Luz do Bloqueio teima em não acender...
- Nuno Furtado
- júnior TT

- Registado: 16 mar 2007 11:27
- Land Rover: Ex-Proprietário de LandRover Discovey 300TDi 1998
- Sócio LCP: 0
Luz do Bloqueio teima em não acender...
Boas tardes,
Venho mais uma vez recorrer aqui ao forum para escutar as vossas experiências e opiniões neste novo "drama"...
Após um passeio reparei que estava a perder valvulina da caixa de transferencias e a luz do bloqueio central não acendia (pressuponho que não activava o dito cujo). Dirige-me ao mecânico para fazer umas coisitas e pedi-lhe para fazer a questão da dita fuga e aferir os niveis de valvulina...o que foi feito, parece que esta fuga é crónica neste LR...junto da cx de transferencias e cx de velocidades...
Quando do regresso a muda a manete de posição de forma a activar o bloqueio e nada...a luz continua a não acender...
Pergunto o que poderá estar a afectar o funcionamento do bloqueio? antes do passeio tudo funcionava...
Venho mais uma vez recorrer aqui ao forum para escutar as vossas experiências e opiniões neste novo "drama"...
Após um passeio reparei que estava a perder valvulina da caixa de transferencias e a luz do bloqueio central não acendia (pressuponho que não activava o dito cujo). Dirige-me ao mecânico para fazer umas coisitas e pedi-lhe para fazer a questão da dita fuga e aferir os niveis de valvulina...o que foi feito, parece que esta fuga é crónica neste LR...junto da cx de transferencias e cx de velocidades...
Quando do regresso a muda a manete de posição de forma a activar o bloqueio e nada...a luz continua a não acender...
Pergunto o que poderá estar a afectar o funcionamento do bloqueio? antes do passeio tudo funcionava...

Aquele abraço
Nuno Furtado
- joaocarreira
- master TT

- Registado: 17 out 2005 20:34
- Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996 - Sócio LCP: 1458
- RTI: 0
e a manete fica no sitio?
pode ser a ficha solta ou pode ser o que me acontecia a mim no defender.
Ele entrava mas depois o tirante estava desapertado e soltava o bloqueio.
A solução na alura foi apertar uma porca do tirante e po uma contraporca para nunca mais acontecer.
Abraço
Joao Carreira
A solução na alura foi apertar uma porca do tirante e po uma contraporca para nunca mais acontecer.
Abraço
Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
Defender 90 TD5 (1998)
-
migpereira2
- júnior TT

- Registado: 14 out 2008 09:08
- Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96 - Sócio LCP: 2941
Boas, Nuno,
E o bloqueio funciona? (já experimentas-te em solo firme, o "truque" de andar com a direcção torcida para ver se ele está mesmo a bloquear)
Digo isto porque os nossos bloqueios são 100% mecânicos, não costumam dar muita chatice...
Não vá ser só algum mau contacto/circuito interrompido/etc (digo isto porque no meu, em altas, a luz "gosta" de andar intermitente quando o bloqueio
, de vez em quando lá tenho que puxá-la mesmo para o "cantinho" senão ela apaga-se
Abraço,
Miguel Pereira
PS: A "vermelhinha" está espectacular... Parabéns!
E o bloqueio funciona? (já experimentas-te em solo firme, o "truque" de andar com a direcção torcida para ver se ele está mesmo a bloquear)
Digo isto porque os nossos bloqueios são 100% mecânicos, não costumam dar muita chatice...
Não vá ser só algum mau contacto/circuito interrompido/etc (digo isto porque no meu, em altas, a luz "gosta" de andar intermitente quando o bloqueio
Abraço,
Miguel Pereira
- Nuno Furtado
- júnior TT

Não...a manete mexe normalmente...sem problemas...joaocarreira Escreveu:e a manete fica no sitio?
Abraço
Joao Carreira

Aquele abraço
Nuno Furtado
- joaocarreira
- master TT

Series III SoftTop 1975
Nuno Furtado Escreveu:Não...a manete mexe normalmente...sem problemas...joaocarreira Escreveu:e a manete fica no sitio?
Abraço
Joao Carreira
começa por ver se o bloqueio funciona...
levanta uma roda e com o bloqueio "bloqueado" tenta rodar a roda... se ela rodar livremente então o bloqueio não está a funcionar... verifica mecanicamente o que se passa. caso contrario se rodar apenas um pouco, tipo 1/8 volta, então está bloqueado e tenta verificar se o fio electrico qeu acende o avisador está interrompido em algum lado
Abraco
Joao.
Defender 90 TD5 (1998)
Defender 90 TD5 (1998)
-
serodio
luz
boas é preciso verificar a luz do tablier se não está fundida, segundo a sonda pode estar avariada , terceiro o cavilhão em forma de U pode estar partido , quarto os fios desligados ou partidos dos terminais pois tem um á massa outro que vai ao tablier, quinto no sistema de engrenagem do interior da caixa pode não estar a funcionar correctamente e aciona o bloqueio ligeiramente sem acender a luz ou não aciona nada é a desmontar se for o caso
Serôdio
-
serodio
luz
boas é preciso verificar a luz do tablier se não está fundida, segundo a sonda pode estar avariada , terceiro o cavilhão em forma de U pode estar partido , quarto os fios desligados ou partidos dos terminais pois tem um á massa outro que vai ao tablier, quinto no sistema de engrenagem do interior da caixa pode não estar a funcionar correctamente e aciona o bloqueio ligeiramente sem acender a luz ou não aciona nada é a desmontar se for o caso
Serôdio
-
serodio
luz
Serôdio
-
serodio
luz
Serôdio
- Nuno Furtado
- júnior TT

migpereira2 Escreveu:Boas, Nuno,
Não vá ser só algum mau contacto/circuito interrompido/etc (digo isto porque no meu, em altas, a luz "gosta" de andar intermitente quando o bloqueio, de vez em quando lá tenho que puxá-la mesmo para o "cantinho" senão ela apaga-se
![]()
Abraço,
Miguel Pereira
Ola Miguel...
explica lá esse truque da direcção melhor???
no meu caso eu bem a empurro bem a manete e ela desloca-se bem, e fica no sitio certo...mas tenho e que conseguir testar o bloqueio...podera ser de facto so algum defeito eléctrico.

Aquele abraço
Nuno Furtado
- pmspm
- pleno TT

- Registado: 29 mar 2006 12:17
- Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
- Sócio LCP: 1404
[quote="joaocarreira
levanta uma roda e com o bloqueio "bloqueado" tenta rodar a roda... se ela rodar livremente então o bloqueio não está a funcionar... verifica mecanicamente o que se passa. caso contrario se rodar apenas um pouco, tipo 1/8 volta, então está bloqueado e tenta verificar se o fio electrico qeu acende o avisador está interrompido em algum lado
Abraco
Joao.[/quote]
Viva João... agora fiquei confuso
Explica lá melhor como isto se processa, porque até agora sempre pensei que não fosse possível esta operação que referes... pois ao bloqueares o diferencial central apenas fazes 50% para a frente e 50% para trás... se meteres apenas 1 roda no ar deveria rodar à mesma, pois não está bloqueado esse diferencial, não?
Isto só deveria funcionar com o carro engrenado, ou não?
Abraço,
Abraco
Joao.[/quote]
Viva João... agora fiquei confuso
Explica lá melhor como isto se processa, porque até agora sempre pensei que não fosse possível esta operação que referes... pois ao bloqueares o diferencial central apenas fazes 50% para a frente e 50% para trás... se meteres apenas 1 roda no ar deveria rodar à mesma, pois não está bloqueado esse diferencial, não?
Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
-
migpereira2
- júnior TT

- Registado: 14 out 2008 09:08
- Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96 - Sócio LCP: 2941
Boas,
, mas cá vai:
- se andares com o bloqueio ligado ficas com 50:50.
Ora em bom piso/boa aderência (alcatrão, cimento,etc) ao virares a direcção ele vai-se começar a "queixar" (os pneus chiam, ficas com muito menos brecagem), porque ao descreveres uma curva as roda de trás andam menos que as da frente (do mesmo lado). No entanto, como tens o diferencial central bloqueado, este vai tentar obrigá-las a percorrerem a mesma distância. Daí o esforço que vai provocar na transmissão/pneus/direcção.
E é o porquê de só devermos usar o bloqueio em piso "menos sólidos" (e os j@p§n£s£s e outros TT sem diferencial central recomendarem o uso de tracção total só fora de estrada/ou piso escorregadio.
Isto aplica-se também noutros veículos sem serem TT. Por exemplo, nos pesados é vulgar existir bloqueio de diferencial, mas no manual advertem que a direcção tem de estar direita (rodas alinhadas), senão...
Este foi um teste que me ensinaram para ver se o bloqueio está a funcionar (e quando experimentei notou-se, e bem!!)
Mas deve ser só como teste pois estás a forçar a mecânica.
Desculpem o discurso....
Abraço,
Miguel
Espero não dizer nenhum disparateOla Miguel...
explica lá esse truque da direcção melhor???
no meu caso eu bem a empurro bem a manete e ela desloca-se bem, e fica no sitio certo...mas tenho e que conseguir testar o bloqueio...podera ser de facto so algum defeito eléctrico.
- se andares com o bloqueio ligado ficas com 50:50.
Ora em bom piso/boa aderência (alcatrão, cimento,etc) ao virares a direcção ele vai-se começar a "queixar" (os pneus chiam, ficas com muito menos brecagem), porque ao descreveres uma curva as roda de trás andam menos que as da frente (do mesmo lado). No entanto, como tens o diferencial central bloqueado, este vai tentar obrigá-las a percorrerem a mesma distância. Daí o esforço que vai provocar na transmissão/pneus/direcção.
E é o porquê de só devermos usar o bloqueio em piso "menos sólidos" (e os j@p§n£s£s e outros TT sem diferencial central recomendarem o uso de tracção total só fora de estrada/ou piso escorregadio.
Isto aplica-se também noutros veículos sem serem TT. Por exemplo, nos pesados é vulgar existir bloqueio de diferencial, mas no manual advertem que a direcção tem de estar direita (rodas alinhadas), senão...
Este foi um teste que me ensinaram para ver se o bloqueio está a funcionar (e quando experimentei notou-se, e bem!!)
Mas deve ser só como teste pois estás a forçar a mecânica.
Desculpem o discurso....
Abraço,
Miguel
- Nuno Furtado
- júnior TT

- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Nuno Furtado
- júnior TT

- joaocarreira
- master TT

Series III SoftTop 1975
Viva João... agora fiquei confusopmspm Escreveu:[quote="joaocarreira
Abraco
Joao.
Abraço,[/quote]
então, se tiveres uma roda no ar e o bloqueio central desligado, pelo efeito diferencial na caixa a roda anda. por outro lado se com a roda no ar bloqueares o bloqueio central deixa de haver efeito diferencial e a roda deixa de andar.
Simples
Abraço,
Joao
Defender 90 TD5 (1998)
Defender 90 TD5 (1998)
- Nuno Furtado
- júnior TT

Re: Luz do Bloqueio teima em não acender...
Boas...
Apenas para actualizar, está confirmado era a tomada que está junto da cx de transferências completamente imunda...
Apenas para actualizar, está confirmado era a tomada que está junto da cx de transferências completamente imunda...

Aquele abraço
Nuno Furtado