Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Discussão sobre Freelanders
Avatar do Utilizador
leon
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 289
Registado: 27 out 2011 20:33
Land Rover: Freelander TD4
RTI: 0
Localização: vila nova de gaia

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por leon »

Mais uma coisa que tenho de ter em conta.....belo tópico :clap: :clap:
Avatar do Utilizador
baptistama
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 791
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0
Localização: Lisboa/VRSA

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por baptistama »

após umas voltinhas por Vila Real de Sto António e + 300km de volta a Lisboa confirmo q o tubo se aguentou e bem e ñ têm fugas,
as fotos a seguir são do tubo já colocado, está um pouco afastado do rail pq sem a ferramenta apropriada ñ consegui fazer as curvas mais apertadas, as faixas vermelhas à volta do tubo são fita de neoprene (aproveitamento de um velho fato de mergulho) q coloquei onde o tubo entrava em contacto com partes do motor para evitar transmissão de calor ao tubo de vácuo q liga ao turbo e para prevenir vibrações e consequente ruído e degaste.

Imagem
fixado com 2 braçadeiras ao rail existente na parte frente/baixo do motor

Imagem
passagem entre motor de arranque e turbo
Lobomau
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 52
Registado: 01 abr 2010 19:15
Land Rover: Freelander 3Portas 2.0 Di 8/ 2000
Série III 109" 1981
Sócio LCP: 2294
Localização: Ponte de Lima / Vila Real

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por Lobomau »

Boas,

Infelizmente não tenho nem o jeito nem o espaço para poder resolver o problema de outra maneira que não seja COMPRAR. :nono:

Assim sendo preciso de adquirir a montanha de tubos.
Alguém me pode dizer onde encontrar os ditos????? Para além da LAND ROVER, claro!
É que mesmo no site da foto que o FLG tinha postado, este produto já não aparece lá. :cry:

Obrigado


Lobomau
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por RR V8 »

carlossilvalr Escreveu:Esta ferramenta dava jeito...

http://www.ebay.co.uk/itm/LASER-TOOLS-4 ... 500wt_1054

Penso que todos os mecânicos tem isto...o meu pelo menos tem!!! :D
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por carlossilvalr »

O meu também... O Freelander é que não tem visto o mecânico muitas vezes... Ainda b€€€m...

Quando lá for vou testar. Ele agora faz 300 Km por mês e se houver festa... No outro dia após 3 semanas parado lá se foi a bateria...

Abraço
Avatar do Utilizador
Bullxer
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 73
Registado: 11 fev 2014 21:27
Land Rover: Freelander 2.0Di
RTI: 0

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por Bullxer »

Venho desenterrar este tópico porque neste sábado tive a fazer a reparação da bobine do motor de arranque do Free, e para meu espanto vi que os tubos também estão a descascar, pelo vistos não é defeito mas sim feitio!!! :ohnao:

Fui saber preços e ia-me dando uma coisinha má....qualquer coisa como +/- 250€ + o coelho :crazy:

A solução que vou arranjar, é substitui-los por tubo maliavel de borracha, EPDM ou silicone. Penso que é a mais duradoura e económica!
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por paulo jorge »

A melhor solucao e utilizar tubos de latao.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Avatar do Utilizador
Bullxer
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 73
Registado: 11 fev 2014 21:27
Land Rover: Freelander 2.0Di
RTI: 0

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por Bullxer »

paulo jorge Escreveu:A melhor solucao e utilizar tubos de latao.

Acredito que sim...mas fazer as curvas todas nao deve ser pêra fácil.
Só vi uma parte do tubo onde está com mau aspecto, mas no pc vi o tubo todo completo e aquilo mete medo com tanto pormenor :eek3:
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por Punisher »

carlossilvalr Escreveu:Bem depois de ter inspeccionado o meu e ter visto uma emenda num outro tubo do circuito esses acho que não estão maus.

Agora eu tenho um fenómeno esquisito. Sem qualquer sintoma de junta queimada a água vaza do circuito lentamente, mas sinceramente ás vezes parece que a água cresce. Sempre nas mesmas situações.

Agora mesmo deparei-me com isto

http://translate.google.pt/translate?sl ... index.html

Será que há ganho de ar dentro do circuito?

É estranho...

Abraço
Amigo Carlos; nem me fales nessa cena, ando as cabeçadas com o do meu sogro por causa disso; já se retificou 2 vezes colaça; já se verificou toda a tubagem e continuo a partir pedra, não faço ideia para onde vai o liquido; agora vao para testar o bloco para tentar descobrir se temos para lá alguma estaladela; muito estranho, tem niveis de compressao corretos, puxa lindamente, só acho é que manda muito fumo negro cá para fora, comparado com o meu que não se lhe vê uma unica nuvenzinha, aquele é um defumadouro.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Só assim por acaso, não vai para a IRD pois não? Já não era o primeiro :-)

Abraço
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por Punisher »

Punisher Escreveu:
carlossilvalr Escreveu:Bem depois de ter inspeccionado o meu e ter visto uma emenda num outro tubo do circuito esses acho que não estão maus.

Agora eu tenho um fenómeno esquisito. Sem qualquer sintoma de junta queimada a água vaza do circuito lentamente, mas sinceramente ás vezes parece que a água cresce. Sempre nas mesmas situações.

Agora mesmo deparei-me com isto

http://translate.google.pt/translate?sl ... index.html

Será que há ganho de ar dentro do circuito?

É estranho...

Abraço
Amigo Carlos; nem me fales nessa cena, ando as cabeçadas com o do meu sogro por causa disso; já se retificou 2 vezes colaça; já se verificou toda a tubagem e continuo a partir pedra, não faço ideia para onde vai o liquido; agora vao para testar o bloco para tentar descobrir se temos para lá alguma estaladela; muito estranho, tem niveis de compressao corretos, puxa lindamente, só acho é que manda muito fumo negro cá para fora, comparado com o meu que não se lhe vê uma unica nuvenzinha, aquele é um defumadouro.
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por Punisher »

Bullxer Escreveu:
paulo jorge Escreveu:A melhor solucao e utilizar tubos de latao.

Acredito que sim...mas fazer as curvas todas nao deve ser pêra fácil.
Só vi uma parte do tubo onde está com mau aspecto, mas no pc vi o tubo todo completo e aquilo mete medo com tanto pormenor :eek3:

Malta vou deixar aqui uma dica; vale o que vale; eu já recorri várias vezes a uma técnica rudimentar para curvar tubos no torno sem o risco de os estrangular e que permite exercer força neles á vontade , que é enche-los de areia, para que haja volume no interior mas que permita a moldagem. Como disse, vale o que vale, mas a mim já me safou algumas vezes.
Saudações free.
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por FLG »

Conheço inúmeros Free's que o liquido de refrigeração vai sumindo lentamente há anos sem qualquer sinal de fuga e vão continuando a rolar sem qualquer problema.
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 611
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0
Localização: São Torcato, Guimarães

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por tiago_silva »

FLG Escreveu:Conheço inúmeros Free's que o liquido de refrigeração vai sumindo lentamente há anos sem qualquer sinal de fuga e vão continuando a rolar sem qualquer problema.
Ahah. Já somos dois...
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por Punisher »

FLG Escreveu:Conheço inúmeros Free's que o liquido de refrigeração vai sumindo lentamente há anos sem qualquer sinal de fuga e vão continuando a rolar sem qualquer problema.
Pois FLG, concordo parcialmente contigo, mas a mecánica e uma ciência exata e isso terá sempre explicação e solução. Pessoalmente convivi com esse problema 3 anos, facto, mas andava sempre indignado; nada de marcas na tubagem, nada na alcatifa, nada no oleo....mas um dia a coisa revelou-se. Num daquele dias bem frios liguei a chauffage e comecei a ter visões...achei eu!!!!! pareceu-me ver um ligeiro vapor verde no habitáculo; resultado 2 fugas minimas no radiador, tás a imaginar...desmontar tablier todo, radiador novo da concorrencia, pois são bem melhores que os originais, visto não serem de cobre e já lá vão 4 anos e nunca mais tive de andar com liquido refrigerante na mala do bicho.
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por Punisher »

carlossilvalr Escreveu:Boas

Só assim por acaso, não vai para a IRD pois não? Já não era o primeiro :-)

Abraço
Não faço a minima ideia ainda para onde vai, agora vou fazer um bypass no radiador da chauffage, para despistar mais um elemento, o passo seguinte é mandar o bicho para testar o bloco.
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por FLG »

Já fiz inúmeros testes e deram negativo...

Foi assim que na altura detectei os Heater/Coolent Pipes... Tubo junto do radiador... rela na caixa... vaso expansão+tampo etc...

Chegaram a dizer-me que poderia ser eventualmente uma microfissura junto ao colector do turbo que é comum ...

Já fez cerca de 100.000 kms e contiua a consumir cerca de 250 ml em cada 10.000 km.

No Disco consumo aúa = ZERO... MAQUINA :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por Punisher »

Amigo FLG;
Penso que os tubos que falamos são os que anexo; se assim for...mais um conjunto que entregou a alma ao criador; ainda bem que só decidiram furar quando cheguei a casa de pois de 240Km a rebocar o barco em auto-estrada. Já estive a falar com o Carlos e com o Avelino e ao que parece ainda não há para já solução alternativa fiável; assim sendo segunda lá vai o bicho para a oficina para trocar por novos. Ainda tentei eu mesmo, mas ainda dá muita lavoura e a posição e ferramentas não ajudam....para mal dos meus pecados. Alguém sabe a referência correta dos tubos?????????' Agradeço.


Imagem


Saudações Free.
Avatar do Utilizador
Bullxer
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 73
Registado: 11 fev 2014 21:27
Land Rover: Freelander 2.0Di
RTI: 0

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por Bullxer »

Punisher Escreveu:Amigo FLG;
Penso que os tubos que falamos são os que anexo; se assim for...mais um conjunto que entregou a alma ao criador; ainda bem que só decidiram furar quando cheguei a casa de pois de 240Km a rebocar o barco em auto-estrada. Já estive a falar com o Carlos e com o Avelino e ao que parece ainda não há para já solução alternativa fiável; assim sendo segunda lá vai o bicho para a oficina para trocar por novos. Ainda tentei eu mesmo, mas ainda dá muita lavoura e a posição e ferramentas não ajudam....para mal dos meus pecados. Alguém sabe a referência correta dos tubos?????????' Agradeço.


Imagem


Saudações Free.

A referencia deles é PEP103060.
Neste momento só conheço duas soluções possiveis, e quando digo conheço é porque já vi ao vivo e nao em foruns ou de de boca.
1 - Compras o conjunto original que ascende os 280€
2 - Substituis tudo por tubos em borracha, onde fazes a festa por uns 30€/40€.

Pessoalmente e porque sou proteccionista irei optar por uns originais quando me acontecer, mas a verdade é que se substituir tudo em borracha, fica bom senão melhor, e nunca mais tens problemas
Avatar do Utilizador
baptistama
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 791
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0
Localização: Lisboa/VRSA

Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...

Mensagem por baptistama »

o meu "remendo" continua lá (desde Fevereiro 2012) e sem fugas, mas a alternativa de fazer a tubagem em cobre ainda me parece a mais viável,
só precisava de conseguir pôr a mão num conjunto velho porque ñ posso ter o Free parado...