JBorges Escreveu:O problema das correntes, na minha experiência em rasteiros, são os fechos, já vi umas correntes ficarem enroladas no semi-eixo por quebra dos fechos.
Os elos terão que ser de 9mm para carros e acho de 16 mm para jipes.
As correntes tem que ficar justas ao pneu, assim, montar correntes de 235 em 205 será um risco, só se o fabricante especificar,
se não especificar não compres.
Estas servem em 205 e 235 (jantes de 16"):
http://www.pro-chaines-neige.com/chaine ... n-107.html
Experiência com umas correntes compradas na Norauto:
Antes de ir passar um f.d.s. com o rasteirinho à Serra Nevada fui comprar correntes à Norauto. Como estava com dificuldades em montar a "coisa" quando apareceu a neve pedi ajuda a um espanhol que já tinha montado as dele, portanto, não pode ter sido aselhice.
Segui viagem atrás do espanhol e a dada altura ouvi um estalo e o painel de instrumentos parecia uma árvore de Natal: era só luzinhas acesas. O fecho tinha-se partido, tinha a corrente toda enrolada ao semieixo. Conclusão: fiquei sem ABS, ESP, Controlo de Tração e o tubo de óleo dos travões só por sorte não foi cortado pois ficou todo torcido. E o espanhol seguiu a sua viagem tranquilamente.
O valor da reparação dava para comprar uma palete de correntes para neve pelo que o barato sai caro.
Importa salientar que no meio do prejuízo a Norauto devolveu o valor das correntes e agora só uso, obviamente no rasteirinho, umas telas, salvo erro norueguesas, que se vendem também na Norauto e que dão um conforto de rodagem muito superior e são mais fáceis de montar. Quanto ao preço: UPA UPA