Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
mcapinha Escreveu:Da minha experiência recente, o comportamento correcto é o seguinte:
Primeiros 30 segundos após retirar a chave e fechar as portas: 0.8 amps
Dez minutos seguintes: 0.3 amps
Após isso, 0.01 amps
Se o CB tem a indicação de porta aberta a BECM não dorme e ficará com um consumo à volta dos 0.8 (o manual refere que este teste deve ser realizado com todas as portas fechadas...)
Boas,
Já consegui por o fecho centralizado a fechar todas as portas, mas o erro mantém-se e consumo de 0.8amps também. Tenho que ligar à máquina para apagar os erros, certo?
Uma coisa estranha que me aconteceu, tranquei o carro, desliguei o negativo e liguei o amperímetro, o fecho da porta traseira começou a abrir e fechar consecutivamente como se estivesse em curto. Com o carro destrancado, já não acontece esta situação.
pach Escreveu:
Já consegui por o fecho centralizado a fechar todas as portas, mas o erro mantém-se e consumo de 0.8amps também. Tenho que ligar à máquina para apagar os erros, certo?
Cada fechadura tem um microswitch que detecta se a porta está aberta ou fechada. No meu, tive esse problema com a porta direita da frente.
Na altura encontrei um tutorial muito bom que explicava os cabos eléctricos das fechaduras e tendo determinado qual é que era responsável pela informação da porta aberta, simplesmente desliguei-o da ficha e não me preocupei mais com o assunto. Acho que se o passageiro abrir a porta com o carro em andamento, devo reparar
Andei aqui às voltas na net e não consigo encontrar o dito tutorial, mas se fizeres uma pesquisa por "door ajar switch" no ETM e está lá tudo.
EDIT: não esquecer que no P38 a suspensão não troca de posição com as portas abertas.
Já desforrei a porta e desliguei as duas fichas que estavam ligadas ao "trinco", conforme imagem do tutorial. Agora a minha questão, quando é referido positive probe, é apenas o fio AZUL, certo? Ou seja, o fio azul será o responsável pela informação de porta fechada/aberta, desligando este ficará o problema resolvido ou p esquema é apenas ilustrativo?
Por outro lado, no diagrama, aparece o "door ajar switch" como o numero 3, correspondendo o fio "PW" será purple white? tenho um dessa cor:)
O erro que aparece é referente às duas portas da frente e não as do lado direito como tinha referido. PTA DD e PTA DI.
Desliguei as duas fichas do trinco, e o erro de porta aberta mantém-se. Desliguei a door outstation e o erro mantém-se. O problema só poderá estar no microswitch do trinco, pois, estando em circuito aberto, não envia a informação para a BECM certo?
A minha grande questão, como enganar a BECM. De acordo com o diagrama, o PW será o fio que controla o microswitch, se o ligar diretamente à massa, a Becm receberá informação que a porta está fechada, ou estarei errado?
Sem querer exigir demasiado, queria ver se resolvia a questão ainda hoje. Já me está a fazer falta e o P38 não aguenta 3 dias com bateria...
vou atualizar este tópico na esperança que alguém já tenha passado pelo mesmo...
Resumindo, na porta do condutor, desligo a ficha do trinco elétrico e a mensagem de porta aberta desaparece. Até aqui tudo bem, ou arranjo o switch ou simplesmente desligo o fio que "recolhe" essa informação, como já tinha sido referido mais acima.
A porta do lado direito está mais complicada, já coloquei uma outstation nova, desligo a ficha do trinco e aparece sempre a mensagem de porta aberta. Não maneira de descobrir o que está a dar informação de porta aberta. Pelas experiências que fiz, deduzo que o erro/problema está entre a outstation e a centralina, e não no switch.. Será possível????