Para primeira msg, gostava de me referir á utilização da roldana.
1º tipo: utilização como mudança de direcção
2º tipo: Utilização como "duplicador de força" do guincho
- No 1º caso acho que não existem duvidas, podemos por exemplo, com uma roldana puxar um carro a "direito", estando nós na perpendicular, etc etc.
- No 2º caso, aí é que começam as confusões... Por exemplo:
Quando estamos de frente para uma arvore e colocamos a roldana na mesma, voltando o cabo ao nosso carro, aí não estamos a desmultiplicar coisa nenhuma.
Diz a regra, que para existir desmultiplicação através de uma roldana, a mesma tem de estar no veiculo que vai ser "puxado" e ou movimentado.
No caso de um carro de frente para uma arvore, teremos que utilizar duas roldanas, uma na arvora e outra no carro. A da arvore só inverte o sentido e a do carro (lá está... colocada no corpo em movimento) irá realizar o trabalho da desmultiplicação.
Abaixo temos agumas fotos para pensar... devido ao facto de por exemplo a 1ª e ultima imagem terem sido tiradas de um manual oficial de um muito conhecido fabricante internacional de Guinchos e estarem a induzir as pessoas em erro. Os esquemas nestas fotos não estão explicitos. Nem todos podemos ser Fisicos nem Engºs, por isso eles deveriam ter mais cuidado ao eleborar estyes documentos.

http://www.physics.uoguelph.ca/Fendt_app/phe/phe.htm
Cumprimentos
JP
P.S. Peço desculpa por este tema não estar directamente ligado com a mecânica, mas não sabia em te tema colocar e isto como é "tecnica", o que era mais parecido me pareceu este tema (mecânica).