Como funciona a manete?

Discussão sobre Discovery I, II e 3
gland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 193
Registado: 11 out 2013 12:52
Land Rover: Discovery 300TDi 2.5 1997
RTI: 0

Como funciona a manete?

Mensagem por gland »

Bom dia,

não percebo como funciona a manete do bloqueio e/ou redutoras do Disco 300. O disco é permamente 4x4 em 50/50?

Obg
Avatar do Utilizador
isaac escapa
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 127
Registado: 12 nov 2006 19:37
Land Rover: Ex Discovery 300 Tdi 1994
Actual Discovery Td5 2003
Sócio LCP: 1607
RTI: 0
Localização: Alcanhões-Santarém

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por isaac escapa »

A "Manete" Funciona da seguinte forma, H Altas L lentas ou redutoras diff-look Bloqueio diferencial central,na tua caixa de transferencia existe um diferencial central quando deslocas a manete para a esquerda tanto em altas como em lentas ficas com o bloqueio ligado e deve aparecer no painel a luz de aviso,o bloqueio ao estar ativo faz com que fiques com os dois veios de transmição a rodar a mesma velocidade 50/50,desligado senão me falha a memoria ficas 70 no eixo de tras e 30 no da frente. ;)
gland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 193
Registado: 11 out 2013 12:52
Land Rover: Discovery 300TDi 2.5 1997
RTI: 0

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por gland »

obg! Entendido! As Altas e Lentas eu percebia, agora esta parte do bloqueio do diferencial confesso que me fazia confusão. Sou do tempo dos #mm em que ligavas 4x4 ou + redutoras e ainda tinhas que sair do jipe antes para ligar os cubos! ;-)
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por nuno.1 »

gland Escreveu:obg! Entendido! As Altas e Lentas eu percebia, agora esta parte do bloqueio do diferencial confesso que me fazia confusão. Sou do tempo dos #mm em que ligavas 4x4 ou + redutoras e ainda tinhas que sair do jipe antes para ligar os cubos! ;-)
Se tiveres um serie com cubos manuais funciona dessa forma.
Imagem
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por FLG »

isaac escapa Escreveu:...desligado senão me falha a memoria ficas 70 no eixo de tras e 30 no da frente. ;)
A nivel de percentagem a memoria não falhou isaac escapa mas é ao contrario ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
gland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 193
Registado: 11 out 2013 12:52
Land Rover: Discovery 300TDi 2.5 1997
RTI: 0

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por gland »

FLG Escreveu:
A nivel de percentagem a memoria não falhou isaac escapa mas é ao contrario ;)
A sério? Mais à frente que atrás?! Não tinha ideia disso num jipe... Já agora vi por aí uns videos do Defender a fazer peões e não consigo chegar a perceber qual o truque p conseguir ter mais tracção atrás então...
Avatar do Utilizador
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 576
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi
RTI: 0
Localização: Carcavelos

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por BrunoBranco »

gland Escreveu:
FLG Escreveu:
A nivel de percentagem a memoria não falhou isaac escapa mas é ao contrario ;)
A sério? Mais à frente que atrás?! Não tinha ideia disso num jipe... Já agora vi por aí uns videos do Defender a fazer peões e não consigo chegar a perceber qual o truque p conseguir ter mais tracção atrás então...
Bloqueio central e traseiro ligados e tipo uns 1500cavalos :rofl: Aquele tipo de piso molhado tb ajuda... :sing:
Fred
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 46
Registado: 20 set 2013 19:22
Land Rover: Discovery 300Tdi 1998
RTI: 0
Localização: Belmonte

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por Fred »

FLG Escreveu:
isaac escapa Escreveu:...desligado senão me falha a memoria ficas 70 no eixo de tras e 30 no da frente. ;)
A nivel de percentagem a memoria não falhou isaac escapa mas é ao contrario ;)

Desconhecia totalmente, por isso é que quando tentava atravessa-lo, só acontecia por excesso de velocidade e não pela tração a trás.
Obrigado
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por tiago fernandes »

Não se deve virar a direcção com os bloqueios ligados certo?
Ou pelo menos evitar...
Avatar do Utilizador
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 576
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi
RTI: 0
Localização: Carcavelos

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por BrunoBranco »

tiago fernandes Escreveu:Não se deve virar a direcção com os bloqueios ligados certo?
Ou pelo menos evitar...
Com o bloqueio da cxa não ha crise, já se tiver bloqueio a frente a 100% não convém mesmo nada!
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por tiago fernandes »

Mas quando se usa os bloqueios da caixas elas ficam as 4 com bloqueio quer seja na posição para a frente ou para trás da maneta ou não?
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por nuno.1 »

tiago fernandes Escreveu:Mas quando se usa os bloqueios da caixas elas ficam as 4 com bloqueio quer seja na posição para a frente ou para trás da maneta ou não?
Bloqueios de caixas estás a referir-te ao bloqueio do diferencial central, certo?

O que faz é distribuir a potencia 50% para o eixo da frente e 50% para o de trás.

Se a alavanca estiver para a frente estas a bloquear em redutoras. Se estiver para trás estás a bloquear em altas.
Imagem
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por tiago fernandes »

Sim...

Bloqueios da caixa refiro me mesmo ao bloqueio da manete, que penso que corresponde ao central...
Avatar do Utilizador
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 576
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi
RTI: 0
Localização: Carcavelos

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por BrunoBranco »

Sim, podes andar em altas ou em baixas com o bloqueio ligado, tal como foi dito, o que ele faz e distribuir a potencia pelos 2 eixos. Em estradoes ou areia e util andar com o bloqueio ligado, quer seja em altas ou baixas! Eu agora nao tenho de me preocupar pq tenho viscoso que faz isso automaticamente :D
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por tiago fernandes »

Distribui em que aspecto?

Não leves a mal mas nunca entendi bem como funciona isso...

A caixa norma já não faz mexer as 4 rodas com igual força cada se bem que tem os diferenciais?
Avatar do Utilizador
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 576
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi
RTI: 0
Localização: Carcavelos

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por BrunoBranco »

Ora bem, o Disco por norma (sem bloqueio ligado) puxa mais a frente que atras, o bloqueio faz repartir 50/50 pelo dois eixos, no meio de tudo isto, se tiveres uma roda no ar, essa esta sem traccao e a outra nao roda, por isso quem faz TT mais radical mete bloqueios no diferencial traseiro e mais tipo trial mete tb a frente, assim, as 4 rodas ficam sempre com traccao, mesmo que 1, 2 ou 3 estejam no ar!

Para a maioria, o bloqueio de caixa e suficiente pq mete os tais 50/50 nos dois eixos e mesmo que uma roda de tras ou da frente esteja no ar, o carro tem sempre a traccao do outro eixo que esta com as duas rodas no chao!
Avatar do Utilizador
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 362
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy
RTI: 0

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por tiago fernandes »

Então numa situação em que fique a roda frente esq e a traseira direita menos apoiadas e as outras mais ele vai patinar com as duas que estão menos apoiadas e as outras ficam paradas certo?
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por josecamorim »

gland Escreveu:
FLG Escreveu:
A nivel de percentagem a memoria não falhou isaac escapa mas é ao contrario ;)
A sério? Mais à frente que atrás?! Não tinha ideia disso num jipe... Já agora vi por aí uns videos do Defender a fazer peões e não consigo chegar a perceber qual o truque p conseguir ter mais tracção atrás então...
Tipo assim??? :)

https://www.facebook.com/photo.php?v=60 ... ges_video_

https://www.facebook.com/photo.php?v=60 ... _video_set

É fácil....bloqueio central e bloqueio traseiro ligado , cavalos, muitos cavalos e unhas :)
Última edição por josecamorim em 13 dez 2013 00:36, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 576
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi
RTI: 0
Localização: Carcavelos

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por BrunoBranco »

tiago fernandes Escreveu:Então numa situação em que fique a roda frente esq e a traseira direita menos apoiadas e as outras mais ele vai patinar com as duas que estão menos apoiadas e as outras ficam paradas certo?
Exacto! Puxas um bocadinho atras e com um nadinha de balanco passas o obstaculo! Mas la esta, a maioria das pessoas nao chega a esse ponto! Caso fique assim muito de vez em quando, um pouco de balanco resolve essa falta de traccao! Para quem faz um TT mais tipo trial ou quem nao faz, mas os euros abundam na carteira, mete bloqueios atras (em primeiro lugar pq e onde sao mais uteis) e a frente! Caso seja necessario, estao la! ;)
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por josecamorim »

BrunoBranco Escreveu:
tiago fernandes Escreveu:Não se deve virar a direcção com os bloqueios ligados certo?
Ou pelo menos evitar...
Com o bloqueio da cxa não ha crise, já se tiver bloqueio a frente a 100% não convém mesmo nada!
Mitos.... se o material for bom não é bem assim :)