HELP: "Zoeira" no disco (300)

Discussão sobre Discovery I, II e 3
serodio

cubo

Mensagem por serodio »

então fora com o cubo não esquecer a pinça do travão é tira-la sem desligar o tubo do oleo :god: :ohnao: :bolas:

Serôdio
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 out 2008 09:08
Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96
Sócio LCP: 2941
RTI: 0

Mensagem por migpereira2 »

Bom dia,

Ano novo, rolamentos novos :rofl:
Pois é, ontem, mudei os rolamentos do cubo ao Disco ;)

Até aqui tudo bem,
o pior é que continua a zoar :x :mad: !!!!!!!
(se bem que aqueles rolamentos já estavam a dar as últimas, por isso até nem foi mau de todo)

Com ele no ar, engatado em 4ª ou 5ª, já me apercebi que o ruído vem da zona do cardan da frente :ohnao:

Agora, será que é o cardan (cruzetas)? ou algum rolamento na caixa?

Já pensei em sacar o cardan e experimentar. Se ele ainda zoar, é porque é da caixa; se deixar de zoar é no cardan (cruzetas), certo?

Cumpr
Miguel Pereira
hugoantunes
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 jul 2008 12:58
Land Rover: ainda nenhum. Mas por pouco tempo
Sócio LCP: 2134

Mensagem por hugoantunes »

Boas migpereira2. Para retirar as pastilhas tens de tirar umas molas pequenas que estão nas maxilas. Um abraço
Hugo Antunes
Camarate
serodio

zoada

Mensagem por serodio »

boas mig o que chama cardan é as cruzetas pois não pode vir dai pois uma cruzeta lixada faz vibração portanto é verificar se a zoada vem da caixa ou algum cubo que por vezes dá a sensação que é da caixa mas vem de uma roda da frente atenção se ao fazer uma curva apertada não ouve um clak clak mesmo suave pois ai seria o diferencial da caixa de transferencia " grave " parar o veiculo para não estragar mais .

Um abraço

Serôdio
ruipina
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 set 2008 02:35
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 tdi 97
Sócio LCP: 2005

Mensagem por ruipina »

Olá amigo Serodio depois de ler esta sua resposta repara q o meu Disco á coisa de 2 dias para cá quando faço algumas curvas mais apertadas ouve-se um som metálico q parece uma martelada mt suave mas ñ noto nada no disco, ontem comecei a ouvir um barulho tok tok q parece vir da roda da frente esq. parece q tem alguma coisa espetada no pneu mas como estava de noite ñ deu para ver se estava alguma coisa espetada no pneu.
serodio

disco

Mensagem por serodio »

boas esse barulho pode ser da junta homocinetica da roda pode levantar a roda e rodar á mão com a direcção virada a fundo para um lado e o outro se fizer clak´e a homocinetica se não fizer é fazer o mesmo na outra roda se não fizer nada é da caixa de transferencia

:cool: ;)

Serôdio
serodio

disco

Mensagem por serodio »

boas esse barulho pode ser da junta homocinetica da roda pode levantar a roda e rodar á mão com a direcção virada a fundo para um lado e o outro se fizer clak´e a homocinetica se não fizer é fazer o mesmo na outra roda se não fizer nada é da caixa de transferencia

:cool: ;)

Serôdio
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96

Bom dia,

Hugo, obrigado, mas as pastilhas já mudei ;)
Assim como os rolamentos do cubo "do pendura" :cool:

Ontem levantei uma roda detrás e experimentei... lá está a zoeira :x :mad:
Parece vir da caixa de transferências :( (pelo menos é daquela zona, mas como a de velocidades e mesmo ali....)
Mas tendo em conta que ele faz o barulho seja que eixo for a rodar (seja o da frente parado e o detrás a rodar e vice-versa) penso que isso indica que será mesmo caixa, não é?

Quanto a virar em curvas apertadas, não noto nada de anormal.
E oscilando o volante a zoada mantem-se, seja engatado ou em ponto-morto.

Toda a ajuda é bem vinda :(

Cumpr
Miguel Pereira

PS: Não consegui tirar o cardan da frente, nem à lei da bala!!(a única chave que conguia lá meter era a 14 de bocas, e assim que começava a fazer força as porcas ficavam "marcadas" mas não desapertavam....)
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96

Boas,

Posso acrescentar a caixa de transferências estava com valvulina ao nível; e a de velocidades levou cerca de 0.1lt para ficar no nível correcto :roll:

Alguma opinião/dica, (AJUDA :god: )... ?!
JorgeBento
master TT
master TT
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054

Mensagem por JorgeBento »

Boas
O que vou dizer é mais uma dica que uma ajuda, se eu tiver razão no que te vou dizer tas..... como eu :finger:
Ou seja o meu tb estava assim e tb tinha a valvulina da cx de tranferencias ao nivel, mas quando tirei o bujon para verificar umas desconfianças...... dentes de carretos aos montes :x
Veredito, carretos do diferencial partidos, so a curvas é que se nota o barulho .... e mais uns €€€€€ros fora do bolso. :bolas:
Pelo sim pelo nao tira o bujon e vê se vem dentes agarrados

Jorge Bento
serodio

disco

Mensagem por serodio »

boas se com aroda de tras á zoada vem da caixa pode ser rolamentos carretos o veio de saida da caixa de velocidades e que entra no carreto da de transferencia aconselho a tirar a caixa de transferencia verificar o veio e tirar a tampa retangular e analizar os carretos e rolamentos :cool: ;)

Serôdio
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96

Bom dia,

Jorge, o barulho aparece sempre (seja a direito ou a curvar não há alteração); sendo mais percepítvel apartir dos 40/50km/h.
Mas tenho lá valvulina, ver se este fim de semana, saco o bujon e vejo se há "limalhas" :(

Serôdio, será que dá para ver os rolamentos com a caixa no sítio, isto é, quando tirar a valvulina, desaperto a tampa rectangular e "vejo" os rolamentos e carretos?
é que se der ainda é uma "operação" ao meu nível, porque tirar a caixa...acho que já é areia demais para a minha camioneta :( :(

Cumpr
Miguel Pereira
serodio

caixa

Mensagem por serodio »

boas dá só não dá para ver o interior do carreto onde entra o veio da caixa. :cool:

Serôdio
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96

Ok, obrigado ;) Serôdio :god:

Acho que este fim de semana então já tenho entretem para domingo :sing:
(vaso a valvulina e abro a tampa para "ver" aquilo :roll: ,já não sei se espero que seja de lá senão....mas já ando mais que lixado com o raio da zoada!! :x :mad:

Cumpr
Miguel Pereira