O meu nome é José Nogueira, sou de Vila do Conde e sou um recém-proprietário de um LAND ROVER, mais propriamente de um Freelander TD4 de 2001. Escolhi o Freelander como modo de entrada no mundo LAND ROVER e porque será o meu carro de dia-a-dia. Está no meu horizonte e objectivo a aquisição de um outro LAND ROVER, esse mais para o efeito que eles foram feitos (TT) e passar este, futuramente, para a "esposa".
Ora então a compra deste Free envolveu uma logística de deslocação distante do meu local de residência. Depois de uma visita prévia a Avis, Portalegre, para experimentar o dito cujo, com as expectativas a serem cumpridas e o à vontade e simpatia do antigo dono, logo fiquei com a impressão que seria aquele. Precisamente passado 4 dias, aluguei um carro e lá fui eu buscar o novo elemento da família.
Como é normal neste modelo e motivo de discussão neste fórum pelos seus donos, não poderia deixar de ter os seus problemas, problemas estes que foram prontamente identificados pelo antigo dono aquando da minha primeira visita.
- Veio de transmissão dianteira com a cruzeta tripóide com bastante folga
- Elevador do vidro traseiro esquerdo danificado
- Tecto de abrir a funcionar mas com alguma ferrugem e folga nas borrachas
- Fecho centralizado com deficiências
- Travões dianteiros no ferro
Depois de ponderado e avaliado lá fiz o negócio, pois os que tinha visto anteriormente estavam em piores condições e com mais quilómetros, visto que comprei este com mais ou menos 186000kms (não querendo significar nada). Mas a verdade é que fiz a viagem de volta sem problemas, com o motor a trabalhar certinho e sem aquecer nada.
Mal chegou foi parar na oficina (na qual eu trabalho, negócio de família) e logo no elevador foram identificados todos os problemas.
- Veio de transmissão dianteiro substituído, assim como o vedante da falange da caixa de transferências.
- Elevador do vidro substituído
- Travões e discos dianteiros substituídos
- Revisão com todos os filtros e óleos novos
- Limpeza do sistema de refrigeração
- Vedar fuga de gasóleo junto à boia
Este último problema só foi detectado nesta fase e o único que não foi mencionado pelo antigo dono, mas que a sua resolução foi bastante rápida e barata.
Os problemas do tecto de abrir e fecho centralizado irão ser solucionados brevemente. E como não poderia deixar de ser o viscoso irá ser substituído.
Posto isto só me resta mostrar a máquina, a qual tem já um projecto em mente para ser posto em prática. E nesse sentido, gostaria de saber a vossa opinião, pois o projecto consiste em transformá-lo numa réplica de um Freelander 2.5 V6 G4 Challange (pedido feito pela "esposa" na parte da cor do veículo, quer expressamente a cor laranja...).
Peço desculpa o enorme testemunho mas gostaria de partilhar a minha experiência com os utilizadores e amantes da LAND ROVER.