Boas,
A EAS se bloquear por qualquer erro pode deixar-te apeado mas isso podes resolver de várias formas:
- cabo próprio e software (Ligado a um portátil ajuda a resolver a maior parte dos problemas e limpa os erros da EAS. O software é gratuito e os cabos podes comprar no ebay. Por acaso tenho um que agora não uso e posso vender mas que me deu muito jeito no passado!)
- existem uns pequenos aparelhos que lêm e fazem o reset dos erros da EAS (Dispensam o PC : EAS KICKER -
http://www.blackbox-solutions.com/products.html)
- Nanocom (A solução doméstica mais completa, mas também a mais cara, para diagnóstico do P38:
http://www.blackbox-solutions.com/products.html)
- instalar um kit de enchimento de emergência (Não resolve o problema mas voltas a ter suspensão para saires do monte e levares o P38 para um lugar onde seja mais fácil fazer a reparação/correcção dos erros. Retiras o relay que está por baixo do banco do condutor e enches cada um dos balões da suspensão através de uma válvula independente para cada um com um simples compressor de ar)
Quanto ao motor julgo que se manteve sempre mas só os P38 pós 98, salvo erro, é que têm EGR.
A bomba é electrónica, em caso de necessidade podes trocar o motor de um P38 por um de um BMW mas a electrónica da bomba é diferente (apenas consegues aproveitar a parte mecânica da do BMW).
O filtro da tampa das válvulas é uma peça que necessita de manutenção (normalmente esquecida) e que tem sido reportado como origem de muitos problemas.
O gostares de sujar as mãos é óptimo porque há muito que podes fazer em casa sem grandes equipamentos ou conhecimentos e poupar bastante nas idas aos mecânicos, procura aqui no forúm os DIY que explicam passo a passo como resolver muitos problemas (ex: recondicionamento do bloco de válvulas da EAS, recondicionamento do compressor, etc).
Quanto aos erros depende mas se fosse a ti não tomava isso como um factor de decisão, isto é, se aparecerem erros tem problemas de certeza, se não aparecerem pode ter ou não. Podes ter erros permanentes (mais graves) que deverão aparecer ou problemas ocasionais cujos registos podem ter sido limpos (sem o problema ter sido efectivamente corrigido) até ao problema voltar a acontecer. Outros problemas nem sequer aparecem, por ex: se a bomba injectora não estiver em condições só com equipamento de diagnóstico é que sabes.
Espero ter ajudado alguma coisa (e não complicado).
AbRRaço,
Pedro Rebelo da Silva