Diferenciais.

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Henrique
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 05 jun 2009 17:58
Land Rover: Discovery 300tdi de 1995
Sócio LCP: 0

Diferenciais.

Mensagem por Henrique »

Boas

Sou novo aqui e este é o meu primeiro "new topic" (um dia destes faço a apresentaçao toda direitinha e tal, mas primeiro quero meter o "meu" disco 300tdi digno deste exelente forum :p )

Eu ando todo confuso (visto que ainda sou muito inexperiente nisto) com esta coisa dos diferenciais. Como prefiro fazer figura de burro a ser de facto burro, aqui vai.(Já agora, eu entendo a sua funçao por isso nao é necessario essa explicaçao):D. As minha duvidas sao as seguintes:

1ª. Qual a difrença do bloqueio de diferencial central, dos bolqueios trazeiros e dos bolqueios dianteiros?
2ª. Se por exemplo no "meu" disco 300tdi resolvesse meter bloqueios à frente e atras isso iria ter implicaçoes com o bolqueio central de origem? Teria de remover o central?
3ª. Qual a vantagem de instalar bloqueios à frente e atras em relaçao ao central?
4ª. Se quiser instalar os ditos cujos, quais devo comprar, que sejam bons e nao muito caros? quais aconselham?

Muito obrigado e um abraço :god:
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0

Re: Diferenciais.

Mensagem por softop »

hello!!!!!!!!

é pah,faz la a apresentação que a gente na se importa... :D

em relação as tuas duvidas..
a diferença é muita e tas mesmo a fazer muita confusão...
mas basta "estudares" um pouco a matéria que rapidamente ficas esclarecido!!!!! :ok:

mas quando ouvires falar em ARB's,isso são bloqueios nos eixos,que nada tem a ver com o central....
e sim,são bastante eficazes em TT...
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Seja bem vindo Henrique
softop Escreveu:...mas basta "estudares" um pouco a matéria que rapidamente ficas esclarecido!!!!! :ok: ...

podes dar aqui uma vista de olhos :ler: :

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=2&t=2573

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=2&t=2572

;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Henrique
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Henrique »

Obrigadissimo! Ajudou bastante. Mas ainda tenho uma duvida (desculpem a ignorancia :ohnao: ) eu posso portanto instalar por exemplo um diferencial ARB atras e outro à frente, mas o que acontece com o central que ja tenho? deixa de se usar como funçao bolquiadora e uso apenas o de tras e o da frente para obter 100% tracçao nas rodas? Esta minha duvida porque pelo o que entendi (e espero que esteja certo xD) ao bolquiar o difrencial central faço com que tanto as rodas da frente como as de tras rodem à mesma velocidade certo? entao se instalar ARB à frente a atras, vou ter primeiro com a alvanca bloquiar o difrencial central para que as rodas da frente e de tras rodem à mesma velocidade, e depois com os botoezinhos bloquiar o da frente e o de tras para que a duas rodas da frente girem as duas à mesma velocidade e as duas rodas de tras as duas à mesma velocidade. Nao sei se entederam bem, mas basicamente quero saber se ao instalar os ARB vou ter de mexer na alavanca ou nao :sing:

Quanto à apresentaçao tenho ainda de ver isso, tirar umas fotos e tal...

Abraço!
Marco Ferreira
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 mai 2008 01:18
Land Rover: Range Rover Classic 3.9 V8
Sócio LCP: 2124
RTI: 799

Mensagem por Marco Ferreira »

Bem vindo Henrique :cool: tambem sou de Aveiro e tu de que zona de Aveiro es?
Imagem
Imagem
Frederico Ribeiro
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 jan 2008 21:58
Land Rover: Defender Td5 2000
Sócio LCP: 2153

Mensagem por Frederico Ribeiro »

Tens que usar sempre o bloqueio central ( quando se justifica ) porque ao usares o ARB atrás e á frente podes ficar sem trácção num dos eixos , ou seja se não bloqueares o dif central , mesmo com os bloqueios nos dois eixos ligados podes não ter trácção num deles.
É precisamente o que o bloqueio cental faz , distribuír 50% da trácção para cada eixo .
ImagemImagemImagem
Henrique
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Henrique »

Obrigado "Marco Ferreira"

Pá eu moro perto da Vista Alegre, do outro lado da ponte, nao sei se conheces. E tu?
Marco Ferreira
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 mai 2008 01:18
Land Rover: Range Rover Classic 3.9 V8
Sócio LCP: 2124
RTI: 799

Mensagem por Marco Ferreira »

Henrique Escreveu:Obrigado "Marco Ferreira"

Pá eu moro perto da Vista Alegre, do outro lado da ponte, nao sei se conheces. E tu?
Sim conheço perfeitamente,costumo fazer uns caminhos nos pinhais e matas que tens ai perto,sou de Esgueira :cool:
Imagem
Imagem
Henrique
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Henrique »

Muito obrigado "Frederico Ribeiro"
Agora sim, ja estou esclarecidissimo hehe :D obrigado a todos! :cool:
Henrique
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Henrique »

pois aqui este pinhal mesmo aqui ao lado é uma maravilha :D, quando eu tiver carta o pessoal vai ai dar umas voltas :D, sim eu nao tenho carta xD , devo ser o membro mais novo daqui, tenho 17 anos :yikes: ando a estudar o codigo e depois vai ser só bombar... ja conduzo e ja tenho ido dar umas voltas assim por uns caminhos mais engraçados.. mas isso é uma historia que tenciono explicar bem depois quando fizer a apresentaçao :cool:
JotaJor
master TT
master TT
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060

Mensagem por JotaJor »

Boas, e bem vindo!
venho aqui só para estragar a tua felicidade em relaçao a seres o membro mais novo :lol: acho que o mais novo sou mesmo eu :sing: tb tenho 17 anos, mas fiz a pouco tempo, pelo que tu deves ser mais velho

em relaçao aos bloqueios, acho que já foi tudo dito. mas só para acrescentar mais uma informaçao(complicar mais um bocado :D )

imagina as 4 rodas do jipe, e os 3 diferençiais(eixo da frente, traz, e cx de transferencias). se bloqueares o central(alavanca), reparte 50% de tracçao para o eixo da frente, e 50% de tracçao para o eixo traseiro. mas se ficares sem tracçao numa das rodas de um dos eixos, automaticamente ficas sem tracçao nesse eixo. para corrigires isso, tens que meter os bloqueios de diferenciais. podes meter só a frente, só atraz, ou a frente e atraz. (eu por exemplo tenho ARB só atraz, e ja ajuda muito. futuramente vou meter tb a frente)
com o diferencial central bloqueado, e com bloqueio a 100% a frente e atraz, tens 100% de tracçao em todas as rodas. todas as rodas rodam a mesma velocidade, em qualquer situaçao.
isto, com um bloqueio a 100%, tipo ARB, ou detroit locker. depois tens os torsen, tipo truetrack, que já nao sao a 100%, e em situaçao de roda no ar, deixas de poder contar com o bloqueio.
só para acabar, deixo aqui um filme para tentares perceber melhor isso dos bloqueios a 100%.
http://www.youtube.com/watch?v=3IqHiHnd ... re=channel
no filme é um p@tr#l GR, mas é como se tivesse o diferencial central bloqueado(nos LR).

espero ter ajudado, ou complicado ainda mais :lol:

Abraço :driving:
Henrique
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Henrique »

hahah muito melhor assim... ja percebi isto (finalmente xD)

epa realmente es mais novo, eu faço logo no inicio do ano, ou seja ja vou começar a estudar o codigo, quero em bem menus de um ano ja ter a carta :D. como e que tu fazes? costumas ir com os teus pais?
JotaJor
master TT
master TT

Mensagem por JotaJor »

normalmente vou com o meu pai e o meu irmao(mais novo). eu sou o co-piloto, pois ainda nao tenho mta experiencia e nao tenho a carta, mas de vez em quando lá dou uma voltita no camelo :cool: pra já sou co-piloto, e até gosto de o ser :rofl: andar aos gritos "vá agr gaz pa frente, vá pa traz, agr pa esquerda, agr pá direita" s:)
um exemplo disso aqui neste filme:
http://www.youtube.com/watch?v=snmoFJG6liE
que figuras... :ohnao2:
mas se nao fosse eu a "apertar" e orientar o meu pai, nao tinha passado em muitos dos sitios que já passou... ele ainda duvida das capacidades do camelo :bolas:

Abraço
Henrique
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Henrique »

ahhaahahahah o que me ri a ver esta #####. "calma deixa me fumar o cigarro" xD que moca! :rofl: muito fixe. o meu pai à uns anos fartava se de fazer isso, mas ficou velho e perdeu a pica, agora estou a colar lhe a pica outra vez.. ja vamos nestas ferias 3 semans para o brasil e duas delas vai ser sempre a andar de j##p nos lençois do maranhao, muita areia e dunas. altamente mesmo!depois disso conveço-o a "kitar" o nosso disco e depois uiui.... :D

abraço!
Henrique
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Henrique »

Pa, manda me ai uma mensagem com as modificaçoes todas que tens no camelo. Queria assim uma coisa parecida ;)

abraço
JotaJor
master TT
master TT

Mensagem por JotaJor »

Henrique Escreveu:Pa, manda me ai uma mensagem com as modificaçoes todas que tens no camelo. Queria assim uma coisa parecida ;)

abraço
na minha assinatura, carrega onde diz " »»Apresentação do Camelo«« "

ou entao aqui: http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=19&t=6182
Henrique
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Henrique »

uii gostei gostei :D so de pensar que vou ter de convencer o meu pai a gastar tanto dinheiro ai ai ai :x estou feito :ohnao:
ja agora tens diferencial ARB atras e a frente?
JotaJor
master TT
master TT

Mensagem por JotaJor »

Henrique Escreveu:uii gostei gostei :D so de pensar que vou ter de convencer o meu pai a gastar tanto dinheiro ai ai ai :x estou feito :ohnao:
ja agora tens diferencial ARB atras e a frente?
por enquanto só tenho atras :sing:
se precisares de ajuda diz. nao é só gastar... ha que saber onde gastar... s:)

Abraço
Henrique
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Henrique »

pois, é verdade. eu ja sei +/- onde gastar mas tambem temos um amigo da familia que tem uma oficina especializada e 4x4 e passa a vida a ir atravessar o Saara e isso , por isso ele nisso tambem nos ajuda e ainda arranja uns preços jeitosos hehe :sing:

mas primeiro quero começar por comprar uns pneus de jeito, suspençao, para choques, guincho, aumentar a potencia do motor, mata vacas, depois ARB atras e a frente e por ai fora. so que convence lo a gastar isto tudo uiui xD