TEMA FPTT - REAVIVADO

Discussão generalista sobre Todo-o-Terreno
pgoliveira2000
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 set 2005 11:13
Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
Sócio LCP: 401
RTI: 0

TEMA FPTT - REAVIVADO

Mensagem por pgoliveira2000 »

serodio Escreveu:FTTP federação todo o terreno turistico portuguesa

Serôdio
Ao ler esta passagem sobre esta entidade, e sem qualquer desconsideração para com o Serôdio, que levantou o nome desta moribunda entidade, não consigo evitar fazer algumas considerações. Sem de muita gente que esta neste forum, e que vai estando um pouco por dentro do que é esta entidade, que estará decerto de acordo comigo.

Esta entidade é unipessoal, não visa a melhoria do todo-o-terreno, mas sim a sua destruição. É um palco de auto-promoção e de narcisismo obsceno.
Acabou com os campeonatos de trial e de navegação que existiam, e contudo continuam a existir provas organizadas independentemente dessa entidade e com muito sucesso. É uma entidade que não honra os seus compromissos, dos mais diversos!

Esta entidade, apesar de necessária para a regulação do todo-o-terreno, tem sido quem mais tem apunhalado o TT em Portugal, usando um ditado corrente que se pode aplicar neste caso "Quem tem amigos destes não precisa de inimigos". Enquanto não houver uma alteração de liderança neste organismo essa entidade não é credível, nem tem cabimento existir.

Muito mais haveria a dizer ...mas fico por aqui, até porque tenho em que me debruçar, apenas quis deixar este desabafo que poderá não ter eco, mas pelo menos fica a minha opinião.

Abraço a todos.
Paulo Oliveira
+(351)932772293
mailto: paulooliveira@vodafone.pt
Imagem
PachecoTD5
master TT
master TT
Registado: 17 mar 2009 20:48
Land Rover: Ex. Discovery 200 Ex. Range 200
Ex. Discovery TD5 & Defender TD5 & Defender TD5
Sócio LCP: 1369

Re: TEMA FPTT - REAVIVADO

Mensagem por PachecoTD5 »

A FPTT ou a FTTP ??? :rofl:
Imagem
pgoliveira2000
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 set 2005 11:13
Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
Sócio LCP: 401

Mensagem por pgoliveira2000 »

acho que se estavam a referir "à tal" :?2
De qualquer modo o que escrevi aplica-se à que está no assunto. :D
Paulo Oliveira
+(351)932772293
mailto: paulooliveira@vodafone.pt
Imagem
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

Fernando Ramos Escreveu:
pgoliveira2000 Escreveu:
...Esta entidade é unipessoal, não visa a melhoria do todo-o-terreno, mas sim a sua destruição. É um palco de auto-promoção e de narcisismo obsceno....
...Esta entidade, apesar de necessária para a regulação do todo-o-terreno, tem sido quem mais tem apunhalado o TT em Portugal, usando um ditado corrente que se pode aplicar neste caso "Quem tem amigos destes não precisa de inimigos". Enquanto não houver uma alteração de liderança neste organismo essa entidade não é credível, nem tem cabimento existir....
Olá,
Não poderia estar mais de acordo! E é bom que se reavive o assunto FPTT porque parece que ainda anda por aí muito boa gente de olhos fechados!

Abraço,
FR
assino por baixo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
AmaraLand
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 abr 2009 12:33
Land Rover: Tenho:
Discovery Td5 automático
Já tive:
Discovery 300 Tdi - 1994
Serie III - 1980
Sócio LCP: 1196

Mensagem por AmaraLand »

Viva

Esta discussão começa a revelar-se estéril.
Mas aqui vão alguns esclarecimentos, principalmente para os que dizem que na altura da FPTT até tinham seguro e ambulâncias :lol: ....isto e aquilo:

A Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico no actual (e passado) enquadramento legal NÃO TEM qualquer voto na matéria na tutela da actividade turística em Portugal.

Para quem não sabe, e de forma a ficar claro, quem pode organizar Passeios Turísticos (todo-o-Terreno ou outros) são as empresas de Animação Turística que até 15 de Maio de 2009 precisavam de Alvará DGT e que apartir dessa data (fruto do decreto de lei nº 108 / 2009 - Novo Regime Jurídico para os Agentes de Animação Turtística) precisam de ser inscritas no RNAAT, sobe alçada do Turismo de Portugal, IP.
Também os clubes e associações podem organizar nos termos do Artº5, alínea C) desse mesmo decreto de lei, onde autoriza os clubes a fazer actividades como Passeios TT turísticos com as seguintes condições:
i) Prevejam no seu objecto social essa possibilidade
ii) A organização das actividades não tenham fins lucrativos
iii) Se dirija unica e exclusivamente aos seus associados
iv) Não utilizem meios de publicidade dirigidos ao público em geral.....
etc, etc....
e que devem celebrar um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais de acordo com o capítulo VII (50 000Euros RC por sinistro + 20 000 Euros por morte)

QUANTOS PASSEIOS QUE ESSA DITA FEDERAÇÃO APADRINHA CUMPRE ESTES CRITÉRIOS???? Amigo Serôdio, quer responder???????
Eu sei, ZERO.

Faço um desafio e não sou advogado mas tenho uma empresa de animação turística e acompanhei juntamente com a APECATE a elaboração deste decreto de lei: A FORMA DE ACABAR COM ESSA FPTT è DENUNCIAR LEGALMENTE TODOS OS PASSEIOS QUE SE FAZEM NESTE PAÍS que sejam feitos fora deste enquadramento, pois, aproveitando a ignorância das Autarquias nesta matéria, é isso que o Dr. Jorge Lima e os seus bufos têm feito até hoje.
NÃO EXISTE NENHUM FUNDAMENTO LEGAL PARA A FPTT querer tutelar o Todo-o-Terreno Turístico em Portugal.
Há sim o uso errado de interpretações de outros decreto de lei para o fazer.

Sugiro aos clubes que querem fazer TT legalmente que leiam o recem decreto lei nº 108 / 2009

Abraço
Luis Carlos Amaral
Lc.amaral@sapo.pt

"se alguem te disser que está feliz, pergunta-lhe se tem um LAND ROVER. Se não tiver, está a mentir..."
hugocvaz
master TT
master TT
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627

Mensagem por hugocvaz »

Por falar em BUfos
só no passeio dos veteranos a GNR foi lá duas vezes :P
Em fim ...
serodio

Mensagem por serodio »

atenção pessoal eu solinhei no outro topico a FPTT que até escrevi ao contrario mas em frente e resumindo o que disse no outro tópico foi exactamenmte que á uns anos atrás quando organizava passeios tinha que ter as tais ditas autorizações onde incluia a da fptt para isso tinha de ser sócio e pagar cota anual porque certas câmaras e mesmo o governo civil chegaram a pedir-me se tinha bem a autorização da federação para me entregarem a deles Ok

agora quem estava por tras e que aos poucos veio matar o TT ISSO É OUTRA HISTORIA DO PASSADO , pois acho que deve de haver uma federação por tras de eventos organizados exactamente para evitar a desgraça que se vê por aí organização de passeios e outros a farem o que lhes dá na gana é ~por isso que quando se quer passar em certos sitios as pessoas são contra o TT e os 4x4 pois se quiserem evitar o que já aconteceu noutros Países onde o TT está puramente enterdito só autorizado em sitios privados força pessoal :god: :ohnao:

Serôdio
joaquimdonario
master TT
master TT
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436

Mensagem por joaquimdonario »

Poderíamos ter seguido num tópico já criado; pois "está a chover no molhado"! :)

Os tentáculos estendem-se ao nível europeu! :bolas:

Gostava de mencionar um assunto do qual "fui vítima";

Num desses passeio patrocinados/apoioados/autenticados/"legalizados" por "essa senhora" reparei na bela frase:
"A organização não se responsabiliza por quaisquer danos provocados por ...!"

Provavelmente noutros que tinha participado antes isso também aconteceu só que não reparei nessa altura!

SE tinha pago, junto com a inscrição, determinada quantia para um seguro COMO É QUE não havia responsabilidade?

Parafraseando um muro junto à Universidade de Coimbra:
"Só não há revolução porque não há revolucionarios!"

Neste nosso caso em número suficiente porque um pequeno número, tipo aldeia gaulesa, vai "dando uns murros na mesa" e actuando com sucesso no seu cantinho!

Aquele Abraço Amigo,
Lezirias
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 fev 2007 13:40
Land Rover: Ex RR 3.9 V8 92'
Actual RR 300TDI 94'
Sócio LCP: 1670

Mensagem por Lezirias »

Quanto a esse assunto (FPTT) e à competência para autorizar passeios turisticos 4x4, de mota, BTT, ou sejam eles quais forem a lei é clara quando fala em autorizações necessárias e as entidades que as podem dar.
Também eu faço parete de um clube tt e actividades outdoort do qual sou presidente, e se querem saber nem me ralo com a FPTT. Para mim são mais uns que andam à roda do tacho.
Tudo bem que se "arranje" uma entidade reguladora da actividade(faz sentido para não existir a banalidade de passeios que existe, onde qualquer "mija na escada" sem o minimo conhecimento da modalidade e respeito pelas normas e regras organiza), agora pagar a meia duzia de malandros para se abotoarem com o dinheiro e nada fazerem pela modalidade???!!!Que se pagassem umas taxas quaisquer apenas para cobrir os custos tudo bem. Agora sustentar esses senhores e os seus luxos??? Isso é que não.
Eu tenho previsto nos meus estatutos a possibilidade de organizar passeios e actividades culturais e sempre que o faço faço-o dentro da legalidade, com as devidas autorizações e seguros que tanto me custam a pagar. Se alguém lá for perguntar por papelada é só mostrar. Se a FPTT me quiser denunciar que o faça, só perde tempo.
E a revolução amigo Donario passa por fazermos as coisas bem feitas, pois não precisamos da Federação para nada. A lei é clara, Agora não podemos é permitir que toda a minha gente faça passeios como quer e lhe apetece, sem pagar seguros, sem autorizações etc como diz e bem o Serodio ou corremos o risco de sermos todos enfiados no mesmo saco e a modalidade acabar da pior forma.

Abraço
João Martins
Terra Clube VCO
http://www.terraclubevco.blogspot.com
RR 300TDI 94'
LCP nº 1670
Há veículos que nos levam por bons caminhos!Os Land levam-nos por todo o lado!! Ah pois é, Olé!!