Luz do Bloqueio teima em não acender...

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Nuno Furtado
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 mar 2007 11:27
Land Rover: Ex-Proprietário de LandRover Discovey 300TDi 1998
Sócio LCP: 0

Luz do Bloqueio teima em não acender...

Mensagem por Nuno Furtado »

Boas tardes,

Venho mais uma vez recorrer aqui ao forum para escutar as vossas experiências e opiniões neste novo "drama"...

Após um passeio reparei que estava a perder valvulina da caixa de transferencias e a luz do bloqueio central não acendia (pressuponho que não activava o dito cujo). Dirige-me ao mecânico para fazer umas coisitas e pedi-lhe para fazer a questão da dita fuga e aferir os niveis de valvulina...o que foi feito, parece que esta fuga é crónica neste LR...junto da cx de transferencias e cx de velocidades...

Quando do regresso a muda a manete de posição de forma a activar o bloqueio e nada...a luz continua a não acender...

Pergunto o que poderá estar a afectar o funcionamento do bloqueio? antes do passeio tudo funcionava...
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado
joaocarreira
master TT
master TT
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0

Mensagem por joaocarreira »

e a manete fica no sitio?
pode ser a ficha solta ou pode ser o que me acontecia a mim no defender.
Ele entrava mas depois o tirante estava desapertado e soltava o bloqueio.
A solução na alura foi apertar uma porca do tirante e po uma contraporca para nunca mais acontecer.

Abraço
Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 out 2008 09:08
Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96
Sócio LCP: 2941

Mensagem por migpereira2 »

Boas, Nuno,

E o bloqueio funciona? (já experimentas-te em solo firme, o "truque" de andar com a direcção torcida para ver se ele está mesmo a bloquear)

Digo isto porque os nossos bloqueios são 100% mecânicos, não costumam dar muita chatice...
Não vá ser só algum mau contacto/circuito interrompido/etc (digo isto porque no meu, em altas, a luz "gosta" de andar intermitente quando o bloqueio :mad: , de vez em quando lá tenho que puxá-la mesmo para o "cantinho" senão ela apaga-se :x

Abraço,
Miguel Pereira

PS: A "vermelhinha" está espectacular... Parabéns!
Nuno Furtado
júnior TT
júnior TT

joaocarreira Escreveu:e a manete fica no sitio?
A solução na alura foi apertar uma porca do tirante e po uma contraporca para nunca mais acontecer.

Abraço
Joao Carreira
Não...a manete mexe normalmente...sem problemas...
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado
joaocarreira
master TT
master TT
Series III SoftTop 1975

Nuno Furtado Escreveu:
joaocarreira Escreveu:e a manete fica no sitio?

Abraço
Joao Carreira
Não...a manete mexe normalmente...sem problemas...

começa por ver se o bloqueio funciona...
levanta uma roda e com o bloqueio "bloqueado" tenta rodar a roda... se ela rodar livremente então o bloqueio não está a funcionar... verifica mecanicamente o que se passa. caso contrario se rodar apenas um pouco, tipo 1/8 volta, então está bloqueado e tenta verificar se o fio electrico qeu acende o avisador está interrompido em algum lado

Abraco
Joao.
Defender 90 TD5 (1998)
serodio

luz

Mensagem por serodio »

boas é preciso verificar a luz do tablier se não está fundida, segundo a sonda pode estar avariada , terceiro o cavilhão em forma de U pode estar partido , quarto os fios desligados ou partidos dos terminais pois tem um á massa outro que vai ao tablier, quinto no sistema de engrenagem do interior da caixa pode não estar a funcionar correctamente e aciona o bloqueio ligeiramente sem acender a luz ou não aciona nada é a desmontar se for o caso

:cool: Serôdio
serodio

luz

Mensagem por serodio »

boas é preciso verificar a luz do tablier se não está fundida, segundo a sonda pode estar avariada , terceiro o cavilhão em forma de U pode estar partido , quarto os fios desligados ou partidos dos terminais pois tem um á massa outro que vai ao tablier, quinto no sistema de engrenagem do interior da caixa pode não estar a funcionar correctamente e aciona o bloqueio ligeiramente sem acender a luz ou não aciona nada é a desmontar se for o caso

serodio

luz

Mensagem por serodio »

serodio

luz

Mensagem por serodio »

Nuno Furtado
júnior TT
júnior TT

migpereira2 Escreveu:Boas, Nuno,

E o bloqueio funciona? (já experimentas-te em solo firme, o "truque" de andar com a direcção torcida para ver se ele está mesmo a bloquear)

Digo isto porque os nossos bloqueios são 100% mecânicos, não costumam dar muita chatice...
Não vá ser só algum mau contacto/circuito interrompido/etc (digo isto porque no meu, em altas, a luz "gosta" de andar intermitente quando o bloqueio :mad: , de vez em quando lá tenho que puxá-la mesmo para o "cantinho" senão ela apaga-se :x

Abraço,
Miguel Pereira

PS: A "vermelhinha" está espectacular... Parabéns!

Ola Miguel...

explica lá esse truque da direcção melhor???
no meu caso eu bem a empurro bem a manete e ela desloca-se bem, e fica no sitio certo...mas tenho e que conseguir testar o bloqueio...podera ser de facto so algum defeito eléctrico.
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Mensagem por pmspm »

[quote="joaocarreira
levanta uma roda e com o bloqueio "bloqueado" tenta rodar a roda... se ela rodar livremente então o bloqueio não está a funcionar... verifica mecanicamente o que se passa. caso contrario se rodar apenas um pouco, tipo 1/8 volta, então está bloqueado e tenta verificar se o fio electrico qeu acende o avisador está interrompido em algum lado

Abraco
Joao.[/quote]

Viva João... agora fiquei confuso :(
Explica lá melhor como isto se processa, porque até agora sempre pensei que não fosse possível esta operação que referes... pois ao bloqueares o diferencial central apenas fazes 50% para a frente e 50% para trás... se meteres apenas 1 roda no ar deveria rodar à mesma, pois não está bloqueado esse diferencial, não?
Isto só deveria funcionar com o carro engrenado, ou não?

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 out 2008 09:08
Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96
Sócio LCP: 2941

Mensagem por migpereira2 »

Boas,
Ola Miguel...

explica lá esse truque da direcção melhor???
no meu caso eu bem a empurro bem a manete e ela desloca-se bem, e fica no sitio certo...mas tenho e que conseguir testar o bloqueio...podera ser de facto so algum defeito eléctrico.
Espero não dizer nenhum disparate :( , mas cá vai:
- se andares com o bloqueio ligado ficas com 50:50.
Ora em bom piso/boa aderência (alcatrão, cimento,etc) ao virares a direcção ele vai-se começar a "queixar" (os pneus chiam, ficas com muito menos brecagem), porque ao descreveres uma curva as roda de trás andam menos que as da frente (do mesmo lado). No entanto, como tens o diferencial central bloqueado, este vai tentar obrigá-las a percorrerem a mesma distância. Daí o esforço que vai provocar na transmissão/pneus/direcção.
E é o porquê de só devermos usar o bloqueio em piso "menos sólidos" (e os j@p§n£s£s e outros TT sem diferencial central recomendarem o uso de tracção total só fora de estrada/ou piso escorregadio.

Isto aplica-se também noutros veículos sem serem TT. Por exemplo, nos pesados é vulgar existir bloqueio de diferencial, mas no manual advertem que a direcção tem de estar direita (rodas alinhadas), senão... :bolas:

Este foi um teste que me ensinaram para ver se o bloqueio está a funcionar (e quando experimentei notou-se, e bem!!)
Mas deve ser só como teste pois estás a forçar a mecânica.

Desculpem o discurso....

Abraço,
Miguel
Nuno Furtado
júnior TT
júnior TT

Obrigado a todos pelas dicas e sugestões...

Este fim de semana vou fazer os testes sugeridos.

:D
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva "Nuno Furtado"

no meu era apenas o interruptor danificado...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Nuno Furtado
júnior TT
júnior TT

Pois como calculava poderá ser muita coisa...passando pela mecânica até a parte eléctrica...

Os nossos meninnos são muito sensiveis e com um feitio muito especial... :rofl:
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado
joaocarreira
master TT
master TT
Series III SoftTop 1975

pmspm Escreveu:[quote="joaocarreira

Abraco
Joao.
Viva João... agora fiquei confuso :(
Explica lá melhor como isto se processa, porque até agora sempre pensei que não fosse possível esta operação que referes... pois ao bloqueares o diferencial central apenas fazes 50% para a frente e 50% para trás... se meteres apenas 1 roda no ar deveria rodar à mesma, pois não está bloqueado esse diferencial, não?
Isto só deveria funcionar com o carro engrenado, ou não?

Abraço,[/quote]

então, se tiveres uma roda no ar e o bloqueio central desligado, pelo efeito diferencial na caixa a roda anda. por outro lado se com a roda no ar bloqueares o bloqueio central deixa de haver efeito diferencial e a roda deixa de andar.

Simples :)

Abraço,
Joao
Defender 90 TD5 (1998)
pmms
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 12 dez 2008 13:46

Mensagem por pmms »

Olá

No meu Discovery tive esse sintoma e tratava-se apenas da ficha no topo da caixa de transferência que estava cheia de lixo (óleo+lama+terra+etc...). Após uma limpeza ficou tudo ok.

Cumprimentos
Nuno Furtado
júnior TT
júnior TT

Re: Luz do Bloqueio teima em não acender...

Boas...

Apenas para actualizar, está confirmado era a tomada que está junto da cx de transferências completamente imunda... :D
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado