Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por paulo jorge »

Safarialex Escreveu:
moreirinha Escreveu:A caixa automática em TT também funciona bem, pode bloquear em 1ª 2ª ou 3ª. Os americanos usam-nas e não se queixam... tem uma condução diferente mas não será necessariamente pior. Lá está, a quem goste mais de uma e outros da outra.
A manutenção da caixa automática é no fundo como na manual, a tempo e horas para não se estragar o material.

A minha pergunta era mais no sentido que a potência e disponibilidadedo motor asociado ao escorregamento possa de alguma forma impedir uma passagem mais pacífica de um obstáculo. Nas motorizações a gasolina nem poria esse problema.
Por isso e que conduzir uma caixa auto num p38 e diferente.
Tens as baixas ali para se utlizar e depois a caixa faz o resto.
Para mim o problema principal nos p38 e a falta de sabedoria dos seus condurores
Muitos nem sabem para que serve o raio do botao das baixas e isso ia poupar muito material e euros tambem
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 286
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE
RTI: 0

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por joao carvalho »

paulo jorge Escreveu: Muitos nem sabem para que serve o raio do botao das baixas e isso ia poupar muito material e euros tambem
Idem aspas! Um pouco atrás no topico, disse a mesma coisa. Se o botao lá está é para ser usado
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1996
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por tomcat »

Então novidades?

Há uma máquina de Lisboa a venda com "upgrades" é caixa auto, interessa?
MP ou liga ;)
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 43
Registado: 08 out 2013 14:45
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por Safarialex »

Olá pessoal. agradeço toda a ajuda durante este tempo.
Apesar de não postar nada aqui tenho acompanhado aqui a questão dos P38.
Entretanto tenho visto alguns mas não me atravessei ainda.
http://custoias-porto.olx.pt/range-rover-iid-465485063
Um destes dias vi este menino e sou bem capaz de me perder :D
Parece-me muito bem arranjadinho mas nada como ver no local.
Em relação à suspensão pneumática uma vez mais que tipos de avaria podemos ter que nos deixem apeados no meio do matto ?
A minha ideia será efetuar percursos TT até média dificuldade em conforto com a família.
Por vezes faço também percursos sozinho a explorar e tenho de confiar no carro que conduzo.
Como tal o facto de existir uma falha no EAS é obrigatório a imobilização da viatura?
Qual a medida maior a nível diâmetro que a LAND ROVER tem homologação para o P38 ?
Muito Obrigado uma vez mais.
Última edição por Safarialex em 03 dez 2014 10:32, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 43
Registado: 08 out 2013 14:45
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por Safarialex »

Já agora podem informar se o motor BMW sofreu alguma modificação depois de 99 ?
O motor BMW tem MAF e EGR em todas as suas versões ?
A bomba é mecânica ou eletrónica ? (conforme resposta anterior ) :god:
Pergunto isto para ver até que ponto o meu mecânico normal consegue mexer no bicho sem necessitar de grandes conhecimentos eletrónicos

Li algures também que existe um filtro na tampa das válvulas e que a sua limpeza é fácil e tem influência no bom funcionamento do motor.
Como gosto de sujar as mãos (no básico) ando expectante para mexer num bicho destes

Já agora, as mensagens de erro no CB aparecem sempre que se liga a ignição ? É fácil ver isso quando se vai ver um possível veículo para comprar ?
Obrigado
pedrors1001
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 111
Registado: 25 jul 2009 02:55
Land Rover: Discovery 300 Tdi - 1996

Anteriores:
Range Rover 2.5 DSE - 1997
Freelander XE di - 1998
Sócio LCP: 23
Localização: Braga

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por pedrors1001 »

Boas,

A EAS se bloquear por qualquer erro pode deixar-te apeado mas isso podes resolver de várias formas:

- cabo próprio e software (Ligado a um portátil ajuda a resolver a maior parte dos problemas e limpa os erros da EAS. O software é gratuito e os cabos podes comprar no ebay. Por acaso tenho um que agora não uso e posso vender mas que me deu muito jeito no passado!)
- existem uns pequenos aparelhos que lêm e fazem o reset dos erros da EAS (Dispensam o PC : EAS KICKER - http://www.blackbox-solutions.com/products.html)
- Nanocom (A solução doméstica mais completa, mas também a mais cara, para diagnóstico do P38: http://www.blackbox-solutions.com/products.html)
- instalar um kit de enchimento de emergência (Não resolve o problema mas voltas a ter suspensão para saires do monte e levares o P38 para um lugar onde seja mais fácil fazer a reparação/correcção dos erros. Retiras o relay que está por baixo do banco do condutor e enches cada um dos balões da suspensão através de uma válvula independente para cada um com um simples compressor de ar)

Quanto ao motor julgo que se manteve sempre mas só os P38 pós 98, salvo erro, é que têm EGR.

A bomba é electrónica, em caso de necessidade podes trocar o motor de um P38 por um de um BMW mas a electrónica da bomba é diferente (apenas consegues aproveitar a parte mecânica da do BMW).

O filtro da tampa das válvulas é uma peça que necessita de manutenção (normalmente esquecida) e que tem sido reportado como origem de muitos problemas.
O gostares de sujar as mãos é óptimo porque há muito que podes fazer em casa sem grandes equipamentos ou conhecimentos e poupar bastante nas idas aos mecânicos, procura aqui no forúm os DIY que explicam passo a passo como resolver muitos problemas (ex: recondicionamento do bloco de válvulas da EAS, recondicionamento do compressor, etc).

Quanto aos erros depende mas se fosse a ti não tomava isso como um factor de decisão, isto é, se aparecerem erros tem problemas de certeza, se não aparecerem pode ter ou não. Podes ter erros permanentes (mais graves) que deverão aparecer ou problemas ocasionais cujos registos podem ter sido limpos (sem o problema ter sido efectivamente corrigido) até ao problema voltar a acontecer. Outros problemas nem sequer aparecem, por ex: se a bomba injectora não estiver em condições só com equipamento de diagnóstico é que sabes.

Espero ter ajudado alguma coisa (e não complicado).
AbRRaço,

Pedro Rebelo da Silva
Avatar do Utilizador
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 43
Registado: 08 out 2013 14:45
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por Safarialex »

Obrigado Pedro.
Não complicaste nada.
Gosto de me informar com quem sabe mais do que ir atrás do disse que disse.
Tendo em conta que o modelo tem alguns pormenores que requerem atenção a ideia é poder adquirir um que seja o mais "clean " possível.
Não tenho pressa na compra e como tal e apesar de já ter visto alguns que à primeira vista estavam bons depois na prática não é bem isso que acontece.
Isto é transversal a qualquer marca ou modelo, ainda mais ao estarmos a falarmos de veículos usados com mais de 10 anos de utilização e alguns mais em cima.
Tenho perfeita consciência disso e ainda um destes dias falei com um proprietário de um Range P38 de 96/97 que apesar do aspeto estético estar a precisar de trabalho mecanicamente estava irrepreensível daquilo que que me deu a perceber.
Quando vejo veículo destes com mais de 300.000kms em cima só posso concluir que por muita coisa que de que se digam aguentam tanto ou mais que outros modelos.
Avatar do Utilizador
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 43
Registado: 08 out 2013 14:45
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por Safarialex »

Pessoal do que vou lendo aqui já percebi que a versão MY99 começou a aparecer em finais de 1998.
Tirando algumas reformas entre outros conta com airbags laterais, umas jantes diferentes, e controlo de tração nas 4 rodas.
Do que tenho procurado na net encontrei estes 2 exemplares
1º de 2000 com 177.000kms DSE e 8500 € e outro de 1/1998 com 205.000kms DSE 6850 €.

http://custoias-porto.olx.pt/range-rover-iid-465485063
http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8124269/

Ora na prática e a nível de construção são o mesmo carro correto ?
Pelo que me dá a perceber pelas fotos os interiores estão bem tratados assim como o exterior mas claro ainda estou a ponderar a visita.
A questão é se vale ou não esta diferença de preço a versão de 2000.
O 2º e azul para mim era o ideal e 177 ou 200 kkms a meu ver vai dar ao mesmo.
Agradeço a vossa opinião
Cumprimenttos
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1996
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por tomcat »

Excluindo cor e alguns extras que o "cinzento" possui, ambos são iguais:
Acho que ambos são idênticos (MY99 e eventualmente MY00).
Logo ambos tem TC as 4 rodas.

Eu continuo a recomendar caixa auto.....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 43
Registado: 08 out 2013 14:45
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por Safarialex »

tomcat Escreveu:Excluindo cor e alguns extras que o "cinzento" possui, ambos são iguais:
Acho que ambos são idênticos (MY99 e eventualmente MY00).
Logo ambos tem TC as 4 rodas.

Eu continuo a recomendar caixa auto.....
Olá Tomcat
Já tive tentado a mandar-te uma PM para falar contigo sobre os RR P 38 :p visto que também sou da zona de Aveiro. 8)
Já li imensos post que colocaste e que muito me elucidaram. :clap:
Gosto muito mais do modelo em azul do que cinza prata e os kms acabam por não ser muitos mais se bem que para mim a diferença entre 177 e 205 representam 4 ou 5 anos de utilização pois terá um uso esporádico logo não me interessa investir muito mas também não quero um "mono" cheio de problemas além dos já esperados.
Avatar do Utilizador
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 593
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por moreirinha »

Escolher um carro em 2ª mão pela cor....
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 993
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por rp38 »

pelo que as fotos mostram ambos estão irrepriensiveis, na minha opinião eu escolhia o cinzento, mas... só exprimentando os dois, e comparando... :??
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1996
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por tomcat »

moreirinha Escreveu:Escolher um carro em 2ª mão pela cor....
Não vejo qual seja o problema de escolher um carro pela cor.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1996
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por tomcat »

Safarialex Escreveu:[
Olá Tomcat
Já tive tentado a mandar-te uma PM para falar contigo sobre os RR P 38 :p visto que também sou da zona de Aveiro. 8)
Já li imensos post que colocaste e que muito me elucidaram. :clap:
Gosto muito mais do modelo em azul do que cinza prata e os kms acabam por não ser muitos mais se bem que para mim a diferença entre 177 e 205 representam 4 ou 5 anos de utilização pois terá um uso esporádico logo não me interessa investir muito mas também não quero um "mono" cheio de problemas além dos já esperados.
Tens o meu numero na minha assinatura, estás a vontade.

Em relação aos kms tens razao, (180 ou 200, venha o diabo e que escolha),no entanto quero alertar, que é mais ou menos com essa kilometragem que o bi-massa ou embraiagem surgem.
Tenta saber nesses (ou outros) se os donos tem registo da sua mudança.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 593
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por moreirinha »

tomcat Escreveu:
moreirinha Escreveu:Escolher um carro em 2ª mão pela cor....
Não vejo qual seja o problema de escolher um carro pela cor.
um carro em 2ª mão, escolhido pela cor, em vez do estado mecânico / geral / manutenção feita? não vê o mal?!!
Antes um bom de cor feia do que um charuto de cor bonita, é só isso...
Avatar do Utilizador
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 43
Registado: 08 out 2013 14:45
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por Safarialex »

tomcat Escreveu:
Safarialex Escreveu:[
Olá Tomcat
Já tive tentado a mandar-te uma PM para falar contigo sobre os RR P 38 :p visto que também sou da zona de Aveiro. 8)
Já li imensos post que colocaste e que muito me elucidaram. :clap:
Gosto muito mais do modelo em azul do que cinza prata e os kms acabam por não ser muitos mais se bem que para mim a diferença entre 177 e 205 representam 4 ou 5 anos de utilização pois terá um uso esporádico logo não me interessa investir muito mas também não quero um "mono" cheio de problemas além dos já esperados.
Tens o meu numero na minha assinatura, estás a vontade.

Em relação aos kms tens razao, (180 ou 200, venha o diabo e que escolha),no entanto quero alertar, que é mais ou menos com essa kilometragem que o bi-massa ou embraiagem surgem.
Tenta saber nesses (ou outros) se os donos tem registo da sua mudança.
Obrigado vou ter essa dica em atenção :ok:
Avatar do Utilizador
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 43
Registado: 08 out 2013 14:45
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por Safarialex »

Agradeço as vossas respostas e ajudas que têm sido muito úteis e esclarecedoras.
Em relação à cor não me interpretem mal foi apenas uma questão de gosto que em nada irá influenciar a compra. :)
Por acaso na net encontrei muitas fotos de cinza prata, apesar de para mim o ideal seria o verde LAND ROVER :D
Além da questão mecânica, desgaste e pormenores do veículo irão revelar se teve ou não um dono cuidadoso.
O dono do RR cinza informou que o mesmo é assistido numa oficina da Maia se não estou em erro do Sr. José Luís ao que parece um grande entendido na matéria. Não conheço, mas conto fazer uma visita em breve assim como a ver as duas máquinas em causa.
Para o uso que penso dar ao RR o cinza assenta muito bem pois notam-se menos os riscos na pintura e é mais fácil de a manter em condições ao contrário de uma cor escura. Pretendo acima de tudo conseguir ter o carro mais fiável possível dentro deste modelo.
Entretanto surgiu um novo pormenor que não me havia lembrado. A proibição da circulação de veículos antes de 2000 em Lisboa (em determinadas zonas)e visto que vou lá alguma vezes terei de ter este pormenor em conta e sem dúvida deixa-me poucas possibilidades de escolha assim. :bolas:
Faço alguns passeios tt de dificuldade baixa e média e também ando muitas vezes sozinho em TT turístico e navegação.
Procuro dentro destes valores o TT mais confortável possível para poder ter a família por perto nestas andanças.
Uma vez mais obrigado pela vossa ajuda. :god:
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1996
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por tomcat »

moreirinha Escreveu:
tomcat Escreveu:
moreirinha Escreveu:Escolher um carro em 2ª mão pela cor....
Não vejo qual seja o problema de escolher um carro pela cor.
um carro em 2ª mão, escolhido pela cor, em vez do estado mecânico / geral / manutenção feita? não vê o mal?!!
Antes um bom de cor feia do que um charuto de cor bonita, é só isso...
Mais uma vez, não vejo o mal de escolher um carro pela cor.
É tão válido, como tudo o que argumentaste (mas que não deixas de ter razão).

Estamos a falar de um carro, com uma má fama/reputação, ou seja, racionalmente não é modelo que se deva comprar.
Já que somos guiados mais pelo coração do que a razão, qual o problema de a variável COR fazer parte?

Agora
moreirinha Escreveu: Antes um bom de cor feia do que um charuto de cor bonita, é só isso...
Pode ser argumento válido para ti ;)
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Avatar do Utilizador
Safarialex
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 43
Registado: 08 out 2013 14:45
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por Safarialex »

Pessoal uma pergunta...o Rnage Rover P38 também a posição de condução descentrada do volante?
Tive essa percepção ontem quando conduzi um, mas foi pouco tempo e não percebi se seria de mim ou de não ter o banco bem regulado :silent:
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 261
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: Range Rover P38 2.5 DT ou DSE antes ou depois de 1999 ?

Mensagem por JotaPê »

Tive um 5 anos e nunca reparei nisso lol.