FALTA DE PRESSÃO DE ÓLEO ???

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Victor
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 fev 2006 19:56
Land Rover: Ex DISCOVERY 200 TDi - 1992
Ex DISCOVERY 300 TDi - 1994
DEFENDER TD5 - 2000
FREELANDER TD4 Steptronic - 2003
Sócio LCP: 1310

FALTA DE PRESSÃO DE ÓLEO ???

Mensagem por Victor »

Boa noite Confrades,

- Este f d s quando iniciei a minha deslocação rumo ao Sul, ainda não tinha chegado à Vasco da Gama, e comecei a notar que a luz avisadora da pressão do óleo ficava a querer iluminar-se, quando o Disco ficava ao "relanti"! nas filas de acesso à ponte... (!)
- Logo que dava um pouco de acelerador - de ouvido diria que por volta das 800/850 rpm - ( o conta rpm's do Disco no inicio da escala não é de "confiança"...) a luzinha apagava-se, e assim se mantinha em andamento normal !!!
- Fiz o percurso de ida, e regresso (+ ou - 700 Km) e a situação manteve-se !!!

- Posso acrescentar os elementos seguintes:

* Anteriormente, em situação "normal", bastava que o motor começasse a trabalhar para a luz da pressão do óleo se manter apagada !!!
* Esta situação só se verifica depois do motor "aquecer". Nas pequenas voltas em que o motor não chega a aquecer a luz mamtem-se apagada.
* O óleo está a nível, e não se registam perdas ou fugas visiveis.
* Não noto qualquer alteração no rendimento do carro.
* O turbo continua a subir a 1.2 quando é espremido e em andamento normal para uma velocidade de 110-120, a pressão do turbo raramente ultrapassa os 0.6-0.8 bar.
* O manómetro da temperatura mantem-se nos valores normais.
* O óleo e os filtros foram sbstituidos à cerca de 3.000 Km.

- Gostaria de receber os vossos comentários e dicas sobre esta situação, e sobre a forma de a resolver ... (!)

- Para todos os AMIGOS que a quem recorri na 6ª à noite (confesso que inicialmente fiquei alarmado), aqui fica o registo do meu agradecimento !!!:cool:

- Votos de uma boa semana,

- Até +
:hello:

Abração[/b]
Vitor Jacinto
966 300 937
v.jacinto@sapo.pt
Ferragudo / Cacém
cap.domato
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 ago 2008 15:50
Land Rover: ex discovery200 tdi 90
defender 110 300 tdi 95
range rover classic 200 tdi 93
nº Iberico 0660
Sócio LCP: 1998

Mensagem por cap.domato »

viva sr vitor por acaso o oleo que pôs no motor e o mesmo que usava ou mudou de marca pois eu no meu range aconteceu me isso quando mudei do rimula x 15w40 para o da repsol15w40 especial (tipo semi sintetico) pois estes oleos tem melhor lubrificaçao mas menos densidade e dai menor pressao pois o mestre da oficina disse nao ter importancia e que acabava por normalizar e ja esta normal
ps atençao que alguns oleos mesmo de boas marcas as vezes nao trazem os aditivos nas devidas percentagens e tambem pode ter posto desse oleo
espero ter ajudado um landabraço
Imagem
ROTA DO LOBO 20 MARÇO 2011
Victor
pleno TT
pleno TT
DEFENDER TD5 - 2000

FALTA DE PRESSÃO DE óleo ???

Mensagem por Victor »

Viva Capitão do Mato,

- O óleo é 15W40, da mesma marca de sempre.
- Mudei oleo e filtro antes do Ibérico, e rolei cerca de 2.500 km antes de esta situação se manifestar pela primeira vez ... !!! :x
- Daí, que não coincidiu com uma mudança !!! ... :D

Abração
Vitor Jacinto
966 300 937
v.jacinto@sapo.pt
Ferragudo / Cacém
cap.domato
júnior TT
júnior TT
defender 110 300 tdi 95
nº Iberico 0660

oi vitor mas isso nao se manifesta de um dia para o outro pois o oleo e o mesmo mas os aditivos podem nao estar certos pois oleo tambem tem detergente que limpa os residios velhos dos outros oleos so que depois como nao estao em percentagens certas nao deixam viscosidade onde devem e dai pode haver fuga de pressao interna sera que me fiz perceber
tambem ao nivel de capas de cambota e bielas pode haver um desgaste significativo e dai tambem faz com que o oleo muito quente e o motor a relanti perca pressao por ai se for esse o caso o visco plus da liqui moly http://translate.google.pt/translate?hl ... %26sa%3DGe espetacular tanto a nivel de aumento de pressao como aumento de potencia e reduz emissoes de fumo espero ter ajudado landabraço e espero me encontrar consigo no encontro landmaniacos no oeste
Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva a todos

já fui tambem presenteado pela dita luz avisadora...

No dia anterior ouvi um barulhinho tipo um "roçar" estranho do genero rolamento em gripanço do lado do motor do AC, por coincidência quando liguei o AC o ruido desapareceu... e durante o resto do dia tudo ok.

No dia seguinte regressou o dito barulhinho... passei pela LR e depois de uma breve analise parecia vir da bomba injectora... coloquei aditivo no gasoleo e fiz-me a estrada... :driving:

Passado uns 20 kms ia a + ou - 100 km/h quando a luz acendeu, não ficou fixa mas sim intermitente e com uma intensidade fraca...

Abrandei de imediato e ouvi um "assobiar"...

Desliguei a maquina... verifiquei os niveis (oleo/agua) tudo ok...

Dei ao motor de arranque e o ronronar do costume mas... sem o dito "roçar" mas com um tilintar adicional...

Chamei o reboque e LAND ROVER...

Resumido bomba do oleo para o tecto... entre a tampa e um dos carretos da bomba do oleo ficou algo esmagado... tinha sido uma das touches das valvulas que há uns anos "volatilizou-se" e nunca tinha aparecido no fundo do carter tendo a viagem dela acabado aí...

Foi então substituida a bomba de oleo... e estrada... mal arranquei notei logo a falta de potência da ausência do turbo... o assobiar tinha sido do turbo a gripar... :roll:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Victor
pleno TT
pleno TT
DEFENDER TD5 - 2000

A LUZINHA DO ÓLEO !!!

Mensagem por Victor »

Viva Confrades,

- Só espero que o prognóstico do Filipe não seja uma premonição do que está a acontecer com o meu "Super" Disco 200 !!!! :lol:

- Para já, e como não tenho forma de conferir a pressão, que segundo o manual deve variar entre 1,76 Kg/cm2 ao ralanti (670 + ou - 20 rpm), e 3,86 Kg/cm2 no regime máximo normal de funcionamento a "quente" (4.500 rpm ???), por sugestão de um dos nossos "gurus" vou substituir o sensor de pressão por um novo, e ver o que acontece ... Por uma dúzia de Éros de investimento vale a pena tirar essa duvida !!! :D

- Capitão do Mato, tomei nota do "Liqui Moli". Depois confirma-me se usas o oleo 15W40 deles, ou sómente o "aditivo". Também já me falaram das maravilhas do tratamento "Slick 50" ... ??? :roll:

- Curiosamente o manual do Disco 200 no capitulo que se refere à luz avisadora da pressão do oleo , reza assim:

Imagem

... O que até poderia querer dizer que a "luz" ao ralanti poderia estar acesa ... !!! (?) :sing:

- Até +

- Abração
Vitor Jacinto
966 300 937
v.jacinto@sapo.pt
Ferragudo / Cacém
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490

Mensagem por pelesapo »

Cheira-me a válvula de pressão de óleo. :sing: :sing:
Victor
pleno TT
pleno TT
DEFENDER TD5 - 2000

FALTA DE PRESSÃO D'ÓLEO ???

Mensagem por Victor »

Viva Confrades,

- Já encomendei uma válvula / sensor de pressão do óleo nova.

- Conto até ao próximo f d s ter tempo para a substituir !!!

- Logo que tenha alguma info suplementar, posto aqui !!! ;)

- Entretanto nas pequenas voltas durante a semana, como o motor quase não atinge a "temperatura de funcionamento", a "alampadinha" nunca se ilumina !!! :D

- Até +

Abração
Vitor Jacinto
966 300 937
v.jacinto@sapo.pt
Ferragudo / Cacém
cap.domato
júnior TT
júnior TT
defender 110 300 tdi 95
nº Iberico 0660

sr vitor dantes usava um exelente oleo em termos de aguentar pancada era o rimula x 15-40 da shell mas agora uso repsol por mudanças do fornecedor sendo este um oleo menos denso mas de melhor lubrificaçao dizem eles poi o meu range bem quente depois de uns mil km quando o relanti baixava um pouco a luz ficava um pouco intermitente mas passou depois adicionei o liqui moly visco plus um espetaculo mais potencia menos fumo bom mesmo ,o slick 50 e muito bom mas e so para prevenir eventuais desgastes e para conduçoes mais desportivas e para quem abuse de arranques bruscos a frio pois este produto reveste as peças de desgaste com particulas especiais
um confrade nosso o AJR no seu disco so usa liqui moly desde o motor aos deferenciais diz nao querer outro saudaçoes capittao do matto
ps tambem respondi no flr veja se me entendeu mas se sabe fazer algo de bricole monte um manometro de pressao pois se tem desconfiança da bomba de oleo e o melhor que pode fazer porque quando a bomba se esta a despedir as vezes o motor vai km atras de kms com o oleo a baixa pressao depois la se vai arv de cannes o turbo e muito mais cuidado landabraço
Imagem
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva a todos

Os produtos da Liqui Moly era o produto de eleição de um conhecido meu preparador de motos GP...

http://www.liquimoly.co.uk/

Os da Metal5 são tambem de optima qualidade:

http://www.metal5.com/

Sem esquecer os da Faher... não é "tomcat"... :D

http://www.faher.com.pt/

:driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
luisalves
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 ago 2005 17:50
Land Rover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998
Sócio LCP: 552

Mensagem por luisalves »

Olá Victor.

Eu já tive esse problema no meu Disco 200. Exactamente com essas particularidades do relanti e em acelaração. No meu caso, não sentia a temperatura alta, nem falhas de turbo, o carro andava normalmente.

Mas a junta da cabeça tinha uma pequena fuga e lá tive que arranjar a junta antes que aquilo desse raia.

A luz acendia devido á temperatura do oleo.

Espero não ter alarmado.

Abraço
SquareWheels
master TT
master TT
Registado: 03 set 2008 10:51
Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
Sócio LCP: 1953
RTI: 0

Mensagem por SquareWheels »

Boas,

A mim já me aconteceu um episódio parecido, mas com o tempo foi-se agravando - um dia em 24h passei da necessidade de acelerar o carro (para desligar a luz) das 900rpm para as 2200rpm!!!

Pensei que tivesse sido:
- sensor;
- bomba de óleo;
- capas de biela.

Fui ver e era o filtro de óleo que tinha colmatado!!!
Victor
pleno TT
pleno TT
DEFENDER TD5 - 2000

RESOLVIDO - FALTA DE PRESSÃO DE ÓLEO ???

Mensagem por Victor »

Viva Confrades,

- O problema está resolvido depois de mudar o óleo, o filtro respectivo, e o sensor (ou válvula) de pressão.

- O sensor foi trocado por um PRC 6397 da BRITPART, e passei para o óleo "PENNZOIL - SUV, TRUCK, AND MINIVAN" 15W40.

http://www.pzlqs.com/Tech/Pdsheet/Domes ... torOil.PDF

- Depois das alterações, a pressão está a variar entre aprox. 1,8 bar ao "ralanti", e 3,9 bar em aceleração !!!

- E assim, foi liquidada mais uma "birra" do menino !!! ;)

Até + :hello:

Abração
Vitor Jacinto
966 300 937
v.jacinto@sapo.pt
Ferragudo / Cacém
cap.domato
júnior TT
júnior TT
defender 110 300 tdi 95
nº Iberico 0660

boas vitor com essas alteraçoes todas ficamos sem saber se o mal era do oleo como eu referi se do sensor ou valvula ou se era do filtro mas ainda bem que ja esta resolvido lçandabraço
Imagem
Victor
pleno TT
pleno TT
DEFENDER TD5 - 2000

RESOLVIDO - FALTA DE PRESSÃO DE ÓLEO ???

Mensagem por Victor »

Viva Cap do Mato,

- Esqueci de referir, que o sensor (de origem), mesmo depois de limpo já muito dificilmente fazia apagar a luz, mesmo com o motor frio !!! :D
- Daí, que depois do óleo e do filtro também troquei o sensor !!!

Continuação de um excelente f d s :cool:

Abração
Vitor Jacinto
966 300 937
v.jacinto@sapo.pt
Ferragudo / Cacém