Amortecedores Fox

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
TTiagoDiasSilva
pleno TT
pleno TT
Registado: 01 nov 2008 15:59
Land Rover: Range Rover 300tdi
Freelander td4
Sócio LCP: 2062
RTI: 0

Amortecedores Fox

Mensagem por TTiagoDiasSilva »

Boas alguém sabes onde se podem comprar amortecedores Fox (longo curso) em portugal para LAND ROVER?
Aprovam?
Já alguem exprimentou?
Imagem
JotaJor
master TT
master TT
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060

Re: Amortecedores Fox

Mensagem por JotaJor »

Boas!
nao tenho opiniao acerca dos amortecedores fox, nem sei se ha a venda em portugal. sei de passoal que mandou vir dos states.
mas eu acho que para o TT que a generalidade do pessoal faz, há soluçoes bem mais baratas. achas que precisas mesmo de uns fox? ha marcas de amortecedores no marcado mais que suficientes para o TT que se faz em portugal(sem contar com a competiçao, mas acho que nao é esse o caso), muito mas mesmo muito mais em conta que os fox. até mesmo em competiçao se usam amortecedores "convencionais".
tens os dobinsons, ironman, bilstein, though dog, etc...

é a minha opiniao.... :roll:

Abraço
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

ó Tiago,fontes "ultra-secretas" disseram-me que o novo representante fox em Portugal é.... o Emanuel Costa.... ele tem fox na maquina nova... s:)
Vitor
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 set 2006 10:11
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por Vitor »

Viva,

Podes contactar com o Luís do Stand Emanuel Costa.

Tlf: 255612407 - Email: standemanuelcosta@iol.pt

Pelo que vi, os amortecedores Fox são bem porreiros, mas ainda não conheço nenhum LR com eles montados.

Abraço,
Vitor Almeida
Sócio LCP nº 1634
Marco de Canaveses city

Imagem
Visite: http://www.amigosdomonte.blogspot.com
TTiagoDiasSilva
pleno TT
pleno TT
Freelander td4

Boas! pois eu ja vi fox em land rovers mas nao em portugal! Pensei que nao se comercializa-sem por cá mas em lousada vi muitas máquinas a utilizá-los! o do emanuel costa e mais uns quantos no exterior que por lá estavam estacionados!!

Abraços
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Emanuel não terá a representação, mas penso que tem umas dúzias para vender e alguns até baratos.

Convém não esquecer que a Fox, tal como muitas marcas famosas como a Bilstein, King, SWA, FOA, faz coisas muito boas e coisas não tão boas. Esses da foto por exemplo são os 2.0 com reservatório e que se arranjam por 120 e poucos euros nos States. Não se admirem de ver FOX cá à venda na casa dos 150€/200€, mas tenham consciência que são amortecedores "de prateleira" e que provavelmente não vão funcionar bem no carro. É muito difícil ter estes amortecedores em stock e tê-los ajustados para os carros para que se vendem, pois como sabem por norma este tipo de amortecedore fazem-se por encomenda tendo em conta comprimento, curso, valving etc etc, e e tudo isto tendo em conta as características dos nossos carros, condução e do que tt que fazemos. (penso que pré-definidos, nos States, as grandes marcas só tem para j##p e para algumas pick-up, tipo dodge Ram e f#rd F-series).

Além disso, exceptuando a Radflo (que agora se vendem em Portugal em http://www.m-trux.com) que tem apoios compatíveis LR, todos os outros obrigam a que alteres os apoios superiores e inferiores dos amortecedores.

A questão do aprovam ou não dependerá muito!! Como disse em cima, ao contrário daquilo que fazemos na Europa em que os amortecedores estão já pré-feitos para marca/modelo de carro, lá tem tudo a ver com o pedido que se faz!

Se quiseres um kit com amortecedores porreiros para o Range e já praticamente ajustados, vai a Rovertym.com e vê o kit RTE deles.

Abraço,
Amorim
serodio

Mensagem por serodio »

Boas pois FOX a 200 euros !!!!!!!!!!!!!! caros amigos os amortecedores Fox são feitos por medida para a competição tipo de corrida peso do veiculo etc ....etc ..... e os preços podem ir de 1000 euros o amortecedor a 8000 cada são amortecedores rgulaveis em compressão e extenção consoante o terreno que se vai apanhar e o peso do veiculo assim se regulam prova a prova , o meu amigo tem na ordem dos 700 euros cada os PROFLEX , os OHLINS se quer mesmo amortcedores de competição não vejo a utilidade para fazer passeios ou trial pois para trial o melhor é os ESCORPION

os Fox foram utilizados no Dakar pelos Citroen , mitsus , pela Elizabete <Jacinto no camião dela, Shlesser, team Dessud etc....

Serôdio

Imagem
pgoliveira2000
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 set 2005 11:13
Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
Sócio LCP: 401

Mensagem por pgoliveira2000 »

Vitor Escreveu:Viva,

Pelo que vi, os amortecedores Fox são bem porreiros, mas ainda não conheço nenhum LR com eles montados.

Abraço,
Viva Tiago,

se tem realmente interesse nesses amortecedores e aproveitando o facto de Emanuel Costa estar a trabalhar com eles, não custa nada e liga
à pessoa, assim já fica informado se arranja e a que preços para aquilo que deseja.

Abraço.
Paulo Oliveira
+(351)932772293
mailto: paulooliveira@vodafone.pt
Imagem
serodio

Mensagem por serodio »

Se optar por colocar amortecedores com rotula já tem ai na foto do meu Proto como fazer as fixações para amortecedores com rotulas seja no defender / range / ou disco

Serôdio

p.s. nós comercializamos os Proflex especialmente para LAND ROVER's com as fixações originais do land
TTiagoDiasSilva
pleno TT
pleno TT
Freelander td4

Já me apercebi que os fox sao bons de mais para o que pretendo...

Eu tenho uns delphi de carbon + 2" com molas +2" tudo comprado na all4x4 aqui do "pgoliveira2000" e tacos 3 cm e quero colocar uma amortecedor com mais curso ... e talvez uns cones se for necessário!!

Se souberem de algo QB a bom preço...

Abraço!
pgoliveira2000
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 set 2005 11:13
Land Rover: LAND ROVER Defender 90 TD5 (1993) ex 200tdi
Sócio LCP: 401

Mensagem por pgoliveira2000 »

pgoliveira2000 Escreveu:
Vitor Escreveu:Viva,

Abraço,
Viva Tiago,

se tem realmente interesse nesses amortecedores e aproveitando o facto de Emanuel Costa estar a trabalhar com eles, não custa nada e liga
à pessoa, assim já fica informado se arranja e a que preços para aquilo que deseja.

Abraço.
Tens aqui o numero telemovel do Emanuel, 917557713.
Paulo Oliveira
+(351)932772293
mailto: paulooliveira@vodafone.pt
Imagem
serodio

Mensagem por serodio »

Para o curso que diz já ter nesse caso aconselho os ESCORPION que tem amortecedores até 1 metro de curso , visto que os FOX ñão vão ter o curso que deseja só se encontrasse Fox dos Beiguis como o do Shlesser que tem um curso enorme por causa do chassi ser tubular

Serôdio
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

....
Última edição por josecamorim em 12 mai 2009 11:46, editado 1 vez no total.
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

serodio Escreveu:Boas pois FOX a 200 euros !!!!!!!!!!!!!! caros amigos os amortecedores Fox são feitos por medida para a competição tipo de corrida peso do veiculo etc ....etc ..... e os preços podem ir de 1000 euros o amortecedor a 8000 cada são amortecedores rgulaveis em compressão e extenção consoante o terreno que se vai apanhar e o peso do veiculo assim se regulam prova a prova , o meu amigo tem na ordem dos 700 euros cada os PROFLEX , os OHLINS se quer mesmo amortcedores de competição não vejo a utilidade para fazer passeios ou trial pois para trial o melhor é os ESCORPION

os Fox foram utilizados no Dakar pelos Citroen , mitsus , pela Elizabete <Jacinto no camião dela, Shlesser, team Dessud etc....

Serôdio

Amigo Seródio, eu ainda sei o que digo... se quiser amortecedores FOX a 200 euros eu arranjo e ainda fico a ganhar dinheiro. Ou então liga para o numero do Emanuel e ele tem lá, a pouco mais. Os amortecedores da Elizabete Jacinto não são Fox, são APV feitos em Portugal pelo Rui Moreira, um barra em amortecedores, que tenho o prazer de ter como amigo, em Vila Franca de Xira (pode ver aqui o filme onde a própria "Beta" diz isso: http://www.elisabetejacinto.com/ej/inde ... =4&lang=pt)

A fox tem várias gamas, não são todos feitos de encomenda. Há produto "bolt on" e produto "à medida" e que vai desde o simples amortecedor monotubo pré-regulado de fábrica (este sim a custar à volta de 200 euros) a amortecedores com reservatório e depois os airshocks, os coil over, os Bypass (esses sim reguláveis em compressão e descompressão.) Tem também diversos cursos, a começar nas 5" (que é mais coisa menos coisa as medidas de origem do...freelander) até praticamente onde quisermos. Uma simples visita à página deles mostra isto tudo e evita que se diga algumas coisas menos correctas.

Os amortecedores da Scorpion são os mesmo dos da Equipe e dos da Herero e não são marca própria, são da ORAM (http://www.oramitalia.com/mercatino.asp) e sim tem longo curso e trabalham com mais carga a abrir, daí aqueles cruzamentos todos. São ideais para trial muito técnico, embora percam depois se fizerem por exemplo trial como o troféu 4x4 ou se forem a Marrocos porque tem tendência a aquecer e a perder em eficácia.

Quanto a Proflex e ao Ohlins, tal como outros como os Reiger, os Matzker,os Protrac, esses sim são amortecedores mais vocacionados para a velocidade e que eu, confesso, pouco sei ou conheço.

Cumprimentos,
José Amorim
Última edição por josecamorim em 12 mai 2009 11:50, editado 2 vezes no total.
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

TTiagoDiasSilva Escreveu:Já me apercebi que os fox sao bons de mais para o que pretendo...

Eu tenho uns delphi de carbon + 2" com molas +2" tudo comprado na all4x4 aqui do "pgoliveira2000" e tacos 3 cm e quero colocar uma amortecedor com mais curso ... e talvez uns cones se for necessário!!

Se souberem de algo QB a bom preço...

Abraço!

Essa é fácil....ligas para o sítio onde compraste os decarbon e perguntas por uns amortecedores chamados "homem de Ferro" :)

Abraço,
Amorim
serodio

Mensagem por serodio »

boas amigo Amorim os amortecedores que a Elizabete utilizou no primeiro dakar que fez com o M A N novo tinha Fox onde tiveram nesse Dakar alguns problemas e sei que depois mudaram para outra marca porque o Jorge seja o marido da Elizabete passou -se com esses problemas

quanto aos Fox a 200 euros só se eles começaram a fazer agora amortecedores simples para toda a gente pois eu sei que á uns anos atrás a fox não fazia amortecedores para todos só fornecia os grandes TEAM's

um abraço

Serôdio
serodio

Mensagem por serodio »

Esqueci-me amigo Amorim os Proflex ou os Ohlins são utilizados no Dakar ou nos ralis TT á masi de 20 anos e ainda havia os ARAGOSTA que tenho aqui 8 Proflex é Françês o Aragosta Belga por exempplo eu tinha no meu camião do Dakar os Olhins e portavam se bem seja quase todos os camiões de assistencia tem Ohlins no meu disco ~do Dakar também tenho OHLINs de rotulas seja esta categoria de amortecedores sempre foi utilizada pelos TEAM's medios e muito utilizado nos land's prototipos tipo os Camel da Halt'up etc...

Serôdio

P.S. pois na época os Ohlins Proflex ficavam para os 4x4 na ordem dos 1000 euros peça e para os caiões a nordem dos 1500 euros peça eu em stock Ohlins Proflex e Aragosta tenho 42 amortecedores
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Os Öhlins sempre tiveram muita fama e ,segundo contam, qualidade na velocidade, obviamente com um preço a condizer. Cá em Portugal já houve quem os usasse no trial (o GR da Tanqueluz) e não acertou com o set-up precisamente por estarem mais talhados para outras funções.

A fox, tal como a Bilstein e a King fazem todo o tipo de amortecedores. Não sei se foi assim no passado, mas agora é! São as leis do Mercado.

Estes são os meus:

Imagem

São Bilstein 7100 com reservatório e segundo o catálogo ficam algures entre os Fox 2.0 e os 2.5. Foram feitos por encomenda e não custaram nenhum dos valores que aqui foram falados.

Tem várias escolhas de tamanho, estes são ce nrca de 10 cm maiores que os de origem do defender atrás e cerca de 6 cm à frente. Também tem rótulas Uniball nas duas extremidades. Podem ser usados com coil-over se eu assim o entender.

Para os pedir necessitei de dar as seguintes indicações:
1 - Medidas do amortecedor aberto, fechado, do curso que queria (não é liquido que seja a diferença entre os dois, tb é possível ter um amortecedor tipo short-body,em que temos mais curso mas menos comprimento quer aberto quer fechado );
2 - Peso total do carro;
3 - Peso do carro sobre o eixo da frente;
4 - Peso do carro sobre o eixo de trás;
5 - Taragem das molas;
6 - Tipo de utilização - enviei uns vídeos.

Depois eles fizeram o cálculo que está a seguir (e que eu não percebo, mas os craques são eles)
Imagem

O valving pode ser alterado a qualquer altura, por exemplo na já referida APV que também pode reconstruir todo o amortecedor.
Tive que construir aqui em casa novos apoios superiores e inferiores, sendo que atrás tentei manter ao máximo os ângulos de trabalho do amortecedor de origem, para evitar fazer o cálculo necessário para achar o CosX para sabermos a inclinação correcta em que devem ser colocados.

Imagem
Imagem

Abraço,
Amorim
serodio

Mensagem por serodio »

è os Bilstein também foram utilizados duarante alguns anos esse tipo era só por encomenda quando comecei a correr á 20 anos utilizei durante alguns anos os Bilstein deportivos da gama amarela e dei-me bem com eles até passar na altura para os Aragosta e depois Olhins e Proflex

Algumas fotos

Serôdio
AQUI COM OHLINS O DISCO A CAIR AO CHÃO MAL SE SENTIA A PORRADA

Imagem

AQUI NO MEU PRIMEIRO DAKAR EM 1989 COM BILSTEIN E O DEFENDER BEM CARREGADO

Imagem

AQUI NO RALI DA TUNISIA COM ARAGOSTAS E COM O DEPOSITO DA GASOLINA CHEIO 400 LITROS VÊ-SE O RANGE ARRIADO DE TRAZEIRA

Imagem

AQUI PODE VER-SE O SISTEMA DAS TORRES FRENTE E TRAZEIRA PARA O SUPER TRABALHO DOS OHLINS ISTO TAMBÉM CONTA MUITO COMO AS MOLAS E COMO DISSE O VEICULO ERA PESADO EIXO A EIXO VAZIO E CARREGADO PARA SE ENCONTRAR O BOM COMPROMISSO DA TARAGEM DAS MOLAS E REGLAGEM DOS AMORTECEDORES

Imagem

Serôdio
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Também usei os amarelos, B6 e B8 antes destes, acho fantásticos, pena haver pouca escolha de medidas.

Já agora aqui fica o ultimo grito da Bilstein.... amortecedores bypass, com reservatório e cobertura radial, coisa para custar 3000 euros cada!

Imagem

Imagem

Abraço,
Amorim