Bem, mesmo tendo consciência que este fórum anda em modo de hibernação, vou tentar a minha sorte e pedir ajuda...
O meu Freelander, um 2.0 Di de 1998, há dias em que custa a pegar. Principalmente de manhã!
Mas não é sempre, há dias em que pega à primeira e "de estalo". Já aconteceu estar dois dias parado na garagem e quando se dá à chave pegar à primeira. Às vezes só fica parado durante a noite e de manhã já não lhe apetece... e quando não lhe apetece é preciso insistir e quando pega lá sai uma fumarada branca...
E quando isto acontece (custar a pegar), durante o resto do dia tem pegado sempre bem!
Mesmo quando o uso para ir trabalhar, e de casa ao trabalho não são sequer dois quilómetros e nem chega a aquecer, quando vou dar à chave na hora de almoço (passadas mais de 4 horas), ele pega bem.
O primeiro prognostico seriam as velas. Mas foram testadas e estão boas.
Tubos de retorno de gasóleo novos e não há vestígios de fugas...
Já tenho instalada um válvula anti-retorno logo depois do filtro de gasóleo.
Se a válvula estiver no seu perfeito funcionamento, mesmo que haja recuo de gasóleo entre a válvula - filtro de gasóleo - depósito, o gasóleo que está entre a válvula e a bomba injetora seria suficiente para o por a trabalhar normalmente.
Assim, deduzo (não sei se bem ou mal) que o retorno possa estar entre a válvula anti-retorno e a bomba injetora.
Algum Freelander por aqui já sofreu dos mesmo sintomas?
Que xarope lhe deram?
Desde já agradeço toda a ajuda