Nova suspensão Discovery II

Discussão sobre Discovery I, II e 3
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Nova suspensão Discovery II

Mensagem por pmspm »

Depois de muito ler, finalmente decidi avançar com a substituição da suspensão.

A suspensão já tinha sido escolhida faz bastante tempo, mas agora finalmente tive oportunidade de avançar com a troca.
Felizmente, a OME agora já fabrica os seus amortecedores SPORT para o Discovery II, pelo que optei por esses.
- 2 x molas OME 779
- 2 x amortecedores Front Nitrocharger Sport Old Man Emu (Aberto/fechado: 368/587 mm) - PN60024
- 2 x amortecedores Rear Nitrocharger Sport Old Man Emu (Aberto/fechado: 368/587 mm) - PN60025
- 4 x Goodrich tubos de travão +2"

O meu medo na instalação desta suspensão, mais rija, era acabar por, em alguns sitios, perder tracção por ter menos articulação da suspensão.
Assim, e para tentar obter uma opinião baseada em factos, decidi fazer alguns testes de articulação antes de depois para poder comparar.

Para tirar as medidas indicadas na foto, encontrei um sitio onde consiga manter 3 rodas em terreno (mais ou menos) plano, e uma delas a subir um pequeno morro. Quando a roda traseira (do lado que está a subir o morro) começou a perder tração (quando a suspensão atinge o seu máximo) parei, e medi. Aqui ficam os resultados:

Imagem
Com as medidas indicadas acima, consigo descobrir o ângulo b indicado na foto, que é de 18,2º [arctan([74,8-25,8]/266)].
Este pequeno teste teve como objectivo testar a articulação da suspensão, como se fosse uma rampa RTI, mas que em vez dos tradicionais 20º, tinha apenas 18,2º (foi o monte que encontrei).
Utilizando os dados medidos, e fazendo a conta ao score RTI, temos (isto apenas como leve referência, uma vez que as medias não estão perfeitas, nem foram tiradas com o intuito de medir o RTI):
Wheelbase = 254 cm (este valor encontrei na internet).
Não consigo calcular o RTI, pois precisava da distância percorrida na rampa, mas utilizando a calculadora RTI disponibilizada aqui (http://www.offroaders.com/info/tech-corner/rti.htm) ou aqui (http://www.therangerstation.com/tech_li ... lators.htm) ou aqui (http://www.cowtownjeeps.com/OLDCOW%5Ctech%5Crti.htm), podemos obter o valor, que no meu caso deu 616 a 618 pontos. (estas calculadoras permitem calcular dando apenas a altura da roda da frente ao chão, e o ângulo da rampa utilizada).
Este valor é bastante bom face aos encontrados na internet, como aqui: http://www.rangerovers.net/rrsuspension.htm)

Com a nova suspensão:
Imagem
Infelizmente, esqueci-me de medir a distância entre os pontos de medição, pelo que vou assumir o valor que utilizei antes: 266. Com as medidas indicadas acima, consigo descobrir o ângulo b indicado na foto, que é de 18,9º [arctan(51/266)].
Uma vez mais, recorri ás calculadoras RTI existentes online (ver aqui) para determinar o score: 620.
Isto deu um pouco acima dos 618 obtidos com a suspensão original, mas acima de tudo, deu para perceber que não perdi articulação, apesar da maior rigidez desta suspensão.

Já fiz alguns KM com a nova suspensão, e fiz inclusivamente um passeio TT, portanto já tenho uma ideia formada.
Em estrada não se nota quase diferença nenhuma (se é que nota alguma coisa). Talvez a traseira parece um pouco mais rija, e se nota um pouco mais as imperfeições da estrada. Mas é fora de estrada que esta suspensão ganha vida, espcialmente se tentarmos manter um ritmo 'vivo'. Com a suspensão antiga, qualquer buraco com mais de 5 ou 6 cm fazia a traseira bater fortemente, obrigando a travagens mais frequentes e a alguns sustos... com esta nova suspensão nada de passa... é acelerar e passar por cima dos obstáculos. O carro não bate, e sobretudo, ao encontrar pedras, buracos, etc, sei que consigo segurar o carro muito mais facilmente que antes.

Já fiz alguns testes em estrada, fazendo circuitos conhecidos anteriormente, com aquelas lombras grandes em alcatrão e a difrença é abissal, não sendo necessário travar, basta alivar um pouco o acelerador (se for o caso) e passar na lomba. Um sitio onde passava a 30 Km/h, agora passo a 50 ou 60 sem drama nenhum.

Se quiserem ver mais fotos ou pormenores, podem ver no meu site (está na assinatura), na secção projectos e alterações.

abraço a todos,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Re: Nova suspensão Discovery II

Mensagem por pelicano »

Olá Pedro.
De onde mandaste vir as tuas molas?
Imagem
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

Boas Pedro.
Essa suspenção é mais alta que a de origem???
Já agora pergunto...por quanto fica €€€€€ essa suspenção?
Retiraste as barras????

Abraço
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

pelicano Escreveu:Olá Pedro.
De onde mandaste vir as tuas molas?
Viva,

o material veio todo (e foi montado) na Terraventur.

abraço,
Pedro Machado, 937781213
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

Gil Craveiro Escreveu:Boas Pedro.
Essa suspenção é mais alta que a de origem???
Já agora pergunto...por quanto fica €€€€€ essa suspenção?
Retiraste as barras????

Abraço
Olá.

A suspensão é mais alta que a de origem. Obviamente, e falando das molas da frente, essa altura depende do peso que temos na frente, mas para pára-choques e guincho sobe cerca de 2".
Tudo fica em quase 800 euros (já com montagem).

Quanto a retirar... não retirei nada... que barras é que te referes? Deixei tudo.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 fev 2009 23:44
Sócio LCP: 2088
RTI: 0

Mensagem por carvalho »

Olá Pedro.

Muitos parabéns pelo setup.
Quando coloquei a suspensão no range estava decidido a colocar OME mas à última hora troquei por Terrafirma (amortecedores Prosport e molas medium).
Estou muito satisfeito e também me acontece o que descreves ao passar por zonas degradadas.
Certamente perdi alguma coisa (OME tem fama e não deve ser por acaso) mas ganhei cerca de 400€...

Abraço.
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Mensagem por Gil Craveiro »

Boas,
Após ler novamente o teu tópico reparei que não retiraste os baloes (tinha ficado com a ideia que sim...).
Sendo assim não retiraste as barras estabelizadoras :sing: , desculpa o equivoco.
Parabens pela suspenção, realmente parece muito equilibrada.

Abraço
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

carvalho Escreveu:Olá Pedro.

Muitos parabéns pelo setup.
Quando coloquei a suspensão no range estava decidido a colocar OME mas à última hora troquei por Terrafirma (amortecedores Prosport e molas medium).
Estou muito satisfeito e também me acontece o que descreves ao passar por zonas degradadas.
Certamente perdi alguma coisa (OME tem fama e não deve ser por acaso) mas ganhei cerca de 400€...

Abraço.
Pois é, também andei a olhar para os Terrafirma, mas sinceramente foi mesmo a confiança na marca que me fez avançar para a solução OME.

É pena é as imagens que coloquei não se verem... é o raio do servidor onde as tenho que, por alguma razão, bloqueia as coisas ´no fórum.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213