Guinchos e suas capacidades e utilizações

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Guinchos e suas capacidades e utilizações

Mensagem por jpcme »

Gostava aqui de colocar uma questão, acerca de uma duvida que eu tenho reparado na maior parte dos utilizadores de guinchos.

Para primeira msg, gostava de me referir á utilização da roldana.

1º tipo: utilização como mudança de direcção

2º tipo: Utilização como "duplicador de força" do guincho

- No 1º caso acho que não existem duvidas, podemos por exemplo, com uma roldana puxar um carro a "direito", estando nós na perpendicular, etc etc.

- No 2º caso, aí é que começam as confusões... Por exemplo:

Quando estamos de frente para uma arvore e colocamos a roldana na mesma, voltando o cabo ao nosso carro, aí não estamos a desmultiplicar coisa nenhuma.

Diz a regra, que para existir desmultiplicação através de uma roldana, a mesma tem de estar no veiculo que vai ser "puxado" e ou movimentado.

No caso de um carro de frente para uma arvore, teremos que utilizar duas roldanas, uma na arvora e outra no carro. A da arvore só inverte o sentido e a do carro (lá está... colocada no corpo em movimento) irá realizar o trabalho da desmultiplicação.

Abaixo temos agumas fotos para pensar... devido ao facto de por exemplo a 1ª e ultima imagem terem sido tiradas de um manual oficial de um muito conhecido fabricante internacional de Guinchos e estarem a induzir as pessoas em erro. Os esquemas nestas fotos não estão explicitos. Nem todos podemos ser Fisicos nem Engºs, por isso eles deveriam ter mais cuidado ao eleborar estyes documentos.

Imagem

Imagem

Imagem

http://www.physics.uoguelph.ca/Fendt_app/phe/phe.htm

Cumprimentos
JP

P.S. Peço desculpa por este tema não estar directamente ligado com a mecânica, mas não sabia em te tema colocar e isto como é "tecnica", o que era mais parecido me pareceu este tema (mecânica).
Imagem
Toni Botelho
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 out 2005 21:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por Toni Botelho »

Boas

É bom que se exponham e tirem dúvidas.
Neste caso acho que uma roldana desmultiplica a força mesmo estando presa, com uma cinta(cuidado com a natureza) a uma árvore.

Cumps
QUANDO PASSAREM POR UM LAND ,CUMPRIMENTEM!!!

(Espírito Land-Rover)

ENGAGE BRAIN BEFORE OFF-ROADING
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208

Mensagem por jpcme »

Meu caro

Após ter visto que disse asneira... os colegas do GD me alertaram do seguinte:

A situação que eu me referia é a tal em que (como o Bernardo e muito bem disse) temos um carro (fixo) com guincho a puxar outro (movel) que tém roldana e o cabo segue da roldana a outra Arvore (fixa é claro).

Nesta situação, não temos qualquer "desmultiplicação", ou seja divisão de tensões, visto a Força do aparelho ser sempre a mesma (não é bem assim, mas façamos de conta).

Na situação de carro com guincho a se rebocar usando uma arvore com roldana, voltando o cabo ao veiculo, aí sim, temos divisão de tensões.

A terceira situação é quando temos um carro com guincho (fixo) a rebocar um carro (movel) com roldana, voltando o cabo ao mesmo carro(fixo) ou a uma arvore (e desculpe-me a natureza), o que neste caso é indiferente ou seja igual em resultados praticos e matemáticos devido serem ambos pontos fixos. Aqui sim tb existe divisão de tensões.

Para um comum dos mortais, a melhor maneira (sem matemática) de saber, se estamos a aproveitar uma roldana para "desmultiplicar", é quando o deslocamento do corpo movel se reduz para metade e por aí em diante.

Para finalizar, no caso de uma utilização de roldana, podemos considerar 3 pontos:

1º carro com guincho
2º roldana
3º gancho

Temos "desmultiplicação", quando:

1 e 3 moveis e 2 fixo
1 e 3 fixo e 2 movel

Todas as outras situações, servem para mudanças de direcção do "reboque".

Obrigado e cumprimentos
JP
Imagem
Toni Botelho
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 out 2005 21:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Guincho

Mensagem por Toni Botelho »

Uma foto de como temos que utilizar o guincho e as roldanas para substituirmos os transformadores de cima dos postes.

Cumps

Imagem
QUANDO PASSAREM POR UM LAND ,CUMPRIMENTEM!!!

(Espírito Land-Rover)

ENGAGE BRAIN BEFORE OFF-ROADING