Falha de potência no Td5

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT
Registado: 15 ago 2005 22:45
Land Rover: Discovery II Td5 1999
Sócio LCP: 1687

Falha de potência no Td5

Mensagem por Artur Pinto »

Pois é amigos, durante o passeio organizado pelo compadre Barros na subida para as antenas (antes de entrar no arcatrao) onde almoçamos o meu Td5 ficou sem potencia acabando mesmo por ir a baixo :( já aconteceu o mesmo a alguém? O q poderá ser?

Abraço :driving:
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
raul silva
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mai 2006 08:23

Mensagem por raul silva »

Foi abaixo quando em carga ou depois? Continuou com falta de potência ou foi
momentâneo?
Cumpts.
raul
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0

Mensagem por terracotta »

Boas!

Nestes passeios onde há ainda muito pó (infelizmente), os filtros de ar sofrem bastante, principalmente quem não tem snorkel!!
Verifica essa situação, pois se o filtro de ar estiver completamente obstruido poderá ter sido a causa do Td5 não desenvolver.. ;)
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT

Agora que falas nisso Nuno lembrei me que tenho filtro K&N que tem a tendência em absorver mais pó que os normais.. vou verificar e se necessário limpa-lo! Raul já agora gostava de saber o teu ponto de vista também. Eu ia a progredir na subida que nem era nada de especial e ele começou a abrandar.. abrandar ate que foi mesmo abaixo. Aconteceu duas vezes... Inda tentei acelarar mais um pouco mas não respondeu :ohnao:

Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
raul silva
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mai 2006 08:23

Mensagem por raul silva »

Numa situação dessas, e havendo recorrência dos sintomas, a bomba de gasóleo
no depósito é uma boa candidata, isto no caso de ter mesmo parado, pois
existem situações de entrada em segurança da centralina que implicam perca
acentuada de potencia. Em casos graves de filtro entupido, existe colapso do tubo
que vai do filtro ao turbo, provocando soluços, não indo normalmente
o motor abaixo.
Cumpts.
raul
Picamiolos
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 mar 2007 22:57
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por Picamiolos »

Boas,

Pelo sim pelo não limpava o filtro.

O meu td5 também teve sintoma igual, engasgava-se e chegava a tal ponto a fraqueza que deixava de andar, parecia afogado, não ía abaixo porque tem caixa automática. O problema resolveu-se com a substituição do tubo, que liga o filtro ao turbo (o mesmo que o Raul Silva refere), porque estava entupido e o ar não chegava com o fluxo necessário ao turbo.

Fica só um aviso: quando fui a um concessionário da marca para ver o que se passava, ligaram-no à máquina e o programa pediu a substituição da unidade de gestão do motor, substitui a mesma e paguei 500 e tal euros. Sai de lá com o carro e passado 10km estava igual. Fui lá novamente e só aí é que descobriram o dito tubo entupido. (a situação resolveu-se pacificamente). Mas a máquina não tem como saber o estado de todas as peças e vai pelo caminho mais óbvio.

Por isso sugiro que comeces o despiste pela limpeza do filtro de ar, realmente os kn por serem mais abertos permitem a passagem de mais impurezas (é a desvantagem deles) que retiram a durabilidade a alguns componentes mais sensiveis.

Cumps e boa sorte[/quote]
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT

Boas,

Obrigado pelas dicas, o filtro do ar já esta a secar, amanha vou ao Dr. ver o que me diz! Depois digo o resultado...

Um Abraço :driving:
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
Carrola
pleno TT
pleno TT
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360

Mensagem por Carrola »

Boas Artur espero que não seja nada de grave, uma vez julgo eu que veio pelo próprio pé ;)
Abraço
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Picamiolos
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 mar 2007 22:57
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por Picamiolos »

Boas,

Boa sorte... ;)

Cumps
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT

O disco já foi ao médico e anda agora em testes. Foi ligado à máquina e apresentava algumas falhas no circuito do ar, e outras do sistema eléctrico. No pior dos casos terei de substituir o sistema eléctrico :bolas: :ohnao: A ver vamos...

Um Abraço :driving:
Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
joaodias
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 abr 2006 19:01
Land Rover: Discovery td5
Serie IIA
Sócio LCP: 0

Mensagem por joaodias »

Boas confrades... o meu disco td5 tambem anda com esses sintomas... mas acho que no meu é o medidor de masa de ar!!! tenho de o trocar! por exemplo numa subida em primeira alta tem de se fazer muito ponto de embraiagem porque parece que quer ir a baixo... mas no caso do meu ja foi ao Srº Drº e diz que é do medidor de massa de ar!!!
À LEÃO MARINHO QUE NUNCA MIM GANASTESSSSSSSSS!!!!!
Artur Pinto
pleno TT
pleno TT

Boas,

O meu também tinha esse problema, e depois de se apagar os erros ele funciona melhor e até menos inconstante...As vezes parecia maçarico a conduzir pois o carro engasgava... Pede para ligar a máquina e depois ve o resultado... De que ano é o teu?

Um Abraço
Artur Pinto
Imagem
framos
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 nov 2005 19:53
Land Rover: Ex Discovery TD5 1999
agora pajero DiD longo 2000
Sócio LCP: 0

Mensagem por framos »

Os filtros de ar de alto débito não são, para mim, a melhor opção para usar no campo porque deixam passar mais coisas e ficam empastados com facilidade o que obriga a limpezas frequentes. Para o campo nada melhor do que um tradicional filtro de papel.
Em relação à falta de potência, e para além do medidor de massa de ar sujo ou danificado, pode também ter sido falta de combustível. As bombas do TD5 que ficam no depósito são conhecidas por darem alguns problemas e quando o combustível é pouco têm dificuldades a trabalhar. Uma situação típica é um depósito meio vazio e o carro inclinado. Normalmente, anunciam o fim fazendo um ruído significativo quando o depósito tem pouco combustível. E a máquina só detecta o problema quando elas pifam de vez.