Boas!
Comprei agora um p38 dse de 96, sendo que o fulano que me vendeu informou que teria substituido a suspensão original para um suspensão de molas.
O carro vinha com um erro "fallo ABS" e "vel maxima 50 kmh", mas o fulano disse que levando à maquina isso desaparecia. Tendo em conta que o carro tinha o volante danificado, mandei-o estufar, motivo pelo qual foi desligada a bateria.
Qual não é o meu espanto quando vejo que agora surge mais um erro "Fallo suspension".
Após algumas pesquisas vi no ebay um software e um cabo que lá resolvia o assunto. Quando a encomenda chegou fui de imediato testar.
Corri o programa, vi os erros e limpei o eas. Os erros saíram, menos o do ABS.
Qual não é o meu espanto que ao andar com o carro, passado 5 min os erros voltam e começa a apitar em andamento (tal como quando se liga a ignição).
Chego a casa corro de novo o programa.... tudo ok...passado uns km... pumba de novo os erros!
O erro do abs nunca saiu, e reparo que quando travo por vezes liga a luz do travão de mão no painel.
O carro tem molas, mas as luzes onde se regula a altura do p38 continua ligada e o botão do lado direito também liga quando dou à chaves...
Não falta por aí algum cabo para inibir o EAS para fazer desaparecer isso?
P38 erro EAS e ABS
-
davidcarvalho
- caloiro TT

- Registado: 30 mai 2015 23:31
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
-
nelson_graca
- júnior TT

- Registado: 17 mai 2015 07:17
- Land Rover: Freelander td4
Re: P38 erro EAS e ABS
E phá que embrulhada...eu não sou mecânico mas fica a minha ajuda no belo do espirito LAND ROVER. Antes de mais, aparece um erro tu ligas á máquina de diagnóstico e apagas o erro, cada vez que vais conduzir os erros voltam. Podes apagar as vezes que quiseres os erros vão voltar, pois apagas o erro mas não resolve o problema que o causa, e assim eles voltam sempre.
Parece que algo se passou ou não foi bem feito quando se trocou essa suspensão.
Eu faria os seguintes passos:
1-verificar niveis óleo de travões
2-verificar estado dos travões (pastilhas... calços...)
3-verificar fusiveis
4-verificar o funcionamento do ABS
5-Levar a uma boa máquina de diagnóstico para que ele te indique realmente de onde vem o erro.
Parece que algo se passou ou não foi bem feito quando se trocou essa suspensão.
Eu faria os seguintes passos:
1-verificar niveis óleo de travões
2-verificar estado dos travões (pastilhas... calços...)
3-verificar fusiveis
4-verificar o funcionamento do ABS
5-Levar a uma boa máquina de diagnóstico para que ele te indique realmente de onde vem o erro.
-
rp38
- pleno TT

- Registado: 07 ago 2012 22:55
- Land Rover: range rover 2.5 dse 96
o meu está original e já a algum tempo que após um curva mais acentuada dá ABS FAULT e isto deve-se ao facto de ter o rolamento do cubo da frente direito gripado e com folga...
o rolamento custo só 139e...
e estou a espera que o mecânico arranje um tempinho pró mudar. a razão de tudo isto é que o ressalto do ABS está agregado ao rolamento e aquando da folga por defeito do rolamento o sensor afasta-se do ressalto e dá-se a falta de comunicação, traduzida por erro... o meu andou assim mais de um ano!!! agora é que o rol. começou a fazer uma chiadeira que mete nojo... tive de abrir o bolso 
-
nelson_graca
- júnior TT

- Registado: 17 mai 2015 07:17
- Land Rover: Freelander td4
Passou -me essa ideia... também um mecânico, uma vez falou-me que esses rolamentos quando gripam dão erro no abs e que não se pode colocar qualquer rolamento, sob pena de a luz ficar ligada caso seja rolamento errado,
Última edição por nelson_graca em 28 jun 2015 01:01, editado 1 vez no total.
-
davidcarvalho
- caloiro TT

Quanto ao continuar a dar erro da suspensão, mesmo sendo com molas? Alguém tem uma luz?
Quando desligo o carro da-me a sensação que o compressor está a trabalhar! ? Contraproducente não? !
Quando desligo o carro da-me a sensação que o compressor está a trabalhar! ? Contraproducente não? !
-
rp38
- pleno TT

os rolamentos se não forem os indicados, não metes la mais nenhuns... porque só os específicos para os p38 e disco td5 é que dão, e são iguais. e são caros "comó camandro"nelson_graca Escreveu:Passou -me essa ideia também um mecânico uma vez falou-me que esses rolamentos quando gripam dão erro no abs e que não se pode colocar qualquer rolamento, sob pena de a luz ficar ligada caso seja rolamento errado
-
monas33
- caloiro TT

- Registado: 10 ago 2010 19:56
Boa tarde
Quanto ao erro da eas como já foi dito deve faltar enganar a centralina para as molas , quanto ao erro do ABS apostava primeiro no acumulador do ABS (aquela esfera ao pé do filtro de combustível)
Ainda tem o sistema da suspensão? Compressor e bloco de válvulas?
Cumprimentos
Quanto ao erro da eas como já foi dito deve faltar enganar a centralina para as molas , quanto ao erro do ABS apostava primeiro no acumulador do ABS (aquela esfera ao pé do filtro de combustível)
Ainda tem o sistema da suspensão? Compressor e bloco de válvulas?
Cumprimentos
-
davidcarvalho
- caloiro TT

Sim, estão la as válvulas e penso que o resto do sistema todo, até porque quando ligo o carro sinto o sistema a funcionar e as luzes onde tem os botões do controlo da suspensão no tablier também ligam....
Quem fez isso deve ter somente substituído os amortecedores.
Enganar a centralina?? Como se faz isso?
Hoje estive mais atento e senti um rolamento a fazer um ligeiro barulho... mas se calhar vou ver primeiro a questão do acumulador. Como vejo se está ok?
Hoje estive mais atento e senti um rolamento a fazer um ligeiro barulho... mas se calhar vou ver primeiro a questão do acumulador. Como vejo se está ok?
-
davidcarvalho
- caloiro TT

Sim, estão la as válvulas e penso que o resto do sistema todo, até porque quando ligo o carro sinto o sistema a funcionar e as luzes onde tem os botões do controlo da suspensão no tablier também ligam....
-
rp38
- pleno TT

podes ver o que quiseres mas o acumulador ouve-se a trabalhar ao fim de meia dúzia de travadelas, agora se o ouves a trabalhar sempre que travas ai sim!! está no mato! se ouves uma chiadeira de uma das rodas... meu caro, põe 140e. de parte só pro rolamento 
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Passou-me este tópico.
ABS, o mais certo é que ao remover a EAS, podem ter danificado um sensor ou um cabo (não me admiro nada, se fizerem o serviço num elevador de 2 colunas).
É verificar todos os sensores.
EAS - Quem vende as molas "recomendadas" para o P38A, tb vende um "kit" para inibição da mesma.
Penso que seja simples a sua realização.
Como é algo que "dispenso" nunca arquivei info.
ABS, o mais certo é que ao remover a EAS, podem ter danificado um sensor ou um cabo (não me admiro nada, se fizerem o serviço num elevador de 2 colunas).
É verificar todos os sensores.
EAS - Quem vende as molas "recomendadas" para o P38A, tb vende um "kit" para inibição da mesma.
Penso que seja simples a sua realização.
Como é algo que "dispenso" nunca arquivei info.
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...