Sofagem do range rover Classic

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
AJS
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 11 jun 2013 10:03
Land Rover: RR 200tdi
RTI: 0

Sofagem do range rover Classic

Mensagem por AJS »

Desde que comprei o carro que me chateava o motor da sofagem não funcionar... mas segundo alguns relatos a reparação dava muito trabalho, era preciso tirar o tablier todo, etc, etc... Então após algumas buscas na Internet enchi-me de coragem e decidi meter mãos à obra!!!!

Fica aqui a minha humilde contribuição para alguém com vontade de fazer o mesmo.

Demorou +/- 8 horas a fazer o trabalho e são precisas duas pessoas para algumas coisas (por exemplo para fechar a caixa da sofagem).

Seguimos as instruções que encontrei no link abaixo como guia.
http://www.roverparts.com/Instruction%2 ... K-8844.pdf

Encomendei o motor RTC6693 da BEARMACH através de um site inglês por +/-120 EUR, desliguei o cabo da bateria e comecei a desmontar o tablier.
Não tirei as portas como é recomendado no guia indicado acima e acho que não é necessário.
O tablier desmontou-se facilmente e sem grande dificuldade até chegar á caixa da sofagem.
Desligaram-se os tubos do radiador (do lado do motor) e a caixa da sofagem finalmente saiu.

A caixa é algo manhosa de abrir... é preciso cuidado para não partir nada e para que os “flaps” não saiam do sitio. Mas com algum cuidado e seguindo as instruções a caixa lá abriu.

O motor da BEARMACH trazia a instalação electrica, foi mesmo só trocar o motor pois o novo trazia a ficha e tudo. O motor novo é cerca de meio cm mais comprido e tinha umas pontas de metal a sair para o lado que tivemos de cortar. De qq forma adaptou-se sem dificuldades de maior.

Fechar outra vez a caixa é que é a parte mais difícil!!!! Foi preciso um segundo par de mãos e paciência, mas lá conseguimos. A dificuldade maior é alinhar todos os “flaps” ao mesmo tempo e fechar a caixa....

Montou-se tudo de volta e aproveitamos para trocar os tubos do radiador da sofagem por novos.

O conselho mais importante é etiquetar os cabos e marcar as fichas de volta a conseguir montar o puzzle outra vez. Isto é mesmo importante pois como para tirar o tablier temos de tirar os fios do sitio no fim é complicado lembrar de onde e que era cada ficha... e algumas são iguais...

Já tenho sofagem!!! E acabaram os vidros embaciados!!!
É um trabalho aborrecido e que tem de ser feito com cuidado para não partir os plásticos (que por esta altura têm 21 anos!!!). Mas fiquei agradavelmente surpreendido pela qualidade deles... muito mais resistentes do que estava á espera... nem partimos nada!!!