RR P38 nova aquisição - ALGUMAS DUVIDAS!!! termostato

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 abr 2012 22:08
Land Rover: Range Rover HSE TD6 Vogue 03
Ex-RR DSE P38 2000 automático
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91
RTI: 0

RR P38 nova aquisição - ALGUMAS DUVIDAS!!! termostato

Mensagem por RangeAddict »

Boas,

Sou novo aqui no forum e venho me apresentar e apresentar algumas duvidas sobre o meu novo Range!
Após 7 anos sem o vicio dos Ranges... o bichinho adormecido despertou e adquiri o meu 4º Range.
Tive hà uns anos atrás um RR de 91 com motor VM, um RR 200tdi de 93 e um Classic de 94 300tdi.
Para passar por todos os modelos fiquei encantado com este DSE automático de 11/2000, com 188.000km... e classe 1
Mas pouco conheço dos P38, apenas do que investiguei aqui no forum e de um amigo que tem um igual e adora o dele!

Pareceu-me que o carro estava muito bom, levei a um mecânico expert ao qual disse que "estava bom" e comprei-o, mas não reparei até ontem no ponteiro do termostato!!!
Ontem fiz uma viagem na autoestrada de 50km, a 120km e reparei que o ponteiro mal passava do frio, ficava mesmo no fim do azul!
Depois apanhei uma estrada de monte bem íngreme e reparei que o ponteiro subiu quase às 12 mas não chegou, e de seguida entrei em estrada plana e ele voltou ao azul!!!
Hoje fiz cidade com transito e subidas e reparei que ele a dado momento também subiu quase até às 12 e depois voltou ao azul!!!

Associado a esta questão, amigos que têm este mesmo modelo, dizem que de manhã quando se liga ele parece um avião liga as ventoinhas e depois fica normal,
o meu não faz nada, apenas ouço o relanti normal do carro!

Fiquei assustado! Será que é apenas o termostato avariado?
Já li aqui no forum algumas questões semelhantes mas também não fiquei esclarecido.

Pode ter algum problema de motor? Ou será apenas relacionado com o termostato e refrigeração do motor?

Outra questão! Reparei ontem à noite que estava ligeiramente descaído para o lado esquerdo!
De manha fui à garagem e medi, do pavimento à carroçaria e depois liguei tornei a medir, depois desci e medi, e por fim levantei-o e medi novamente!

medição de manhã - frente direita 81,5 frente esquerda 80,5 traseira esquerda 84 traseira direita 82
medição após o ligar - frente direita 81 frente esquerda 80,5 traseira esquerda 83 traseira direita 82
medição em baixo - frente direita 74,5 frente esquerda 74,0 traseira esquerda 75,5 traseira direita 75,5
medição depois de o subir - frente direita 81,5 frente esquerda 81,5 traseira esquerda 83,5 traseira direita 82,5
*medidas aproximadas

Isto é normal? Estas ligeiras diferenças são normais! Está descalibrado?
O carro quando fui fazer o check up não tinha reparado, e ligado ao computador não deu qualquer erro! Pode ter alguma fuga no balão traseiro direito?

Por fim gostava de colocar mais esta questão.

Ontem quando fiz os 100km de Autoestrada a 120km/h com o cruise control ligado, fiz o reset do computador de bordo e cheguei ao destino com média de 7.0 litos. Na volta veio a minha mulher a conduzir e estava a chover veio mais devar e chegamos com média de 6.5l. Hoje apos fazer cidade subiu para 7.5l. Quando o comprei vinha com media de 10.5L.
Será que o computador tem problemas ou ele pode fazer mesmo estes consumos?

Estou adorar voltar aos Ranges ao longo destes 7 anos sem range sempre que passava um dava-me uma grande nostalgia!
Eu troquei a minha carrinha BMW 320d para voltar, a carrinha nunca me deu 1 problema...
Fiquei um pouco apreensivo por comprar um DSE, uns falam tão mal outros morrem de amor!
Estou a adorar o carro e a sua condução... apenas um pouco assustado com os problemas que esta maquina pode trazer!!!

Se alguém me puder ajudar nestas questões e pudesse partilhar a sua opinião ficava muito agradecido!

Com os melhores cumprimentos,
gonçalo

Imagem
joaocarvalho287
master TT
master TT
Registado: 19 jan 2012 19:38
Land Rover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547

Re: RR P38 nova aquisição - ALGUMAS DUVIDAS!!! termostato

Mensagem por joaocarvalho287 »

O Paulo Jorge é indicado para resolver o teu problema, só trabalha em LAND ROVER e percebe bastante das máquinas, ele ajudou me a mim e é impec.
Fala com ele ;)
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Obrigado João!

Eu gostava mesmo de saber é se são problemas ou se são "coisas" normais nestes P38!

Calculo que o Paulo Jorge seja um mecânico... ou é um membro deste forum?

cumprimentos,
joaocarvalho287
master TT
master TT
Registado: 19 jan 2012 19:38
Land Rover: Range Rover 3.5 v8 "suffix A" 1972
Range Rover 200 Tdi de 1993
Sócio LCP: 2547

Mensagem por joaocarvalho287 »

É sim senhor. Manda lhe um PM a explicar a tua situação, a oficina dele é em Pero Pinheiro.
Ja vi que és do Porto, mas pode ser que ele te consiga ajudar ou pelo menos dizer te o que está errado com o P38. Assim logo resolves isso.

Landabraço ;)
João de Almeida Carvalho

Lema LAND ROVER- Uma vez Range Rover, é se sempre Range Rover
Restauro de Range Rover V8 1972 (Coronel Mostarda)
Blog: http://coronelmostarda.blogspot.pt
Membro : Range Rover Register Portugal https://www.facebook.com/groups/777092215674705/
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

gonçalo dias Escreveu:Obrigado João!

Eu gostava mesmo de saber é se são problemas ou se são "coisas" normais nestes P38!

Calculo que o Paulo Jorge seja um mecânico... ou é um membro deste forum?

cumprimentos,
Boas:

Posso te dizer que não é normal, e pelos sintomas que apresentas é o termostacto que deve estar nas couves...

Eu ando de volta do meu por causa do mesmo, e descobri que o termostacto estava a dar passagem na posição de fechado, e dai a queda de temperatura para o frio quando entrava nas descidas ou em zonas onde não preciso de puxar por ele...

Vê a minha apresentação, que ficas a conhecer um pouco mais os problemas destas máquinas...

Apesar do teu ser de 2000, pelo que tem muito menos problemas de electronica...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562

Mensagem por nuno_fpinto »

Boas Gonçalo,

sem te querer assustar e falando por muita experiencia própria....

1º Termostato....o facto de ele nunca aquecer pode ter a ver com o mesmo. Normalmente os mecanicos de vao de escada quando o bicho começa a aquecer...fazem-lhe uns furinhos.....ou no meu caso, quando a cabeça já está estalada do aquecimento que levou, forçam-no aberto com uma porca....resultado...o ponteiro tem esse comportamento e nunca mais aquece....anda é sempre frio. O meu nunca aqueceu em um ano, até descobrir a marosca....Depois foi uma reparaçãozita na ordem dos 2000€ ...mas tá como novo.

2º O facto dele não ter todos os cantos à mesma altura resolve-se facilmente com o cabo e o software da EAS, procurando aqui no forum encontras a informação.

3º Os consumos......99% de certeza que tens uma POWERBOX. A Powerbox fica entre a ECU e a BI e engana a mesma, mandando injectar mais gasoleo...A ECU por seu lado, le os inputs que recebe e pensa que esta a consumir menos do que na realidade está...logo tens consumos fabulasticos. Esquece o que estás a ver é o resultado disso....conta com consumos da ordem dos 8,5 aos 12 ou mais dependendo do pé. Facilmente confirmas....abres o capot, tiras a tampa da bateria e abres a caixa da ECU. Normalmente é lá que fica a powerbox ligada a uma ficha DB9 Serie.

Cumprimentos,
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 mar 2011 18:00
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rhymes »

Boas e sê bem vindo ao fórum.

Lembro-me bem do anuncio do teu carro, de facto parecia mesmo estimado.

Só que por vezes é preferível ter a chaparia menos boa por exemplo mas ter a mecanica a 100 %...

Em relação ao teu caso, de facto não é bom agoiro essa situação das rapidissimas variações de temperatura...

ir do incio ao meio em pouco tempo é algo anormal

tal como o Nunofpinto, tabém não te quero assustar, mas atendendo ao que referes...... :segredo: :segredo:

Cumps.
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463

Mensagem por jomadimasilva »

Epá, estão a assustar o Gonçalo :o
era pior se fosse ao contrário, afinal o ponteiro nunca passou das 12h
leva as coisas com calma , pois não deve ser nada de mais, a não ser que o sistema esteja aldrabado
Verifica primeiro o termostato pois tudo aponta ele e ve se tem marosca ou não
Vê também o viscoso da ventoinha, não vá ela estar colada

Boa sorte para a maquina :thumbup:
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Boas!!!

Obrigado a todos pelos comentários!!!

O carro tem uma POWERBOX! Ele anda bem! Apesar que eu cuido muito as minhas maquinas e ando sempre com calma para estimar!

Vou agora ao mecânico a ver o que se passa... já tinha lido um post sobre a cabeça do motor rachada e já tinha ficado assustado!

Os vossos não fazem o barulhão de manha com as ventoinhas! O meu não faz... será que está relacionado?

Depois dou o feedback do caso!

cumprimentos e obrigado,

gonçalo
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Vim agora do mecânico que foi proprietario do range e que após ter vendido o carro, foi ele que acompanhou sempre a manutenção do mesmo!

Ele disse que ele é assim, que nunca foi mexido e que não tem qualquer problema de motor ou do resto! É um mecânico da Maia chamado Zé Luis!

Liguei para a Bencar, onde levei sempre os Ranges e onde levei a fazer um check-up antes de o comprar, e que me disse para não me preocupar que é normal alguns fazerem isto!

Disse também que se tivesse a cabeça rachada que ele consumia agua... ele explicou tb o motivo de o ponteiro andar no fim do frio... mas a ligação estava mal e não entendi.

Vou leva-lo em breve à revisão dos 190.000 e apurar melhor esta questão!

Nos fóruns UK da Land, também vi um tópico sobre esta questão e que acontecia a muita gente... mas sem estar associado a um problema de motor! Uns diziam que substituíram e ele passou a estar na vertical!

Agora nem sei se fique assustado...ou não!
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562

Mensagem por nuno_fpinto »

Atenção,

como já disse anteriormente, o meu esteve um ano com a cabeça estalada, sem eu dar conta....e não consumia àgua, o facto de consumir ou não agua, depende de onde for a estaladela e da dimensão...a minha por acaso era pequena, e a cabeça depois de reparada ficou 5*. O meu mecânico foi mecânico da BMW, trabalha maioritariamente com BMWs e já reconstruiu montes destes motores, e quando lhe fiz a mesma pergunta se o ponteiro andar assim no azul e tal, a subir e a descer a resposta foi um redondo NÃO. O comportamento normal é ponteiro nas 12h, não mexe.
MEIRELES
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 fev 2012 15:57
Land Rover: RANGE ROVER 2.5 DSE 1998
À procura de um série III :)
Sócio LCP: 2522

Mensagem por MEIRELES »

Pois é gonçalo,

Antes de mais v :signbemvindo:

As nossas máquinas (tenho um DSE de 98), são assim, ainda têm muito para se explorar.
O facto de dizerem que o ponteiro tem de estar sempre nas 12H, não sei se é bem assim!!! Se formos aos foruns de inglaterra veêm-se lá explicações dessa situação. É grave sim se passar das 12h. Se fizeres uma condução calma sem subidas, ele não te anda nas 12h, anda sempre abaixo, mas basta puxar um bocadinho que ele sobe de imediato para as 12h. Estes motores têm tendência a aquecer, e no meu caso que levou uma repro, ainda mais, tem de se andar atento!!! O meu vai com 240.000km, e desde que o tenho que é assim, que pelos vistos será "normal", palavras de malta que tenho falado e conhecem bem esta máquina, e dizem que é assim!
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Obrigado Meireles!!!

Estou um pouco mais descansado... espero que seja um caso como o teu e não como o do Nuno Pinto!
Estou in love com esta maquina... e fiquei deveras preocupado...

Uma questão que ainda não me responderam. Um amigo tem um igual ao meu de 2001 e diz que estes modelos de manhã ao ligar ligam as ventoinhas e fazem muito barulho e depois acalmam. O meu não Faz.
Hoje questionei o facto de não fazer ao mecânico da Maia Zé Luis. Ao qual me respondeu que esses fazem porque precisam de misturar o viscoso que se deposita... e porque já não está 100%. Se não faz de manhã é porque a não precisa porque o liquido não se deposita. Que é bom sinal! Gostava de saber mais opiniões sobre este tema!

abraços e obrigado
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

Bom, antes de mais digo que o meu P38 é dos de 1995, dos famosos "monstros" cheios de falhas electrónicas, heheh... (até não tiro alguma razão, mas nada que não se resolva com uma ligadela é maquina para apagar erros)

Temperatura

o meu ao puxar em AE por ele 140-150 cruzeiro, anda certinho no meio. No dia a dia anda no ultimo traço azul a caminho do meio e não passa daí. Independentemente de ser feitio ou não dos DSE de 2000-2001, continuo a achar que tão grande variação de temperatura não é normal. Se disseses que com um aperto ele mexe-se um pouco para o quente, isso é normal, agora estar práticamente no inicio do frio (ás 09H00) e ter um salto para as 12H00, acho demasiada variação.

Seja como for, o meu conselho é gozares o jipe na boa, se porventura der algum stress, aí então vês o que fazes, portanto, se esse mecanico que já foi dono do jipe diz que ele sempre fez isso, então esquece a questão e segue em frente.

Ventoinhas

A frio o meu ao ligar não faz nada dessa barulheira de ventoinhas. Parece uma betoneira, lol, isso sim, mas é por estar a frio. Ao aquecer, está tudo normal.

Cumprimentos.

(P.S - Pesquisa quando foi a ultima muda do óleo da caixa automática, se não muda tu, é vital para o bom funcionamento e prevenção de avarias, é essencial).
MEIRELES
júnior TT
júnior TT

Mensagem por MEIRELES »

[quote="gonçalo dias"]Obrigado Meireles!!!

Uma questão que ainda não me responderam. Um amigo tem um igual ao meu de 2001 e diz que estes modelos de manhã ao ligar ligam as ventoinhas e fazem muito barulho e depois acalmam. O meu não Faz.
Hoje questionei o facto de não fazer ao mecânico da Maia Zé Luis. Ao qual me respondeu que esses fazem porque precisam de misturar o viscoso que se deposita... e porque já não está 100%. Se não faz de manhã é porque a não precisa porque o liquido não se deposita. Que é bom sinal! Gostava de saber mais opiniões sobre este tema!

Pois, essa questão, também já a tentei perceber! O meu, quando o comprei por vezes fazia a frio, parecia o trabalhar de uma mits@bi**sh can@er :lol: , mas agora já não faz...e a ventoinha está sempre ligada...que também não sei se é normal...Já li aqui no forum, que há pessoal que fazem isso para o motor não aquecer, e fiquei na duvida se o meu está assim de origem, ou se já foi inventado hehehehe :wtf:
Pode ser que alguém entendido na matéria dê uma ajuda.

E fotos do bicho?
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

MEIRELES Escreveu:
gonçalo dias Escreveu:Obrigado Meireles!!!

Pois, essa questão, também já a tentei perceber! O meu, quando o comprei por vezes fazia a frio, parecia o trabalhar de uma mits@bi**sh can@er :lol: , mas agora já não faz...e a ventoinha está sempre ligada...que também não sei se é normal...Já li aqui no forum, que há pessoal que fazem isso para o motor não aquecer, e fiquei na duvida se o meu está assim de origem, ou se já foi inventado hehehehe :wtf:
Pode ser que alguém entendido na matéria dê uma ajuda.

E fotos do bicho?

Meireles,

de facto há pessoal que instala uma/umas ventoinhas para ajudar no arrefecimento do bixo aquando de esforços. Nunca é para usar tal reforço sempre.

Agora há a ventoinha do motor, standard, com o viscoso que só atraca apartir de uma certa temperatura.

São coisas diferentes.

Não sei se respondi á tua questão.
MEIRELES
júnior TT
júnior TT

Mensagem por MEIRELES »

Meireles,

de facto há pessoal que instala uma/umas ventoinhas para ajudar no arrefecimento do bixo aquando de esforços. Nunca é para usar tal reforço sempre.

Agora há a ventoinha do motor, standard, com o viscoso que só atraca apartir de uma certa temperatura.

São coisas diferentes.

Não sei se respondi á tua questão.[/quote]

Pois é isso mesmo, a ventoinha do motor está sempre a trabalhar, é o tal viscoso, certo? O meu nunca desliga, desde que o comprei que é assim!`É normal?
É assim de origem? Esqueço sempre de perguntar ao meu mecânico! A do meu está sempre a trabalhar, e deita cá uma ventania...por isso é que o meu não aquece :D
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

MEIRELES Escreveu:Meireles,

São coisas diferentes.

Não sei se respondi á tua questão.

Pois é isso mesmo, a ventoinha do motor está sempre a trabalhar, é o tal viscoso, certo? O meu nunca desliga, desde que o comprei que é assim!`É normal?
É assim de origem? Esqueço sempre de perguntar ao meu mecânico! A do meu está sempre a trabalhar, e deita cá uma ventania...por isso é que o meu não aquece :D[/quote]

O sistema de viscoso devia funcionar progressivamente, ou seja, a ventoinha roda sempre solidária com o motor, acontece é que a frio e com uma temperatura normal deve rodar mas de forma não tão rápida. Á medida que o óleo-massa que compõe o viscoso se torna mais denso, mais sólido, se assim se pode dizer, vai atracar então o rolamento da ventoínha de modo a rodar mais rápido.

Assim, no teu é, normal ela rodar sempre, agora tens é de perceber se roda muito ou pouco rápido. LOL.

Posso dizer-te que um viscoso a atracar e a ventoínha a rodar completamente solidária com o motor OUVE-SE e bem ;)
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por JotaPê »

O meu viscoso é novo, original, e não faz barulho.
O meu também não anda fixo nas 12h, ou está lá ou um pouco abaixo.
O teu se não aquece não te preocupes, se fosse para aquecer ele em esforço aquecia com ou sem termostato aberto.
Mas para o tira-teimas, esperas que o tempo levante e com um pouco mais de calor numa subida jeitosa ligas o a/c e apertas com ele, se for para berrar, berra.
Entretanto, enquanto o tempo não levanta, após uma viagem maior aperta os tubos do radiador e vê se ficam rijos. É normal ficarem um pouco rijos agora se ficarem como pedra relê o post do nuno pinto.
Quanto à suspensão não te preocupes com o o centímetro a mais de um dos lados, preocupa-te antes com o estado dos balões e verifica os ciclos de trabalho do compressor.
Toca a comprar o cabo para ligar a EAS ao portátil.
Se fores muito curioso e não resistires a tentar calibrar a suspensão primeiro aponta todos os valores que agora constam (em todas as posições).
Melhor ainda se fores habilidoso ou conheceres quem seja, fazes os blocos como no link abaixo e calibras certinho e sem problemas de maior:
http://www.mez.co.uk/p38-eas.html
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

eu aconselhava a medires a temperatira da cabeça junto a entrada do radiador.

só assim sabes se o ponteiro esta a funcionar bem ou não.

infelizmente existe por ai muita gente que tapa os olhos aos compradores colocando outro tipo de sensores de temperatura ficando o ponteiro a medir mal.

ligando o range a maquina sabes qual a temperatura que esta a trabalhar.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl