Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Discussão sobre Freelanders
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por pmarques »

Viva,

Em primeiro lugar a apresentação:

Proprietário: Nome: Pedro Marques Idade: 45 Localidade: Lisboa

Máquina: Nome: LAND ROVER Idade: 15 (99) Modelo: Freelander Configuração: 3P Motor: 1.8i Bi-fuel (Gasolina + GPL) Kms: 188.000

Em segundo, o Problema: Motor, não funciona :(

O free está na nossa família desde os meus 30 anos e, com mais ou menos transmissão, viscoso, juntas, etc., com o vosso conhecimento/experiencia e do YouTube, foi sobrevivendo . Devido à crise e à idade, a manutenção e as reparações nos últimos cinco anos têm vindo a ser feitas por mim.

Há uns dias atrás, senti um cheiro a óleo queimado e pensei, lá se foi novamente a junta da cabeça, problema tipico dos free a gasolina. Felizmente, era só uma fuga nos "seals" das "camshaft", o que parecia ser um problema simples de resolver.

Após várias sessões de YouTube sobre o tema "Replace leaking camshaft seals" , resolvi encomendá-los. Removi, cabos, velas, tampa das válvulas, correia de distribuição, etc., seguindo passo a passo, o guia de instalação.

Correu tudo às mil maravilhas, fiquei com aquela sensação de que qualquer um pode ser mecânico desde que tenha um acesso à Internet (Fórum e youtube) mas, a sensação durou muito pouco tempo, até tentar por o motor a trabalhar.

Verifiquei, velas, cabos, sensores, injectores, bomba de gasolina, gasolina, fusíveis e não detectei falhas. O motor de arranque funciona, as velas fazem faísca mas, a gasolina não passa para os cilindros.

Alguém sabe o que pode ser? Ideias? ando de volta da resolução deste problema à uma semana e nada.


Obrigado e 1 abraço
PMarques
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por Freepedro »

Bem-vindo!

Não há muitas dessa máquinas a gasolina por estas bandas...
Não percebo muito da coisa mas e o imobilizador? Se tudo está bem nunca se sabe...

Abraço e boa sorte na resolução do problema!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por pmarques »

Obrigado pela resposta,

Pois, eu sei, na altura optamos pelo a gasolina porque tinha +20 cv que o Diesel e o custo/consumo ainda era aceitável. Hoje, só é viável o Diesel ou o GPL

Verifiquei o imobilizador, em teoria está ok, a luz apaga antes de dar a ordem de arranque. Estou a pensar em comprar uma ferramenta de diagnostico para leitura dos Logs. Detalhes do equipamento:

http://www.ebay.co.uk/itm/LAND-RANGE-RO ... 1729510512

O vendedor diz que é compatível com o modelo do free. A ver vamos...

Abraço
PMarques
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Está a ponto o motor?

Chega gasolina e faisca ao motor?

Mais que isso de facto ja me ultrapassa.
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por pmarques »

Viva,

A gasolina chega aos injectores mas, não passa para dentro da câmara de combustão. A bomba está ok.

A faísca, removi uma vela, testei, fez faísca e deu um esticão, funciona,

Em relação ao ponto do motor, vou rever a instalação da correia de distribuição, pode ter saltado um ou mais dentes.

A gasolina não deveria de entrar na câmara, ou cheirar, mesmo sem o motor estar a ponto?

Agradeço ajuda!

Abraço
PMarques
Avatar do Utilizador
JVieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 382
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598
RTI: 0
Localização: Almada

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por JVieira »

pmarques Escreveu:Obrigado pela resposta,

Pois, eu sei, na altura optamos pelo a gasolina porque tinha +20 cv que o Diesel e o custo/consumo ainda era aceitável. Hoje, só é viável o Diesel ou o GPL

Verifiquei o imobilizador, em teoria está ok, a luz apaga antes de dar a ordem de arranque. Estou a pensar em comprar uma ferramenta de diagnostico para leitura dos Logs. Detalhes do equipamento:

http://www.ebay.co.uk/itm/LAND-RANGE-RO ... 1729510512

O vendedor diz que é compatível com o modelo do free. A ver vamos...

Abraço
PMarques
Boas, em relação ao problema não posso ajudar porque não percebo ponta de mecanica... mas espero que tudo se resolva.

Em relação a essa maquineta o que faz? Só faz leitura? Dá para fazer outro tipo de operações? Tipo limpeza de erros?

Abraço,
JVieira
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por pmarques »

Boas,

Em teoria, faz a leitura e eliminação de erros. Na prática, duvido . O free é anterior a 2001, a Gasolina e apesar de ter um socket EOBD, o sistema não é compatível (compliant) com a norma EOBD e EOBD2.

Ferranentas de diagnostico 100% compativeis, que conheço são: o software da Omitec ou da Rovacom. Muito caros, quase que dava para comprar 2 freelanders

Encomendei, porque também é compativel com outros modelos de viaturas Range Rover. Só pelo free, não valia o risco.

Informo quando testar.

Até já
PMarques
Avatar do Utilizador
PR_Acores
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 230
Registado: 20 abr 2013 15:05
Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
Sócio LCP: 2959
RTI: 0
Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por PR_Acores »

Boas,
Julgo que o problema ai é como ja disseram, o "ponto", o mais certo é estar fora do ponto , basta um "dente" fora e esquece que não pega...

Abraço
...LAND ROVER rullezzzzzzzzzz.....


Imagem
jmgameiro
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 16 out 2013 00:03
Land Rover: Freelander 2.0 Di 11/1999
RTI: 0
Localização: Vila Nova Santo André

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por jmgameiro »

Eu também começava por verificar o ponto, pois como mexeste na correia de distribuição o problema deve estar aí, seguiste o que está escrito no Rave e trancaste o motor antes de tirar a correia Depois verifica se não trocaste os cabos das velas.
Quanto à máquina de diagnóstico espero que funcione, mas suponho que a melhor opção para o Freelander será a Lynx da Britpart.
Apesar de nunca ter experimentado, o Freelander a gasolina aparece na Autocom, mas não sei se entra, isto com os clones chineses que há por todo o lado. Eu no meu Di, já consegui entrar em alguns módulos utilizando uma dessas máquinas de diagnóstico chinesas, mas com o Wurth WOW.
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por Punisher »

Boas;

Sem ser um expert na matéria, não parece haver grande dúvida em relação ao problema; se não trancou a cambota antes de retirar a correia de distribuição, dificilmente conseguiu montar no ponto. Também não será verdade que apenas um dente fosse responsável por ele não pegar, podia alterar o seu rendimento, como tal ele estará por certo completamente descomandado nos tempos, daí que a faísca estará a ser feita quando não há combustível para ser queimado, pois o mesmo está a ser solicitado em tempo errado e desencontrado com o momento de ignição. Penso que se deve centrar nesta questão, esqueça imobilizador e outros fantasmas, acho que só o vão fazer perder tempo e paciência. Peça a um mecanico para acertar o ponto da distribuição e vai ver que o Free agradece.

Boa sorte.

Saudações Free.
Avatar do Utilizador
PR_Acores
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 230
Registado: 20 abr 2013 15:05
Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
Sócio LCP: 2959
RTI: 0
Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por PR_Acores »

Boas Punisher,

Opa quando digo um "dente", refiro me que basta um pouco mais adiantado ou atrasado que já não pega. São nesses termos que me refiro. no meu caso posso afirmar que foram dois dentes e não pegou mais...depois de "experimentar lá consegui por no ponto, pois mesmo quando pensei que ja estivesse, a frio custava um bocado a pegar, voltei a mexer no ponto e lá consegui po-lo "fininho" ;)

Abraço
...LAND ROVER rullezzzzzzzzzz.....


Imagem
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por pmarques »

Obrigado pela ajuda e opinião,

Sim, vou ter que rever se o motor está a ponto. Seguir o manual (all by the book) RAVE. Travar a Combota, as Camshaf, ajustar o tensor, etc.. algo que parecia ser simples.

Em relação à máquina de diagnósticos, agradeço a dica, vou analisar e explorar o equipamento da Britpart.

Abraço
PMarques
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por pmarques »

Viva,

Boas noticias, freelander a funcionar :)

Resolução, desmontar/montar correia e árvore de cames "by the book". Apesar do motor estar a ponto, a configuração das árvores de cames não estava correcta, troquei a posição, admissão pelo escape e vice-versa.

Motor funciona a 100%, a trabalhar suave e silencioso como se pretende num carro a gasolina, só espero não ter feito algum estrago interno. O problema relacionado com a fuga de óleo também ficou resolvido.

Próximo passo, instalar espaçadores nas rodas. :)

Aproveito, mais uma vez para agradecer o apoio e dicas. Fórum 5* Se poder ajudar disponham

Forte Abraço
PMarques
Última edição por pmarques em 19 abr 2015 22:51, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por Freepedro »

Boas!

É isso que a malta gosta de ouvir, o Free já ronca!

Não esquecer de colocar fotos da máquina!

Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por Punisher »

PR_Acores Escreveu:Boas Punisher,

Opa quando digo um "dente", refiro me que basta um pouco mais adiantado ou atrasado que já não pega. São nesses termos que me refiro. no meu caso posso afirmar que foram dois dentes e não pegou mais...depois de "experimentar lá consegui por no ponto, pois mesmo quando pensei que ja estivesse, a frio custava um bocado a pegar, voltei a mexer no ponto e lá consegui po-lo "fininho" ;)

Abraço
Boas; não te esqueças que estavamos a falar de um motor a gasolina; os nossos Di são completamente diferentes nesse aspecto, aliás podemos é provocar graves estragos se ele pegar.

Saudações Free.
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por Punisher »

pmarques Escreveu:Viva,

Boas noticias, freelander a funcionar :)

Resolução, desmontar/montar correia e árvore de cames "by the book". Apesar do motor estar a ponto, a configuração das árvores de cames não estava correcta, troquei a posição, admissão pelo escape e vice-versa.

Motor funciona a 100%, a trabalhar suave e silencioso como se pretende num carro a gasolina, só espero não ter feito nenhum estrago interno. O problema relacionado com a fuga de óleo também ficou resolvido.

Próximo passo, instalar espaçadores nas rodas. :)

Aproveito, mais uma vez para agradecer o apoio e dicas. Fórum 5* Se poder ajudar disponham

Forte Abraço
PMarques
Isso sim é música para os nossos ouvidos; como viste, nada de começar a ver fantasmas tal como te tinha sugerido, o problema esteve sempre no local que mexeste sem as devidas precauções. Acontece a todos, mas também nos enriquece.
Saudações Free.
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Boa noticias sim senhora.

Como disse os motores a gasolina nao são mto esquisitos, cumprindo aqueles requisitos.

Ainda bem que descobriste o problema sem causar danos. Venham agora km's de divertimento.
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
Avatar do Utilizador
pmarques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 74
Registado: 09 abr 2015 22:32
Land Rover: Freelander 1 3P 1.8i 1999
Freelander 1 3P 2.0 Di 2000
RTI: 0

Re: Free 1.8i Não arranca + Apresentacao

Mensagem por pmarques »

Fazendo uma breve análise ao histórico de avarias que já teve e que não foram poucas, sempre que se chega ao ponto de saturação em que, das duas uma, ou o problema fica resolvido ou, é desta que se vai embora, o problema desaparece, parecer que consegue ler os nossos pensamentos...
Tiive e tenho vários carros mas, nunca tive um que conseguisse permanecer em casa durante tanto tempo (15 anos), apesar de ser considerado, do ponto de vista de fiabilidade, o "pior" dos irmãos na minha opinião, o "sacana" continua a ser um dos modelos mais bonito, elegante e prático da família, sendo só superado pelo Evoque.

Não vendo, não troco e não empresto :)

Até ao próximo problema, Abraço
PMarques