é atingida mantendo a temperatura de combustão abaixo de 1.400° C mediante a introdução no motor, pela admissão, de pequena quantidade (recirculação) de gases de escape de maneira a "contaminar" a mistura ar-combustível.
Acima dessa temperatura o oxigénio dos gases de escape começa a reagir o nitrogênio da atmosfera, gerando os óxidos mencionados. A "contaminação" é definida de maneira a manter a temperatura da combustão dentro daquele limite. Quem controla a recirculação é uma válvula denominada justamente EGR.

Pois é... no meu Disco, esta válvula foi retirada. Tudo porque a vibração sentida ao passar nas 1800 RPM se devia precisamente à válvula EGR. O que estava a acontecer é que a essa rotação era provocada uma turbulência que fazia com que se sentisse, e muito, uma vibração no motor que era um desespero para quem conduzia (EU!)

Se é uma medida pouco amiga do ambiente? Talvez. Mas não tenho a certeza! Assim de repente, a "contaminação" da mistura ar-combustível também me parece pouco amigável, a nível de consumos e esforço do motor. A pequena percentagem de poluição que retiramos de um lado, está a aumentar no outro. (quanto mais esforço, mais gasta, mais polui não é verdade?)"

Retirado de ( http://disco300tdi.blogspot.com/2008/04/vlvula-egr.html)

Tambem gostei deste artigo :

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadoc ... zar&cod=17

Seguindo um esclarecimento do "FLGFLG" sobre este assunto mas para um td5 vi um site que esta muito esclarecedor de como Remover a valvula EGR

http://www.difflock.com/magazine/Modifi ... 0TDi.shtml

e em

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?t=860

Espero ter ajudado.

Cumps :D
Telmo Coutinho - Disco 300 - 96
mail /msn: woen_05@msn.com
Tlm: 963577453/915783629
http://woen05.blogspot.com/
Socio nº:1620

Imagem
andrealmeida
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 mar 2007 00:37
Land Rover: Série 3 88" Diesel 1977
Defender 90 TD5 2005
EX - Freelander TD4 Sport 2004
Range Rover Evoque 2013 ed4 Dynamic

Re: Valvula EGR...esclarecimento

Mensagem por andrealmeida »

A poluição é lógicamente maior, estamos a soltar os gases todos de escape directamente para a atmosfera e a criar novos continuamente, ora ao "contaminar" o ar novo que vai entrar na combustão, além de reaproveitar os gases poluentes estamos a necessitar de uma menor entrada de ar limpo. Portanto estamos a poluir menos de um lado e menos do outro também! Anular a EGR pode ser muito vantajoso, mas a nível pessoal, nunca vamos poder usar o ambiente como justificação!
a EGR é um meio de reciclagem!

Os consumos é discutivel, mas na teoria, se a EGR estiver desligada vai haver uma combustão limpa que necessita de menos combustivel... Fracções minimas, vamos admitir que não se nota diferença...
Imagem
André Almeida - Vila do Conde/Porto

1977 Série III 88 Regular Soft-Top
2004 Freelander TD4 Sport
2005 Defender TD5 HTV
PachecoTD5
master TT
master TT
Registado: 17 mar 2009 20:48
Land Rover: Ex. Discovery 200 Ex. Range 200
Ex. Discovery TD5 & Defender TD5 & Defender TD5
Sócio LCP: 1369

Mensagem por PachecoTD5 »

PAno para mangas esta conversa..

A minha ta anulada electronicamente... ttalvez nao teja a 100%, mas tambem nao me faz diferenca nenhuma, foi feito quando foi reprogramado por isso é como se ja viesse !
Imagem
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208

apoio bibliografico

Mensagem por jpcme »

Válvula EGR

Os sistemas EGR têm sido usados em veículos há muitos anos. O principal objetivo do sistema é controlar as temperaturas da câmara de combustão. Isto é feito para reduzir a quantidade de óxidos de Nitrogênio (Nox) no escapamento. Embora o EGR seja necessário para controlar emissões de Nox, o mesmo também afeta a eficiência volumétrica.

Imagem

A válvula EGR linear propicia uma ligação entre a admissão de ar e o sistema de escapamento. Normalmente, o motor puxa ar através do corpo de borboleta para o coletor de admissão. A válvula EGR linear é colocada numa posição tal que, quando a mesma é aberta, um pouco de gases de escapamento flui também para a admissão.
Conforme o pistão se move para baixo no curso de admissão, a combinação de ar/combustível e escapamento entra na câmara de combustão. Embora o volume de gases entrando na câmara de combustão seja o mesmo, haverá menos ar para queimar quando o combustível é inflamado, de modo que a temperatura e a pressão do cilindro diminuirão. Menos oxigênio e temperaturas mais baixas equivalem a uma queda nos níveis de Nox.

Imagem

Visto que a pressão no cilindro é quem empurra o pistão para baixo, o desempenho do motor pode ser afetado pela diminuição na pressão do cilindro.
Atualmente existem motores que não utilizam válvulas EGR. Isto é obtido de uma combinação de projeto de motor e calibrações computadorizados de controle de alimentação e tempo. Com a sobreposição apropriada da válvula, as temperaturas do cilindro são controladas e as emissões de Nox, reduzidas.
A válvula EGR encontra-se localizada num tubo entre os coletores de escape e de admissão. Quando é aplicado vácuo pela válvula reguladora de vácuo EGR, o diafragma abre a sede da válvula contra a pressão de uma mola e permite a entrada dos gases de escape. A sede da válvula é fechada novamente pela pressão da mola quando o vácuo deixa de ser aplicado.
A válvula EGR é aberta de acordo com as condições de funcionamento do motor e os valores de regulagem para recirculação dos gases de escape estão memorizados no módulo de injeção eletrônica.

Válvula reguladora de vácuo EGR

A válvula reguladora de vácuo EGR encontra-se localizada no tubo de vácuo que vai do coletor de admissão para a válvula EGR.
Quando a válvula reguladora de vácuo EGR fica sem alimentação de tensão, o vácuo atua sobre o prato metálico da válvula que se encontra pressionado contra a sede da válvula pela força da mola, e o vácuo é reduzido pela entrada do ar fresco. Este ar passa através de um filtro de espuma no alojamento superior da válvula reguladora de vácuo. O vácuo restante não é suficiente para abrir a válvula EGR.
A válvula reguladora de vácuo é desacoplada através de um ponto de estrangulamento na ligação do tubo flexível do tubo de vácuo para o coletor de admissão, de forma que a pressão possa ser regulada. Quando a válvula reguladora de vácuo é acionada por impulsos de massa, através do módulo de injeção eletrônica, o campo magnético da bobina aumenta a força de fechamento da válvula de sede plana, dado que o prato em ferro da válvula é atraído magneticamente. Isto permite a criação de um vácuo que atua sobre o diafragma da válvula EGR, abrindo-a.
O vácuo na válvula reguladora de vácuo pode ser controlado pelos impulsos de massa variáveis. Deste modo, a válvula EGR é aberta de forma que a recirculação dos gases de escape no circuito fechado esteja de acordo com os valores específicos no mapa memorizado no módulo de controle do motor.

"Copyright (C) 2001-2002 - Direitos reservados e registrados pelo escritor Paulo G. Costa"
Imagem
bunino
master TT
master TT
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Mensagem por bunino »

conversa engraçada esta da valvula... As opinioes dividem-se muito quanto a este assunto pois uns tiram outros nao porque fazem falta... Mas é como tudo, existem carros ligeiros que sem ela nao fazemos nada deles.. agora no meu Disco nao sinto diferença em consumos, a unica coisa que se pode dizer é que a frio nao desenvolve rapidamente . Isto com o motor antigo agora ainda ando a fazer comparaçoes
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Eu estava a ver se passava sem "postar" acerca deste tema.

O que se diz por ai, pouco interessa, o que interessa sao os factos e o que se aprende atraves de fontes fidedignas.

A valvula EGR foi criada por motivos ambientais e nada mais.

A sua existencia, so prejudica o motor, diga o que se disser.

A nivel ambiental, a conversa ja e outra, mas isso e como tudo.

A nivel de eng, o motor com esta valvula so vai levar com "lixo", pois se ele necessita de ar (oxigenio) para fazer a oxidacao do combustivel, ao se lancar na admissao gases "queimados", so vamos perder rendimento e isso ninguem pode contrariar.

Mas e preciso saber como funciona a EGR, a EGR so actua, quando o motor nao esta em carga, quando nao necessitamos de potencia no motor, ou seja quando nao estamos a acelerar.

Senao mau era, o motor a necessitar de ar "fresco" se levasse com os gases de escape, embrulhava-se tudo.

Entao esta valvula detecta quando nao ha depressao (nos modelos antigos, as outras e electronicamente), o que significa que a borbuleta de entrada de ar esta fechada e catrapumba, abre e recircula os gases de escape.

O utilizador, ao acelerar novamente, essa valvula torna-se a fechar, permitindo o carro "respirar" outra vez em condicoes.

O problema e com a idade e uso, esta valvula comecar a funcionar erradamente ou a comecar a ter fugas... isso e altamente prejudicial para o motor, pelo menos a nivel de rendimento.

Ao eliminar esta valvula, nunca na vida um carro pode consumir mais combustivel, nunca!!!

O excesso de consumo, pode-se adver do facto de o carro ficar mais "soltinho" e sem dar por ela o utilizador lhe carregar mais, porque da mais gosto.

Contudo, nao estamos a falar de algo que seja assim tao notorio, caso a valvula esteja a funcionar bem.

Mas uma coisa eu sei, devido a formacao academica e ter trabalhado alguns anos em varias oficinas, a admissao fica muito mais limpa.

Quando desliguei (tapei) o sistema EGR do meu 300tdi, o que eu vi nao era nada agradavel.

O colector de admissao, parecia uma fossa das antigas oficinas, cheia de carvao e oleo por todo o lado.

Se se anda a gastar dinheiro em intercoolers, etc etc, para cada vez mais termos ar limpo e em quantidade suficiente, ter uma EGR e um contra senso.

Volto a relembrar... questoes ambientais... mas nada tem haver com rendimento.

Cumprimentos
JP

P.S. e mais ainda poderia dizer

bunino Escreveu:conversa engraçada esta da valvula... As opinioes dividem-se muito quanto a este assunto pois uns tiram outros nao porque fazem falta... Mas é como tudo, existem carros ligeiros que sem ela nao fazemos nada deles.. agora no meu Disco nao sinto diferença em consumos, a unica coisa que se pode dizer é que a frio nao desenvolve rapidamente . Isto com o motor antigo agora ainda ando a fazer comparaçoes
Imagem
bunino
master TT
master TT
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5

Mensagem por bunino »

esta tudo dito sim senhor, mas por exemplo a valvula EGR no meu op#l vectra GTS é impossivel elimina-la.
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Quem te disse?

nao estou a ver neste momento, mas te garanto que ser possivel e sempre.

Apenas em alguns carros o comando e electronico e pode ter de ser feita uma reprogramacao para anular a EGR... nao sei... digo eu...

Mas vou-te ver isso, mas vai demorar, pois ainda me faltam 2 semanas para chegar a Portugal

Cumprimentos
JP
bunino Escreveu:esta tudo dito sim senhor, mas por exemplo a valvula EGR no meu op#l vectra GTS é impossivel elimina-la.
Imagem
bunino
master TT
master TT
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5

Mensagem por bunino »

ok, fico a espera pois sei que tem muita electronica vectra GTS 2.2 DTI de 2004
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

jpcme Escreveu: ....

O problema e com a idade e uso, esta valvula comecar a funcionar erradamente ou a comecar a ter fugas... isso e altamente prejudicial para o motor, pelo menos a nivel de rendimento.

.......
Olá JPCME :cool:

Já agora essa falta de rendimento, pelo que entendi, poderá ser então originada por um EGR defeituosa.
Serão os sintomas tudo idênticos a problemas por vezes apontados ao turbo, ou por vezes ao estrangulamento dos respectivos tubos???
Pergunto isso pois já pedi, para me verifcar isso e os meus e estão ok!

É que não consigo entender,o porquê de por vezes (no mesmo dia) o DSE até se "mexer" bem e por vezes ser mais pastelão. Ontem notei isso, e quando ele não se "mexia", notava se mais do que o normal o fumo preto a sair....

De qualquer obrigado pelo teu acompanhamento técnico :cool:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
TÊDÊ5
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 jun 2009 08:40
Land Rover: LR DISCO TD5 99
Sócio LCP: 2119

Mensagem por TÊDÊ5 »

Também ando a pensar em anular a minha do disco. Tenho tentado informar-me o melhor possível mas há de facto muita opinião. :bolas:

mecanicamente e quimicamente percebo o que ela faz. Aquilo é para diminuir a quantidade de emissões do tal NO (que em certas condições pode dar em ácidos, ozono etc, etc...) que se forma a altas temperaturas. Ao introduzir ar já "queimado" o O2 presente é menor logo a combustão não é tão eficiente em termos de potência/temperatura. Agora; questão: Se reduzimos a temperatura de funcionamento e o impacto de cada explosão, o motor não estará a ser mais poupado? :??
daniel gameiro DISCO 99 LEIRIA
Imagem
NIKON D90 18-200 image stabilizer