EMBRAIAGEM NOVA...PATINA!!!?!!

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
faria
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95
RTI: 0

EMBRAIAGEM NOVA...PATINA!!!?!!

Mensagem por faria »

Boas,
então é o seguinte:
Ia eu numa subida da Auto-Estrada, em 5ª +- 100Km/h, precisei de pisar mais um pouco para manter a velocidade e notei que o motor subiu de rotação (bastante) sem aumentar a velocidade...OK, embraiagem gasta com 15.000Km... é da areia, pensei eu... Mando vir uma da Padok (100€ ;) ), e levo o RR ao mecânico para montar nova embraiagem...
Passado 8 dias volto ao mecanico para trazer o RR, e vejo o disco no chão, praticamente novo... digo eu...então este disco tá novo??!?, tava a patinar pq??... diz o mecanico: há e tal... esse disco deve estar queimado...
E lá trouxe o RR, convencido que estava tudo bem... Ao sair da oficina, notei que o pedal continuava a pegar em cima... estranho, pensei eu, mas se veio do mecanico, deve estar bom!!!

Lá fui testar o RR e a embraiagem nova continua a patinar... em 2ª n patina, a partir da 3ª patina, se lhe der motor... Ou seja, se for em 3ª e acelarar progressivamente, numa condução normal, a embraiagem n patina.... se piso de repente a dar motor, a embraiagem patina e a rotação sobe até eu tirar o pé... depois agarra e fica bom!

O Mecanico diz que então deve ser o volante do motor vidrado, será??? e pq que o pedal continua a pegar em cima?

Já alguem passou pela mesma situação?? alguma dica??

Obrigado!!
_______
AbRRaço
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

pelos sintomas dá mesmo a entender que o volante do motor esta vidradro.

deves de ter notado algum cheiro a ferodo queimado pois o volante deve de ter apanhado algum escaldão a pouco tempo.

agora teras que lhe colocar um volante novo ou tentar rectificar esse num torneiro (nao sei se sera possivel).

quanto ao pedal é apenas uma questao de afinaçao.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
bevirg
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 out 2005 01:20
Land Rover: Defender 300 Tdi 1997
Sócio LCP: 453

Mensagem por bevirg »

E isso levou uma embraiagem nova ou um disco novo? Se levou só o disco pode muito bem ser o prato(prensa) sem força. Se levou tudo novo, verifique se o tubo de borracha que vai á bomba de embraiagem nao está parcialmte entupido e que não deixe fazer o retorno do oleo, ficando assim a embraigem em pressão. Outra causa pode ser falta de folga no pedal da embraiagem, originando o mesmo problema.
CumprimenTTos
Boaventura Virgílio
bevirg@hotmail.com
bevirg
júnior TT
júnior TT

Mensagem por bevirg »

E isso levou uma embraiagem nova ou um disco novo? Se levou só o disco pode muito bem ser o prato(prensa) sem força. Se levou tudo novo, verifique se o tubo de borracha que vai á bomba de embraiagem nao está parcialmte entupido e que não deixe fazer o retorno do oleo, ficando assim a embraigem em pressão. Outra causa pode ser falta de folga no pedal da embraiagem, originando o mesmo problema.
CumprimenTTos
Boaventura Virgílio
bevirg@hotmail.com
FCarvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 18 set 2008 22:35
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por FCarvalho »

Não será uma das bombas da embraiagem a dar as últimas? Ou o perno da bomba da caixa que já vazou a forquilha?

Isto digo eu, porque conheço quem já tenha tido o mesmo problema e ao fim de muita luta e uma embraiagem nova, teve que trocar esse perno e a forquilha...

P.S. - Atenção que, para mim, Mecânica +/- = Grego.... :D
Com o meu 200Tdi... é sempre a raspar.
927162929
bevirg
júnior TT
júnior TT

Mensagem por bevirg »

CumprimenTTos
Boaventura Virgílio
bevirg@hotmail.com
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

bOAS,
Escaldões, já levou uns quantos... Na areia!
Troquei tudo...Prato Prensa e rolamento...
Se fosse a forqueta (que n é) penso que o RR n metia mudanças, pq n empurrava a prensa... pra traz vem sempre (axo eu :sing: )
Se fosse tubo entupido, n teria tb dificuldade em meter mudanças? O pedal n tem afinação, pelo menos o mecanico n encontrou...

Ainda pus a hipotese de ser oleo vindo da cambota, mas o disco tá seco, e o resto tb...

De todas as hipoteses, a do disco vidrado parace a mais "consistente2, mas n encaixa com o facto de o pedal continuar a pegar cá em cima... Pode é ser mais do que um problema... Há a bomba de baixo está com sinais de humidade (oleo), mas ainda n é grave, pq n sai oleo para fora nem baixa o nivel... terá alguma coisa a ver com isto? n me pareçe... a bomba serve só para embraiar... mesmo que tivesse "calo" a prensa tinha força para a empurrar para trás...

:bolas: :bolas:

Alguem já trocou o volante do motor? deve ser muiiito caro ou não??? :ohnao: :ohnao:
_______
AbRRaço
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas,
Alguem sabe se o pedal de embraiagem dos RR tem algum afinador? e se tem, onde está?

Obrigado!
_______
AbRRaço
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 out 2008 09:08
Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96
Sócio LCP: 2941

Mensagem por migpereira2 »

Boas,

Eu de mecânica também sou....chinês (se para o Carvalho é grego, para mim é mais esquisito, ainda :( )

A única ajuda que te podia dar tu eliminaste-a que era o prato de encosto!
Digo isto porque o meu pai tem uma T#y#t@ (de 10Toneladas) e quando nova levou 3 (sim três!!) discos de embraiagem em 20.000kms!! :yikes: :yikes:
e o Salvador Caetano a dizer que era por má utilização :x :mad:
Até que o meu "velho" falou com um mecânico que tinha trabalhado nas oficinas do Salvador Caetano; desmontaram e era o prato empenado :ohnao:
Mas no representante era má utilização :finger:

Se "descobrires" a doença, posta ai para o pessoal saber mais uma ;)

Cumpr
Miguel
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas,
... as tantas e mesmo do volante do motor! Este FDS ja devo ter novidades.
Depois conto :ohnao:
_______
AbRRaço
serodio

emb

Mensagem por serodio »

boas Faria essa embrayagem é que marca pois se é daquelas universais dizendo que dá nos land's pode ser isso caso contrario alguem mexeu ou alterou o tirante que entra na bomba inferior que vai ao garfo ou então o disco montado ao contrario

:cool: Serôdio
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Re: emb

Mensagem por faria »

serodio Escreveu:boas Faria essa embrayagem é que marca pois se é daquelas universais dizendo que dá nos land's pode ser isso caso contrario alguem mexeu ou alterou o tirante que entra na bomba inferior que vai ao garfo ou então o disco montado ao contrario

Boas,
A embraiagem é da Paddok, para os VM e os 200/300. Penso que o problema n está na embraiagem nova, uma vez que a velha, que tirei, ainda estava boa e estava a patinar... A bomba de baixo tb n foi mexida, e como referi, a embraiagem velha (que afinal estava boa...15.000Km) estava a patinar, e pelo pouco desgaste do disco, n tinha motivos para isso...
O Disco está bem montado...
Daí pensar que o problema está ou no circuito da embraiagem (tubos e bombas) ou no volante do motor...

Já agora, tem volantes usados para venda??
_______
AbRRaço
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Até pode ser do volante do motor... mas não acredito... eu ia primeiro para as bombas... depois para o prato de embraiagem e só no ultimo caso o volante... Se o range rover é VM e as caixas são originais a forquilha não é, a forquilha do VM é a mesma do serie 3 e é maçica.. não é em chapa prensada como a dos discos 200.

Voltando atrás, podes ter a bomba central a "carregar pressão no sistema" e a não deixar recuar... podes ter o tubo entupido e não a deixar recuar (se bem que neste caso ela patinava durante uns tempos mas acabaria por ficar normal) Ou podes ter a bomba secundária a não deixar sair a pressão convenientemente ou com um bloqueio fisico na bomba... Isto são apenas mais umas hipoteses...

Abraços
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Até pode ser do volante do motor... mas não acredito... eu ia primeiro para as bombas... depois para o prato de embraiagem e só no ultimo caso o volante... Se o range rover é VM e as caixas são originais a forquilha não é, a forquilha do VM é a mesma do serie 3 e é maçica.. não é em chapa prensada como a dos discos 200.

Voltando atrás, podes ter a bomba central a "carregar pressão no sistema" e a não deixar recuar... podes ter o tubo entupido e não a deixar recuar (se bem que neste caso ela patinava durante uns tempos mas acabaria por ficar normal) Ou podes ter a bomba secundária a não deixar sair a pressão convenientemente ou com um bloqueio fisico na bomba... Isto são apenas mais umas hipoteses...

Abraços
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Re: emb

Mensagem por faria »

serodio Escreveu:boas Faria essa embrayagem é que marca pois se é daquelas universais dizendo que dá nos land's pode ser isso caso contrario alguem mexeu ou alterou o tirante que entra na bomba inferior que vai ao garfo ou então o disco montado ao contrario

Boas,
A embraiagem é da Paddok, para os VM e os 200/300. Penso que o problema n está na embraiagem nova, uma vez que a velha, que tirei, ainda estava boa e estava a patinar... A bomba de baixo tb n foi mexida, e como referi, a embraiagem velha (que afinal estava boa...15.000Km) estava a patinar, e pelo pouco desgaste do disco, n tinha motivos para isso...
O Disco está bem montado...
Daí pensar que o problema está ou no circuito da embraiagem (tubos e bombas) ou no volante do motor...

Já agora, tem volantes usados para venda??
_______
AbRRaço
JorgeBento
master TT
master TT
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054

Mensagem por JorgeBento »

Bem, eu tb nao sou mecanico :sing:

Na minha opinião tb não é do volante, por mais vidrado que esteja com um disco novo deve agarrar o suficiente para não fazer esses sintomas...
Se fosse eu, fazia um by-pass á bomba secundaria(anulava-a) para testar, se não resultar ficas a saber que não é daí ( mas é para aí que eu me inclino) ;)
SE for mesmo o volante podes sempre mandar rectifica-lo por quem sabe, com menos peso ficas com um carro ainda mais nervoso :driving:

Boa sorte

JB
serodio

disco

Mensagem por serodio »

boas pois atenção que a embrayagem do VM não é igual ou compativel com as do 200 e 300 nem o disco nem o prato agora pode ser a bomba de embrayagem superior ou inferior a perder a força e não actuar a 100 % o oleo pode estar a recuar e não perder cá para fora por isso não faltar no deposito

quanto ao volante do motor tenho do vm e v8

P.S. lembrei-me agora que já me aconteceu e ainda estou para descobrir o que era num disco 200 que montei a embrayagem nova bombas etc... e ao fim de 1000 kms a embrayagem deixou de actuar a 100% não patinava mas arranhava as mudanças a passa-las e depois de verificar tudo e arriar a caixa 4 vêzes decidi mudar o prato por outro novo e ficou a funcionar bem até hoje
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490

Mensagem por pelesapo »

Do volante de certeza que não deve ser. Troca a bomba secundária que deve ficar em pressão, não fazendo o retorno do óleo. :bolas:
faria
pleno TT
pleno TT
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas,
Ora então este FDS lá andamos em testes... antes de desmontar a caixa, fomos ver se o circuito da embraiagem tinha afinação... Não tem. Como tal, pensamos em por 2 anilhas de chapa, para recuar a Bomba de baixo, assim o espigão trabalha mais atras... O problema ficou quase resolvido... a embraiagem ficou muito mais leve e a pegar em baixo... praticamente já não patina. Tou a pensar substituir a bomba de baixo por uma nova e ver o resultado.... Assim, já duvido que o problema esteja no volante do motor... deverá ser mesmo da bomba, ou das duas bombas...

Obrigado pelas dicas, dp ponho os desenvolvimentos!
_______
AbRRaço
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490

Mensagem por pelesapo »

Eu disse que era um problema da secundária, mas queria dizer da principal, porque tem a ver com o retorno do óleo......depois diz qualquer coisa.:cool: :cool: