Só mesmo em Portugal é que acontece...112

Discussão sobre Discovery I, II e 3
aves
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 04 jul 2009 16:37
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano 97 300tdi Disco
Sócio LCP: 0

Só mesmo em Portugal é que acontece...112

Mensagem por aves »

YOUTUBE_ADMIN
YOUTUBE_ADMIN

Vejam um vídeo da rapidez dos Nossos Serviços de Urgência quando chamam .... PORQUE se atrasam? Sera que havia Fila de Transito? OU será que há Falta de Meios? Bom acho Mesmo Que É A FALTA de Formação ... tambem eu gostava Não Ser acordado A Noite da Meio ... :bolas: :ohnao:
Defender 90
júnior TT
júnior TT
Registado: 26 mar 2010 19:28

Re: Só mesmo em Portugal é que acontece...112

Mensagem por Defender 90 »

... É realmente incrivel que possa acontecer uma situação destas na vida real :yikes:

infelismente acontece mesmo .

Depois dão origem a piadas ( muito bem conseguidas) como ésta :o

http://www.youtube.com/watch?v=n3UP08vnhyE
mira
master TT
master TT
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746

Mensagem por mira »

Defender 90 Escreveu:... É realmente incrivel que possa acontecer uma situação destas na vida real :yikes:

infelismente acontece mesmo .
Pois é..mas também há uma falha grave na Telefonista do Inem que já que era tão grave não se preocupou em tentar arranjar socorro mas sim saber o que se passava no quartel e kantos estavam ..Não digo que os bombeiros são perfeitos que não são mas aqui kem se lixou foi o mexilhões o elo mais fraco..
Aqui neste caso no meu ponto de vista houve interesse de armar tenda..

É pena não passarem gravação de chamadas em que os médicos do Inem metem os pés pelas mãos e as mãos pelos os pés..Como intubar uma pessoa pra o esófago em vez da traqueia.. :mad: :mad: ...

um abraço
Carrola
pleno TT
pleno TT
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360

Mensagem por Carrola »

Este episódio já não é novo,infelizmente aconteceu mas vir a lume com ele é so para dizer mal, Porque sim...
Nunca vi nas noticias os meios de socorro dizer, hã e tal havia transito...
O que corre mal tende a arrastar as pessoas...
Abraços
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
aves
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 04 jul 2009 16:37
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano 97 300tdi Disco

Mensagem por aves »

Boas ,eu acho que estas criticas podem ser construtivas poque se estas imagens não viessem a publico se calhar e sem ofender ninguem,ainda podia acontecer a mais pessoas, e se eu fosse da familia do sucedido iria ser muito desagravel .Por isso devemos criticar sim porque estamos a falar de profissionais o qual respeitamos e confiamos muitas vezes as nossas vidas errar é humano mas isto é demais .A do INEM devia ser profissional e resolver a situação com outra atitude.não culpo os bombeiros porque estes dão o corpo ao manifesto e são sempre os maus da fita,falo sim de pessoas como a do INEM para alem de paga, é formada para o que faz .
Peço desculpa pela minha espressão mas é o que sinto.
mira
master TT
master TT
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746

Mensagem por mira »

aves Escreveu:Boas ,eu acho que estas criticas podem ser construtivas poque se estas imagens não viessem a publico se calhar e sem ofender ninguem,ainda podia acontecer a mais pessoas, e se eu fosse da familia do sucedido iria ser muito desagravel .Por isso devemos criticar sim porque estamos a falar de profissionais o qual respeitamos e confiamos muitas vezes as nossas vidas errar é humano mas isto é demais .A do INEM devia ser profissional e resolver a situação com outra atitude.não culpo os bombeiros porque estes dão o corpo ao manifesto e são sempre os maus da fita,falo sim de pessoas como a do INEM para alem de paga, é formada para o que faz .
Peço desculpa pela minha espressão mas é o que sinto.

100% de acordo :evil: :evil:
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Boas a todos

"infelizmente" isso não acontece só em Portugal... :bolas:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
300tdi4x4
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 nov 2009 14:02
Land Rover: EX.Disco 300tdi C. T. 147/150
EX. Disco 300tdi 94
Discovery Td5
Sócio LCP: 2301

Mensagem por 300tdi4x4 »

Nem de proposito :o

Andei eu a tirar um curso de socorrismo e diziam que o 112 e o CODU ( Centro de Orientação de Doentes Urgentes ) era sempre 5***** na ajuda ao "doente".

Afinal passado nem uma semana de acabar o curso já ouço isto :ohnao:

É mesmo caso para :stick:
Defender 90
júnior TT
júnior TT
Registado: 26 mar 2010 19:28

Mensagem por Defender 90 »

Calma, nem sempre as coisas correm mal :cool:

Há até corporações de Bombeiros que funcionam mesmo muito bem :cool:

Aqui da malta da zona só posso dizer bem :god:

.... e até tenho sido bom Clinte :D
Drakos
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 set 2009 17:13
Land Rover: Range Rover 2.5 TD VM 1990
Sócio LCP: 2165
RTI: 0

Mensagem por Drakos »

Para não falar em não atender as pessoas. Nem sempre o 112 funciona como deve ser. como se costuma dizer à mtas pessoas incompetentes, independente onde se trabalha.

Já precisei de telefonar para o 112 e estive cerca de 10/15 min a tentar telefonar e ninguem telefonou. Felizmente tenho no telemovel o numero dos bombeiros da minha terra e atenderam-me. Passado 7 min o INEM estava no local.

Infelizmente hoje em dia há menos profissionais :(
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687

Mensagem por Artur Pinto »

Bom dia a todos, não posso deixar de comentar este tópico expondo alguns pontos de vista! Como aqui já foi dito errar é efectivamente humano, sejam profissionais ou voluntários, e neste campo estou completamente a vontade para falar. Em primeiro lugar e a meu ver, a operadora apenas errou num ponto, ou seja, devia ter percebido mais cedo que o bombeiro tinha a chamada desviada para o telemóvel e estava em casa, encontrando-se sozinho. Não há nenhum interesse em armar tenda, há interesse sim em perceber o que se passa no local/localidades, e meus caros numa sala a mais de 100km de distância só perguntando é que "vê" e só não entende isso quem não sabe do que está a falar. Em segundo lugar, realmente o senhor bombeiro não tem culpa nenhuma, culpa tem o/os senhor/es Cmdt/s das corporações que permitem que isto aconteça. O "zé bombeiro" não toma atitudes destas (estar em casa e não haver pelo menos uma EPI no quartel) por iniciativa própria, alguém o permite e para isso só com o consentimento do Comando, para não falar fraca e pouca formação que também sendo uma responsabilidade deles nem sempre é cumprida! É algo que acontece ainda nos dias de hoje em algumas corporações do interior. Em terceiro lugar como o Filipe disse e com razão "infelizmente" isto não acontece só no nosso país, como o Defender90 disse, nem sempre as coisas correm mal e há sim senhora corporações de bombeiros e não só a trabalhar muito bem, mas mais uma vez só vemos o mal em Portugal. Em quarto um breve resumo de como funciona a central 112 apenas no nosso pais: O número 112 não é um número directo para o Inem, é sim o número nacional de emergência que serve para qualquer tipo de ocorrência. Em Portugal a central 112 está entregue às forças policiais que mediante as áreas de actuação, seja PSP ou GNR, realizam uma breve triagem para identificar o tipo de emergência e só depois se for em caso disso passa para os CODU's. Se sofrerem um assalto também é para 112 que ligam e se a casa começar a arder o número contínua o mesmo. Por isso se quando ligam 112 a chamada demora a ser atendida o problema está nessa central e não no Inem/CODU. O serviço contudo, é deficitário mas também não é por causa dos profissionais que lá trabalham que coitados, mais não podem fazer devido ao reduzido número de operacionais que são destacados. Culpa tem o Ministério da Administração Interna que ainda não percebeu isso apesar das reivindicações feitas pelos mesmos.
Por ultimo mas não menos importante queria apenas demonstrar o meu descontentamento pois quando a "coisa" corre bem... "são pagos é para isso" ou então "estão a fazer o seu trabalho" (sendo voluntários ou não) e se a coisa corre para o mal, já são uns incompetentes e começa o jogo do "bota a baixo"... de uma maneira ou de outra é um trabalho ingrato e só o faz quem realmente tem coragem para o enfrentar...

Desculpem a extensão e desabafo mas estou certo que quem por aqui anda e também faz parte do "sistema" sente o mesmo...
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
Pedro_112
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 05 abr 2010 21:13
Land Rover: Disco 200 TDI 1993
RR Sport 2010

Mensagem por Pedro_112 »

Li este tópico várias vezes e fui vendo o que foi escrito. Lendo e remoendo. Infelizmente o "povo" português tem tendência a ter opinião sobre tudo e não hesita em dá-la, mesmo quando não sabe do que fala.
cp 2600 Escreveu:É pena não passarem gravação de chamadas em que os médicos do Inem metem os pés pelas mãos e as mãos pelos os pés..Como intubar uma pessoa pra o esófago em vez da traqueia.. :mad: :mad: ...
O caro amigo deve saber do que fala. Presumo que tenha já procedido a dezenas ou centenas de entubações, ou pelo menos já assistiu. Não será preciso eu explicar aqui o quanto custa realizar tal acto médico numa criança de 3 dias de vida, numa vitima de obesidade morbida, num idoso encharcado nos próprios fluidos ou numa vitima com desvio da traqueia apos um acidente de viação. Tudo isto no meio da rua, numa estrada, de noite, debaixo de chuva torrencial, em frente a dezenas de populares, aos pais ou aos filhos das vitimas... De certeza que já falhou ou já viu falhar muitas entubações. Critique, mas não o faça só por fazer. Acima de tudo, respeite.

Gostava de subscrever as palavras do amigo Artur Pinto. O sistema tem falhas mas funciona. De certeza que funcionará melhor com criticas positivas do que com "bocas".

Não tenho muito mais a acrescentar, para além de dizer que trabalho no INEM e nesse tal de CODU... Não critico quem critica, e coloco-me desde já ao dispor de toda esta comunidade para que se aprenda mais sobre o INEM, o 112, a emergência ou o quanto custa salvar vidas... todos os dias.

Cumprimentos a todos.
Pedro Santos

Discovery 200 TDI
RR Sport
h#nd@ NX 650 X-Raid
SERIEXTRA
júnior TT
júnior TT
Registado: 06 abr 2010 17:15
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por SERIEXTRA »

Isto é sempre muito complicado, em todo o lado encontramos bons proficionais e maus neste caso quem se lixou não foram os bombeiros mas sim o homem que estava á espera deles conheco um pouco de duas corporações de bombeiros e ás vezes eles têm muitos poucos meios não só de material, falta-lhes o essencial os meios humanos é que muitos são só cabides de fardas.
hugoantunes
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 jul 2008 12:58
Land Rover: ainda nenhum. Mas por pouco tempo
Sócio LCP: 2134

Mensagem por hugoantunes »

subscrevo o que o Artur Pinto frisou. Mas ainda falta a parte monetária. O CODU atribui números, ou não consoante a gravidade do serviço. Ora se houver números o CODU paga ao corpo de bombeiros X, se não houver, paga Y. Se a ambulância vai a caminho do local, porque a gravidade da situação assim o exige e o CODU souber disto, não são atribuidos números idependentemente da gravidade, logo não vem mais dinheiro para o corpo de bombeiros que o efectua.
Com isto não quero apontar o dedo a ninguém. É o sistema que é assim.
Hugo Antunes
Camarate