O freelas constipou-se!

Discussão sobre Freelanders
Lobomau
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 abr 2010 19:15
Land Rover: Freelander 3Portas 2.0 Di 8/ 2000
Série III 109" 1981
Sócio LCP: 2294

O freelas constipou-se!

Mensagem por Lobomau »

Boas a todos,

Como digo no titulo, acho que o meu Freelas constipou-se.... deve ter sido no último ENF :??

Como não percebo nada de mecânica, eu é mais plantas, ainda não consegui compreender o que é que ele tem e achei melhor perguntar a quem sabe, vocês.
Os sintomas, apesar de não serem simples são os seguintes:
Quando vou a rolar normalmente, por exemplo 4.ª velocidade a 80 km/h, deixo de acelerar e quando volto a dar gás o motor acelera muito (até perto das 4000 rpm), digamos que parece que a embraiagem patina. Isto só acontece de quando em vez, umas 6 vezes nos últimos 50 kms.
Sei que a minha caixa de velocidades está nas últimas à já dois anos (já fez dois ENF's depois do mecânico dizer que estava nas últimas...), por isso não sei se será da caixa, da embaiagem ou de outra croniquisse qualquer.
De realçar que quando arranco com o carro e ao meter as velocidades não arranha nada, nem patina.
Por outro lado o motor anda a perder algum óleo (ou ele não tivesse um simbolo oval verde na frente :p ).
Será que pode estar a passar óleo para a embraiagem?

Já agora, para ver o estado da embraiagem é mais fácil tirar a caixa ou o motor?

Obrigado.

Atenciosamente,

Lobomau :evil:
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0

Re: O freelas constipou-se!

Mensagem por Freepedro »

Boas,

Tb nao percebo mt da coisa, mas se fosse oleo na embraiagem aconteceria em todas as velocidades e de forma permanente...

A ver se mais malta com mais conhecimento da coisa cá vem ajudar!

Abraco e boa sorte!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Muito provavelmente embraiagem, só acontece em esforço! Experimenta puxar por ele numa subida deve começar a patinar... A aceleração sobe e o carro não corresponde...

Abraço
Lobomau
júnior TT
júnior TT
Série III 109" 1981

Mensagem por Lobomau »

Boas,

O mais estranho é isso. É que em esforço não patina. Não patina nos arranques, não patina em mudanças de caixa mais bruscas.
Os sintomas são muitos semelhantes aos do meu série quando as velocidades, normalmente a 3ª, salta fora. Ela também só salta quando não vai em esforço.
A diferença aqui é que depois tiro o pé do acelerador e ele volta a puxar, sem mexer na caixa :? .

Atenciosamente,

FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Boas Lobomau

e se fores por exemplo numa 5ª a morrer numa subida e acelerares a fundo mantendo a 5ª engrenada?

A mim cheira-me mesmo a uma falha qualquer no sistema de embraiagem... :sing: e isso quando se abusa do binário da maquina...

Se o disco da embraiagem tiver contaminado com oleo pode também causar esses sintomas... e contrariamente ao que possam pensar só em certa situações é que poderá falhar...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Lobomau
júnior TT
júnior TT
Série III 109" 1981

Mensagem por Lobomau »

Boas,

Afinal não havia outra e era mesmo a caixa de velocidades :cry: .
Neste momento já não consigo engrenar a 4.ª velocidade e a 5.ª também me parece estar mal.
Parece-me que vai mesmo ter de levar uma caixa nova, ou melhor, uma reconstruída que isto da crise chega a todos.

Atenciosamente,

pesudo
master TT
master TT
Registado: 09 set 2009 15:30
Land Rover: Discovery 200Tdi 1994
Sócio LCP: 2212

Mensagem por pesudo »

Eu pelos sintomas, não acredito na caixa.
O óleo que perde, por baixo deve-se ver, se for atrás, pode ser no vedante da cambota, daí acumular-se na cloch da caixa e fazer patinar a embraiagem.
Não conseguires engrenar pode tb ser lixo, o óleo acumulado com poeiras não deixa o garfo trabalhar bem.
Para resolver eu tirava o motor, mudas a embraiagem e aproveitas vês outros retentores e relas, já que está fora.
Em relação à caixa, se ela engrenar não a abras.
Na pior das hipoteses, pode ser um sincronizador...Neste caso, há peças para a reparação, pode ficar no valor de uma usada, mas aproveitas vês rolamentos e já sabes com o que contas. Na bila há gente que faça isso ;)
Imagem
Pedro Brasão
Para lá do Marão.........é só caminhos!!!!