Dúvida - Aperto de amortecedores

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
scarvalho
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 12 jul 2007 17:24

Dúvida - Aperto de amortecedores

Mensagem por scarvalho »

Boas.

Estou aqui com uma dúvida mas acho que será fácil ajudarem-me.

Ontem montei um lift kit no meu Defender, molas e amortecedores Pro-comp + 2" (da Paddock).

A minha questão é a seguinte, qual o aperto que dão para fixar os amortecedores? É que aquilo dá aperto até mais não...

Vocês apertam até esmagar completamente os sinoblocos dos amortecedores, ou ajustam apenas até ao ponto em que eles começam a ficar calcados.

Na minha, inexperiente, ideia eu diria que apertá-los até ao fim (ou quase) vai danificar os sinoblocos, tal é o ponto de esmagamento a que eles ficam sujeitos.

Fico a aguardar as vossas opiniões ou relatos de já montou isto e se deparou com o mesmo.

Obrigado pela ajuda.

Abraços
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva "scarvalho"

os amortecedores deveriam ser apertados de preferência com uma chave dinamométrica, com os respectivos valores...

O correcto aperto dos amortecedores é tornar o conjunto firme... sem provocar um "exagerado esmagamento" das borrachas... ;)

Os mecanicos têm já uma chave destas nas proprias mãos... :p
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
scarvalho
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por scarvalho »

FLGFLG Escreveu:Viva "scarvalho"

Os mecanicos têm já uma chave destas nas proprias mãos... :p
O pior é se essa "chave" está desafinada! :D
Esse é o meu receio. Eu acho que as borrachas dos meus ficaram demasiado esmagadas, mas também não sei, nem tenho onde confirmar o aperto que seria correcto :(

Obrigado na mesma pela tua ajuda :cool:

Abraço
scarvalho
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por scarvalho »

Também me deparei com mais duas situações:

As molas fazem imenso barulho a roçar nos apoios superiores e o Defender parece que está um bocadinho mais baixo do lado esquerdo.

Como é que soluciono a questão das molas, será que aquele "ronc ronc" passa com o tempo ou quando elas ficarem coçadas naquele sítio?

E em relação à altura do carro, por acaso reparei que nas de origem a do lado direito é mais baixa 1 ou 2cm.

Mas as do kit são ambas iguais.
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Para evitar o ruido pode encaixar tubo de borracha na primeira volta da mola...

Não conheço este conjunto de molas... mas apesar de terem a mesma altura podem ter caracteristicas diferentes para serem montadas numa determinada posição.
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
scarvalho
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por scarvalho »

Ontem estive a medir a altura do jipe e felizmente a diferença de um lado para o outro é apenas ilusão.
Como o Defender, visto por trás, mostra um bocado da mola direita e a esquerda fica tapada pelo escape, dá a ideia que está mais alto do lado direito. :)

De qualquer modo é estranho, as molas de origem têm diferença na altura e o carro estava direito, estas da Britpart são iguais e o carro continua direito. Não é estranho?! Como é que ele compensa a diferença?

Mas se a diferença de altura é ilusão, o som das molas é bem real.
Vou tentar por em prática essa ideia do tubo de borracha. Será que colocar a borracha só na primeira volta é o suficiente?

Vou ver...

Obrigado pelas dicas.

Abraço
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

scarvalho Escreveu: Será que colocar a borracha só na primeira volta é o suficiente?
Quando colocava molas de rebaixamento em carros desportivos, dependendo do tipo de mola, colocava entre 1 a 1,5 volta, tanto na parte de cima bem como na parte de baixo da mola, mangueira transparente. :driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
Vitor
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 set 2006 10:11
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por Vitor »

Viva SCarvalho,

Se for possível coloca imagens do Defender em acção com a nova suspensão. Estou curioso sobre esse material da Paddock.

SaudaçõesTT,
Vitor
Vitor Almeida
Sócio LCP nº 1634
Marco de Canaveses city

Imagem
Visite: http://www.amigosdomonte.blogspot.com