Mistério... (para mim)
-
Pfonseka
- iniciante TT

- Registado: 22 jul 2013 11:31
- Land Rover: LAND ROVER Freelander 2.0 TD4 112cv 5 Portas
- RTI: 0
Mistério... (para mim)
O meu freelander anda a fazer uma coisa estranha, em auto-estrada, apenas a subir, a cerca de 130/140 km/h corta a velocidade, parece que trava/abafa e passando uns segundos volta ao normal.
Sendo que isto só me acontece a andar bem e em subidas, o que acham que pode ser o problema?
Tem 129mil, esteve parado cerca de um ano, mudei os óleos todos, o filtro do turbo, o nabo do mecânico não limpou a EGR (mas como não acontece em plano não deve ter a ver com isso) mas também acho que a vou tirar.
Estou à espera de entrar de férias para fazer uma visita à Soluções Freelander,até pq acho que o viscoso está a prender.
Sendo que isto só me acontece a andar bem e em subidas, o que acham que pode ser o problema?
Tem 129mil, esteve parado cerca de um ano, mudei os óleos todos, o filtro do turbo, o nabo do mecânico não limpou a EGR (mas como não acontece em plano não deve ter a ver com isso) mas também acho que a vou tirar.
Estou à espera de entrar de férias para fazer uma visita à Soluções Freelander,até pq acho que o viscoso está a prender.
- baptistama
- pleno TT

- Registado: 13 dez 2011 01:00
- Land Rover: Freelander Di Softback
Re: Mistério... (para mim)
filtros de ar e gasolina?
- vperes
- júnior TT

- Registado: 13 jul 2012 09:26
- Land Rover: Range Rover P38A
Ex LR Freelander TD4
Ex LR Discovery 300 - Sócio LCP: 2601
Suponho que estejas a falar de TD4......
Nunca andei em nenhum mas a essa velocidade a subir não estará nos limites das capacidades do motor ?
Pode eventualmente entrar em "safe mode" e estar com algum erro.....
Nunca andei em nenhum mas a essa velocidade a subir não estará nos limites das capacidades do motor ?
Pode eventualmente entrar em "safe mode" e estar com algum erro.....
-
Pfonseka
- iniciante TT

O jipe é um TD4 a gasóleo. Testei com o depósito cheio, com gasóleo do "bom" 
Não me parece que tenha a ver com a velocidade porque depois disso testei-o em plano a 160 e sem qualquer problema.
Os filtros tenho que confirmar o que foi mudado na revisão que fiz depois de o comprar.
O mistério é que só faz a subir...
Não me parece que tenha a ver com a velocidade porque depois disso testei-o em plano a 160 e sem qualquer problema.
Os filtros tenho que confirmar o que foi mudado na revisão que fiz depois de o comprar.
O mistério é que só faz a subir...
- AMR
- júnior TT

- Registado: 03 set 2009 02:15
- Land Rover: Discovery Td5 1999 NnN (Iron Disco!)
- Sócio LCP: 2276
Tive este mês um problema parecido no td5 que já está resolvido. Vê o turbo, o "actuator" ou semelhante / válvula de escape.
O meu estava fora do sitio.
cumps
Amr
O meu estava fora do sitio.
cumps
Amr
-
fbm
- iniciante TT

- Registado: 01 set 2013 16:15
- Land Rover: LAND ROVER Freelander Td4 2000 Aut.
Já tive esse problema. São as tubagens da admissão de ar que ficam ressequidas e comprimem com o fluxo de ar (sucção). Quando abranda elas voltam ao normal. É um problema crónico nos Td4 mas só nota quem faz auto estrada. No meu caso por volta dos 150-160 ficavam comprimidas e só voltavam ao normal ao 80-90 km/h. Pode colocar tubagens em silicone que nunca mais volta a acontecer e resolve o problema permanentemente.
Cumprimentos,
Cumprimentos,
-
Pfonseka
- iniciante TT

Mas o teu era motor BMW? Também têm esse problema?fbm Escreveu:Já tive esse problema. São as tubagens da admissão de ar que ficam ressequidas e comprimem com o fluxo de ar (sucção). Quando abranda elas voltam ao normal. É um problema crónico nos Td4 mas só nota quem faz auto estrada. No meu caso por volta dos 150-160 ficavam comprimidas e só voltavam ao normal ao 80-90 km/h. Pode colocar tubagens em silicone que nunca mais volta a acontecer e resolve o problema permanentemente.
Cumprimentos,
- Freepedro
- master TT

- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
Boas!
Pela informação de membro do lado direito, sim é um Td4...
Abraço.
Pela informação de membro do lado direito, sim é um Td4...
Abraço.
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
-
fbm
- iniciante TT

Sim é um Td4.
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

- Registado: 17 jan 2007 00:27
- Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001 - Sócio LCP: 2689
O td4 automatico de la de casa em AE chega aos 180 ou arredores disso ( já nao ando com ele há uns tempos lol ).
E de facto os tubos do intercooler tiveram de ser substituidos por fissuras que originavam perda de pressão e uma fumarada preta.
Na altura a minha esposa foi a uma oficina que lhe trocou por tubos nao reforçados para desenrascar a viagem, por isso sem sabendo a manutenção do TD4 nao me admirava que também tivesse tubos menos apropriados que fiquem moles com o calor cedendo ao longo do tempo como foi descrito acima ( aqueles andaram bem uns 600/1000km's até eu ir ver o que tinham trocado apercebendo-me do atalho deles e rectificando a reparação com tubos correctos.)
E de facto os tubos do intercooler tiveram de ser substituidos por fissuras que originavam perda de pressão e uma fumarada preta.
Na altura a minha esposa foi a uma oficina que lhe trocou por tubos nao reforçados para desenrascar a viagem, por isso sem sabendo a manutenção do TD4 nao me admirava que também tivesse tubos menos apropriados que fiquem moles com o calor cedendo ao longo do tempo como foi descrito acima ( aqueles andaram bem uns 600/1000km's até eu ir ver o que tinham trocado apercebendo-me do atalho deles e rectificando a reparação com tubos correctos.)
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
-
Pfonseka
- iniciante TT

Consegues especificar que tubos são esses, ou qualquer mecânico saberá?fbm Escreveu:Sim é um Td4.
-
fbm
- iniciante TT

Já foi à uns 7 anos por isso já não me lembro, mas vou ver se encontro a factura... Na altura foi reparado na JOP no Porto.Pfonseka Escreveu:Consegues especificar que tubos são esses, ou qualquer mecânico saberá?fbm Escreveu:Sim é um Td4.
Cumprimentos,
-
Pfonseka
- iniciante TT

Com a falta de rempo, só ontem fui a um mecânico que também só deu uma vista de olhos.
Meteu-o à máquina e tem este erro:
P1470 Balanço válvula variável em admissão
P0100 Calibre fluxo do ar
O mais estranho é que segundo ele havia lá um tubo mal ligado. Um tubo/respiro que vem de uma "caixa de vácuo" (do lado do passageiro) estava ligado a um respiro rígido da "transmissão" e que está do lado do passageiro.
Se é como ele diz...é uma burrice de todo o tamanho...alguém consegue identificar estes tubos e a sua função (A e B na foto)

Meteu-o à máquina e tem este erro:
P1470 Balanço válvula variável em admissão
P0100 Calibre fluxo do ar
O mais estranho é que segundo ele havia lá um tubo mal ligado. Um tubo/respiro que vem de uma "caixa de vácuo" (do lado do passageiro) estava ligado a um respiro rígido da "transmissão" e que está do lado do passageiro.
Se é como ele diz...é uma burrice de todo o tamanho...alguém consegue identificar estes tubos e a sua função (A e B na foto)

-
Pfonseka
- iniciante TT

Troquei a válvula solenóide e está novo, acabou o abafar.
Algum nabo tinha ligado o respiro dessa válvula a um respiro da transmissão e a válvula além de não respirar ainda levou com óleo....
Algum nabo tinha ligado o respiro dessa válvula a um respiro da transmissão e a válvula além de não respirar ainda levou com óleo....
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Excelente partilha Pfonseka 
-
Pfonseka
- iniciante TT

Pelo que vi em alguns fóruns ingleses, é comum que mecânicos mais "inexperientes" vejjam esses dois tubos "soltos" e como encaixam...ligam-os...sem comentários!