Fumo branco

Discussão sobre Discovery I, II e 3
cadete
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jan 2008 18:27
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 617

Fumo branco

Mensagem por cadete »

Boas !

Pois é, ao fim de 320.000km pareçe que o Discovery se prepara para me chatear.

Á Saida de Gouveia para o Algarve, no final do Ibérico, o Discovery começou a largar fumo branco pelo escape, piora quando está quente e ao ralenti.

A temperatura não sobe acima do normal, nem ao fim de 600kms
O motor puxa normalmente, não perde liquido do radiador e não apresenta sinais de óleo na água.

O que poderá ser ? antes de sair do ibérico retirei um pouco de débito de gasóleo á bomba injectora, mas que eu saiba, gasóleo a mais só provoca mais fumo preto e gasóleo a menos, menor visibilidade do fumo e ralenti mais baixo.

Com o motor ao ralenti, depois de ter atingido a temperatura normal, começa a deitar uma fumarada branca que até mete medo, fica um nevoeiro mal cheirosos do caraças ...

Alguma dica ???

CumprimenTTos Marafados.
pavelyuri
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148

Re: Fumo branco

Mensagem por pavelyuri »

ve o filtro de gasoleo e o sistema de injecção
cadete
júnior TT
júnior TT

Mensagem por cadete »

Boas !

Acabei de montar um turbo recondicionado emprestado por uma alma muitoooooo caridosa, obrigado Victor Jacinto.

Depois do motor quente e 10kms percorridos voltou a deitar fumo branco, continua a queimar óleo, o fumo de escape cheira mesmo a óleo queimado.
Desta vez, depois de 10 quilometros feitos, ao retirar a vareta do óleo, começou a salpicar tudo, existe realmente um problema de compressão.

Ou tenho a junta da cabeça rachada, ou tenho demasiado folga nos cilindros.

Com a água está tudo ok, não consome nem tem óleo á mistura, até aproveitei para mudar as relas do lado do escape, uma estava quase a furar a sério.

Consumo de óleo vai existir claro, mas áté agora não se nota.

Acho que o discovery não gostou da viagem para Gouveia naquele ritmo tão lento, os pistons foram demasiado lavados com gasóleo a. ser mal queimado devido a ter mais débito na bomba.

Das duas uma, ou experimento usar um óleo mais grosso, estilo 20w40 e fazer mudas de 5 em 5 mil, ou abro a cabeça a vêr o que encontro, no entanto não estou muito virado a colocar segmentos, pistons e camisas, tenho medo do orçamento ...

Agradeço as vossas opiniões.

CumprimenTTos marafados.
JorgeBento
master TT
master TT
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054

Mensagem por JorgeBento »

Boas
Das duas uma, ou experimento usar um óleo mais grosso, estilo 20w40 e fazer mudas de 5 em 5 mil, ou abro a cabeça a vêr o que encontro, no entanto não estou muito virado a colocar segmentos, pistons e camisas, tenho medo do orçamento ...
CAdete não tenhas medo do orçamento, se calhar não custa assim tanto, se quiseres posso-te enviar um orcamento com os Part Number e com preço das peças e se calhar vais ter uma "agradavel surpresa". O que tenho é de um 200 mas os preços nao devem variar assim tanto ;)
Ainda agora uma amiga com um Def 200 fe uma operação de barriga aberta e ficou bem mais barato que um em 2ª mao de estado duvidoso.

Abraço

JB
cadete
júnior TT
júnior TT

Mensagem por cadete »

Boas !

Jorge,

Se me enviares isso agradeço-te, por norma o material para o 200 até é mais caro que o do 300.
Com um orçamento para me guiar sempre posso negociar melhor com o mecânico.

Abraço Marafado.
Djony
júnior TT
júnior TT
Registado: 06 set 2009 19:46
Land Rover: Discovery 300TDi
Sócio LCP: 0

Mensagem por Djony »

Boas!

o meu também manda uns bafos brancos...não percebo se é sempre!fica bastante camuflado no fumo negro da bomba injectora...Alguém sabe o que possa ser??
Cadete, desculpa vir assim invadir o tópico do teu problema...mas o problema é semelhante!desejo-te a maior das sortes...eu já tive de mudar segmentos.
Vai fazer um teste de compressão, e aí logo tiras conclusões!
Abraço
JorgeBento
master TT
master TT
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054

Mensagem por JorgeBento »

cadete Escreveu:Boas !

Jorge,

Se me enviares isso agradeço-te, por norma o material para o 200 até é mais caro que o do 300.
Com um orçamento para me guiar sempre posso negociar melhor com o mecânico.

Abraço Marafado.

Sandro

Já o tens no teu email, pena eu não perceber o suficiente de computas para meter o PDF aqui, servia para ti e para quem mais precisasse.

jB
Paulo Andrade
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 jan 2010 17:24
Land Rover: LAND ROVER,
Range Rover Classic 3P
300 TDI (Ex 2.5Td VM)
1991
Sócio LCP: 2170

Mensagem por Paulo Andrade »

Boas..

Fumo "Branco".... a mim parece-me que deve tre sido o turbo que entregou a alma ao criador..... :bolas: :bolas: no entanto também pode ser segmentos.
Vê o tubo que sai do turbo para o intercooler e um outro que sai do intercooler para a admissão... se tiverem muito oleo..foi o turbo que se danou :(
Se os tubos não tiverem muito babados de oleo, então 99% que foram os segmentos.

Abraço
Paulo Andrade
cadete
júnior TT
júnior TT

Mensagem por cadete »

Boas pessoal !

Caro Jorge Bento,

Obrigado pelo teu telefonema de momentos atrás, realmente o problema poderá não ser assim tão caro como isso, já combinei com o Xôr Dotor ... vai para lá na prôxima segunda comigo a acompanhar as operações, verificando junta da cabeça, válvulas e depois segmentos e afins ...

Paulo Andrade,

O turbo já foi mudado, apesar de não ter encontrado nada de anormal em termos de residuos de óleo nas tubagens e turbo, mudei de turbo á mesma, coloquei um turbo recondicionado emprestado, ficou na mesma, assim que aqueçe e especialmente ao ralenti, começa a fumegar branco e a cheirar a óleo queimado, tirando a vareta do óleo, o mesmo sai em borrifos pela vareta.

O nivél do óleo está bom assim como o nível do liquido refrigerante a qualidade do mesmo.

Todas as dicas são bem vindas.

CumprimenTTos Marafados.
SPIT
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 mai 2007 01:37

Mensagem por SPIT »

Eu tinha os mesmos sintomas no meu, e vai levar tudo novo (ainda não tive o dinheiro para a rectificação). Não é para te assustar, mas o meu tinha os mesmos sintomas e vai levar pistons +0.20, segmentos, capas de biela, bronzes cambota e bronzes da arvore de cames, junta da cabeça, correia de distribuição, válvulas, relas, juntas todas do motor, mais umas quantas coisas que agora não me lembro bem o que é.

Mas procura bem antes de comprares as coisas porque não fica assim tão caro como as oficinas costumam pedir, eu paguei 400 euros pelas peças cá em portugal (Mais uma vez graças ao senhor FLGFLG poupei umas boas coroas :god: ) agora faltam me 540 para a rectificação do bloco e da cabeça as novas peças. Nesses 400 euros estava incluido tambem uns farois para trás do disco 200, palas do sol e espelho retrovisor interior por isso as peças para o motor deviam rondar os 340 350 euros. Vá com mão de obra de um gajo amigo, recondiciona-se o motor por volta dos 1200 euros e sabes que está novo e pronto para mais uma parga de kilometros!! Não confies este trabalho a um gajo qualquer, se não ainda fica mal feito e é dinheiro deitado pela janela fora!!

No meu ainda vou ter de trocar o turbo. Ora bem, na motormaquina em lisboa, por este arranjo (ainda não sabiam do turbo) pediram me 2500 euros, por isso vê a diferença e o dinheiro que poupei por conhecer um mecânico amigo meu e por me ter chateado em procurar referencias das peças todas que precisava!! Com paciência e algum jeitinho tudo se arranja mais barato.

Abraço e boa sorte :cool:
Imagem
SPIT
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 mai 2007 01:37

Mensagem por SPIT »

Eu tinha os mesmos sintomas no meu, e vai levar tudo novo (ainda não tive o dinheiro para a rectificação). Não é para te assustar, mas o meu tinha os mesmos sintomas e vai levar pistons +0.20, segmentos, capas de biela, bronzes cambota e bronzes da arvore de cames, junta da cabeça, correia de distribuição, válvulas, relas, juntas todas do motor, mais umas quantas coisas que agora não me lembro bem o que é.

Mas procura bem antes de comprares as coisas porque não fica assim tão caro como as oficinas costumam pedir, eu paguei 400 euros pelas peças cá em portugal (Mais uma vez graças ao senhor FLGFLG poupei umas boas coroas :god: ) agora faltam me 540 para a rectificação do bloco e da cabeça as novas peças. Nesses 400 euros estava incluido tambem uns farois para trás do disco 200, palas do sol e espelho retrovisor interior por isso as peças para o motor deviam rondar os 340 350 euros. Vá com mão de obra de um gajo amigo, recondiciona-se o motor por volta dos 1200 euros e sabes que está novo e pronto para mais uma parga de kilometros!! Não confies este trabalho a um gajo qualquer, se não ainda fica mal feito e é dinheiro deitado pela janela fora!!

No meu ainda vou ter de trocar o turbo. Ora bem, na motormaquina em lisboa, por este arranjo (ainda não sabiam do turbo) pediram me 2500 euros, por isso vê a diferença e o dinheiro que poupei por conhecer um mecânico amigo meu e por me ter chateado em procurar referencias das peças todas que precisava!! Com paciência e algum jeitinho tudo se arranja mais barato.

Abraço e boa sorte :cool:
Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Boas Cadete
JorgeBento Escreveu:...CAdete não tenhas medo do orçamento, se calhar não custa assim tanto...Ainda agora uma amiga com um Def 200 fe uma operação de barriga aberta e ficou bem mais barato que um em 2ª mao de estado duvidoso.
Concordo plenamente com o JorgeBento ... :ok:
SPIT Escreveu:...eu paguei 400 euros pelas peças cá em portugal (Mais uma vez graças ao senhor FLGFLG poupei umas boas coroas :god: )

Viva SPIT

Senhor :brilho:

ainda bem que te safasTT€s ... é que a vida custa a todos... :roll:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
hotiago
júnior TT