Em primeiro lugar gostava de dizer que este Series, foi comprado ainda antes de eu ter carta, bem antes, e foi o 1º carro que eu conduzi... Não sei precisar o ano, penso que veio em 1996, portanto com 14 anos.
Lembro-me que para o conduzir a primeira vez achava o carro enorme, deixei o ir abaixo logo 3x seguidas, era uma criança... Mais tarde, o carro foi pintado, e foi retirada uma janela lateral que ele tinha... não sei porquê.
Entretanto a vida vai correndo, vamos tendo outros carros, e o Series infelizmente foi ficando para trás, mais ainda quando fui para a Faculdade, e comprei uma Navara D22Y nova em 2002, e Polo 1.4 TDi em 2006 para andar todos os dias, e o Series, foi ficando para trás. Mais adiante veio 1 Range para substítuir o que capotei na A8, que usei para ir à pesca, e em 2007 veio uma Navara D40 para se juntar à D22Y.
Com isto tudo o Series foi ficando para trás, e quando comecei a trabalhar e a tirar o mestrado a noite, o tempo era ainda menos... Veio um MG TF também para andar no verão...
Resumindo o Series, ficou parado 10 anos quase, alguns ao sol, mas os últimos na Garagem...
Entretanto foi-se o Range, e agora de férias, tive e tenho alguns dias para por algumas coisas em ordem na garagem...
Lembrei-me de ver se o Series pegava... E sim.. Pegou quase à primeira.. nem eu esperava outra coisa
Depois claro pensei em lavá-lo, e voltar a arrumá-lo na garagem.. Mas o vício LR é tremendo, e o bixinho voltou a atacar...
Vamos às imagens...
Como ele estava após 10 anos a dormir

O motor tinha algumas peças com ferrugem...

Mecanicamente verifiquei logo 3 problemas de ínicio.. não são graves, mas afligem...
- As Rodas estão coladas,
- Master Cilinder da Embraiagem não está a 100%, perde pressão...
- Tubo da água a pingar.
Esteticamente.. após o lavar deparei-me :
- Pintura queimada,
- Pára-choques com falhas de tinta,
- Molduras dos faróis também,
- Tablier rachado
- Banco Rasgado
- Falhas de Tinta no Tampão da Gasolina
- Etc
Ora, parece que o que era apenas para ser uma lavagem se tornou num mini-restauro.
Não chamo ao que estou a fazer um Restauro, porque para mim um restauro é desmontar um carro peça a peça e pô-lo novo. A minha ideia é apenas melhorar o que conseguir nas férias, ou seja, em pouco tempo, e gastar o mínimo, não posso agora estar a despender, 1 ano para o arranjar eu , ou gastar 15 ou 20 000€ para o colocar novo. Portanto o meu objectivo é colocá-lo com bom aspecto, ir ao mecânico fazer uma revisão boa, e ir à inspeção e desfrutar do resto do verão com ele e depois ir a alguns passeios...
A primeira coisa que fiz foi lavá-lo

Depois veio uma Polidela, com máquina orbital, nova lavagem e claro o enceramento para proteção.

Aqui já começava a voltar a sí

Depois parafinei a parte debaixo toda..

E desmontei algumas partes do motor, que estavam piores e dei uma pintura meio a "fugir"