Como funciona a manete?
-
gland
- júnior TT

- Mensagens: 193
- Registado: 11 out 2013 12:52
- Land Rover: Discovery 300TDi 2.5 1997
- RTI: 0
Como funciona a manete?
Bom dia,
não percebo como funciona a manete do bloqueio e/ou redutoras do Disco 300. O disco é permamente 4x4 em 50/50?
Obg
não percebo como funciona a manete do bloqueio e/ou redutoras do Disco 300. O disco é permamente 4x4 em 50/50?
Obg
- isaac escapa
- júnior TT

- Mensagens: 127
- Registado: 12 nov 2006 19:37
- Land Rover: Ex Discovery 300 Tdi 1994
Actual Discovery Td5 2003 - Sócio LCP: 1607
- RTI: 0
- Localização: Alcanhões-Santarém
Re: Como funciona a manete?
A "Manete" Funciona da seguinte forma, H Altas L lentas ou redutoras diff-look Bloqueio diferencial central,na tua caixa de transferencia existe um diferencial central quando deslocas a manete para a esquerda tanto em altas como em lentas ficas com o bloqueio ligado e deve aparecer no painel a luz de aviso,o bloqueio ao estar ativo faz com que fiques com os dois veios de transmição a rodar a mesma velocidade 50/50,desligado senão me falha a memoria ficas 70 no eixo de tras e 30 no da frente. 
-
gland
- júnior TT

- Mensagens: 193
- Registado: 11 out 2013 12:52
- Land Rover: Discovery 300TDi 2.5 1997
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
obg! Entendido! As Altas e Lentas eu percebia, agora esta parte do bloqueio do diferencial confesso que me fazia confusão. Sou do tempo dos #mm em que ligavas 4x4 ou + redutoras e ainda tinhas que sair do jipe antes para ligar os cubos! ;-)
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: Como funciona a manete?
Se tiveres um serie com cubos manuais funciona dessa forma.gland Escreveu:obg! Entendido! As Altas e Lentas eu percebia, agora esta parte do bloqueio do diferencial confesso que me fazia confusão. Sou do tempo dos #mm em que ligavas 4x4 ou + redutoras e ainda tinhas que sair do jipe antes para ligar os cubos! ;-)
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
Re: Como funciona a manete?
A nivel de percentagem a memoria não falhou isaac escapa mas é ao contrarioisaac escapa Escreveu:...desligado senão me falha a memoria ficas 70 no eixo de tras e 30 no da frente.
-
gland
- júnior TT

- Mensagens: 193
- Registado: 11 out 2013 12:52
- Land Rover: Discovery 300TDi 2.5 1997
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
A sério? Mais à frente que atrás?! Não tinha ideia disso num jipe... Já agora vi por aí uns videos do Defender a fazer peões e não consigo chegar a perceber qual o truque p conseguir ter mais tracção atrás então...FLG Escreveu:
A nivel de percentagem a memoria não falhou isaac escapa mas é ao contrario
- BrunoBranco
- pleno TT

- Mensagens: 576
- Registado: 22 out 2012 01:35
- Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi - RTI: 0
- Localização: Carcavelos
Re: Como funciona a manete?
Bloqueio central e traseiro ligados e tipo uns 1500cavalosgland Escreveu:A sério? Mais à frente que atrás?! Não tinha ideia disso num jipe... Já agora vi por aí uns videos do Defender a fazer peões e não consigo chegar a perceber qual o truque p conseguir ter mais tracção atrás então...FLG Escreveu:
A nivel de percentagem a memoria não falhou isaac escapa mas é ao contrario
-
Fred
- iniciante TT

- Mensagens: 46
- Registado: 20 set 2013 19:22
- Land Rover: Discovery 300Tdi 1998
- RTI: 0
- Localização: Belmonte
Re: Como funciona a manete?
FLG Escreveu:A nivel de percentagem a memoria não falhou isaac escapa mas é ao contrarioisaac escapa Escreveu:...desligado senão me falha a memoria ficas 70 no eixo de tras e 30 no da frente.
Desconhecia totalmente, por isso é que quando tentava atravessa-lo, só acontecia por excesso de velocidade e não pela tração a trás.
Obrigado
- tiago fernandes
- júnior TT

- Mensagens: 362
- Registado: 10 fev 2012 02:25
- Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
Não se deve virar a direcção com os bloqueios ligados certo?
Ou pelo menos evitar...
Ou pelo menos evitar...
- BrunoBranco
- pleno TT

- Mensagens: 576
- Registado: 22 out 2012 01:35
- Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi - RTI: 0
- Localização: Carcavelos
Re: Como funciona a manete?
Com o bloqueio da cxa não ha crise, já se tiver bloqueio a frente a 100% não convém mesmo nada!tiago fernandes Escreveu:Não se deve virar a direcção com os bloqueios ligados certo?
Ou pelo menos evitar...
- tiago fernandes
- júnior TT

- Mensagens: 362
- Registado: 10 fev 2012 02:25
- Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
Mas quando se usa os bloqueios da caixas elas ficam as 4 com bloqueio quer seja na posição para a frente ou para trás da maneta ou não?
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: Como funciona a manete?
Bloqueios de caixas estás a referir-te ao bloqueio do diferencial central, certo?tiago fernandes Escreveu:Mas quando se usa os bloqueios da caixas elas ficam as 4 com bloqueio quer seja na posição para a frente ou para trás da maneta ou não?
O que faz é distribuir a potencia 50% para o eixo da frente e 50% para o de trás.
Se a alavanca estiver para a frente estas a bloquear em redutoras. Se estiver para trás estás a bloquear em altas.
- tiago fernandes
- júnior TT

- Mensagens: 362
- Registado: 10 fev 2012 02:25
- Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
Sim...
Bloqueios da caixa refiro me mesmo ao bloqueio da manete, que penso que corresponde ao central...
Bloqueios da caixa refiro me mesmo ao bloqueio da manete, que penso que corresponde ao central...
- BrunoBranco
- pleno TT

- Mensagens: 576
- Registado: 22 out 2012 01:35
- Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi - RTI: 0
- Localização: Carcavelos
Re: Como funciona a manete?
Sim, podes andar em altas ou em baixas com o bloqueio ligado, tal como foi dito, o que ele faz e distribuir a potencia pelos 2 eixos. Em estradoes ou areia e util andar com o bloqueio ligado, quer seja em altas ou baixas! Eu agora nao tenho de me preocupar pq tenho viscoso que faz isso automaticamente 
- tiago fernandes
- júnior TT

- Mensagens: 362
- Registado: 10 fev 2012 02:25
- Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
Distribui em que aspecto?
Não leves a mal mas nunca entendi bem como funciona isso...
A caixa norma já não faz mexer as 4 rodas com igual força cada se bem que tem os diferenciais?
Não leves a mal mas nunca entendi bem como funciona isso...
A caixa norma já não faz mexer as 4 rodas com igual força cada se bem que tem os diferenciais?
- BrunoBranco
- pleno TT

- Mensagens: 576
- Registado: 22 out 2012 01:35
- Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi - RTI: 0
- Localização: Carcavelos
Re: Como funciona a manete?
Ora bem, o Disco por norma (sem bloqueio ligado) puxa mais a frente que atras, o bloqueio faz repartir 50/50 pelo dois eixos, no meio de tudo isto, se tiveres uma roda no ar, essa esta sem traccao e a outra nao roda, por isso quem faz TT mais radical mete bloqueios no diferencial traseiro e mais tipo trial mete tb a frente, assim, as 4 rodas ficam sempre com traccao, mesmo que 1, 2 ou 3 estejam no ar!
Para a maioria, o bloqueio de caixa e suficiente pq mete os tais 50/50 nos dois eixos e mesmo que uma roda de tras ou da frente esteja no ar, o carro tem sempre a traccao do outro eixo que esta com as duas rodas no chao!
Para a maioria, o bloqueio de caixa e suficiente pq mete os tais 50/50 nos dois eixos e mesmo que uma roda de tras ou da frente esteja no ar, o carro tem sempre a traccao do outro eixo que esta com as duas rodas no chao!
- tiago fernandes
- júnior TT

- Mensagens: 362
- Registado: 10 fev 2012 02:25
- Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
Então numa situação em que fique a roda frente esq e a traseira direita menos apoiadas e as outras mais ele vai patinar com as duas que estão menos apoiadas e as outras ficam paradas certo?
- josecamorim
- maníaco TT

- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Re: Como funciona a manete?
Tipo assim???gland Escreveu:A sério? Mais à frente que atrás?! Não tinha ideia disso num jipe... Já agora vi por aí uns videos do Defender a fazer peões e não consigo chegar a perceber qual o truque p conseguir ter mais tracção atrás então...FLG Escreveu:
A nivel de percentagem a memoria não falhou isaac escapa mas é ao contrario
https://www.facebook.com/photo.php?v=60 ... ges_video_
https://www.facebook.com/photo.php?v=60 ... _video_set
É fácil....bloqueio central e bloqueio traseiro ligado , cavalos, muitos cavalos e unhas
Última edição por josecamorim em 13 dez 2013 00:36, editado 1 vez no total.
- BrunoBranco
- pleno TT

- Mensagens: 576
- Registado: 22 out 2012 01:35
- Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi - RTI: 0
- Localização: Carcavelos
Re: Como funciona a manete?
Exacto! Puxas um bocadinho atras e com um nadinha de balanco passas o obstaculo! Mas la esta, a maioria das pessoas nao chega a esse ponto! Caso fique assim muito de vez em quando, um pouco de balanco resolve essa falta de traccao! Para quem faz um TT mais tipo trial ou quem nao faz, mas os euros abundam na carteira, mete bloqueios atras (em primeiro lugar pq e onde sao mais uteis) e a frente! Caso seja necessario, estao la!tiago fernandes Escreveu:Então numa situação em que fique a roda frente esq e a traseira direita menos apoiadas e as outras mais ele vai patinar com as duas que estão menos apoiadas e as outras ficam paradas certo?
- josecamorim
- maníaco TT

- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Re: Como funciona a manete?
Mitos.... se o material for bom não é bem assimBrunoBranco Escreveu:Com o bloqueio da cxa não ha crise, já se tiver bloqueio a frente a 100% não convém mesmo nada!tiago fernandes Escreveu:Não se deve virar a direcção com os bloqueios ligados certo?
Ou pelo menos evitar...



