Range Rover P38 2.5 DSE óleos a usar

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
zegato79
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 jul 2012 22:49
Land Rover: Range Rover P38 2.5 Dse 1999
RTI: 0

Range Rover P38 2.5 DSE óleos a usar

Mensagem por zegato79 »

Boas.
Gostava de saber quais as especificações de óleo para:
- motor
- direção
- caixa de velocidades
- caixa de transferências
- diferencial
- direção assistida
- travões
Penso que não me falta nenhuma.
Se faltar também agradecia informações.
Obrigado
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Re: Range Rover P38 2.5 DSE óleos a usar

Mensagem por rp38 »

esse assunto ja está um bocado "esbatido" :yawn: mas prontos... cá vai... :crazy: motor oleo 10w40 API CH ja é muito bom, cx vel manual. e transf. eu uso ATF D3 diferenciais, valvulina 80w90 GL-5, tavões DOT-4 direção, o mesmo da cx ou seja ATF e no radiador anticongelante 50/50 G12. o oleo do motor eu mudo de 2 em 2 anos ou 10000km cx 20000 em 20000km +ou- . muito importante!! sempre que mudo o oleo, mudo sempre o filtro... em todos os meus carros e motas :ok:
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

rp38 Escreveu: .... travões DOT-4 direção, o mesmo da cx ou seja ATF ...
Só para meter "confusão", penso que a partir de MY98, passaram a recomendarem MTF.

Fica ATF na caixa de transferência e MTF na caixa de velocidades.
(pelos menos eu fiz assim há um ano).

Mas alguém há de partilhar....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

MTF na caixa manual, ATF na transfer e auto.
Mudar o óleo do motor de 2 em 2 é um bocado estica...
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

o meu tinha ATF na cx (manual) e assim fiz quando troquei... outra vez ATF, no 300tdi que tive troquei o ATF por MTF e a cx ficou mais penra a frio e como ando pouco achei melhor o ATF ... e os 2 anos pra muda de oleo não são nada esticados, porque eu ando poucos km por dia, tambem sei que é assim que o oleo oxida mais depressa, mas o oleo é bom :cool: (motul turbolght) e quimicamente muito estavél, por isso, é na buinha! :ok:
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

o paulo tem rasão
caixas r380 pós 98 MTF tal como nos def e discos td5
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

ok td bem :cool: na volta as cx pré 98 usam outro tipo de anilhas sincronisadoras... o meu é de 96... :driving:
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

Negativo, todas as R380 de todos os P38 devem usar MTF98.
Existe por aí um Service Bulletin acerca do assunto. Na data em que foi emitido (algures em 98) deveria iniciar-se a troca do ATF para o MTF98. O próprio bulletin refere que não há incompatibilidades entre os dois óleos e que até é admissível atestar uma caixa que tivesse ATF com MTF98.
Imagem
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Já agora, desde que comprei o meu DSE em Agosto de 2008, e como o Rodrigo comentou, em frio sempre tive stress a engatar a 2ª em frio.....
Mudei o óleo (era vermelho) e pus o MTF e continuou igual....
Há um ano com a mudança do Bimassa e embraiagem, óleos novos e produtos que vendo com fartura ;) ficou mais macia (comentários de outros donos), mas meter a 2ª em frio e no inverno sobretudo :mad: .

Há uns tempos num cliente (para descobrir qual o rolamento de uma roda que fazia barulho), ele achou estranho o "jogo" da minha manete, bem como a 5ª estar "no porta luvas"....
Desmontei a consola central,(tenho um stress numa peça) mas o que me levou a escrever este testamento, foi que lubrifiquei a peça onde "engata" o veio da manete....
fotos de um tópico aqui: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... #p333705[u] e acabou-se o custar a entrar a 2ª em frio[/u].

Pelo que se por algum motivo tiverem a consola desmontada, lubrifiquem!!!!

just my 5 cents,
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

aragcr
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 04 mai 2015 14:30
Land Rover: Range Rover P38

Mensagem por aragcr »

Boa noite sou novo nestas andanças de "P38"...tenho oleo galp performa 10w40 para motor, transmatic DIII para caixa de velocidades, transoil 80w 90 para diferenciais serão os indicados? Alguém me pode dizer a quantidade necessária de cada um destes? obrigado
aragcr
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por aragcr »

Já agora que tipo de ferramentas precisarei para as mudanças destes oleos? poderei/deverei tentar fazer isto na minha garagem? obrigado
aragcr
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por aragcr »

tomcat Escreveu:Já agora, desde que comprei o meu DSE em Agosto de 2008, e como o Rodrigo comentou, em frio sempre tive stress a engatar a 2ª em frio.....
Mudei o óleo (era vermelho) e pus o MTF e continuou igual....
Há um ano com a mudança do Bimassa e embraiagem, óleos novos e produtos que vendo com fartura ;) ficou mais macia (comentários de outros donos), mas meter a 2ª em frio e no inverno sobretudo :mad: .

Há uns tempos num cliente (para descobrir qual o rolamento de uma roda que fazia barulho), ele achou estranho o "jogo" da minha manete, bem como a 5ª estar "no porta luvas"....
Desmontei a consola central,(tenho um stress numa peça) mas o que me levou a escrever este testamento, foi que lubrifiquei a peça onde "engata" o veio da manete....
fotos de um tópico aqui: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... #p333705[u] e acabou-se o custar a entrar a 2ª em frio[/u].

Pelo que se por algum motivo tiverem a consola desmontada, lubrifiquem!!!!

just my 5 cents,

Boas tenho ma consola desmontada a zona da manete das velocidades lubrifica-se com massa de oleo?
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

aragcr Escreveu:Boa noite sou novo nestas andanças de "P38"...tenho oleo galp performa 10w40 para motor, transmatic DIII para caixa de velocidades, transoil 80w 90 para diferenciais serão os indicados? Alguém me pode dizer a quantidade necessária de cada um destes? obrigado
é este o tipo de oleo que o meu usa, embora de outra marca (motul :ok: ) mas basicamente é isto, sim :ok: nos diferenciais as valvolinas (80w90) tem de ser GL5!! e na cx de transf. ATF 3.
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

aragcr Escreveu:Já agora que tipo de ferramentas precisarei para as mudanças destes oleos? poderei/deverei tentar fazer isto na minha garagem? obrigado
nos bujons dos dif, e cx de transf. convem usares um bom roquete mas sem chave... o quadrado do roquete é a medida dos bujons e entra na perfeição :cool: no bujon de enchimento da cx de vel. é uma cagada!! tem de ser uma chave torx salvo erro...5.5 mas vai se moer e vais ter uma dor de cabeça com isso :mad: assim que a consegui tirar fui a um torneiro mandar fazer um bujon á homem com uma cabeça exterior de 24mm. mai nada!! e está 5stars. :clap:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

aragcr Escreveu:Boas tenho ma consola desmontada a zona da manete das velocidades lubrifica-se com massa de oleo?
He pá, na altura colocou-se spray de massa adesiva..... acabei por montar e não por massa :bolas: :bolas:
Um abraço.

aragcr
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por aragcr »

Caros RP38 e tomcat um muito obrigado pela ajuda, acho que para já não me vou meter a mudar o oleo da caixa de velocidades, fico-me pelos outros para não stressar muito neste início de romance com o meu P38...as quantidades serão estas? motor com filtro 7litros; transferências 2.2 litros diferenciais 1.6 litros cada??? abraço
aragcr
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por aragcr »

Já agora durante a mudança de oleo do motor aconselham-me a desmontar a tampa das valvulas para limpar aquela rede e afins como tenho lido aqui no forum? não me parece tarefa complicada e era mais uma limpeza que sugerem? abraço
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Óleo é mais para os 9 do que 7.

Faz a limpeza da tampa e já que estás com a mão na massa, lava o intercooler.

Não te esqueças das cruzetas.
Um abraço.

rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

o tomcat já disse tudo e se tiveres duvidas vais vendo até o nível chegar ao máximo... :D no bujon de enchimento da caixa do meu range, que tinha sido posto novo á cerca de 2 anos, para o conseguir tirar tive de chamar um serralheiro amigo pra lhe soldar uma pequena viga de ferro pra fazer de péga :bolas: porque aquela ##### mõeu-se toda a tentar tirar com a chave certa, porque a liga do bujon é macia e não aguenta o aperto(neste caso desaperto) sem se moer... alem do mais o espaço para pôr uma chave destas é pouco. :x mas pode ser que tenhas mais sorte que eu... :lol:
aragcr
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por aragcr »

Boas fora a diferença de 2 litros no oleo do motor...as outras quantidades estarão mais ou menos certas para os outros oleos não é? dicas para a lavagem do intercoler??? Muito obrigado e grande abraço