Dicas importantes na compra de um freelander.

Discussão sobre Freelanders
palu
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 jan 2010 19:20

Dicas importantes na compra de um freelander.

Mensagem por palu »

Saudações a todos.

Depois de muita coisa lêr aqui no fórum sobre os "feitios" de algumas máquinas continuo com vontade de adquirir um freelander.

Esta proxima segunda feira vou a LX ver dois. Interessa-me os de 5 portas porque vou ter de andar com 3 cadeirinhas de bébé atrás... :D
Espero que caibam...

O que gostava de saber é de que forma posso acautelar ao máximo uma compra fraudulenta. Acho estranho ver carros de 2000 com cento e poucos mil quilómetros...
Sei que é possível, mas também tenho consciência de que alguns estão adulterados. Além disso gostava de saber aqueles pequenos pormenores que só quem os tem é que sabe. Locais onde procurar corrosão ou coisas estranhas. Marcas estranhas no motor ou locais de fugas de oleo habituais. Não sei...., mas vocês de certeza sabem... ;)

Outra questão. Como se pode tirar quilometros a um carro se a cada inspecção periódica eles ficam registados? Não existe um local em que possa aceder a essa informação?
Quanto aos td4 (primeira geração), não é possível levar a um centro bosch ou a uma oficina da marca e fazer um teste diagnóstico por computador? Daqueles em que se verifica tudo...
Tenho um colega de trabalho que comprou um alfa 159 e fez esse teste com uma repro de potência. Disseram-lhe tudo. As vezes que acederam à centralina e o numero de registos efectuados ou alterados. Disseram-lhe logo que os quilometros eram reais porque o "contador" de acesso aquele item nunca tinha sido alterado.

Quanto ao sistema 4x4. Existe algum teste simples que se possa fazer para saber se o viscoso e o IRD estão de boa saúde ou é preciso ir a um elevador?

Bem....., as dúvidas são muitas e nem sei bem como as formular.
Alguém já fez um teste diagnóstico deste género? Quanto poderá custar? Existe alguma oficina que esteja habituada a fazer isto ou o melhor é ir à LAND ROVER ver se existe registo de manutenções anteriores e fazer lá o tal teste.

Bem....., desculpem o texto que já vai longo, mas se me poderem ajudar agradeço. E talvez as minhas dúvidas sejam as de mais alguém e assim já fica.

Obrigado a todos e cumprimentos!!!
palu
iniciante TT
iniciante TT

Re: Dicas importantes na compra de um freelander.

Mensagem por palu »

Olá novamente.
Depois de mais umas longas leituras cá pelo fórum, percebi que estava a fazer perguntas que já foram feitas algumas vezes e que é o caso do teste à IRD e viscoso. OK...., se fizer uma curva com a direcção toda trancada a um dos lados e sentir o carro prender ou arrastar é mau sinal e significa que vem aí reparação dispendiosa.
OK....
Não consigo entender bem isso porque uma vez que o carro é tracção permanente esse "prender" ou "esgravatar" de roda no chão é exactamente a mostrar que as rodas estão a puxar ás 4... Não acontece no #mm em 4x2 porque não tem de acontecer, mas se ligo a tracção 4x4 isso acontece. E ainda bem....
Bem..., vou continuar a "estudar" o caso.
Abraços!
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468
RTI: 0

Mensagem por Nitrous »

palu Escreveu:Olá novamente.
Depois de mais umas longas leituras cá pelo fórum, percebi que estava a fazer perguntas que já foram feitas algumas vezes e que é o caso do teste à IRD e viscoso. OK...., se fizer uma curva com a direcção toda trancada a um dos lados e sentir o carro prender ou arrastar é mau sinal e significa que vem aí reparação dispendiosa.
OK....
Não consigo entender bem isso porque uma vez que o carro é tracção permanente esse "prender" ou "esgravatar" de roda no chão é exactamente a mostrar que as rodas estão a puxar ás 4... Não acontece no #mm em 4x2 porque não tem de acontecer, mas se ligo a tracção 4x4 isso acontece. E ainda bem....
Abraços!
Bem vindo.

O viscoso é algo que vais ter de trocar mais cedo ou mais tarde.

Hoje à tarde tomamos um café e explico-te melhor o que sei sobre os Freelanders.
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo palu
palu Escreveu:...vou ter de andar com 3 cadeirinhas de bébé atrás... :D
Nos tempos que correm não é muito comum de ser ver... parabens pelo Trio ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598

Mensagem por JVieira »

Epa o maior conselho que dou é: vês isso tudo que disseram aqui no forum e desce o valor do Freelander (e de qq outro carro...) o mais que puderes!!! Se conseguires descer uns 2000€ era perfeito, digo isto porque vais identificar coisas que precisas reparar e vais descobrir outras mais tarde!!! E as coisas surpresa são tramadas!!!

Abraço,
Vieira
catia_hingis
master TT
master TT
Registado: 17 mar 2011 12:23
Land Rover: Freelander TD4, 3p Nov 2000
Discovery 300Tdi, 5p Jun 1996
Sócio LCP: 2268

Mensagem por catia_hingis »

JVieira Escreveu:Epa o maior conselho que dou é: vês isso tudo que disseram aqui no forum e desce o valor do Freelander (e de qq outro carro...) o mais que puderes!!! Se conseguires descer uns 2000€ era perfeito, digo isto porque vais identificar coisas que precisas reparar e vais descobrir outras mais tarde!!! E as coisas surpresa são tramadas!!!

Abraço,
Vieira
Poiiis...até acho que sei de que surpresa falas... :??
-Tenho um coração LAND ROVER - Assistido por SegurAudio
Imagem
http://www.facebook.com/#!/LandRoverFreelanderPortugal - Like!
Só por hoje...sou grata!
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598

Mensagem por JVieira »

Epa oh Cátia não perdes uma!!! :D
Mas sim essa de que falas e as que vão aparecendo...
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 jul 2009 23:44
Land Rover: Ex-Discovery Td5 99MY (Face-Lift Project)
Ex-Freelander Td4 02MY

e-mail: orlando4x4@gmail.com
Sócio LCP: 1879

Mensagem por orlando4x4 »

OK....
Abraços!
Os #mm e outros com a mesma solução de 4x2/4x4 inseríveis é comum acontecer o que relatas...pois o normal nessas viaturas é não te dif central e como tal a caixa de transferências funciona como uma espécide "dif central bloqueado"....daí os construtores dessas viaturas não aconselharem a uso das 4x4 em pisos de boa aderência....
Em relação aos nossos Freelander's, em 1º lugar não têm redutoras, e a relação/transferencia de força para o eixo traseiro é feito directamente á cx de transferenncias (IRD), atraés de um veio onde algures no seu trajecto tem um "viscoso" que funciona com atrito...ou seja ao detectar que as rodas dianteiras estão a patinar, vai levar a que esse viscoso rode e vai aquecer uma série de discos que por sua vez ao aquecerm criam "atrito/união/solidificam" e transmite a força de rotação ao dif.traseiro e por ai fora......

Ou seja, em condições normais o Freelander deveria de rolar...quase...quase com a tracção dianteira (teoricamente).....se o dito viscoso estiver a "dar as últimas" isto significa que está preso e por sua vez vai esforçar a caixa de transferencias....e...estraga tudo....

Penso que não escrevi muita asneira...
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

orlando4x4 Escreveu:
OK....
Abraços!
Os #mm e outros com a mesma solução de 4x2/4x4 inseríveis é comum acontecer o que relatas...pois o normal nessas viaturas é não te dif central e como tal a caixa de transferências funciona como uma espécide "dif central bloqueado"....daí os construtores dessas viaturas não aconselharem a uso das 4x4 em pisos de boa aderência....
Em relação aos nossos Freelander's, em 1º lugar não têm redutoras, e a relação/transferencia de força para o eixo traseiro é feito directamente á cx de transferenncias (IRD), atraés de um veio onde algures no seu trajecto tem um "viscoso" que funciona com atrito...ou seja ao detectar que as rodas dianteiras estão a patinar, vai levar a que esse viscoso rode e vai aquecer uma série de discos que por sua vez ao aquecerm criam "atrito/união/solidificam" e transmite a força de rotação ao dif.traseiro e por ai fora......

Ou seja, em condições normais o Freelander deveria de rolar...quase...quase com a tracção dianteira (teoricamente).....se o dito viscoso estiver a "dar as últimas" isto significa que está preso e por sua vez vai esforçar a caixa de transferencias....e...estraga tudo....

Penso que não escrevi muita asneira...
Boas,

Quando li tambem fiquei a pensar.
Tenho um p@nd@ 4x4 sisley tendo tracçao dianteira mas sendo possivel colocar claro está 4x4. Nao tem redutoras mas precisamente fazendo uma curva em piso aderente arrasta a roda de dentro. O free aut. Quando se vira tudo por si nao anda sozinho sem acelarar (não sei se me fiz entender...) ficando em esforço. Tem 110.000 kms
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Ex-Freelander Td4 02MY

Freepedro Escreveu:
(...)

Boas,

Tenho um p@nd@ 4x4 sisley tendo tracçao dianteira mas sendo possivel colocar claro está 4x4. Nao tem redutoras mas precisamente fazendo uma curva em piso aderente arrasta a roda de dentro. O free aut. Quando se vira tudo por si nao anda sozinho sem acelarar (não sei se me fiz entender...) ficando em esforço. Tem 110.000 kms
Olá...quanto ao p@nd@ 4x4...o eixo traseiro, salvo erro, funciona como estando bloqueado....daí o arrastar da "roda de dentro"...no Freelander....ao relantim deveria andar....um pouco em esforço (pouco...mesmo pouco!)...mas anda....sentes sempre com veículo mais preso, mas não deve fazer muito esforço ao ponto de parar...ou não andar...
isto, comparando com o de cá de casa....que é automático....ele anda mesmo com a direcção toda trancada para um dos lados....
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

orlando4x4 Escreveu:
Freepedro Escreveu:
(...)

Boas,

Olá...quanto ao p@nd@ 4x4...o eixo traseiro, salvo erro, funciona como estando bloqueado....daí o arrastar da "roda de dentro"...no Freelander....ao relantim deveria andar....um pouco em esforço (pouco...mesmo pouco!)...mas anda....sentes sempre com veículo mais preso, mas não deve fazer muito esforço ao ponto de parar...ou não andar...
isto, comparando com o de cá de casa....que é automático....ele anda mesmo com a direcção toda trancada para um dos lados....
Quando refiro o arrastar o p@nd@ nao arrasta mas sim gira mais do que realmente anda com a direcção trancada, derrapando essa roda.
No caso do free reduz a velocidade mas realmente nao chega a parar e o meu caso tb é automatico
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Ex-Freelander Td4 02MY

Freepedro Escreveu:
orlando4x4 Escreveu:
Freepedro Escreveu:
(...)

Boas,

Quando refiro o arrastar o p@nd@ nao arrasta mas sim gira mais do que realmente anda com a direcção trancada, derrapando essa roda.
No caso do free reduz a velocidade mas realmente nao chega a parar e o meu caso tb é automatico
em relação ao p@nd@ é o que eu escrevi...o eixo traseiro está ligado ou seja "bloqueado"..daí fazer o que tu desceves.....
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468

Mensagem por Nitrous »

Freepedro Escreveu:
O free aut. Quando se vira tudo por si nao anda sozinho sem acelarar (não sei se me fiz entender...) ficando em esforço. Tem 110.000 kms
Estava na dúvida se o meu arrancava com a direcção toda virada, por isso nada disse mais cedo.

Fui experimentar e arranca com a direcção toda virada sem acelerar.

Das duas um, ou o meu tem mais força ou o teu viscoso está mais colado que o meu.

Talvez o tipo de pneus também possa influenciar...
palu
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por palu »

FLG Escreveu:Seja muito bem vindo palu
palu Escreveu:...vou ter de andar com 3 cadeirinhas de bébé atrás... :D
Nos tempos que correm não é muito comum de ser ver... parabens pelo Trio ;)
Viva a todos.

Obrigado pelo vosso contributo e obrigado pelas tuas palavras FLG.
É caso para dizer que foi um feliz "acidente". Ao andarmos a treinar para mais um, afinal vêm dois.... Foi um choque a notícia e os primeiros tempos não serão fáceis, mas passando isso, será uma alegria.
Quanto aos tempos que correm...., olha, houve tempos de duas guerras mundiais, com muito menos condições a todos os níveis e as famílias eram bem mais numerosas. "Nós" agora é que temos a mania de pensar tudo xpto...

Abraços!
palu
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por palu »

..., É verdade, também tive um saudoso p@nd@ sisley. E não se pode falar de afeito diferencial entre eixos porque ele não existe. Anda sempre com tração à frente e quando se liga as 4x4 passa igual força a ambos os eixos.
Quanto aos nossos freelanders, é daquelas coisas que com o que já li e pesquisei, percebi que é difícil de analizar. É que se fizer pouca força de atrito, o viscoso está demasiado "aberto" e o carro não tem tração suficiente e se estiver muito "fechado" faz muito atrito com várias consequências a nível mecânico. Claro que se vivessemos todos num local em que as estradas fossem de terra, seria tudo uma maravilha e aí até podiamos andar com viscoso soldado...

Abraços!
Ricardo Silva
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 fev 2006 23:17
Land Rover: Disco 300tdi 1994, Series III 19
ex:Range Rover DSE 1997
Pai: Free DI
Irmão: disco 300tdi e Free DI
Irmã : Disco TD5
Sócio LCP: 953

Mensagem por Ricardo Silva »

Boas a todos? já ouvi falar ai de uma afinação que se pode fazer no viscoso dependente do uso a dar ao free, isso faz-se ou tem que ser feito na aquisição?
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Nitrous Escreveu:
Freepedro Escreveu:
O free aut. Quando se vira tudo por si nao anda sozinho sem acelarar (não sei se me fiz entender...) ficando em esforço. Tem 110.000 kms
Estava na dúvida se o meu arrancava com a direcção toda virada, por isso nada disse mais cedo.

Fui experimentar e arranca com a direcção toda virada sem acelerar.

Das duas um, ou o meu tem mais força ou o teu viscoso está mais colado que o meu.

Talvez o tipo de pneus também possa influenciar...
Tambem estive com calma a ver (estava com receio do estado daquilo) e efectivamente arranca sem esforço mesmo depois de fazer uns kms. Se calhar da vez que reparei ainda devia ter o viscoso acoplado depois do monte...