LAND ROVER Serie III

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

marco.marques Escreveu:boas,
esse tubo é ligado a um depósito que fica mesmo ao lado do radiador, que pela foto não tem!
esse tubo é apenas um respiro, se bem que eu uso o depósito meio cheio com água...

LandAbraço
E não há problemA em estar assim então?
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por nuno.1 »

Esse tubo deve estar ligado a um vaso de expansão.

Quando o motor está ligado a pressão aumenta a agua expande para esse vaso.

Se não houver o vaso o motor vai perdendo agua...
Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

nuno.1 Escreveu:Esse tubo deve estar ligado a um vaso de expansão.

Quando o motor está ligado a pressão aumenta a agua expande para esse vaso.

Se não houver o vaso o motor vai perdendo agua...
ENtão depois compro esse vaso..

Agora estou mais preocupado com aquilo da embraiagem se me dessem uma ajudinha era muito fixe...
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por nuno.1 »

Ora bem, relativamente à embraiagem essa tampa está horrível, tens mesmo de a substituir, assim como esse liquido de embraiagem. Possivelmente por estar espesso acabou por danificar alguma coisa na bomba de embraiagem, ou então acaba mesmo por não passar e a bomba não funciona.

O liquido de embraiagem é barato, é o mesmo usado para os travões, Dot4, se não me engano.

Podes tentar retirar esse e substituir com um novo e ver se a bomba funciona, mas provavelmente estará danificada por andar la esse liquido espesso.

Quanto ao caso de expansão depois tiro fotos do meu e meto aqui, para teres uma ideia de como é.

CarlosFreitas Escreveu:Já estive a ver onde está a bomba da embraiagem e vi isto:

-Será por causa da tampa que está cheia de furos e podre? Já pensei que o pedal da embraiagem está "sem peso" porque a tampa não isolou o deposito e entrou ar... e também vi que o óleo que está dentro está bastante espesso (quase como uma espécie de massa). Assim a embraiagem não funciona , acho eu...

-Também reparei que tem um tubo no radiador que sai da tampa e não está ligado a nada... É normal?
Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

Já estive a montar as palas de trás e está impecável...:
Troquei também a posição dos piscas para ficar de acordo com o original.:

-Imagem

-Imagem

Estive também a mudar os casquilhos e aproveitei e pintei uma parte da roda.

-Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

nuno.1 Escreveu:
Podes tentar retirar esse e substituir com um novo e ver se a bomba funciona, mas provavelmente estará danificada por andar la esse liquido espesso.
[/quote]

Como é que consigo retirar o liquido que está dentro?
Avatar do Utilizador
hpc
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 08 ago 2010 12:55
Land Rover: Serie III 88 1973
Sócio LCP: 2359
RTI: 0
Localização: Porto/Amarante

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por hpc »

Boas,
Está muito bonito o seu serie, essa cor fica muito bem :cool:
Quanto ao tubo do radiador, no meu por incrivel que pareça também não está ligado a nenhum vaso de expansão e sempre andei com ele assim e nunca foi necessário adicionar liquido no radiador, está sempre cheio...Será que não virá só com os series a partir de algum ano...? Mas Nuno se puser aqui as fotos já agora também tenho curiosidade de ver :)
Quanto à bomba o melhor deverá ser mesmo substituir tendo em conta o estado em que se encontra a sua e o preço relativamente barato da mesma.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
hpc
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 08 ago 2010 12:55
Land Rover: Serie III 88 1973
Sócio LCP: 2359
RTI: 0
Localização: Porto/Amarante

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por hpc »

Boas,
Está muito bonito o seu serie, essa cor fica muito bem :cool:
Quanto ao tubo do radiador, no meu por incrivel que pareça também não está ligado a nenhum vaso de expansão e sempre andei com ele assim e nunca foi necessário adicionar liquido no radiador, está sempre cheio...Será que não virá só com os series a partir de algum ano...? Mas Nuno se puser aqui as fotos já agora também tenho curiosidade de ver :)
Quanto à bomba o melhor deverá ser mesmo substituir tendo em conta o estado em que se encontra a sua e o preço relativamente barato da mesma.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

hpc Escreveu:Boas,

Quanto à bomba o melhor deverá ser mesmo substituir tendo em conta o estado em que se encontra a sua e o preço relativamente barato da mesma.

Cumprimentos
Não é bem a questão do preço porque é cerca de 30 € mas é mais o trabalhão que dá a trocar, porque é preciso tirar os para-lamas e mais uma capa de dentro ...

Queria só agora ver se a bomba está boa trocando apenas o óleo e pondo um novo... A minha dúvida é mais em como tirar o óleo antigo.
Avatar do Utilizador
hpc
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 08 ago 2010 12:55
Land Rover: Serie III 88 1973
Sócio LCP: 2359
RTI: 0
Localização: Porto/Amarante

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por hpc »

Pois isso também é verdade, mas nisso já não posso ajudar pois não faço a mínima ideia de cmo se tira o liquido, talvez terá algum orificio por baixo, nao sei...Mas como disse que o oleo já está muito espesso deverá ser complicado limpar aquilo bem, mas alguém que esteja mais dentro do assunto que se pronuncie :)
Avatar do Utilizador
marco.marques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 226
Registado: 13 out 2010 18:30
Land Rover: Serie III 88" 1972
Sócio LCP: 2389
RTI: 0
Localização: Vila do Conde

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por marco.marques »

bem, nunca retirei por completo o óleo do sistema, mas penso que se abrir as porcas de purga junto aos tambores das rodas e na bomba principal e com um compressor, deve conseguir empurrar o óleo todo para fora! depois é uma questão de colocar novo e experimentar se a bomba tá a funcionar!

LandAbraço
Avatar do Utilizador
Luis M.S.G.C.
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 182
Registado: 14 jan 2010 09:13
Land Rover: .
Serie III 109 1978
Discovery 300 TDI 1994
Defender 90 TD5 2006
Sócio LCP: 2319
RTI: 0
Localização: Ponte de Sor

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por Luis M.S.G.C. »

Bons dias,

Para mudar as bombas tanto a de travão, como a de embraiagem principal ou secundaria não é preciso tirar nenhum dos guarda lamas, basta desaparafusar o suporte de cada uma das bombas, tirar os tubos e sai o suporte com o pedal e com a bomba tudo junto, com alguma ginastica dá para tirar o da embariagem sem tirar o do travão, embora o deposito de oleo dos travões tenha sempre que sair, se bem que mesmo assim é mais facil do que andar a tirar guarda lamas... Quanto á bomba de embraiagem secundaria, debaixo do serie consegues tirar uma e colocar outra.

A bomba de embariagem que esta no serie, muito provavelmente não tem nada de especial, com a bomba cá fora, basta tirar a capa de borracha que esta na ponta, depois puxar o veio que vem de dentro, sempre com cuidado e devagar e a ver a posição em que saiem embolos molas, etc com tudo isso cá fora, limpas tudo muito bem, o interior da bomba, as borrachas de dentro, molas, etc. e de o cilindro não estiver riscado ou danificado e as borrachas recequidas a bomba está boa.

Espero que ajude... Mais alguma coisa em que eu possa ajudar, é só dizer.

Cumps
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por nuno.1 »

hpc Escreveu:Boas,

Quanto ao tubo do radiador, no meu por incrivel que pareça também não está ligado a nenhum vaso de expansão e sempre andei com ele assim e nunca foi necessário adicionar liquido no radiador, está sempre cheio...Será que não virá só com os series a partir de algum ano...? Mas Nuno se puser aqui as fotos já agora também tenho curiosidade de ver :)

Cumprimentos
Ora cá está uma foto:

Imagem

Imagem

O vaso de expansão serve para isso mesmo, quando a pressão aumenta a agua expande para o vaso.

O vaso tem um tubo aberto para baixo, para dar sempre possibilidade á agua para sair, caso a pressão aumente demais.

É muito importante verificar sempre estes tubos, no meu caso um dos tubos entupiu e rebentou uma rela do motor, pois a agua não tinha para onde expandir e saiu por uma rela, que estão lá mesmo para isso, mas que é chato é :D
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por nuno.1 »

Fica aqui um link para uma página que possui os manuais de oficina dos LAND ROVER. Neste caso de restauro serão muito importantes!

Verifique o manual 4 (Workshop manual part 4 clutch, fuel, cooling, exhaust, gearbox ) que está la isso do radiador e da embraiagem.

http://www.landroverweb.com/LAND ROVER/p ... r-manuals/

Força aí!
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por nuno.1 »

Já agora, se fosse para andar assim sem nada, para quê ter lá a abraçadeira? ;)

[url=http://imageshack.us/photo/my-images/228/dscf2790f.jpg/]Imagem
Imagem
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por JBorges »

CarlosFreitas Escreveu:...tampa que está cheia de furos e podre? Já pensei que o pedal da embraiagem está "sem peso" porque a tampa não isolou o deposito e entrou ar... e também vi que o óleo que está dentro está bastante espesso (quase como uma espécie de massa). Assim a embraiagem não funciona , acho eu...
A tampa está furada? Deixa estar; é da idade!!
O óleo da embraiagem é igual ao dos travões, se está espesso - perdeu as propriedades hidraulicas, tens que purgar todo os sistema e meter óleo novo.
Se queres fazer bem feito, verificas as bombas (todas).

O óleo para travões/embraiagem pode ser o GALP EXPERT TRÁVIA 4 (DOT 4).
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

JBorges Escreveu: O óleo da embraiagem é igual ao dos travões, se está espesso - perdeu as propriedades hidraulicas, tens que purgar todo os sistema e meter óleo novo.
Se queres fazer bem feito, verificas as bombas (todas).
Com o sistema todo quer dizer o sistema da embraiagem certo?
Como é que consigo purgar o sistema da embraiagem, só sei purgar o dos travões...
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por nuno.1 »

CarlosFreitas Escreveu:
JBorges Escreveu: O óleo da embraiagem é igual ao dos travões, se está espesso - perdeu as propriedades hidraulicas, tens que purgar todo os sistema e meter óleo novo.
Se queres fazer bem feito, verificas as bombas (todas).
Com o sistema todo quer dizer o sistema da embraiagem certo?
Como é que consigo purgar o sistema da embraiagem, só sei purgar o dos travões...
Penso que está na página 17 do manual: http://www.landroverweb.com/Pdf-files/M ... Part_4.pdf
Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

Hoje estive a tarde toda a arranjar a parte da embraiagem...

O mais complicado foi encontrar a bomba secundária da embraiagem porque não sabia bem onde estava, e ainda por cima estava toda tapada com terra.
Depois foi só desenroscar o tubinho que liga a bomba principal á secundária para ver se estava entupido... Depois percebi que o tal liquido viscoso só estava nas paredes de dentro da bomba principal e que afinal não havia óleo nenhum dentro das 2 bombas e dos tubos (tudo seco) .
Para voltar a encher com óleo foi só voltar a enroscar os tubos todos e tirar a pequena válvula da bomba secundaria... Começar a deitar óleo e bombear com o pedal da embraigem até jorrar da bomba secundária apenas óleo fresquinho, depois voltei a colocar a vávula e coloquei a nova tampa da bomba principal e acabou...
Antes o pedal da embraigem estava muito solto, conseguia chegar ao chão sem esforço... Agora está muito mais pesado e já é preciso força para tocar no fundo.
Escrevi isto tudo porque mais alguem pode precisar de fazer igual ou apenas por curiosidade
Amanha vou testar porque hoje já é tarde.

Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos os membros que "ajudaram"
Este foi o óleo que usei:

Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

Hoje estive a trocar o resto dos casquilhos e reparei nisto... Parece-me que não é bem assim:...

-Imagem

-A seta vermelha aponta para a parte de baixo da manete das altas, para tentar mostar a localização do problema.
-A amarela mostra uma espécie de anilha de plástico que está solta.
-A azul aponta para uma borracha que esta toda rota.
-E a verde mostra uns dentes que acho que supostamente deviam estar para dentro.

Agora queria saber o que este ferro com os dentes e se há problema em estar assim...

Outra pergunta::

-No amortedor é suposto vermos os casquilhos?

Imagem

Opiniões?