Caro António
É claro, que eu escrevo isto mas sei o que faço.
Trabalho com ferramenta e lido com mecânica desde jovem.
Depois adquiri algumas noções quando estudei Engª Mecânica.
E a alguns anos que sou chefe de oficina... por isso não sou nenhum maluco que me ponho a mexer nas coisas sem adquirir a devida teoria.
Para mexer em Dif's, falei muito com os meus mecânicos mais velhos, ajudei a desmontar uns quantos e isso deu-me alguma experiência, quanto mais não sejas com alguns erros e problemas que apareceram (embora muito poucos, pois tenho a sorte de ter bons profissionais).
Aliás o único problema que tive foi, num Salisbury em que o cliente pediu para montar um ARB, mas a caixa vinha rasgada. Conclusão faltaram algumas peças (Shim kit), o que causou alguns problemas.
Era o 1º ARB em Salisbury, fomos ao manual e ao efectuar o Check List, deparamos na falta do Shim Kit, mas o cliente depois de contactado disse que não podia ser... então comprou-se anilhas de afinação e acabou-se a instalação do Dif.
Pois... mas não era bem assim, pois esse tal Shim Kit é uma anilha grossa que serve de batente do anel que recebe o ar comprimido e com as anilhas de afinação só se afinou a folga, mas não serviram de batente, logo deu borrada, pois quando se acabou estava tudo justo como manda o figurino com a folga ideal e até se confirmou com Albaiade.
Mas com o andar, deu problema... mais uma que aprendi...
Quero dizer que sou uma pessoa do ramo e não um leigo na matéria, posso-me considerar um curioso
para responder a outra coisa que disse, quero dizer que não existe desmontar e não afinar( a não ser que seja só para espreitar), pois desde que se desmonte as chumasseiras dos rolamentos, automáticamente se tem que afinar o diferêncial longitudinalmente, a unica afinação que não se mexe pois não se desmonta é o pinhão, que se for desmontado tem de se afinar (com anilhas de afinação, como deve saber).
Para finalizar, o que quero dizer é que não é uma coisa de outro mundo.
Sempre ouvi histórias disto e daquilo... que perguntar e vir fazer três ou quatro vezes (e for habilidoso), consegue desde que faça as coisas com o devido cuidado apoiado em literatura técnica do fabricante... e com as ferramentas correctas é claro.
Tenho o Rave, e por exemplo os apertos foram dados com chave dinamómetrica com a carga que vem escrito no manual do fabricante.
Cumprimentos
JP
P.S. Levando a um caso extremo, prefiro estragar e aprender, do que mandar tudo fora e estar sempre dependente de terceiros.
é a minha maneira de pensar. Claro que é só uma teoria, não a aplico a torto e a direito, isso é estupidez. Como referi acima 1º tento estudar e começo pela literatura, depois vou ver que sabe, como faz, depois faço perguntas e tiro duvidas e por fim mando-me de cabeça e seja o que Deus quiser.
Toni Botelho Escreveu:Boas,
Realmente é de louvar a atitude, mas é necessário ter cuidado pois pode-se deitar dinheiro à rua se os acessórios ficarm mal montados.
Se a aplicação foi só montar o bloqueio não há grandes problemas, o pior é quando se tem que desmontar o diferencial por completo. Ai sim , tem que se voltar a afinar as folgas todas e os problemas residem ai.
Para poderem trabalhar em condições os diferenciais necessitam de uma folga nominal, senão partem.