Temperatura

Discussão sobre Discovery I, II e 3
C M M
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 9
Registado: 23 mai 2006 14:14

Temperatura

Mensagem por C M M »

Boas LandManíacos
Quem me pode dar uma dica para o que se passa com o meu 200tdi, ando a direito e desde que não ultrpasse as 3000rpm tudo bem, se vou a subir e puxo por ele e a subir o ponteiro da temperatura começa a subir até quase ao último traço branco, mas se logo a seguir tiver uma descida e com amesma velocidade começa a descer até para baixo do meio, a àgua no depósito de expansão mantem-se no nível, alguem me dá opinião do que está a acontecer.
Mt Ob.
C M M
Avatar do Utilizador
LEONEL
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 35
Registado: 03 ago 2005 23:42
Land Rover: Discovery 300 tdi
RTI: 0
Localização: Famalicão/Moçambique

Mensagem por LEONEL »

Olá,
A minha sugestão passaria por mandar limpar o radiador e substituir o termostáto. O circuito de refrigeração, com esses sintomas deverá estar obstruido (em principio radiador entupido). Isto será válido se não perder liquido de refrigeração nem o óelo do motor desaparecer.
Deverá também ser verificada a bomba de água (se estará afuncionar nas devidas condições).

Cps,
Leonel
Avatar do Utilizador
monteiro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 150
Registado: 09 ago 2005 01:32
Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
Sócio LCP: 0
Localização: Agrela - Santo Tirso

Mensagem por monteiro »

Sou especialista em aquecimentos de TDi 200 :-). Já tive 3 tipos de problemas desse género, em todos eles acendeu a luz vermelha.

Diagnóstico: Isso é (quase) de certeza o viscoso da ventoinha!

Já tive esse problema em pleno 15 de Agosto. Nas subidas acendia a luz vermelha, nas descidas arrefecia e desligava.

Se fosse um aumento da temperatura que se mantivesse elevado mas constante , quer em subidas ou descidas, seria possivelmente fuga de água.

A sorte é ser um 200, se fosse num 300 possivelmente não sobrevivia.
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
Avatar do Utilizador
monteiro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 150
Registado: 09 ago 2005 01:32
Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
Sócio LCP: 0
Localização: Agrela - Santo Tirso

Mensagem por monteiro »

C M M,

A tua sorte é o tempo ter arrefecido, se fosse no Verão estavas com um problema, de certeza que a luz da temperatura acenderia.

Depois confirma aqui o diagnóstico do teu mecânico. Se a minha dica se confirmar é um problema simples de resolver e não muito caro.

Um abraço,
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
Avatar do Utilizador
monteiro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 150
Registado: 09 ago 2005 01:32
Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
Sócio LCP: 0
Localização: Agrela - Santo Tirso

Mensagem por monteiro »

Mais uma coisa, há quem coloque um parafuso para que o viscoso fique "agarrado" à ventoinha e resolva o problema. Se quiseres experimentar!!
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por FLG »

Não recomendo a fixação do viscoso a ventoinha atravês de um parafuso, tivemos a infeliz ideia de fazê-lo no RR DSE além do desagradavel ruido produzido pela ventoinha, origina um esforço suplementar ao motor. A solução mais coerente seria colocar um viscoso novo ou então um kit de ventoinhas electricas.
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
monteiro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 150
Registado: 09 ago 2005 01:32
Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
Sócio LCP: 0
Localização: Agrela - Santo Tirso

Mensagem por monteiro »

Estou de acordo! A solução do parafuso seria mesmo só para verificar se o problema é esse.

Já agora FLGFLG explica essa solução do "kit de ventoinhas electricas", parece interessante!
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
Avatar do Utilizador
erebelo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 815
Registado: 03 ago 2005 10:04
Land Rover: RR Classic 300 TDI
ex - Disco 200 TDI
Sócio LCP: 311
RTI: 0
Localização: Porto/MEDA/Moçambique

Mensagem por erebelo »

Boas
Como não percebo muito de mecanica e quem não sabe pergunta, qual é a relação entre o oleo do motor (ou a perda do mesmo) e o aquecimento?

LEONEL Escreveu: Isto será válido se não perder liquido de refrigeração nem o óelo do motor desaparecer.

Cps,
Leonel
CumprimenTTos

Ernesto Rebelo

"Não basta ter 4 rodas, é preciso ter tracção em todas"

Imagem

Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... o&start=20
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por FLG »

monteiro Escreveu:... essa solução do "kit de ventoinhas electricas", parece interessante!
Existem algumas marcas com kits especificos de ventoinhas electricas para substituição de unidades com viscoso, alimentadas electricamente e activadas por um termostato, conseguindo-se com estas um aumento de potência e uma economia de combustivel. :driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

FLGFLG Escreveu:Não recomendo a fixação do viscoso a ventoinha atravês de um parafuso, tivemos a infeliz ideia de fazê-lo no RR DSE além do desagradavel ruido produzido pela ventoinha, origina um esforço suplementar ao motor. A solução mais coerente seria colocar um viscoso novo ou então um kit de ventoinhas electricas.
Boas, o meu "viscoso da ventoinha" foi bloqueado... furei-o para retirar o liquido, e de seguida enchio de solda por dentro.... foi uma pessima ideia... ao fim de 1.000km, a subir a Sierra Nevada, ele partiu a solda e ficou solto... resultado, o motor começõu a akecer... já não subi a Sierra... e tive que vir para portugal a 2.500RPM... porque os espanhois queriam 400€ :yikes: para me substituir a peça....

O melhor é mesmo por um Viscoso novo... custa pra ai 90€ e evita muita xatice :sing:

Ps.: As ventoinhas electricas podem ser uma solução... mas são menos fiaveis e susceptiveis a avarias, principalmente em TT com agua e lama... (digo eu)
_______
AbRRaço
Avatar do Utilizador
monteiro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 150
Registado: 09 ago 2005 01:32
Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
Sócio LCP: 0
Localização: Agrela - Santo Tirso

Mensagem por monteiro »

Mas é possível ter uma combinação dos dois sistemas?

Ou seja, manter a existente e colocar as electricas?
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
Avatar do Utilizador
faria
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 893
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0
Localização: c. rainha

Mensagem por faria »

Boas, há quem faça isso aproveitando as ventoinhas do A/C, mas, segundo o meu mecanico, isso só vai ajudar em situações de baixa velocidade, porque acima dos 80KM/h, o vento que entra pela grelha do radiador é superior ao vento que é produzido pelas ventoinhas do A/C, pelo que estas deixam de ter eficácia...

Para pores ventoinhas electricas + a ventoinha de origem... n me pareçe que haja espaço para isso... para pores a ventoinha de origem a trabalhar electricamente, tens que anular o viscoso.... por isso, a unica solução viavel (a meu ver) é realmente aproveitar as do A/C...
_______
AbRRaço
pednoverca
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 8
Registado: 04 set 2006 23:19

Mensagem por pednoverca »

Boas, eu tive esse problema, era igualzinho, a subir ou em alta rotação o carro disparava com a temperatura lá para cima, se fosse a descer 5 estrelas temperatura normalissima, o que fiz foi deixar andar uns tempos, porque entretanto na cidade não havia um esforço muito grande e o carro nao aquecia...resultado junta nova, viscoso novo e o mais importante e a causa do problema ...radiador, teve que ser varejado, uma coisa que era para ser uma avaria de 100 euritos ficou-me em 700 eurões!!!! Se fores do grande Porto ou Norte, aconselho vivamente o Sr. Domingos na Agrela...
Abraço, e resolve isso rápido senão vais ter que abrir o cordão á bolsa...
Avatar do Utilizador
monteiro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 150
Registado: 09 ago 2005 01:32
Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
Sócio LCP: 0
Localização: Agrela - Santo Tirso

Mensagem por monteiro »

O Sr Domingos também é o mecânico do meu 200, foi ele que resolveu o meu problema do viscoso.
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com