Temperatura
-
C M M
- caloiro TT

- Mensagens: 9
- Registado: 23 mai 2006 14:14
Temperatura
Boas LandManíacos
Quem me pode dar uma dica para o que se passa com o meu 200tdi, ando a direito e desde que não ultrpasse as 3000rpm tudo bem, se vou a subir e puxo por ele e a subir o ponteiro da temperatura começa a subir até quase ao último traço branco, mas se logo a seguir tiver uma descida e com amesma velocidade começa a descer até para baixo do meio, a àgua no depósito de expansão mantem-se no nível, alguem me dá opinião do que está a acontecer.
Mt Ob.
C M M
Quem me pode dar uma dica para o que se passa com o meu 200tdi, ando a direito e desde que não ultrpasse as 3000rpm tudo bem, se vou a subir e puxo por ele e a subir o ponteiro da temperatura começa a subir até quase ao último traço branco, mas se logo a seguir tiver uma descida e com amesma velocidade começa a descer até para baixo do meio, a àgua no depósito de expansão mantem-se no nível, alguem me dá opinião do que está a acontecer.
Mt Ob.
C M M
- LEONEL
- iniciante TT

- Mensagens: 35
- Registado: 03 ago 2005 23:42
- Land Rover: Discovery 300 tdi
- RTI: 0
- Localização: Famalicão/Moçambique
Olá,
A minha sugestão passaria por mandar limpar o radiador e substituir o termostáto. O circuito de refrigeração, com esses sintomas deverá estar obstruido (em principio radiador entupido). Isto será válido se não perder liquido de refrigeração nem o óelo do motor desaparecer.
Deverá também ser verificada a bomba de água (se estará afuncionar nas devidas condições).
Cps,
Leonel
A minha sugestão passaria por mandar limpar o radiador e substituir o termostáto. O circuito de refrigeração, com esses sintomas deverá estar obstruido (em principio radiador entupido). Isto será válido se não perder liquido de refrigeração nem o óelo do motor desaparecer.
Deverá também ser verificada a bomba de água (se estará afuncionar nas devidas condições).
Cps,
Leonel
- monteiro
- júnior TT

- Mensagens: 150
- Registado: 09 ago 2005 01:32
- Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
- Sócio LCP: 0
- Localização: Agrela - Santo Tirso
Sou especialista em aquecimentos de TDi 200 :-). Já tive 3 tipos de problemas desse género, em todos eles acendeu a luz vermelha.
Diagnóstico: Isso é (quase) de certeza o viscoso da ventoinha!
Já tive esse problema em pleno 15 de Agosto. Nas subidas acendia a luz vermelha, nas descidas arrefecia e desligava.
Se fosse um aumento da temperatura que se mantivesse elevado mas constante , quer em subidas ou descidas, seria possivelmente fuga de água.
A sorte é ser um 200, se fosse num 300 possivelmente não sobrevivia.
Diagnóstico: Isso é (quase) de certeza o viscoso da ventoinha!
Já tive esse problema em pleno 15 de Agosto. Nas subidas acendia a luz vermelha, nas descidas arrefecia e desligava.
Se fosse um aumento da temperatura que se mantivesse elevado mas constante , quer em subidas ou descidas, seria possivelmente fuga de água.
A sorte é ser um 200, se fosse num 300 possivelmente não sobrevivia.
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
manueljosemonteiro@gmail.com
- monteiro
- júnior TT

- Mensagens: 150
- Registado: 09 ago 2005 01:32
- Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
- Sócio LCP: 0
- Localização: Agrela - Santo Tirso
C M M,
A tua sorte é o tempo ter arrefecido, se fosse no Verão estavas com um problema, de certeza que a luz da temperatura acenderia.
Depois confirma aqui o diagnóstico do teu mecânico. Se a minha dica se confirmar é um problema simples de resolver e não muito caro.
Um abraço,
A tua sorte é o tempo ter arrefecido, se fosse no Verão estavas com um problema, de certeza que a luz da temperatura acenderia.
Depois confirma aqui o diagnóstico do teu mecânico. Se a minha dica se confirmar é um problema simples de resolver e não muito caro.
Um abraço,
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
manueljosemonteiro@gmail.com
- monteiro
- júnior TT

- Mensagens: 150
- Registado: 09 ago 2005 01:32
- Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
- Sócio LCP: 0
- Localização: Agrela - Santo Tirso
Mais uma coisa, há quem coloque um parafuso para que o viscoso fique "agarrado" à ventoinha e resolva o problema. Se quiseres experimentar!!
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
manueljosemonteiro@gmail.com
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
Não recomendo a fixação do viscoso a ventoinha atravês de um parafuso, tivemos a infeliz ideia de fazê-lo no RR DSE além do desagradavel ruido produzido pela ventoinha, origina um esforço suplementar ao motor. A solução mais coerente seria colocar um viscoso novo ou então um kit de ventoinhas electricas.
- monteiro
- júnior TT

- Mensagens: 150
- Registado: 09 ago 2005 01:32
- Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
- Sócio LCP: 0
- Localização: Agrela - Santo Tirso
Estou de acordo! A solução do parafuso seria mesmo só para verificar se o problema é esse.
Já agora FLGFLG explica essa solução do "kit de ventoinhas electricas", parece interessante!
Já agora FLGFLG explica essa solução do "kit de ventoinhas electricas", parece interessante!
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
manueljosemonteiro@gmail.com
- erebelo
- pleno TT

- Mensagens: 815
- Registado: 03 ago 2005 10:04
- Land Rover: RR Classic 300 TDI
ex - Disco 200 TDI - Sócio LCP: 311
- RTI: 0
- Localização: Porto/MEDA/Moçambique
Boas
Como não percebo muito de mecanica e quem não sabe pergunta, qual é a relação entre o oleo do motor (ou a perda do mesmo) e o aquecimento?
Como não percebo muito de mecanica e quem não sabe pergunta, qual é a relação entre o oleo do motor (ou a perda do mesmo) e o aquecimento?
LEONEL Escreveu: Isto será válido se não perder liquido de refrigeração nem o óelo do motor desaparecer.
Cps,
Leonel
CumprimenTTos
Ernesto Rebelo
"Não basta ter 4 rodas, é preciso ter tracção em todas"

Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... o&start=20
Ernesto Rebelo
"Não basta ter 4 rodas, é preciso ter tracção em todas"

Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... o&start=20
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
Existem algumas marcas com kits especificos de ventoinhas electricas para substituição de unidades com viscoso, alimentadas electricamente e activadas por um termostato, conseguindo-se com estas um aumento de potência e uma economia de combustivel.monteiro Escreveu:... essa solução do "kit de ventoinhas electricas", parece interessante!
- faria
- pleno TT

- Mensagens: 893
- Registado: 03 ago 2005 13:34
- Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95 - RTI: 0
- Localização: c. rainha
Boas, o meu "viscoso da ventoinha" foi bloqueado... furei-o para retirar o liquido, e de seguida enchio de solda por dentro.... foi uma pessima ideia... ao fim de 1.000km, a subir a Sierra Nevada, ele partiu a solda e ficou solto... resultado, o motor começõu a akecer... já não subi a Sierra... e tive que vir para portugal a 2.500RPM... porque os espanhois queriam 400€FLGFLG Escreveu:Não recomendo a fixação do viscoso a ventoinha atravês de um parafuso, tivemos a infeliz ideia de fazê-lo no RR DSE além do desagradavel ruido produzido pela ventoinha, origina um esforço suplementar ao motor. A solução mais coerente seria colocar um viscoso novo ou então um kit de ventoinhas electricas.
O melhor é mesmo por um Viscoso novo... custa pra ai 90€ e evita muita xatice
Ps.: As ventoinhas electricas podem ser uma solução... mas são menos fiaveis e susceptiveis a avarias, principalmente em TT com agua e lama... (digo eu)
_______
AbRRaço
AbRRaço
- monteiro
- júnior TT

- Mensagens: 150
- Registado: 09 ago 2005 01:32
- Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
- Sócio LCP: 0
- Localização: Agrela - Santo Tirso
Mas é possível ter uma combinação dos dois sistemas?
Ou seja, manter a existente e colocar as electricas?
Ou seja, manter a existente e colocar as electricas?
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
manueljosemonteiro@gmail.com
- faria
- pleno TT

- Mensagens: 893
- Registado: 03 ago 2005 13:34
- Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95 - RTI: 0
- Localização: c. rainha
Boas, há quem faça isso aproveitando as ventoinhas do A/C, mas, segundo o meu mecanico, isso só vai ajudar em situações de baixa velocidade, porque acima dos 80KM/h, o vento que entra pela grelha do radiador é superior ao vento que é produzido pelas ventoinhas do A/C, pelo que estas deixam de ter eficácia...
Para pores ventoinhas electricas + a ventoinha de origem... n me pareçe que haja espaço para isso... para pores a ventoinha de origem a trabalhar electricamente, tens que anular o viscoso.... por isso, a unica solução viavel (a meu ver) é realmente aproveitar as do A/C...
Para pores ventoinhas electricas + a ventoinha de origem... n me pareçe que haja espaço para isso... para pores a ventoinha de origem a trabalhar electricamente, tens que anular o viscoso.... por isso, a unica solução viavel (a meu ver) é realmente aproveitar as do A/C...
_______
AbRRaço
AbRRaço
-
pednoverca
- caloiro TT

- Mensagens: 8
- Registado: 04 set 2006 23:19
Boas, eu tive esse problema, era igualzinho, a subir ou em alta rotação o carro disparava com a temperatura lá para cima, se fosse a descer 5 estrelas temperatura normalissima, o que fiz foi deixar andar uns tempos, porque entretanto na cidade não havia um esforço muito grande e o carro nao aquecia...resultado junta nova, viscoso novo e o mais importante e a causa do problema ...radiador, teve que ser varejado, uma coisa que era para ser uma avaria de 100 euritos ficou-me em 700 eurões!!!! Se fores do grande Porto ou Norte, aconselho vivamente o Sr. Domingos na Agrela...
Abraço, e resolve isso rápido senão vais ter que abrir o cordão á bolsa...
Abraço, e resolve isso rápido senão vais ter que abrir o cordão á bolsa...
- monteiro
- júnior TT

- Mensagens: 150
- Registado: 09 ago 2005 01:32
- Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
- Sócio LCP: 0
- Localização: Agrela - Santo Tirso
O Sr Domingos também é o mecânico do meu 200, foi ele que resolveu o meu problema do viscoso.
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
manueljosemonteiro@gmail.com


